collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros  (Lida 26209 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #30 em: 18 de Julho de 2013, 22:19 »
Em primeiro lugar admito que pensei que o CY7C68013A é PSoC, afinal não tem arquitetura de PSoC daí que não poderá usar como um PSoC. Por conter nele 8051 creio que fez uso do microcontrolador e se beneficiou essencialmente do controlador USB.

Parabéns pelo trabalho StarRider, porém não perdia nada em dar crédito ao autor do controlador Lim Phang Moh que usa os mesmos conceitos, e creio eu que, o seu software controlador se baseia no trabalho dele, sem demérito nenhum do firmware que escreveu. O firmware de Lim usa os conceitos que utilizou:

https://github.com/rocketscream/Reflow-Oven-Controller/blob/master/reflowOvenController.ino

O projeto está no seguinte link:

http://www.rocketscream.com/shop/reflow-oven-controller-shield-arduino-compatible

O autor vende uma placa Arduino para controlar um forno "reflow" num projeto idêntico até no uso do CI MAX. A ideia inovadora de sua parte creio eu é o de usar o 8051 dentro CY7C68013A de Cypress.

Mais sobre o projeto em:

http://www.rocketscream.com/wiki/index.php/Reflow_Controller_Shield_(Arduino_Compatible)

Como previa tinha que haver um controlo melhor do que simples ON-OFF. O trabalho em que se baseia Lim Moh é de Brett Beauregard, que acho excelente:

http://brettbeauregard.com/blog/category/pid/coding/

Estão aqui algumas acusações graves. O projecto que apresentou e que eu já tinha referido é standalone enquanto que no do StarRider o microcontrolador apenas serve de bridge entre os sensores/actuadores e o controlador que reside no PC.

O IC da maxim é muito comum para ler os valores de um thermopar tipo K, aliás tenho um artigo com alguns anos da elektor que usa o mesmo.

Eu não estou aqui para defender ninguem mas visto que acompanhei o projecto e tambem conheço o outro foi com alguma estranheza que li este post seu.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #31 em: 19 de Julho de 2013, 06:16 »
Não é não inovador. Veja o seguinte link:

http://hobbybotics.com/projects/hobbybotics-reflow-controller-v8-03/

Acredite-me que é logo o primeiro link que encontrei sem nenhum esforço de busca, e que aqui colo.

Dar crédito a outros é somente ética. Leia um paper qualquer e verá créditos e citações. Não creio que o que o StarRider escreveu seja algo académico. Ele só propôs um projeto de baixo custo. Acho que deveria ter revelado desde o início que iria usar ideias de outros. Não estou a por em causa o trabalho do autor. Se ler bem começo por responder admitindo meu erro e dando os parabéns. Não estou também o acusar nada de nada.

Eu gosto de dar crédito a outros e até solicito previamente ao autor da ideia (raramente se reinventa a roda) para que nunca seja acusado de roubar ideia e tornar-me dono dela. Repito não acuso de nada o StarRider. Dou só um conselho que pode ser ignorado. Quem sou em para julgar outros? Quando se aponta o dedo a alguém, há sempre três dedos a apontar para nós.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 09:03 por Tayeb »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #32 em: 19 de Julho de 2013, 10:16 »
Novamente apresentas um projecto de um reflow oven standalone, acho que é melhor pesquisares outro pois estes dois não são muito parecidos com este.

Como é obvio, concordo, que sempre que se baseia um trabalho nouro se deva dar o crédito e de certeza que se o starrider se baseou noutros trabalhos para o fazer o dele, deverá dar o crédito, agora não me parece que haja assim tanto por onde ele se tenha baseado até porque os que apresentas são muito diferentes no seu conceito e materiais utilizados.

StarRider

  • Visitante
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #33 em: 19 de Julho de 2013, 10:38 »
Em primeiro lugar admito que pensei que o CY7C68013A é PSoC, afinal não tem arquitetura de PSoC daí que não poderá usar como um PSoC. Por conter nele 8051 creio que fez uso do microcontrolador e se beneficiou essencialmente do controlador USB.

O comportamento correcto é pensar antes de afirmar, coisa que o meu caro  não teve a educação nem a clarividência
para fazer. Com isso acabou por demonstrar a todos a sua ignorância, e tanto pior pois este devia ser o seu campo de
excelência uma vez que faz do mesmo a sua profissão ... fica uma fraca imagem de si perante os restantes.
Lá está, em todo o lado existem bons e maus profissionais.

Mas deixe-me que o corrija mais uma vez, a questão não passa pelo 8051 (que existe em todos os PSOC3) , nem do
controlador USB (que existe em muitos PSOC), todo o que foi feito poderia ser feito EM QUALQUER PSOC ...  vejo que
a questão o continua a iludir.

Parabéns pelo trabalho StarRider, porém não perdia nada em dar crédito ao autor do controlador Lim Phang Moh que usa os mesmos conceitos, e creio eu que, o seu software controlador se baseia no trabalho dele, sem demérito nenhum do firmware que escreveu. O firmware de Lim usa os conceitos que utilizou:

Meu caro, não está a lidar com um "puto",  nem admito insinuações pejorativas nem faltas de respeito !

Se lhe está a custar engolir algum sapo, tenha a dignidade de o fazer como "homem", mas não venha insinuar alguma
hipotética pseudo-relação do meu trabalho com qualquer outro.

Esta sua afirmação É GRAVE ... foi ultrapassado o limite do razoável, terá a devida resposta cara a cara (até  estou em
Portugal de momento) ... e a não existir um pedido de desculpas sofrerá as devidas consequências !

O autor vende uma placa Arduino para controlar um forno "reflow" num projeto idêntico até no uso do CI MAX. A ideia inovadora de sua parte creio eu é o de usar o 8051 dentro CY7C68013A de Cypress.

Como previa tinha que haver um controlo melhor do que simples ON-OFF. O trabalho em que se baseia Lim Moh é de Brett Beauregard, que acho excelente:


Mais uma vez, dá de si uma fraca e triste imagem, o MAX31855 é universalmente usada para tal ... alias, não serve para
outra coisa !!! TODOS O USAM !!

Todo e qualquer processo de controlo passa muitas de vezes por ser no fundo uma operação on-off, desde um simples
PWM, um controlador PID, até ao burn do  Space Shuttle não é nada mais do que fazer on-off... o segredo está "como"
e "quando" esse on-off é feito ... a ideia que fica é que realmente está a milhas do que estamos a falar.

Mas como é possível alguém encontrar alguma semelhança ?? Só mesmo alguém que está completamente a leste e não
está a perceber nada do que se está a passar. Meu caro, vou explicar para ver se percebe, uma coisa é um firmware para
o Arduíno … outra coisa TOTALMENTE DIFERENTE é um soft para WINDOWS !!!

Ou será que como viu um “gráfico” para si é tudo igual ?? Bem, estamos pior do que eu pensava …

Mas o que  esses links têm a ver com o resto ??  Sei que para pessoas como você, sem capacidade cognitiva para tal, e
sendo seu habito tais práticas,  pode parecer estranho que outros consigam o que a você ilude.

O verdadeiro sentido do seu post,  que é sem duvida uma reacção de retaliação de alguém que está ressabiado, vai em
todo o seu conteúdo no sentido de tentar retirar o devido mérito ao projecto e de denegrir o mesmo. Se isso lhe dá prazer
e satisfação pessoal ... meu caro está à vontade,  como diz o povo : "Os cães ladram e a caravana passa" !

Para ser sincero, tudo isto me dá vontade de rir, e pergunto a mim mesmo se vale a pena estar a queimar neurónios com
esta palhaçada ... este projecto nasceu de uma aposta com um colega da ESA , lancei o mesmo neste fórum porque pensei
que poderia ser útil para o pessoal que esta a iniciar as suas carreiras ... e depois tenho que levar com isto ??? Ainda por
cima de alguém que NEM SABE QUE É UM PID ... o tal on-off ;) ...  irra ... tenho um "PID" a funcionar a 58.000.000 Km daqui
e estou a aturar isto ?? Não tenho pachorra para tal !

Bem, e para os "homens de boa fé" , aqui fica o link para o source do tal "soft de controlo" ... que parece estar a causar comichão
ao este "senhor".

Abraços,
PA

Editado em 19-07-2013 ás 11:15, faltava o link para o source.


« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 11:16 por StarRider »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #34 em: 19 de Julho de 2013, 11:06 »
StarRider e Tayeb, são duas pessoas pelas quais tenho enorme respeito e nunca imaginei que conseguissem levar um acto de partilha de informação e troca de pontos de vista que são completamente altruístas para uma colisão de personalidades.

Ambos não agiram de forma mais correcta levando a que a situação escalasse para o ponto em que me cabe intervir. (Talvez o devesse ter feito mais cedo, ontem à noite quando li os posts no Hospital Santa Maria enquanto acompanhava uma pessoa. Isto parece um à parte parvo mas quero realçar que as coisas são todas bastante relativas e que não nos devemos chatear por tão pouco.)

Fica o meu convite formal para os 3 nos reunirmos para beber um café por Lisboa se ambos tiverem oportunidade de forma a nos revermos e podermos passar um bom momento em conjunto a discutir de forma positiva estes e outros projectos.

Fico a aguardar mensagem dos dois sobre a disponibilidade para o nosso café.

Sugiro ainda que não se alimente mais aqui esta situação, e que qualquer assunto pendente seja conversado numa esplanada.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #35 em: 11 de Agosto de 2014, 02:21 »
Hey,
StarRider, o meu forno tem alguma inércia ao arrefer, não tiveste problemas desse tipo? O meu não tem ventoinha mas estou a pensar adicionar uma para ajudar na parte de arrefecer.

StarRider

  • Visitante
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #36 em: 11 de Agosto de 2014, 09:47 »
Hey,
StarRider, o meu forno tem alguma inércia ao arrefer, não tiveste problemas desse tipo? O meu não tem ventoinha mas estou a pensar adicionar uma para ajudar na parte de arrefecer.

Boas,

O meu tem uma ventoinha de convecção para distribuir o calor dentro do formo, mas mesmo assim a temperatura desce devagar, a minha solução é abrir a porta do forno um pouco.

A solução passa por uma segunda ventoinha para extrair o calor para o exterior, tal como nos reflowoven que se
podem comprar comercialmente.

A minha experiência é que após o desligar dos elementos de aquecimento a temperatura desce uns 30 graus em
10 segundos mas depois disso fica "estável" , nesta altura abro ligeiramente a porta do forno para deixar "sair
o calor" e a coisa funciona bem.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #37 em: 11 de Agosto de 2014, 12:20 »


Acho que isto é o melhor que consigo, a parte final foi abrir o forno à mão.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, 13:01 por metRo_ »

Online KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #38 em: 11 de Agosto de 2014, 13:14 »


Acho que isto é o melhor que consigo, a parte final foi abrir o forno à mão.

Parece bem. Existe uma gama maxima para a velocidade da descida da temperatura. (a tua no inicio parece estar um pouco bruta)
E existe um tempo maximo, para o qual a temperturada deve estar acima de X graus (temperatura de reflow?)
Pelo teu grafico pareces respeitar isso.

StarRider

  • Visitante
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #39 em: 11 de Agosto de 2014, 14:53 »


Acho que isto é o melhor que consigo, a parte final foi abrir o forno à mão.

Yap, como o KammutierSpule disse, essa curva de descida original está um pouco "brusca", o choque térmico
do arrefecimento pode ser bem pior que por exemplo uma zona de reflow de 60 segundos.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #40 em: 11 de Agosto de 2014, 15:10 »
Abri demasiado rápido :p então acham que o resto da curva está tranquila?

StarRider

  • Visitante
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #41 em: 11 de Agosto de 2014, 15:58 »
Abri demasiado rápido :p então acham que o resto da curva está tranquila?

Boas,

Penso que sim, faz um "dummy" reflow sem abrir a porta e mostra a curva para podermos comparar.

Abraços,
PA


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #42 em: 11 de Agosto de 2014, 18:32 »
Escolhe um componente com datasheet decente que tenha um perfil de reflow.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #43 em: 11 de Agosto de 2014, 18:36 »
Escolhe um componente com datasheet decente que tenha um perfil de reflow.

A curva a verde é a curva indicado pela datasheet da pasta de soldar se não me engano, mas o meu problema é saber se o facto da curva de temperatura(vermelho) que estou a ter ser suficientemente boa ou não para o efeito.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Um Reflow Oven abaixo dos 100 euros
« Responder #44 em: 12 de Agosto de 2014, 01:31 »
Acho que isto é o melhor que consigo, a parte final foi abrir o forno à mão: