collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Escolha de resistências para PCB's  (Lida 7595 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Escolha de resistências para PCB's
« em: 30 de Janeiro de 2015, 21:25 »
Andei pela mouser a ver se encontrava umas resistências smd (não menores que 1608 - unidades métricas) e a escolha na mouser é enorme.... Como é a primeira experiência com tecnologia smd não sei bem que marcas são mais recomendadas (suponho que a Panasonic e a Samsung devem ser recomendadas, mas a partir daí, não sei grande coisa).

Por isso recorri ao fórum para perguntar aqui aos membros mais experientes o que recomendam.

Para resistência 100k:

http://eu.mouser.com/ProductDetail/Susumu/RR0816P-104-D/?qs=sGAEpiMZZMtlubZbdhIBIHPiT0YkkodQuSXPWYx2LQ8%3d
http://eu.mouser.com/ProductDetail/Panasonic/ERJ-3RBD1003V/?qs=sGAEpiMZZMtlubZbdhIBIHf7nJ0gOzH3nXK7lshujEo%3d
http://eu.mouser.com/ProductDetail/Xicon/301-100K-RC/?qs=sGAEpiMZZMtlubZbdhIBILxkKkvwSMy%2fkaDpVpTGPHk%3d
http://eu.mouser.com/ProductDetail/KOA-Speer/RK73H1JTTD1003F/?qs=sGAEpiMZZMtlubZbdhIBIMBgGZMMHJ1JLiWAwexwED0%3d

Pelo preço inclinei-me para a Xicon, apesar de ter 200ppm/C.

Para resistência 270:

http://eu.mouser.com/ProductDetail/Susumu/RR0816P-271-D/?qs=sGAEpiMZZMtlubZbdhIBIHPiT0YkkodQpml6bqM6J3Q%3d
http://eu.mouser.com/ProductDetail/Xicon/301-270-RC/?qs=sGAEpiMZZMtlubZbdhIBIOhkTA59%2fKwv0lDDsWaoIS4%3d

A susumu parece ter boas especificações, recomendam a marca? A xicon é recomendada?

Desde já agradeço qualquer ajuda.

TheDeadLives
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 18:13 por TheDeadLives »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #1 em: 30 de Janeiro de 2015, 21:43 »
Como não disseste qual é a aplicação vou assumir que é para coisas corriqueiras, portanto a minha recomendação é ordenar a lista por preço e escolher a mais barata...

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #2 em: 30 de Janeiro de 2015, 21:47 »
Como não disseste qual é a aplicação vou assumir que é para coisas corriqueiras, portanto a minha recomendação é ordenar a lista por preço e escolher a mais barata...

Se calhar era melhor ter escrito ;) É para uma shield controladora de motores dc

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #3 em: 30 de Janeiro de 2015, 21:52 »
Essa avalicacao 'e na generalidade das aplicacoes desnecessaria.
Como diz o NJay, o melhor e' a mais barata e que tem em stock e a quantidade que precisamos.

Por exemplo: para fazer de pull-up ou polarizar um LED, "qualquer uma serve"
Por exemplo: para fazer um divisor resistivo para uma fonte de tensao ou uma resistencia de sensing de corrente, entao queres ter a com melhor tolerancia.

Como nos exemplos que indicaste, tens resistencias com tolerancias completamente dispares uma das outras (0.5% vs 5%) entao suponho que nao estejas consciente do tipo de resistencia que precises e nesse caso vamos supor que 'e uma resistencia generica: a mais barata possivel.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2015, 21:56 »
Citar
Como nos exemplos que indicaste, tens resistencias com tolerancias completamente dispares uma das outras (0.5% vs 5%) entao suponho que nao estejas consciente do tipo de resistencia que precises e nesse caso vamos supor que 'e uma resistencia generica: a mais barata possivel.

Durante a minha escolha estava consciente ;) Andava à procura de resistência com uma tolerância de 10%. Como apareceram umas mais baratas mas com melhor tolerância não vejo o porquê de não as incluir na minha escolha

Agradeço aos dois as vossas respostas.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2015, 22:02 »
Ok, entao uma de tolerancia de 10% 'e uma resistencia ma' por isso nesse teu caso, queres a mais barata :) Penso que 10% de tolerancia seja o pior que existe, logo o que encontrares será igual ou melhor, logo o melhor para ti, e' o mais barato.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2015, 22:07 »
Ok, entao uma de tolerancia de 10% 'e uma resistencia ma' por isso nesse teu caso, queres a mais barata :) Penso que 10% de tolerancia seja o pior que existe, logo o que encontrares será igual ou melhor, logo o melhor para ti, e' o mais barato.

Sim, a tolerância não era o problema.... queria saber se havia uma marca mais recomendada que outra ou assim. Por uma diferença de 0.008 eur entre cada não era por isso que ia morrer

Na mouser tens umas com 30% de tolerância :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #7 em: 30 de Janeiro de 2015, 22:54 »
Soldar resistências 0603 para quem nunca usou smd pode ser uma péssima ideia, eu comecei com 1206 e de passei logo para 0805 que dado o tamanhos padrão dos footprints a diferença é pouca, agora 0603 já requer alguma destreza(tudo medidas em thou's ou seja imperial, um 1206 é um 3216 métrica).

Se fosse a ti ia para 0805, os preços vai dar tudo ao mesmo, a Mouser só tem uma ou duas marcas diga-se ranhosas, eu tipicamente uso KOA/Spencer, Vishay, TDK e por ai assim, e compra logo 100 de cada vez, que fica-te tipicamente em 1€ cada fita de 100 na Mouser.

Para uso comum podes ignorar as diferenças entre thin film e thick film, mas aconselho-te a fazer umas pesquisas sobre o assunto.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #8 em: 30 de Janeiro de 2015, 23:17 »
resistencias com 10% de tolerancia e procuras uma marca melhor em que aspecto?! lol se fosses antes pedir de 1% ou 0.5% e querias a marca que garanta esses valores ja era outra coisa, agora em resistencias de 10% nao sei bem porque queres resistencias de uma marca mais cara!... ?:/


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #9 em: 30 de Janeiro de 2015, 23:36 »
Mas as que ele tem nos links ou são 5 ou 0.5%, a não ser que seja analógica, o led não se importa se é 1000 ohms ou 1003, nem o pull up se é 9800 ou 10156 ohms, nem o led, nem milhentas outras coisas, e mesmo em eletrónica analógica depende do que estás a fazer.

ppm/C não é tolerância é quanto a resistência muda de valor por cada grau Celsius acima ou abaixo do valor de referência usado na calibração/construção das resistencias, e é em Partes Por Milhão..
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #10 em: 30 de Janeiro de 2015, 23:47 »
Boas,

Tenho dois parâmetros que uso para filtrar as resistências de "uso geral": 
- 1%
- 1/4 ou 1/3 watt

Depois compro a que for mais em conta para quantidades de 100 ou mais, e mesmo que necessite
somente de meia dúzia compro sempre no mínimo 100 unidades.

Geralmente 100 resistências fica sempre abaixo dos 2 euros, por vezes comprar 25 unidades fica
mais caro do que comprar 100, tem atenção a este pormenor.

Abraços,
PA

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2015, 00:33 »
Mas as que ele tem nos links ou são 5 ou 0.5%, a não ser que seja analógica, o led não se importa se é 1000 ohms ou 1003, nem o pull up se é 9800 ou 10156 ohms, nem o led, nem milhentas outras coisas, e mesmo em eletrónica analógica depende do que estás a fazer.

ppm/C não é tolerância é quanto a resistência muda de valor por cada grau Celsius acima ou abaixo do valor de referência usado na calibração/construção das resistencias, e é em Partes Por Milhão..
ah ok n tinha entendido..

e dessas de 5% e 0.5% qual a diferença de preço? e qtas querias?

E é co diz o senso, se o circuito for muito importante a resistencia ter o valor mais nominal possivel entao 0.5% senao se as de tolerancia de 5% forem aceitaveis, entao escolhe essas se o preço for menos de metade.. (bah tb a poupança em resistencias sao centimos que nem devem dar pra um café! digo eu n sei a n ser que compres uma reel! LOL)
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 00:35 por Hugu »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #12 em: 31 de Janeiro de 2015, 02:02 »
Às vezes mesmo para um divisor de tensão "de precisão" pode não ser preciso usar resistências de tolerância baixa; se houver outra peça no caminho para calibrar (como uma referência de tensão), essa calibração também abrange automaticamente a tolerância do divisor de tensão (ainda assim é preciso ver se a tolerância do divisor não limita o intervalo de medida). Aí outras coisas podem ser mais importantes como o coeficiente de temperatura.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, 16:32 por Njay »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #13 em: 31 de Janeiro de 2015, 16:07 »
Mas as que ele tem nos links ou são 5 ou 0.5%, a não ser que seja analógica, o led não se importa se é 1000 ohms ou 1003, nem o pull up se é 9800 ou 10156 ohms, nem o led, nem milhentas outras coisas, e mesmo em eletrónica analógica depende do que estás a fazer.

ppm/C não é tolerância é quanto a resistência muda de valor por cada grau Celsius acima ou abaixo do valor de referência usado na calibração/construção das resistencias, e é em Partes Por Milhão..
ah ok n tinha entendido..

e dessas de 5% e 0.5% qual a diferença de preço? e qtas querias?

E é co diz o senso, se o circuito for muito importante a resistencia ter o valor mais nominal possivel entao 0.5% senao se as de tolerancia de 5% forem aceitaveis, entao escolhe essas se o preço for menos de metade.. (bah tb a poupança em resistencias sao centimos que nem devem dar pra um café! digo eu n sei a n ser que compres uma reel! LOL)

As de 5% saõ 5x mais baratas que as de 0.5% pelo que andei a ver. Andava à procura de umas 20, mas tal como o StarRider disse, 100 ficam mais baratas que 20, por isso tava a pensar comprar 200.

Outra questão que me esqueci de colocar, para comprar resistências e condensadores é melhor eu ficar-me pela mouser, farnell, etc ou posso mandar vir de sites tipo ebay/chineses (já vi aqui no fórum pessoas que mandaram vir condensadores da china e depois os condensadores eram apenas fantasmas - condensadores mais pequenos envoltos em plástico que indicava uma capacidade superior)?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Escolha de resistências para PCB's
« Responder #14 em: 31 de Janeiro de 2015, 17:41 »
n ha fantasmas com as resistencias, pelo menos n vale apena andar a inventar pois custam centimos... os condensadores sao com os de maior capacidade pois cada um custam 20 e tal euro ou mais... e nesses entao meter um de 50 centimos e vende-lo por 20€ ja compensa o embuste! :P

se queres aproveitar a minha compra colectiva, diz porque quero executá-la ainda hj! :P