collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fluid Clock  (Lida 84086 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Fluid Clock
« Responder #135 em: 30 de Abril de 2015, 00:26 »
Sem querer desanimar-te, acho que a rodinha vai misturar um pouco os fluidos no ponto de transição, mas vamos ver na prática.

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #136 em: 30 de Abril de 2015, 12:33 »
Vai ser colocada no final da serpentina onde a mistura já não interfere.
Já estive mais 2 horas a calibrar esta roda, estava um bocadinho descentrada (+- 0.05mm), acabamento com lixa T1000 a 90º e polimento com massa fina também a 90º.

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Fluid Clock
« Responder #137 em: 30 de Abril de 2015, 16:08 »
Se não funcionar pelo menos aprendeste a ter perseverança... ou a quando deves deixar de ter.

Não é uma critica, parabéns pelo esforço, eu que sou teimoso e gosto de marrar acho que já tinha desistido ou dispersado para outra ideia ou projeto!

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fluid Clock
« Responder #138 em: 30 de Abril de 2015, 16:08 »
28 mm já é um furo demasiado grande essas brocas
Quando quero fazer "anilhas artesanais" de borracha com uma dimensão desse género costumo "prensar" um tubo de parede estreita contra o material (para 28mm uso um tubo de 1" 1/8)

Fico curioso com o resultado dessa roda, trabalhar com essas precisoes artesanalmente é de elogiar!

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #139 em: 30 de Abril de 2015, 21:50 »
Obrigado
Gosto de fazer as coisas a rigor e compensa no final, este foi mais um caso que tinha em mente de como iria funcionar o medidor mas faltou-me técnica, pelo que neste tópico já me deram umas ideias interessantes para dar andamento.
Este relógio já faz 3 anos em que estou a trabalhar, entretanto a cnc que ainda não está a 100% demorei 10 anos.

Se repararem o interior desta roda foi fresada a 0.9mm de profundidade, não foi com cnc (dremel + duas fresas diferentes), são técnicas que vou aprendendo enquanto faço projectos e faço por gosto, logo a paciência passa-me ao lado.

Não tenho pressa em fazer as coisas, porque depois de feitas coloco numa gaveta, a ver se este ano vou à MakerFaire, sugestão do Njay e levo umas coisitas para vender e outras para demonstrações, talvez arranje emprego LoL

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Fluid Clock
« Responder #140 em: 01 de Maio de 2015, 17:48 »
Para furar a borracha tenta com um vazador e um martelo sobre uma madeira lisa.
https://www.google.pt/search?q=vazador&biw=981&bih=700&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=pR9BVdG_OoG5UeXEgCg&ved=0CB4QsAQ
basta arranjar um tubo com o diametro a vazar, limas a aresta e depois pegar no latex e colocar em cima dum bocado de metal maciço (acho com um bocado aluminio funcione melhor) e pimba no martelo, corta logo o latex...depois basta limar outra vez a aresta do tubo pra fazer outros cortes..

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #141 em: 02 de Maio de 2015, 14:40 »
Gostei da parte do alumínio, era esse pormenor que estava a fazer mal, em madeira não consegue cortar.
Cá fica outra dica que me lembrei para quem tiver intenções de cortar látex com facilidade:

- imprimir uma folha com o desenho
- colar com cola de batom o látex na parte detrás do desenho (evitar a formação de bolhas e nunca esticar o látex)
- colar outra folha de papel directamente no látex
- pressionar todo o desenho numa superfície lisa e dura.
- esperar que seque por algumas horas
- pronto a recortar

obs1: para zonas de corte redondo de pequeno diâmetro pode ser feito colocando um tubo de antena num berbequim (preso em coluna), afiar a ponta em rotação depois com o berbequim parado pressionar contra o desenho mantendo a base lisa e dura.
obs2: a cola de batom deve ser aplicada sempre directamente no papel.

No final é só colocar de molho em água para o papel descolar-se facilmente, pode-se ir esfregando o látex com os dedos para remover a cola residente.

« Última modificação: 02 de Maio de 2015, 14:44 por dropes »

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #142 em: 03 de Maio de 2015, 23:39 »
Hoje não tive muito tempo livre para isto por isso amanhã vou avançar e a ver se acabo esta peça.

se me for permitido um comentario acho que a "borboleta" helice deve ser o mais leve possivel apoiada em um veio com pontas conicas.

Já testei e gostei dos resultados, tinha colocado anilhas de teflon e por vezes empenava, por isso vou seguir o conselho aqui do @velhogordo e colocar o veio com pontas cónicas.
Em vez da hélice rodar sobre o veio ficará preso a ele e terá ajustes para mover o veio lateralmente, além de conseguir controlar a sua pressão.

Fiz fiz mais duas placas em acrílico com as furações para que consigam segurar o veio, penso fazer o ajuste através de parafusos, abro roscas de 3mm no acrílico e os parafusos (já com o cone feito), segurarão o veio.
Pensei várias formas de o fazer e esta embora trabalhosa é a que vai ficar, depois ainda vou ter o problema para embutir os IR...

E nisto já descartei o látex, vai com silicone e siga LoL



Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Fluid Clock
« Responder #143 em: 04 de Maio de 2015, 15:38 »
Ao ver este vídeo hoje, lembrei-me logo do dropes e deste tópico...


Que maravilha de engenharia!

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #144 em: 04 de Maio de 2015, 16:50 »
:)
Muito simples o sistema deles... a ver se coloco uma bracelete no meu :P
Neste momento já tenho a hélice a funcionar, isto com o veio solto já é outra coisa.

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #145 em: 11 de Maio de 2015, 18:02 »
Já não falta tudo, a ideia do @velhogordo resolveu o movimento do eixo, quem diria...  :)
Próximo passo, embutir os LEDs porque assim não me serve para nada LoL
No final do vídeo dá para se ver a velocidade a que corre a água... e prontos ficam a conhecer a minha banheira.




last edit: agora é que reparei, quando se reproduz o vídeo que coloquei no youtube, a hélice parece andar aos soluços, isso não acontecia com o vídeo original.
« Última modificação: 11 de Maio de 2015, 22:33 por dropes »

Offline velhogordo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Fluid Clock
« Responder #146 em: 11 de Maio de 2015, 19:44 »
boas

Já não falta tudo, a ideia do @velhogordo resolveu o movimento do eixo, quem diria...  :)???

nao entendi  ;D

abraço

Online dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Fluid Clock
« Responder #147 em: 11 de Maio de 2015, 19:52 »
se me for permitido um comentario acho que a "borboleta" helice deve ser o mais leve possivel apoiada em um veio com pontas conicas.

Estás a ajudar o pessoal e nem dás conta  ;D