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Autor Tópico: Carro a Energia Solar  (Lida 18622 vezes)

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Offline Viper-Srt

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Carro a Energia Solar
« em: 11 de Janeiro de 2011, 19:58 »
Bem Eu em A.P. 12º vou fazer um carro a Energia solar mas surgiram-me algumas perguntas que gostava que pessoas mais especializadas me ajudassem...

Eu tou a Pensar em Usar dois motores DC de 6 Volts para as Rodas Traseiras.

As minhas Perguntas:
Ligar Directamente a um Painel de 6 Volts cada Motor ou ligar os dois motores em Série(ou em parelo?) a um Painel de 12 Volts.
Ou Painel de 6 ligado a Bateria de 6 ligado a Motor (1 para cada 1) ou Painel de 12V -ligado a Bateria de 12 V - Ligado em Série (novamente a duvida se é Série ou Paralelo) a cada 1 dos motores?

Tive a pensar também em usar umas pilhas ligadas a uns led's para fazer de faróis.

Ideias ou Sugestoes sao bem-vindas.

Agradeço qualquer resposta.
Cumprimentos
Viper-Srt

Offline microbyte

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #1 em: 11 de Janeiro de 2011, 21:18 »
Boas.

Sugestão: Não ligues nenhum motor a painel solar directamente.
Utiliza o painel solar para carregar uma bateria e usa essa bateria para alimentar depois os motores.
Duvido que os paineis forneçam corrente suficiente para rodar um motor sequer.

Outra coisa, em relação à tua segunda questão...
Tu vais ligar mesmo fisicamente a bateria directamente aos motores? É, tipo, ligas e depois vais a correr atrás dele para o desligar?

Offline Viper-Srt

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #2 em: 11 de Janeiro de 2011, 21:39 »
Boas.

Sugestão: Não ligues nenhum motor a painel solar directamente.
Utiliza o painel solar para carregar uma bateria e usa essa bateria para alimentar depois os motores.
Duvido que os paineis forneçam corrente suficiente para rodar um motor sequer.

Outra coisa, em relação à tua segunda questão...
Tu vais ligar mesmo fisicamente a bateria directamente aos motores? É, tipo, ligas e depois vais a correr atrás dele para o desligar?

Claro que vai ter um interruptor mas agora que fala nisso o interruptor teria que ser de Infravermelho :S

Tem alguma sugestao para isso?

Quanto á Bateria para os dois motores acha que seria melhor que Voltagem? 12V?

Offline senso

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #3 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:16 »
Eu não me iria preocupar muito com isso, se usar motores com caixa não vai andar muito depressa e depois com a corrente que um painel solar ou dois dão, se andar 4 ou 5cm por segundo deve ser muito.
Avr fanboy

Offline Viper-Srt

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #4 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:20 »
Estive a Pensar em Usar Este Produto Dual Motor GearBox que me dizem?
(Cada motor de 3 a 6 Volts?) Uma Bateria de 12 Volts aguentava facilmente nao?

Offline senso

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #5 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:24 »
E depois precisas de um mundo de paineis solares para teres 12v, usa 6v que chega bem.
Se não estou em erro essa caixa da tamya está esgotada á muito tempo..
Avr fanboy

Offline Viper-Srt

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #6 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:28 »
Diz que tem Disponibilidade:

Citar
"Disponibilidade:

23 artigos em stock"

Uma bateria de 6Volts seria sufeciente para o Produto? se Sim um Painel mais pequeno para uma bateria mais pequena Claro ;P


Offline senso

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #7 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:30 »
Já pesquisas-te sequer por paines solares?
Então já voltou a estar em stock.
Avr fanboy

Offline Viper-Srt

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #8 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:37 »
Já pesquisas-te sequer por paines solares?
Então já voltou a estar em stock.

Já foi a Primeira coisa que pesquisei e encontrei alguns interessantes(Nao nesta Loja) e digamos que baratos é so mesmo pena nao ter uma loja no porto.

Painel Solar Amorfo 12 V - 3 W ou Painel Solar Amorfo 12 V - 6 W Com 35€ compro um dos dois mas o problema nao é esse é mesmo a Bateria para o Motor

Caracteristicas do Motor:
Citar
- tensão: variação: 2,4 - 6 V nominal: 6 V - em vazio: velocidade: 13679 rpm corrente: 0,28 A - máx eficiência: velocidade: 11404 rpm corrente: 1,434 A torque: 45,3 gcm saída: 5,312 W eff.: 61,74% - torque bloqueado: 277 gcm - dimensões (mm): A: 10,0 B: 11,5 C: 30,5 D: Ø24,0 E: 45,0 F: Ø2,0 G: Ø6,35 H: 14,0 I: Ø2,30 J: Ø24,0

Isto foi o que pesquisei desde a ultima aula de A.P.

Offline senso

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #9 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:39 »
Num ambiente perfeito um painel desses dá-te 250mA, no mundo real digamos que serão na casa dos 100mA ou menos, portanto deves precisar de 2 ou 3 para não esgotares as baterias.
Avr fanboy

Offline Viper-Srt

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #10 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:42 »
Num ambiente perfeito um painel desses dá-te 250mA, no mundo real digamos que serão na casa dos 100mA ou menos, portanto deves precisar de 2 ou 3 para não esgotares as baterias.

Nao existe nada que aumente a amperagem?(desculpe a pergunta mas ja tou com muito Sono :S)

Offline senso

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #11 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:45 »
Mais paneis em paralelo ou então precisas por exemplo.
Avr fanboy

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #12 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:48 »
Mais paneis em paralelo ou então precisas por exemplo.

Do que?

Offline senso

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #13 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:51 »
Queria dizer:
Meter mais paineis em paralelo por exemplo.
Avr fanboy

Offline Viper-Srt

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Re: Carro a Energia Solar
« Responder #14 em: 11 de Janeiro de 2011, 22:54 »
Módulo Solar de 3 Volts

Pot. 0,33 W - 3,50 Volt - 45 mA - 70x70x4 mm - 0,1 Kg Estas células miniatura são ideais para pequenas experiências tal como carregar pequenas baterias. Tem um cabo de 20 cm.

Quantos Destes Acha necessario?

Pelas minhas contas 5 Destes Obteriam uma tensao de 17,50 V e 225 mA Ligados em Paralelo (ou será em Série? :S)
« Última modificação: 11 de Janeiro de 2011, 22:58 por Viper-Srt »