collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Comprar Multímetro  (Lida 18579 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Comprar Multímetro
« Responder #15 em: 22 de Julho de 2013, 22:58 »
Andei a ver a bocado, e reparei que UT61E custa 92€ o que já fica muito fora do orçamento.

acho que vou optar pelo que o metRo_ recomendou. para o orçamento parece-me complicado de encontrar algo melhor...


Cumps

O meu parou na alfandega mas nao paguei mais por isso pois na altura pedi ao gajo para em vez de me enviar um pedido de pagamento me enviar 2, por exemplo um de 37$ e outro de 20$ e depois quando a alfandega me enviou a carta a pedir os documentos eu enviei-lhes o de 37$. O gajo a enviar e chegar a Portugal foi rápido, a alfandega foram 2/3 semanas. Mas as ultimas encomendas que mandei vir daqueles lados têm passado, lá está, é uma lotaria parar...

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Comprar Multímetro
« Responder #16 em: 22 de Julho de 2013, 23:06 »
Pois, era o meu receio... hoje a tarde já lhe enviei PM e tambem pedi para pagar em duas partes. Estou a aguardar a resposta dele para encomendar.

Obrigado pelas dicas!

Offline jonhy99

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Comprar Multímetro
« Responder #17 em: 23 de Julho de 2013, 01:17 »
Como é que isso funciona de dividir os pagamentos? O multimetro vem com dois preços como se fossem duas encomendas?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Comprar Multímetro
« Responder #18 em: 24 de Julho de 2013, 05:02 »
Como é que isso funciona de dividir os pagamentos? O multimetro vem com dois preços como se fossem duas encomendas?
o multimetrometro nao tras preco nenhum mas se quiseres que traga pedes ao gajo para colocar o que depois vais usar para enviar a alfandega.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Comprar Multímetro
« Responder #19 em: 24 de Julho de 2013, 05:18 »
Boas, entretanto ja comprei o multimetro e ja foi enviado, vamos la ver quando chega.


Cumps

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Comprar Multímetro
« Responder #20 em: 31 de Agosto de 2013, 21:22 »
Boas,

Quando comecei a estudar comprei um multimetro digital dos mais básicos que pode haver mas as pontas são muito más mesmo e o multímetro não lê correntes a partir de 1A (nunca o tinha usado antes pa medir correntes sequer e a corrente pouco passava de 1A).

Queria comprar um multimetro melhorzinho uma vez que para além de usá-lo aqui por casa para alguns "biscatos" e alguns projectos, tenciono usá-lo agora para trabalhos da escola que possa vir a ter com as cadeiras deste ano, e portanto, convinha algo minimamente fiável.

Pesquisei bastante e cheguei a conclusão que os Uni-T eram um bom compromisso relação preço/qualidade/características, tendo em conta os valores deles no DX. O problema é que não sei o que devo investir. Queria algo bom, que durasse mas a gastar o mínimo possível claro, mas também não queria estar a gastar o dinheiro e depois quando saísse para o mercado do trabalho, ter que investir em algo melhor. Nesse caso, dentro dos possíveis tentaria ir para algo já mais definitivo.

Pensei em comprar um multimetro melhorzinho, mas falta-lhe sempre alguma coisa a não ser que pague bem pago. A conselho de uma loja ponderei comprar um multímetro mais razoável a par de um capacimetro onde supostamente iria ficar com todas as opçoes ao mesmo preço (e muito provavelmente com uma maior gama de grandezas de medições). Pensei também em comprar um sem marca, que normalmente têm todas as opções e mais algumas, mas tenho medo de vir a cair no mesmo erro que cai com o meu primeiro.

Encontrei este na castro eletrónica (http://www.castroelectronica.pt/product/multmetro-digital-uni-t-ut70a), mas não é True RMS, e pelo que li, se for para algo mais sério é algo importante, mas não sei até que ponto.

Gostaria das caracteristicas normais, correntes e voltagens AC e DC, resistência, betas dos transistores, teste de diodos e se possivel capacitâncias, frequências e temperaturas se forem caracteristicas que me possam vir a dar jeito.

Alguém me poderá ajudar a arrumar as ideias? É que há tanta oferta que um gajo nem sabe para onde se virar.~

Cumprimentos
« Última modificação: 31 de Agosto de 2013, 21:26 por jOrGe.mRNh »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comprar Multímetro
« Responder #21 em: 31 de Agosto de 2013, 21:41 »
A primeira coisa a ter em conta, é queres um multimetro para eletrónica, ou seja baixa potência, ou queres um multimetro para trabalho em rede eletrica de 230v AC/ potência?
São coisas muito distintas, a começar nas certificações CAT que necessitas de ter, tipo de fusiveis, que deviam ser sempre HRC(high rupture capacity), mas nem sempre, e se for só para eletrónica, pode escapar uns fusiveis ceramicos, em vidro é que nunca, estilhaça, e mesmo os ceramicos podem explodir.

Depois tens as gamas de medida, num multimetro "industrial" não vais medir uA, num projecto de eletrónica tal pode ser extremamente util, assim como gamas de voltagem mais baixas.
Tens algumas pessoas a fazer reviews a multimetros, os dois que me vêm á cabeça é o Dava Jones e o mjlorton, que fala muito de multimetros, canal do youtube dos dois:
http://www.youtube.com/user/mjlorton/videos
http://www.youtube.com/user/EEVblog/videos

Na gama dos 50€ não esperes nenhum super multimetro, TODOS eles têm proteção algo comprometida, se queres algo minimamente decente tens de dar pelo menos 100€ por um multimetro.

Para medir condensadores, procura um medidor LCR, para teres medidas decentes não só de capacidade mas muito mais importante que isso ESR dos condensadores, podes ter condensadores com uma resistência muito mais alta do que o que deviam e manterem a mesma capacidade, para além de ajuste da frequencia de medição(1,2,5Khz ou mais), medição com terminal de guard, porque medir mili-ohms não é de todo trivial.

Quanto a pontas de prova, aconselho investir numas pontas mais decentes do que as tipicas que os multimetros trazem, eu por exemplo tambem tenho um multimetro baratucho e comprei um conjunto da Pomona:
http://pt.mouser.com/ProductDetail/Pomona/5543B/?qs=%2fha2pyFadujiZXX00PCZAlP3o0XULChijochWYCbVFE%3d
Avr fanboy

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Comprar Multímetro
« Responder #22 em: 31 de Agosto de 2013, 22:55 »
Eu queria seguir pela área da automação e robótica, pelo menos é a área que mais me gosto, agora não sei até que ponto não irei ter que seguir outra área quando acabar o curso. O resto do que faço segue mais pela electrónica.

Se eu soubesse que um multímetro que comprasse agora iria ser não digo definitivo mas algo que pudesse usar por uns bons anos sem ser limitado pelo mesmo, poderia tentar comprar algo de 100 ou mais um bocadinho, pois a longo prazo irá compensar, em vez de comprar algo de 50€ e depois ter que estar a comprar um mais caro. Prefiro gastar isso do que 200€ numa calculadora cientifica xD.

Vi muitos comparativos no youtube, mas a maioria das marcas não encontrava nas lojas portuguesas online, a não ser os UNI-T e os Fluke.

Quanto ao medidor LCR, achas que compensa para além de um bom multímetro que também faça essas medidas?

PS: Peço desculpa pelo incómodo, não é por ser preguiçoso que tenho todas estas dúvidas com o google a disposição, é mesmo porque o ambiente de onde estudo é tipo querem é ter um diploma, praticamente ninguém se interessa em soldar, ou multimetros ou qualquer coisa do gênero, e assim é difícil estar em contacto com alguém que esteja dentro deste tipo de assuntos. :S

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comprar Multímetro
« Responder #23 em: 31 de Agosto de 2013, 23:48 »
Mandas vir de fora, por exemplo os Brymen são tidos como muito bons multimetros, tens a Agilent em Portugal tambem, podes enviar-lhes emails a pedir cotações e se tiveres email de uma universidade/prova que és estudante tens 15 ou 20% de desconto, sempre deixa o preço praticamente sem IVA que é muito apelativo, se queres algo para durar uma vida, não á como fugir de um Fluke 87 V..
Tens sempre opções mais baratas, como é o caso dos Brymen que até ver têm bastante qualidade, se queres um equipamento digamos que muli-usos possivelmente dá uma vista de olhos neste:
http://www.eevblog.com/forum/testgear/brymen-bm-867-teardown-pictures/msg156397/#msg156397

Sim um medidor LCR á parte é muito, muito mais util.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, 00:01 por senso »
Avr fanboy

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Comprar Multímetro
« Responder #24 em: 01 de Setembro de 2013, 00:30 »
Pois, nesses reviews falam muito bem dos brymen, agilent e mastech, mas lá fora a bons preços só conheço onde arranjar uni-t, que na mesma gama de preços normalmente têm melhores características. O problema é que ponho-me a ver multi metros mais caros e mesmo esses, na maioria nem betas dos transitores mede. Talvez se calhar a melhor opção fosse mesmo investir num multimetro relativamente bom com as caracteristicas fundamentais, true rms e com temperatura e frequência, e depois comprava um LCR para complementar e sem gastar muito talvez ficasse com um kit para uns bons anos não?

Tipo estes LCR, http://www.castroelectronica.pt/product/capacimetro-medidor-indutancias-e-ohmimetro-digital--uni-t e http://www.castroelectronica.pt/product/capacimetro-digital-uni-t-ut601. A diferença de preços é quase o dobro. Compensa a compra do primeiro para ter resistências 2000Mohm vs 20Mohm e capacitâncias 20mF vs 600µF e medição de indutâncias, para a área a que se destina?

Quanto ao multímetro, com um Uni-T UT61E (Ronda os 45€) ficava bem servido ou seria melhor ir por exemplo para um Fluke 17B/Uni-T UT71A (Arranjo ambos a rondar os 75-80€), ou ainda algo melhor. Esse fluke que me mostraste já está noutra liga xD.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Comprar Multímetro
« Responder #25 em: 01 de Setembro de 2013, 01:10 »
Para que é que queres um LCR? E o ganho do transistor, queres saber para quê?

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Comprar Multímetro
« Responder #26 em: 01 de Setembro de 2013, 12:22 »
Não preciso necessariamente de um LCR, mas se esses 20 ou 30€ me saem mais baratos dos que ter as características dos mesmos num multímetro, não me importo de andar com os 2 atrás. No último ano andei a estudar circuitos amplificadores e interruptores com transitores e é muito mais pratico medir pelo multimetro directamente do que andar a calcular/medir as correntes e a fazer as contas.

A minha prioridade neste momento é mesmo o multímetro, o LCR vinha mais tarde, até porque o que eu tenho neste momento mede betas de transitores e, portanto, não faria assim tanta falta.

Quais desses 3 me aconselhavam? Ou outros, de preferência na casa dos 100€. Há tanta oferta que não sei para onde me virar. Falei nestes 3 pois pareceram-me ser as melhores opções no DX, não conheço mais nenhuma loja internacional com bons preços :S
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, 21:10 por jOrGe.mRNh »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comprar Multímetro
« Responder #27 em: 01 de Setembro de 2013, 22:16 »
Dealextreme não é propriamente uma loja, se tiveres problemas, não sei até que ponto garantia será algo existente/que eles honrem..
Avr fanboy

Offline jOrGe.mRNh

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 17
Re: Comprar Multímetro
« Responder #28 em: 01 de Setembro de 2013, 22:47 »
Pois, esse facto também me põe de pé atrás. Eu prefiro sempre comprar em portugal ou se for fora, que sejam lojas já bastante conhecidas.
Tenho lido bastantes reviews, mas muito sinceramente nem sei para onde me virar. Há muita oferta mesmo. Eu queria evitar dar mais de 100€, não precisava de uma coisa do outro mundo, mas algo que já tivesse alguma qualidade e que me durasse uns anos. Por esse facto, a não ser os Fluke 17B(75€) e 15B(55€), a fluke estaria fora de questão, mas estes não são true RMS. Os Uni-T, teria o UT61E (mas nao tem temperatura e talvez seja algo que no futuro me venha a dar jeito) ou o UT71B (95€). Li sobre os Amprobe, Extech, Mastech, BK Precision e gostei principalmente dos primeiros. Acho que vou fazer o que me aconselhaste e contactar os fabricantes onde posso comprar e a que preços para ter em conta a maior gama de multimetros possível.

Gostei também do Extech EX505, parece-me ter uma excelente qualidade de construção e ser fiável (), mas também ainda não sei onde o arranjar e com qual preço o conseguirei.

Só há pouco vi o link dos brymen que deixaste. Estive a procurar informações sobre eles e não consegui encontrar muito.
Será que há por ai melhores opções para esta gama de preços?

Peço desculpa pelo trabalhão que vos estou a dar, mas eu no que toca a compras sou um indeciso do carago xD
« Última modificação: 01 de Setembro de 2013, 22:54 por jOrGe.mRNh »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Comprar Multímetro
« Responder #29 em: 01 de Setembro de 2013, 22:50 »
E porque não comprar dois multimetros, por exemplo dois U61E?
Assim podes medir voltagem e corrente, ou duas voltagens, tambem dá jeito.
Gastas pouco mais de 100€ e ficas com dois multimetros.
Avr fanboy