collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?  (Lida 6454 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« em: 04 de Março de 2009, 14:48 »
Olá,

Estava eu a passear pela Worten, quando vi umas molduras digitais de 7", que lêem cartões SD. Estão em promoção a uns 25 euros.

Pensei:

"Hum... uma coisa destas com o arduino dava um belo monitor!, mas como é que dá para o arduino funcionar com isto?!?!?"

Sem querer entrar em grandes "desmontanços" da moldura, para que no fim, caso não resulte dê para devolver  :P inteirinha, pensei que se tivesse um adaptador que em vez de ler os dados do cartão, simulasse que estava a ler do cartão mas "lesse" os dados do arduino se não funcionaria?!!!

E o arduino teria então um cartão com várias imagens em que estas seriam o interface gráfico da aplicação!!!!

Será que é uma ideia assim muito estúpida??!?!

Ah...já agora: existem telas de touchscreen de 7" por uns 20 euros!

Cumprimentos,
Delphi
« Última modificação: 04 de Março de 2009, 15:13 por delphi »
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #1 em: 04 de Março de 2009, 19:08 »
Um ecrâ desses dificilmente o controlas com um arduino :S, normalmente precisam que o processador lhes faça a papinha toda, precisam de imensos pinos e exigem um processamento muito rápido. Esse dessa moldura pode é já trazer o controlador embutido mas não sei se terá algum sitio por onde se consiga comunicar com ele de modo a alterar e controlar o LCD.
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #2 em: 04 de Março de 2009, 19:34 »
A ideia não é "mexer" no processador, mas sim enganar a moldura.

A moldura deve ter vários "programas" para mostrar as imagens, um dos quais, de x em x tempo mostrar uma imagem. Deduzo que não deva ter memória interna, e quando precisa de uma imagem, vai ler ao cartão.
Como já vi vários exemplos de como ler um cartão SD através do arduino, o meu "truque" é:

Em vez de se colocar um cartão na ranhura da moldura, coloca-se um interface que está ligado ao arduino. Quando a moldura vai ler a próxima imagem (ao "cartão" ) o arduino é que recebe essa chamada e ai pode enviar a imagem que quiser.

Estou certo ou estarem errado?

Cumprimentos,
Delphi
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #3 em: 04 de Março de 2009, 19:58 »
n me parece que estejas errado, não percebo é qual a ideia de pôr o arduino a passar imagens.. tendo em conta que o processador da moldura é que 'manda' no que lê e quando lê do sd, acho que o arduino lá ligado n vai ter grande utilidade.. digo eu..

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #4 em: 04 de Março de 2009, 20:48 »
A ideia nao e por o arduino a passar imagens, mas sim utilizar o arduino para enviar as imagens que se querem.

Por exemplo, um sensor de temperatura ligado ao arduino e queremos mostrar a temperatura. Se no cartao tivermos imagens com os numeros ate á temperatura que queremos mostrar, o arduino para cada valor mostra uma determinada imagem.

Outro exemplo, para um sistema de ponto ao passar o cartao rfid mostra a fotografia da pessoa.
Cada imagem,em termos de programação, pode ser um form (+/- uma especie,visto que não é dinamico.
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #5 em: 04 de Março de 2009, 21:00 »
certo.. em termos de arduino projecto +/- simples.. mas como é que pretendias controlar o microcontrolador do lcd pra mostrar só o k tu queres? será assim tão simples?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #6 em: 04 de Março de 2009, 23:58 »
Esse tipo de coisas costuma ter um chip com firmware manhoso que faz quase tudo, dificilmente conseguirias aceder bem ao LCD... é mais fácil e barato procurares por LCDs com controladores no mercado e utilizares esses.

Com documentação já é difícil, quanto mais sem ela! ;)

A ideia era boa mas considero muito pouco praticável.

Contudo se quiserem abrir para ver se é fácil adaptar, pode vir a ser uma grande descoberta!

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #7 em: 05 de Março de 2009, 02:29 »
Percebi a ideia do delphi, a ideia era fazer com que o Arduino gerasse um jpeg ou bitmap e criasse uma estrutura de ficheiros "emulando" assim um cartão SD de onde a moldura conseguisse ler apenas uma imagem.
Só a biblioteca FAT para arduino consome toda a memória de código dele e já há considerações a ficar de fora :S

Contudo é como o tig diz, assim como a mão do Forest Gump:

"One digital picture Frame is like a box of chocolates, you never know what flavor you will get"

 ;D happy hacking
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline delphi

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 217
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #8 em: 05 de Março de 2009, 09:37 »
Não me estou a conseguir explicar bem   :-\ ???

O arduino não precisa, nem é para gerar ficheiros!

Na moldura, onde se coloca o cartão, coloca-se um "interface" em que os pins da slot do cartão se ligam aos pins do arduino, e o arduino por sua vez pode estar ligado a um cartão, ou ao pc.

Cada vez que a moldura pede uma imagem (não sei se o pedido é por nome, index,...) o arduino recebe essa chamada, lê do cartão ou do pc uma determinada imagem, e envia-a (apenas faz o "reenchaminhamento" dos bits) para a moldura que a recebe como se fosse um cartão devolvê-la.

Como para a leitura dos cartões existe um protocolo, e já vi vários exemplos de como o fazer o arduino ler/escrever nos cartões (SD cards), quando a moldura faz um pedido, é através desse protocolo, e o arduino sabe o que deve responder para que "emule" e pareça que é o cartão a responder.

A ideia não é mexer em nada da moldura, mas sim enganar a moldura de onde está a ler os ficheiros. Assim podia-se fazer com qualquer moldura.
« Última modificação: 05 de Março de 2009, 11:05 por delphi »
www.saborapalco.com - Companhia de Teatro Amador
www.megavaquinha.com - Uma mega aposta no euromilhões de um grupo de mega amigos

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Molduras digitais com o arduino, será que assim dá?
« Responder #9 em: 05 de Março de 2009, 12:03 »
Eu estou a perceber, mas a moldura vai fazer gestão de FAT ou FAT32, e os dados são um pouco ao quanto complexos.

Só aprofundando o assunto e investigando saber mais é que te podia dizer se é possível de implementar com o Arduino ou não. Com a informação que tenho neste momento digo-te apenas que se for, não é trivial, mas força com isso, é uma boa ideia até!

(Não te esqueças que os dados depois tem que ser enviados a imitar um jpg ou algo do género, e o que queres mostrar terá que ser codificado segundo estas tecnologias para mandares os hexas correctos para ela saber ler.. tudo isso exige bastante código e velocidade de processamento. Não é simular um txt ;))