collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: www.pachube.com  (Lida 3294 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ailtonfacanha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 53
  • Trabalho e robótica estão juntos em minha vida.
www.pachube.com
« em: 13 de Fevereiro de 2009, 00:05 »
Olá

Embora não se trate especificamente de robótica, resolvi compartilhar com vcs minha pesquisa na www.pachube.com.

Na verdade a www.pachube.com é um sítio que recebe e transmite informações ao redor do mundo de uma série de sensores ambientais e de outros tipos.

Os usuários de Arduino podem participar facilmente desta comunidade. É necessário alguns sensores e/ou atuadores (temperatura - LM35; Luz - LDR; pressão - mpx4115, chaves, potenciômetros, leds entre outros), dependendo da complexidade da aplicação que se deseja realizar.

Existem duas maneiras de se enviar informações para o Pachube. A primeira utiliza a Arduino conectada aos sensores  e ao microcomputador  e o mesmo com acesso a internet. A segunda utiliza Arduino conectada aos sensore  e  a uma shield Ethernet diretamente ligada na internet, óbvio!

A primeira opção de conexão é bem mais simples. São necessários alguns conhecimentos de ethernet, um IP válido ou mesmo um DynDNS, uma aplicação rodando no PC feita em Processing, a Arduino rodando a Firmata.

No sítio é explicado passo-a-passo todo o processo de elaboração, tanto dos circuitos dos sensores, como o software em Processing.

O interessante disso tudo é que se marca em um mapa do Google o local onde se está realizando a aquisição de dados, em seguida é pedida uma API KEY e outras informações que permitem publicar os dados na internet.

Quem tiver um pouco de interesse de uma olhada em http://www.pachube.com/feeds/1393 .

Este Feed é que estou trabalhando aqui em Fortaleza-Ce, ele se localiza na minha residência como é possível ver no mapa.

Atualmente tenho cinco sensores gerando informações. Lógico que tudo é bem experimental com objetivo de aprender coisa nova e não oferecem uma precisão científica.

Ailton

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:www.pachube.com
« Responder #1 em: 13 de Fevereiro de 2009, 00:16 »
Já conhecia e já tinha agendado uma data para começar a participar... á sofreu vários adiamentos por falta de tempo... :(
Muito obrigado Ailton ;) é sem dúvida um projecto interessante!

Agora todos ficamos a saber onde mora o nosso amigo Ailton! Ah Fortaleza, destino de férias :P
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:www.pachube.com
« Responder #2 em: 14 de Fevereiro de 2009, 12:19 »
Sim senhor, já vi pela net alguns trabalho com arduino que utilizam o pachube para enviar e receber dados mas tal como o tr3s, acabei por nunca investigar mais... Parece bastante interessante!