collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Carregador para 10x pilhas AA com indicador de estado  (Lida 2061 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Carregador para 10x pilhas AA com indicador de estado
« em: 05 de Agosto de 2013, 19:34 »
Boas. Tenho um projecto que usa 20 módulos separados, cada um alimentado por uma pilha recarregável AA, em que a pilha está incorporada no sistema de uma forma que não é fácil remover. Para resolver esta problema coloquei uma ficha DC que fica ligada directamente aos terminais da pilha quando o sistema está desligado, para desta forma conseguir carregar a pilha com um carregador normal.
Quando contrui o projecto adaptei um carregador normal comprado numa loja em que simplesmente liguei os vários terminais a 4 fichas, para poder ligar directamente aos meus módulos.

No entanto, gostaria de fazer o meu próprio carregador por duas razões:
1. Visto que a carga ainda demora algumas horas, gostaria de poder carregar logo 10 de cada vez, para conseguir carregar os módulos todos em apenas 2 "rondas"
2. Queria ter uma indicação de (a carregar/ carga completa/ bateria danificada) separada para cada bateria ( o carregador que uso actualmente tem um indicador partilhado para as 4 baterias)

Já andei a ver vários circuitos/ic's para este fim mas gostaria de saber se alguem conhece alguma solução/ic mais simples. Todos os ic's que vi eram da TI, e o circuito sugerido na datasheet para uma unica pilha ainda leva muitos compomentes (se tivesse de fazer aquele circuito x10 iria ficar uma coisa bem maior do que eu gostaria...)
http://www.mouser.com/ds/2/405/slus498a-128386.pdf
Este é um exemplo de um dos IC's que vi, mas no outros o circuito sugerido era sempre +- o mesmo.

Se alguem conhecer alguma alternativa mais simples para fazer isto, ficaria bastante agradecido! :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Carregador para 10x pilhas AA com indicador de estado
« Responder #1 em: 05 de Agosto de 2013, 19:46 »
Procura um com internal switch ou internal mosfet, que esse tendo o transistor cá fora é pior.
Tambem podes carregar isso com um micro-controlador, fazes tu o carregador.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Carregador para 10x pilhas AA com indicador de estado
« Responder #2 em: 22 de Abril de 2014, 03:45 »
Tambem tenho esse problema, carregar modulos ao mesmo tempo.
Como resolveste tarquinio?

Tens algum circuito de proteção nas tua pilhas/baterias, para elas nao baixarem da tensão minima para nao danificar?

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Carregador para 10x pilhas AA com indicador de estado
« Responder #3 em: 22 de Abril de 2014, 14:02 »
Não resolvi, ainda estou a usar o carregador da imagem que postei :P Esta idéia ainda tá na gaveta.
De qualquer modo as minhas pilhas são NI-MH, não são de lítio como as que tu queres.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Carregador para 10x pilhas AA com indicador de estado
« Responder #4 em: 22 de Abril de 2014, 14:15 »
O melhor carregador para carregar pilhas todas ao mesmo tempo, é um carregador de lipos, um suporte de pilhas e respectivas alterações das ligacões de forma a carregar em paralelo.