collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?  (Lida 12319 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« em: 31 de Outubro de 2016, 15:05 »
Alguem ja experimentou o http://www.orangepi.org
?

Offline octoCore

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #1 em: 02 de Novembro de 2016, 04:09 »
Alguem ja experimentou o http://www.orangepi.org
?

Um "clone" para quem quer poupar 15 euros mas arranjar uma carrada de
problemas, a comunidade é praticamente zero, suporte nem pensar e o
hardware pode parecer interessante na descrição mas fica somente por ai
pois na vida real é uma tanga, por exemplo, ethernet a 1Gb é mentira.

Nada como usar o original.

Offline octoCore

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #2 em: 02 de Novembro de 2016, 17:29 »
Ainda sobre este tema, já experimentei o Orange Pi e o Banana Pi, fiz uma imagem do Debian e consegui meter os dois a correr, mas tive grandes dificuldades em conseguir operar algum do hardware que normalmente tenho usado com o Raspberry Pi, nomeadamente algumas câmaras USB. Como os SoC são totalmente diferentes (Broadcom nos Raspberry e AllWinner nos outros) não me foi possível migrar algum do software o que me levou a meter esse dois clones de lado ao fim de um par de dias.

A procura de informação e troubleshooting (além da informação sobre o OS) é desesperante para os dois clones, ficamos por nossa conta.
Já a comunidade em redor do Raspberry é um colosso de muitos milhões de pessoas e onde virtualmente não existe uma pergunta ou pedido de ajuda que fique sem resposta e/ou solução.

Dai o sentido do meu post anterior, os 15/20 euros de diferença para o novo Raspberry Pi 3 a 1.2GHz vale bem o investimento, afinal de contas com 35 euros é possível comprar um Rasp Pi 3 com todas as vantagens inerentes.

« Última modificação: 02 de Novembro de 2016, 20:33 por octoCore »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2016, 10:15 »
Concordo que não vale a diferença

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2016, 12:23 »
armbian uma comunidade jeitosa...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2016, 12:30 »
Obrigado pela resposta, mais esclarecedora!

De acordo com o meu ponto de vista em todas as coisas, "se serve para o teu proposito, entao é o indicado" .. por isso depende do proposito de cada um e se serve ou nao.
Estava so a sondar.

Nao estou por dentro dos productos que existem "Raspebery" PI e os que existem "Orange" PI, mas existe especificacoes e precos para todos os gostos.

fiz uma imagem do Debian e consegui meter os dois a correr, mas tive grandes dificuldades em conseguir operar algum do hardware que normalmente tenho usado com o Raspberry Pi, nomeadamente algumas câmaras USB. Como os SoC são totalmente diferentes (Broadcom nos Raspberry e AllWinner nos outros) não me foi possível migrar algum do software

Explica melhor.
Da maneira que colocas ("migrar algum do software"), entao era um software dependente do hardware?
Ou entao os device drivers nao eram os mesmos? (nas mesmas versoes dos linux)
Se a camara e' USB, e sao distros Linux, entao onde esta a dependencia com os SoCs? Nao deveria existir esse problema.
Se fosse camaras com um barramento especifico das placas ja faria mais sentido esse problema e dependencia do SoC e HW.


Tambem concordo que é indiscutivel a comunidade que existe em torno do RPI. Mas nada impede que nem todos sigam o mesmo rebanho e novas ceitas surgem e tambem criam comunidades.  :o .. bom.. esta analogia..

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2016, 12:34 »
armbian uma comunidade jeitosa...

ya era o que eu ia comentar, aparentemente existe uma coisa chamada "armbian" que tem suporte para varias plataformas*, especificas a este tipo de dispositivos. Fiquei com interesse em experimentar.

*nao é suportada para RaspeberyPi por estes motivos:
http://forum.armbian.com/index.php/topic/483-support-of-raspberry-pi/
se calhar os mesmos que o @octoCore aponta...

@metRo_ ja esperimentaste esse armbian?

Offline octoCore

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2016, 14:42 »
Bom tópico e algumas questões muito pertinentes.

KammutierSpule:
Como te disse encontrei duas questões que acabaram por "travar" o meu contacto com os ditos clones (quando digo clones não é no sentido depreciativo mas somente para diferenciar).
O primeiro foi o facto do software proprietário que estou a usar depender de lib BCM2835 para timings e IOs (PWM, I2C e SPI), é possível alterar o source do soft para usar a lib wiringpi (existe uma versão para a Orange pi) e compilar o mesmo para cada SoC mas a análise custo/beneficio não foi favorável a essa solução, tanto mais que no caso das Banana Pi estas são BEM MAIS caras que a correspondente Raspeberry Pi 3.

Outra questão que provocou o mau funcionamento das câmaras (não são  WebCam normais) foi que as mesmas usam o bulk endpoint USB para transferir blocos de 1024 bytes, isto vai contra o preconizado pela USB Fundation que diz que um bulk endpoint deve transferir somente 512 bytes de cada vez, o kernel que foi usado com a Orange e Banana Pi tem somente 512 bytes nas buffers do bulk endpoint o que causa erros de segmentação quando se pretende ler dados da câmara.
Acontece que em outros OS como o Raspbian (debian Wheezy, Windows, Android) o kernel está compilado com 1024 bytes nas buffers dos bulk endpoint USB. Podia alterar as buffers manualmente e recompilar um kernel para o Orange e Banana Pi mas isso era estar a complicar/atrasar o projecto.

Como disse, o custo da Banana Pi é até superior ao do Raspeberry Pi 3, já no caso do Orange Pi foi o que me deixou uma maior má impressão pois tive dificuldades com correr o Raspbian Jessei (que segundo a anuncio da Orange Pi devia correr directamente) mas na verdade tive que usar o Lubuntu, os links para download das imagens no site da Orange Pi não funcionam, o site não tem grande ajuda, por isso tudo acabei por desistir pois estava a perder demasiado tempo com algo que na minha opinião não me vinha trazer qualquer beneficio sobre a solução que já tinha a funcionar com base no Raspberry original.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 15:50 por octoCore »

Offline octoCore

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 23
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2016, 15:20 »


Em relação ao armbian, penso que o mesmo nasceu para dar resposta a outro hardware que não o da Raspberry. Reparem, a Raspberry é por si só uma instituição que consegue criar todo o suporte necessário para as suas boards, tem um SO próprio (Raspbian com base no Debian) tem uma capacidade e implementação que ultrapassa a soma de todos os outros, tem parceiros como a NASA, ESA, Comissão Europeia, etc, etc que a colocam num patamar muito acima, a juntar a tudo isto temos ainda a gigantesca comunidade/comercio em seu redor, já para não falar na sua presença no sistema de ensino da EU.

Não estou a comparar hardware, estou somente a dizer que enquanto instituição/fabricante a Raspberry não necessita do armbian (ou qualquer outro) para nada, e tudo o que o armbian possa trazer ás "outras" boards no mercado já a Raspberry tem/pode ter nas suas sem estar dependente de terceiros.
Quem compra uma "outra" board fica dependente de outros, quem compra uma Raspberry encontra tudo o que necessita dentro da própria Raspberry.

Por isso é natural que o armbian não sinta necessidade de uma implementação para a Raspberry, por outro lado, existe uma GRANDE animosidade do pessoal da armbian (e não só) em relação à Raspberry, animosidade quanto a mim totalmente infundada e motivada por alguns sentimentos menos nobres, mas não passa disso mesmo, uma simples opinião pessoal e subjectiva.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #9 em: 03 de Novembro de 2016, 20:00 »
o facto do software proprietário que estou a usar depender de lib BCM2835
usam o bulk endpoint USB para transferir blocos de 1024 bytes,
o Raspbian (debian Wheezy, Windows, Android) o kernel está compilado com 1024 bytes nas buffers dos bulk endpoint USB.
Podia alterar as buffers manualmente e recompilar um kernel para o Orange e Banana Pi mas isso era estar a complicar/atrasar o projecto.

Nesse caso parecem argumentos suficientes para (estar dependente /) usar apenas o RPi.

no caso do Orange Pi foi o que me deixou uma maior má impressão
os links para download das imagens no site da Orange Pi não funcionam,
o site não tem grande ajuda,

Soa a produtos/solucoes chinesas. Sites estranhos e lentos para arranjar as coisas..
Anyway.. se servir o proposito.. "serve para o proposito" .. ainda assim estes clones ha muitosalguns a usarem e a darem cabecadas na coisa.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #10 em: 04 de Novembro de 2016, 09:07 »
Este tópico foi útil também para mim que andava com essa dúvida e bastante tentado em experimentar o OrangePi (o preço é muito apelativo).
Obrigado pela partilha  :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #11 em: 04 de Novembro de 2016, 18:46 »
armbian uma comunidade jeitosa...

ya era o que eu ia comentar, aparentemente existe uma coisa chamada "armbian" que tem suporte para varias plataformas*, especificas a este tipo de dispositivos. Fiquei com interesse em experimentar.

*nao é suportada para RaspeberyPi por estes motivos:
http://forum.armbian.com/index.php/topic/483-support-of-raspberry-pi/
se calhar os mesmos que o @octoCore aponta...

@metRo_ ja esperimentaste esse armbian?

ainda nao, mas tenho estado atento e parece-em bem... devo tambem comprar uma orange pi. Preciso de 4k por exemplo e a raspberry py nao me da, no meu caso o custo nem seria problema.

Offline arpatma

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #12 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:22 »
Alguem ja experimentou o http://www.orangepi.org
?
Viva.
Acabei de entrar no grupo só para comentar.
Ando há uma semana a tentar pôr o Orange Pi One a trabalhar, e tem sido uma tourada daquelas. Acho bastante mau o suporte. Tem um site que referencia compilações para o Orange Pi PC e outros sabores Orange. No entanto, pelo menos o meu Pi One não funciona bem.
- Já consegui arrancar, mas tive de usar uma fonte de PC para ter os 5V com a corrente que aquilo puxa. Nenhum carregador de telemóvel funcionou, mesmo dois de 2,5A que testei.
- Já vou em 8 imagens de sistemas operativos diferentes flashadas e em todas é o mesmo. Obtenho imagem, mas de baixa resolução via HDMI no meu ecrã FULL HD.
- A placa de rede não funciona e fica com as duas luzes ligadas e não comunica.
- Liguei placa WIFI por USB e também não deu. Esta board não tem WIFI interno.
- O sistema arranca rápido e é muito fluído. Alguma coisa é positiva, mas sem rede e sem possibilidade de ajustar as definições de vídeo, não sei o que fazer ao dispositivo. Acho barato em investimento monetário, ma é dinheiro e muito tempo mal gasto.
Se tiver paciência ainda testo mais e divulgo aqui as minhas descobertas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #13 em: 26 de Janeiro de 2017, 21:43 »
Carregadores de telemóvel de 2.5A se derem 2A no mundo real é uma sorte, com o cabo pelo meio, queda de voltagem e afins, perfeitamente comum, RPi's é a mesma coisa, mete-te a fazer processamento de imagem numa e vais ver se arranjas um carregador que as segure, a minha solução é um regulador de tensão dc-dc alimentado a 19v por um carregador de portatil com 90Watts de potência, e o dc-dc dá uns belos 5v estáveis até 5A, nunca mais teve problemas..

Resolução, já tentaste alterar a mesma?
Pesquisando por orange Pi one resolution o primeiro hit é isto:
https://forum.armbian.com/index.php/topic/752-tutorial-h3disp-change-display-settings-on-h3-devices/

O WiFi é falta de drivers, liga-lhe um cabo de rede e corre um apt-get update.
Avr fanboy

Offline thx1011

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 80
Re: Orange PI - alguem ja usou? qual a experiencia?
« Responder #14 em: 06 de Fevereiro de 2017, 15:11 »
Não é que vá acrescentar nada de novo ao que já tenha sido dito, mas tenho à cerca de um ano um Orange Pi PC que uso como servidor e com Armbian. Até agora 5*, sem qualquer problemas.

Mas note-se que não ando a ligar qualquer periférico nos pinos, nem preciso de aceleração de HW para o vídeo.

Como servidor é mais do que capaz e paguei, com o carregador da mesma origem (Aliexpress) menos de 20€.