collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth  (Lida 9455 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« em: 15 de Setembro de 2010, 15:27 »
Olá membros e visitantes,

Acabo de publicar um tutorial sobre o controle por telemóvel de um robô, com recurso a bluetooth. Baseia-se no Processing tal como o projecto de Gamepad virtual. No caso actual no Mobile Processing, adequado a telefones celulares. O robô é um Robo-51 e o módulo série de bluetooth é ZX-Bluetooth.

Tudo está no meu blogue (em inglês) de partilha de aplicações em:

http://redacacia.wordpress.com/2010/09/15/controlling-a-robot-with-bluetooth-enabled-cell-phone/

Tayeb



Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #1 em: 15 de Setembro de 2010, 17:44 »
está com muito bom aspecto..
não poderias fazer um video e do robot em funcionamento e colocá-lo no teu blog?

Parabéns pelo projecto ;)
cumprimentos,
Fred

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #2 em: 15 de Setembro de 2010, 22:43 »
Caro Fred,

Obrigado pelo parabéns que me deu.

Já coloquei no blogue um video recentemente publicado no youtube pela namorada do autor do firmware do Robo-51. o autor do firmware foi Pedro Vicente, estudante do IST, que passou um mês destas férias de Verão na minha empresa ALIATRON.

Pedro já prometeu publicar o seu trabalho. Está a demorar-se um pouco porque o pedí que traduzisse o seu trabalho para inglês.

Então aqui está o vídeo com o aplicativo de controlo do Pedro:



Tayeb
« Última modificação: 15 de Setembro de 2010, 22:54 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #3 em: 17 de Setembro de 2010, 17:55 »
Acabei de acrescentar voz ao controlo no telemóvel.

Agora o controlo no telemóvel quando arranca, diz em voz robótica (em inglês) "I am robot-51. I am at your command". Premindo as setas no rato do teclado de N97, ouvimos em voz de robô "Forward", "Backward", "Stopping" etc.

Está tudo no meu blogue em inglês:

http://redacacia.wordpress.com/2010/09/15/controlling-a-robot-with-bluetooth-enabled-cell-phone/

Os ficheiros dos sons podem ser descarregados de:

http://www.aliatron.com/download/sound_files.7z

Estou mesmo a divertir-me com Mobile Processing e as ferramentas freeware na Internet! Agora é sua vez caro leitor de fazer as coisas técnicas, e torná-las ainda mais interessantes e interactivas, ou pelo menos fazer o que acabei de fazer!
« Última modificação: 17 de Setembro de 2010, 18:44 por Tayeb »

Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #4 em: 17 de Setembro de 2010, 19:23 »
obrigado pelo video Tayeb..
está muito fixe o robôt :) o Pedro Vicente está de parabéns :D
cumprimentos,
Fred

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #5 em: 18 de Setembro de 2010, 15:55 »
Obrigado eu, por apreciar o projecto.

Aparentemente os outros membros parecem estar a demonstrar pouco interesse, talvez por distração?

Acho que o projecto abre muitas novas perspectivas de automação e controlo, pelo menos é a minha opinião.

Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #6 em: 18 de Setembro de 2010, 21:15 »
estive a observar com mais tempo (e atenção) o projecto e fiquei com uma dúvida, que embora me pareca que a resposta seja simples, e a questão possa ser "algo ignorante", não posso deixar de a expor, pois queria esclarecê-la, e não "guardá-la para mim"..

no video mostrado pelo Pedro ele está a usar aplicação processing no pc.. mas acho que o efeito pretendido é que o robôt seja controlado pelo Nokia N97, então, a minha questão é.. o código em processing é inserido dentro do Nokia? é possivel fazer que um código (em processing, no caso em questão) seja executado por um telemóvel?

Ps: Talvez a resposta esteja na diferença entre Processing e Mobile Porcessing, no entanto também gostava de saber qual a diferença entre ambas as aplicações, mais particularmente a nível de software.

cumprimentos,
Fred

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #7 em: 19 de Setembro de 2010, 12:32 »
Mobile processing é para telemovel, em termos de software deve ser praticamente a mesma coisa porque os nokia suportam java, e processing é java,
Avr fanboy

Offline fred gomes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 238
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #8 em: 19 de Setembro de 2010, 12:57 »
ok  :)
já percebi, obrigado pela explicação senso ;)
cumprimentos,
Fred

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #9 em: 19 de Setembro de 2010, 13:29 »
Obrigado pela explicação senso.

A confusão dá-se porque há 2 projectos interligados: o do Pedro que envolve comunicação com o bluetooth por um aplicativo de DOS; e o meu que se baseia no do Pedro, porém somente no software no processador do Robo-51 .

Utilizei primeiro Processing com o GamePad virtual, e depois Mobile Processing, matéria discutida no tópico actual.

A janela que abre e fecha no vídeo é o aplicativo DOS a actuar. Eu não utilizo o aplicativo DOS. O vídeo com Processing ainda não foi publicado.

Tayeb

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #10 em: 19 de Setembro de 2010, 13:41 »
Podes receber dados de bluetooth usando c, provavelmente é isso a aplicação dos que falas, que deve ser um sabor de c em modo linha de comandos.
Avr fanboy

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #11 em: 19 de Setembro de 2010, 16:52 »
Exacto senso, embora devido ao tempo disponível Pedro utilizou um aplicativo existente que adaptou ao projecto numa maneira interessante. Mais mesmo quando ele publicar o seu trabalho.

Pedro, estás a criar muita expectativa! Publica o teu trabalho!

Offline Pedro Vicente

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2
Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #12 em: 20 de Setembro de 2010, 00:57 »
Boa noite a todos os utilizadores deste fórum.

Tenho assistido a toda a "discussão" que se tem gerado no projecto que eu e o Tayeb desenvolvemos durante o meu estágio na Aliatron. Não quero que se sintam enganados por ainda não ter publicado o meu trabalho, como perfeccionista que sou, tenho tido atenção a todos os promenores e acima de tudo não quero que existam "caixas negras" enquanto lêem o meu relatório.

Ainda hoje enviarei o relatório final ao Tayeb para ele posteriormente publicar tanto em http://redacacia.wordpress.com, o site gerido por ele, como também depois de estar lá disponível, com certeza publicarei aqui, tanto o link como o documento.

Obrigado a todos pelo vosso entusiasmo, é bom saber que o nosso trabalho é apreciado e tem valor. Agradeço a todos os que me congratularam por este projecto, que não teria sido possível sem a ajuda do Tayeb.

O vídeo do controlo do robot via processing, será publicado amanha à tarde. Deixando aqui também a respectiva hiperligação.

Uma boa noite a todos,
e continuem com os vossos projectos.

Pedro Vicente

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #13 em: 20 de Setembro de 2010, 17:35 »
Acho que o seu post não está claro. Nós os dois não desenvolvemos nenhum trabalho. Quem desenvovlveu o trabalho foste tu Pedro. Tu como estagiário, e eu a supervisar-te.

Não quero emuscuir-me no mérito do teu trablaho.

Se tivesses tido tempo com um pouco de ajuda minha, tenho a certeza que farias as coisas adicionais que fiz baseado no teu trabalho.



« Última modificação: 20 de Setembro de 2010, 20:07 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Controlar por telemóvel um robô com recurso a bluetooth
« Responder #14 em: 21 de Setembro de 2010, 11:31 »
Aqui está o vídeo de Gamepad Virtual baseado no Mobile Processing, publicado no youtube cortesia do Pedro Vicente: