collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construção CNC - Controladora, Motores e Software  (Lida 85237 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #15 em: 26 de Março de 2011, 18:32 »
Aquela controladora é muito versatil. Consegues para quase todos os tipos de motores.

Eu tambem já pensei fazer algo caseiro, mas não ia fugir muito aos 30 euros da placa e ia ficar pior de certteza.
Rui Costa

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #16 em: 26 de Março de 2011, 18:36 »
Em casa dificilmente se conseguia fazer algo por aquele valor... so queria saber que caracteristicas os motores devem ter, para ver que corrente consomem...

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #17 em: 26 de Março de 2011, 18:37 »
não digo que não seja, o problema é a porta paralela, de resto não ficou muito caro pois tinha aqui todo o material, só mandei fazer as PCB's

Em casa dificilmente se conseguia fazer algo por aquele valor... so queria saber que caracteristicas os motores devem ter, para ver que corrente consomem...

no teu caso como a cnc vai ter uma grande dimensão e é para trabalhar alumínio eu diria que um kit destes é o melhor:
http://cgi.ebay.com/CNC-Kit-3-Axis-Driver-Stepper-Motor-Coupling-Power-/170534793548?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item27b4aa714c

esse vendedor também vende o kit sem fonte de alimentação caso já tenhas...

atenção que para trabalhar metais é aconselhado um sistema de refrigeração e lubrificação (não sei se tem nome especifico)
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 19:13 por CBX »

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #18 em: 27 de Março de 2011, 00:58 »
Boas,

A minha maior mesa tem um curso útil de 1050mm no eixo Y, 600mm no eixo X e 150mm no eixo Z, as dimensões são superiores pois ao curso útil temos que adicionar as dimensões dos carros. Tenho uma outra mesa mais pequena com 300 x 200 x 8.

Penso que se vão vais fresar mais que 500 x 500 deves ficar por algo no género de 600 x 500 x 120.

Vamos então assumir a partir de agora que estamos a falar em relação a uma mesa com as dimensões de curso útil de 600mm x 500mm x 150mm, todos os cálculos, motores, veios, etc têm por base estas dimensões.

Para evitar dispersar muito a informação, e evitar criar confusão, vou propor que a mesa a construir tenha as seguintes características:

Curso útil:
600mm x 500mm x 150mm (Y, X e Z)

Eixos:
3

Controlador:
Tradutor Chopper (igual ao do link do ebay ou equivalente). Um “tradutor” aceita dois inputs DIR e STEP por cada eixo, estes inputs podem ser transmitidos de um PC pela porta LPT (paralela) ou por USB (quer por conversor USB-LPT, quer por controladores USB) e respectivo software.

Potência do controlador:
2,5 Amp por fase.

Motores:
NEMA23 com 2 a 3Nm de torque (2 a 3 amperes por coil). Para facilitar a vossa escolha, podem usar o critério que todos os motores NEMA23 que tiverem mais de 50mm de comprimento servem (inclusive).

Voltagem dos motores:
De 12v a 36V, sendo que quanto maior a tensão maior a velocidade. A voltagem pode ser alterada sem necessidade de ajustar a electrónica, como é o caso da board aqui mencionada .

Suporte dos eixos:
Varão INOX de 20mm de diâmetro nos X e Y, e 16mm no eixo Z. Pelo menos o eixo Y
deve ser suportado para evitar flexão do mesmo.

Lineares dos eixos:
Bloco de rolamento linear com o respectivo diâmetro por eixo, 4 blocos por eixo.

Veios dos eixos:
Varão roscado de 16/2 (16mm com passo 2) nos X e Y com passo , e 12/2 no eixo Z
Rosca de avanço dos eixos:
Bloco rosca 16/2 ou 12/2 com ajuste de folgas por compressão.

Vamos trabalhar sobre esta base ?

Abraços,
PA

« Última modificação: 27 de Março de 2011, 02:00 por StarRider »

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #19 em: 27 de Março de 2011, 02:10 »
Por mim parece-me otimo.

Vou fazer com essas dimensões.

Outra coisa, eu já tenho aqui um varão com 1 cm de diametro dá para utilizar no z? No z pode ter só dois blocos lineares mais compridinhos.

O eixo dos x em vez de mover a ferramenta posso mover a peça a trabalhar?

é poque para mover a ferramenta o varão tinha de ser apoiado no suporte e na pode ficar no ar. tinha de ficar como a tua mas esses varões com suporte por baixo são mais caros.
Rui Costa

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #20 em: 27 de Março de 2011, 02:29 »
Por mim parece-me otimo.

Vou fazer com essas dimensões.

Outra coisa, eu já tenho aqui um varão com 1 cm de diametro dá para utilizar no z? No z pode ter só dois blocos lineares mais compridinhos.

Boas,

Varão de 10mm é pouco para 150mm de curso ... mas se já tens os lineares para 10mm também vai ter que servir, sim pode usar os lineares dos cumpridos (duplos).

O eixo dos x em vez de mover a ferramenta posso mover a peça a trabalhar?
é poque para mover a ferramenta o varão tinha de ser apoiado no suporte e na pode ficar no ar. tinha de ficar como a tua mas esses varões com suporte por baixo são mais caros.

Pois, a peça a trabalhar está sempre fixa na mesa, não a podes mover, o que se move é a ferramenta. O problema de ter um grande curso de movimento é esse mesmo, mesmo com varão de 20mm vais ter que ter 1 ou 2 apoios no eixo Y ... podes comprar blocos de rolamento lineares abertos em baixo, tipo estes: http://cgi.ebay.com/SBR20UU-20mm-Open-Linear-Bearing-Slide-Linear-Motion-/260756331861?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item3cb649dd55

... por isso é que o preço sobe quando se passa dos 400mm de curso, é que até 400mm ainda dá para ser varão sem suporte.

Abraços,
PA
« Última modificação: 27 de Março de 2011, 02:42 por StarRider »

Offline ruicosta93

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 254
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #21 em: 27 de Março de 2011, 02:37 »
não estou a perceber como funciona o tal suporte no eixo dos y.

Eu tava a pensar usar os lineares abertos para o x. e meto aqueles veios com suporte em forma de v.

Eu amanha vou trabalhar nuns desenhos porque a estrutura que tinha na minha cabeça tem que mudar toda-.
Rui Costa

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #22 em: 27 de Março de 2011, 23:41 »
Realmente só a parte do suporte é que não me entra na cabeça, mas muito boas contribuições de todos!
Principalmente do StarRider, que é o nosso profissional na matéria.

StarRider, uma perguntar, o MACH3 ou o EMC por exemplo não têm assim tipo mais compatibilidade com LPT por ser o modo e comunicação mais usado e tal?
Não dará para usar um conversor USB-LPT, penso que a FTDI tem disso.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #23 em: 29 de Março de 2011, 15:23 »
Boas pessoal,

De forma a não existir confusão de que eixos estamos a falar aqui fica uma imagem que ilustra os eixo de uma mesa CNC normal:
.

Para as dimensões que estamos a falar somente o eixo Y necessita de apoio, de qualquer forma aqui ficam 2 fotos que ilustram a forma como os rolamentos linear são montados com veio suportados:

Imagem do varão suportado no eixo Y e forma como os blocos de rolamentos lineares trabalham, o varão é totalmente suportado sobre uma calha em "V".
.

Imagem do varão suportado no eixo X e forma como os blocos de rolamentos lineares trabalham, neste caso o varão é suportado apenas num ponto a meio do mesmo.
.


A porta paralela é a mais usada pois permite uma conectividade directa entre o PC e o driver dos motores passo a passo ou servos. Geralmente o driver é um interpretador que aceita 2 sinais  por eixo, um para a direcção e outro para o step, como numa porta paralela podemos controlar até 13 outputs e 5 inputs muitos programas usam as LPTs para isso mesmo.

O Mach3 e o EMC foram concebidos para controlar os driver utilizando uma parta LPT, agora é possível comprar um driver com interface RS232 (como o Galil ou Kflop) ou mesmo USB e instalar uma porta LPT virtual, mas acaba por ser uma solução que vai aumentar o custo sem necessidade.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #24 em: 29 de Março de 2011, 15:46 »
Acabei por perceber o que era isso dos rails suportados.
Tens alguma preferência entre rails circulares, o linear slides, ou os feitos com carrinhos de rolamentos e placa de ferro?

E quanto aos varões roscados ACME, onde arranjas-te as tuas porcas antibacklash?

E uma pergunta meio random, sabes de alguma fonte de extrusões de aluminio T sloted, tipo essa da foto ou das que a 8020 tem para venda, é um material estupidamente barato, relativamente resistente e facil de trabalhar.

Edit: Tens assim algum site/planos que recomendes ler como introdução sobre cnc's e cuidados gerais com os mesmos, aprender a alinhar os eixos, setup com EMC e coisas assim?
« Última modificação: 29 de Março de 2011, 15:56 por senso »
Avr fanboy

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #25 em: 29 de Março de 2011, 18:27 »
Há alguma forma de conseguir prever que motores vou vir a necessitar?

Obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #26 em: 29 de Março de 2011, 19:05 »
Muito provavelmente NEMA23's como quase toda a gente que faz cnc's por esse mundo fora, há uns mais compridos, com mais binário, e outros mais curtos que têm menos.
Avr fanboy

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #27 em: 29 de Março de 2011, 19:30 »
Nema23 com mais de 2Nm de torque como o StarRider disse já várias vezes

StarRider

  • Visitante
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #28 em: 29 de Março de 2011, 23:04 »
Acabei por perceber o que era isso dos rails suportados.
Tens alguma preferência entre rails circulares, o linear slides, ou os feitos com carrinhos de rolamentos e placa de ferro?

E quanto aos varões roscados ACME, onde arranjas-te as tuas porcas antibacklash?

E uma pergunta meio random, sabes de alguma fonte de extrusões de aluminio T sloted, tipo essa da foto ou das que a 8020 tem para venda, é um material estupidamente barato, relativamente resistente e facil de trabalhar.

Edit: Tens assim algum site/planos que recomendes ler como introdução sobre cnc's e cuidados gerais com os mesmos, aprender a alinhar os eixos, setup com EMC e coisas assim?


Boas,

Os slides lineares são sem duvida os melhores, quer em termos de precisão que em termos de capacidade de carga, depois vem o varão redondo com os blocos lineares de rolamentos (como os das imagem em cima), em relação aos carros feitos com rolamentos tudo depende da forma como os mesmos são concebidos e o tipo de "calha" ou varão onde correm. Pessoalmente penso que os blocos lineares são os que apresentam uma melhor relação precisão/preço.

Em termos de varões roscados os de rosca trapezoidal (ACME) oferecem uma melhor precisão e uma maior velocidade de movimento nos eixos, mas existem varões de rosca normal em aço inox que também apresentam um bom desempenho.

No varão trapezoidal geralmente uso o 16/4 ou o 12/3, no varão de inox o M16/ ou o M12/1.75 , se o varão tiver um passo par (quer o 16/4 quer o 16/2) mais fácil e precisos são os passos por mm.

O grande problema com os varões roscados são as folgas nas "porcas" que movem os carros, mas existem truques por vezes simples que servem para retirar essas folgas, no entanto à custa de um aumento de fricção. Existem dois métodos mais comuns, o "aperto" entre dois blocos que formam a rosca, e o ajuste por meio da distensão da porca.

Esta é a porca em duas partes que aperta o varão, é feita num material que dá pelo nome de ZX-100K e tem uma muito baixa taxa de fricção:


Esta é a porca feita em latão que tira a folga apertando o parafuso que por sua vez faz distender a parte que está cortada:


As mesas com slots em "T" são relativamente caras e difíceis de encontrar, existem várias empresas que fabricam esse tipo de perfil de alumínio, a mais conhecida é a MCS da Hepco (http://pdf.directindustry.com/pdf/hepco/mcs-aluminium-frame-and-machine-construction-system/159-5247.html)

Tenho os links num outro PC, por isso só amanha é que vou poder colocar aqui alguns.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construção CNC - Controladora, Motores e Software
« Responder #29 em: 29 de Março de 2011, 23:23 »
Pois, essas extrusões de aluminio são do melhor, baratinhas e muito simples de montar um cnc com elas, ando á procura de distribuidor da 8020 Inc que tem um milhão de perfis, placas de aluminio perfuradas, angulos rectos para cantos, mil e uma coisas, ter acesso a material daquele era quase como que montar legos, mas os gajos não mandam para a Europa, para não variar.....
A Bosch tem parecido, mas é mais caro e não têm 1/10 da oferta como já esperava, e os vendedores no ebay só enviam para os Estados Unidos.

Fazes ideia de onde arranjar destes perfis a preço acessivel na Europa, já nem digo Portugal que não existe mercado para isto.

Quando falei nas mesas era usando os perfis/extrusões e fazer uma mesa com eles, os mais pequenos ficam a menos de 10€ o metro, se os consegui-se arranjar em Portugal é claro :(

Muito obrigado por toda a tua contribuição neste tópico StarRider, já mereces uma cerveja(ou outra bebida caso não gostes) lol.

EDIT: Já agora, deixo já aqui a questão, se não te imporatares de responder, os teus veios lineares são de quantos mm, 18mm?
Achas que para uma mesa com 50cmx50cm ou 60cmx60cm uns de 15mm chegam ou mais é melhor?
« Última modificação: 29 de Março de 2011, 23:38 por senso »
Avr fanboy