collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por almamater
[Ontem às 17:34]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: Free Energy  (Lida 61489 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Free Energy
« Responder #135 em: 12 de Maio de 2013, 23:39 »
Boas

A mim parece-me um forma péssima de se gerar eletricidade. NA VERDADE É UMA BOA MANEIRA DE SE DESPERDIÇAR ENERGIA !!!

Não só pelo baixo rendimento, mas porque para se gerar essa eletricidade, alguém vai ter que gastar mais para gerar a pressão necessária na rede de abastecimento de água, para que esta funcione como está dimensionada.

O que quero dizer com isto é que se o pessoal desata a ter esta ideia, deixam de funcionar, por exemplo, os esquentador que necessitam (em alguns casos) de pelo menos 5 m.c.a para funcionar.

Esta ideia denota uma falta de conhecimento sobre redes de abastecimento de água, e parece-me que ainda ninguém se lembrou de estudar ou pelos menos pensar em como é que a água chega à torneira desde que é captada.

Lembro que nas barragens faz-se algo parecido, que é nos períodos em que temos a energia (elétrica) a mais, aproveita-se para encher as barragens, para nos períodos de picos se poder ir buscar alguma (mas muito pouco) dessa energia que de outra forma seria totalmente desperdiçada.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Free Energy
« Responder #136 em: 13 de Maio de 2013, 00:04 »
Ando já há uns meses com uma ideia de fazer um "motor magnético", mas ainda não consegui dedicar tempo tempo suficiente a essa "causa".

Há por aqui alguém que já tenha tentado fazer o mesmo ? "Motores Magnéticos" ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Free Energy
« Responder #137 em: 13 de Maio de 2013, 00:32 »
Eles todos têm imans ou eletro-imans dentro, nada de novo..
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Free Energy
« Responder #138 em: 13 de Maio de 2013, 01:06 »
Epá ... mas isto dos motores magnéticos ... dizem os (des)entendidos na matéria que não necessitam de eletricidade.
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, 01:22 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

StarRider

  • Visitante
Re: Free Energy
« Responder #139 em: 13 de Maio de 2013, 01:11 »
Free Energy ??? Energia a partir do nada ??? Mitos urbanos... wishfull thinking
e puro empirismo ... "No universo nada se cria nada se perde, tudo se
transforma" ... a não ser que tenham um ZPM ;)

Este vosso quest vale somente pelo facto de com ele irem aprender a dura
realidade, nas continuem sempre quero ver a que conclusão vão chegar ;)

Abraços,
PA

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Free Energy
« Responder #140 em: 13 de Maio de 2013, 01:25 »
Mas isto funciona: .

Não é gerar energia, mas é elevar água sem gastar energia; já vi um a funcionar.
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Free Energy
« Responder #141 em: 13 de Maio de 2013, 01:31 »
Citar
Mas isto funciona: Carneiro hidraulico.

Não é gerar energia, mas é elevar água sem gastar energia; já vi um a funcionar.

beirao ... mesmo com um carneiro hidraulico gasta-se energia ... o suficiente para elevar a água para onde se quer. Ficas é com menos energia na água que não é elevada.

Já vi um a funcionar, vencia um desnivel de 87m e tinha as tubagens tinham um comprimento de 3km. E funcionava dia e noite, fazia era um barulho infernal! Isto vi quando estive em Timor, havia lá um padre Filipino que gostava de inventar umas coisas !

Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Free Energy
« Responder #142 em: 13 de Maio de 2013, 02:20 »
Boas

A mim parece-me um forma péssima de se gerar eletricidade. NA VERDADE É UMA BOA MANEIRA DE SE DESPERDIÇAR ENERGIA !!!

pois, isso depende do pto de vista! :P
ia-se buscar pressaoo da rede, cuja a pressao é feita exteriormente...normalmente ha zonas onde o pessoal teem grandes variaçoes de pressao na agua canalizada e colocam reguladores de pressao pra baixar a pressao ou evitar pressoes mais altas durante as alturas dea noite.. esse gerador hidraulico, ia buscar rotaçao, e co ha motores que trabalham sob pressao esse gerador tb podia ser dimensionado pra evitar mtas perdas de pressao e duplicaçao de movimento do gerador pelo caudal e nem tanto pela pressao... claro k seria impossivel gerar energia pra alimentar uma porrada de lampadas leds de alta potencia..mas tipo, ir carregando umas baterias ou chupando energia pra uns super-caps pra qdo falhasse a electricidade, fazer acender luzes de presença e tal...

Qto aos motores magneticos, acho k o kast fala dakeles só de ímans que geram movimento "perpétuo"... aquilo tem um senao é n funcionarem nos 360 graus completos, é preciso artimanhas pra criar movimento continuo e visto que os imans teem energia cumulativa e de longa duraçao, o efeito magnetico gera movimento com pouco binario..

Mas nunca vos ocorreu a ideia de o porque n se colarem geradores nas rodas dos carros?! tipo na roda um disco com imans e no eixo, um disco com bonines mto proximo do disco de íamns (co akeles discos de DIY das eolicas).. porque n o fazem ou nunca o fizeram isso? nao acham uma boa ideia de ir buscar energia?


Já agora uma duvida, sobre carros em modo desengatado:

antigamente as pessoas desligavam os motores em descidas, hj isso ja n é possivel ou mm perigoso porque os hidraulicos deixam de funcionar e os volantes blokeiam e tal coisa..mas por exemplo numa descida vcs costumam desengatar a embraiagem? resulta numa poupança de combustivel?
Eu tenho duvidas porque por experiencia propria tenho dois carros, um ford focus e uma ranger tb da ford. Eu qdo faço esta experiencia no ford focus o display mostra que desengatado ha consumo de gasoleo e qdo simplesmente deixo engatado e nao acelero, o mostrador diz que o consumo é zero. Isto causa-me estranheza, será que o motor n fica em relantim e logo ha smp consumo ou estes fords novos ja tem tal tecnologia que n injecta combustivel no motor e este n trabalha nesta situaçao? (visto ter sistema start-and-stop) deve ser uma consequencia da tecnologia nao? ou o mostrador/display nao conta a verdadeira realidade do consumo? :P

COm a ford ranger, numa descida sem acelarar, as rotaçoes andam nas mil e quinhentas ou proximas e logo ha consumo certo? mas qdo desengato a embraiagem as rotaçoes descem mais um pouco logo deixo de ter menos consumo, mas será zero ou motor continua em relantim?

Co gosto de poupar e de aproveitar coisa até à ultima gota, no ford focus apenas desacelero e qdo vou a conduzir a ranger, desengato a embraiagem! é uma boa conduta ou devemos andar smp engatados?!

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Free Energy
« Responder #143 em: 13 de Maio de 2013, 02:39 »
Citar
ia-se buscar pressaoo da rede, cuja a pressao é feita exteriormente...normalmente ha zonas onde o pessoal teem grandes variaçoes de pressao na agua canalizada e colocam reguladores de pressao pra baixar a pressao ou evitar pressoes mais altas durante as alturas dea noite.. esse gerador hidraulico, ia buscar rotaçao, e co ha motores que trabalham sob pressao esse gerador tb podia ser dimensionado pra evitar mtas perdas de pressao e duplicaçao de movimento do gerador pelo caudal e nem tanto pela pressao... claro k seria impossivel gerar energia pra alimentar uma porrada de lampadas leds de alta potencia..mas tipo, ir carregando umas baterias ou chupando energia pra uns super-caps pra qdo falhasse a electricidade, fazer acender luzes de presença e tal...

Nunca vi uma turbina que funcionasse só com pressão e sem movimento do fluido .... (não estou a dizer que não existe)
Acho que qualquer tentativa de gerar eletricidade como referes, é muito pouco eficiente, e deverá gerar muito poucos W se tanto!

Citar
Mas nunca vos ocorreu a ideia de o porque n se colarem geradores nas rodas dos carros?! tipo na roda um disco com imans e no eixo, um disco com bonines mto proximo do disco de íamns (co akeles discos de DIY das eolicas).. porque n o fazem ou nunca o fizeram isso? nao acham uma boa ideia de ir buscar energia?

Se quiseres gastar mais  combustível é uma boa ideia. E como o motor de combustão do teu carro não é muito eficiente estás a desperdiçar energia.
Não te esqueças que quanto mais corrente quiseres ir buscar a esses geradores que colocaste nas rodas do carro, mas obstrução ao movimento eles vão provocar, obrigando-te a gastar mais combustível.

Já alguma vez experimentaste andar de bicicleta com um dínamo ?

Ainda não percebeste que como o StarRider diz, a energia tem de vir de algum lado ?

Eu só ainda não percebi bem de onde vem a energia num motor magnético ... mas isso é por não entender bem o magnetismo ... ou melhor ... por não entender bem como se degrada uma campo magnético gerado por um iman permanente.

Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Free Energy
« Responder #144 em: 13 de Maio de 2013, 02:47 »
OMG....
Isso dos imans nas rodas parece ideia de uma puto com 6 anos, é o mesmo que meteres um alternador maior no motor, se queres energia, tens de queimar gasolina/gasóleo, quanto muito podes meter um peltier colado ao radiador, o motor não se importa nada de trabalhar mais fresco.

Um carro com injecção eletrónica desliga a injecção quando vais a descer, injecção mecanica, consome menos de 1l por hora a relantim.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Free Energy
« Responder #145 em: 13 de Maio de 2013, 03:05 »
OMG mesmo. E há aqui gajos de eng. mecânica. Santo Deus (até já tou a ficar religioso).

Assim por alto, nos motores com injecção electrónica a centralina corta a gasosa se o motor estiver a ser forçado a rodar (como quando vais a descer engatado ou a fazer uma redução). Já se desengatares não há nada a manter o motor a rodar e então a centralina tem que fazer esse trabalho e portanto tá a consumir gasosa. Se a rotação do motor tentar ir abaixo de um certo valor a centralina "não deixa", senão o gajo vai abaixo que é perigoso por vários motivos.

StarRider

  • Visitante
Re: Free Energy
« Responder #146 em: 13 de Maio de 2013, 10:00 »

Mas nunca vos ocorreu a ideia de o porque n se colarem geradores nas rodas dos carros?! tipo na roda um disco com imans e no eixo, um disco com bonines mto proximo do disco de íamns (co akeles discos de DIY das eolicas).. porque n o fazem ou nunca o fizeram isso? nao acham uma boa ideia de ir buscar energia?


Boas,

Actualmente existem veículos que fazem isso mesmo, não com "geradores nas rodas" mas aproveitando a energia
cinética para recarregar as baterias. Isto acontece com veículos puramente eléctricos ou mesmo com veículos com
motor de combustão.

Nesta situação estamos sempre a recolher a energia cinética, energia essa que foi fornecida anteriormente pelo
próprio motor ou pela gravidade que é uma outra fonte de energia menos perceptível, mas mais uma vez se trata
de uma transmissão de energia, não estamos a "inventar" energia a partir do nada.

Abraços,
PA

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Free Energy
« Responder #147 em: 13 de Maio de 2013, 14:10 »
Resumindo e concluindo os gajos grandes do petróleo deitavam todas as nossas ideias por agua abaixo.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Free Energy
« Responder #148 em: 13 de Maio de 2013, 14:48 »
OMG mesmo. E há aqui gajos de eng. mecânica. Santo Deus (até já tou a ficar religioso).

Assim por alto, nos motores com injecção electrónica a centralina corta a gasosa se o motor estiver a ser forçado a rodar (como quando vais a descer engatado ou a fazer uma redução). Já se desengatares não há nada a manter o motor a rodar e então a centralina tem que fazer esse trabalho e portanto tá a consumir gasosa. Se a rotação do motor tentar ir abaixo de um certo valor a centralina "não deixa", senão o gajo vai abaixo que é perigoso por vários motivos.

confesso e prefiro dizer k n sei do que dizer k sei tudo. tirei um curso de engº mecânica nao de mecânico automovel... o curso pra alem de ser mto teorico, a nivel de mecânica automovel nunca aprendi mto e co tb n era conhecedor, smp fui um bocado ignorante nesta area... tirei a carta mto tarde (aos 27anos) e nunca me interessei por carros e sua mecanica...fui tirar o curso de engª mecanica porque gosto de desmontar coisas...se fosse hj, tvz tirasse engª electronica mas nao na faculdade onde tirei o curso de engª mecanica pk akilo é so teoria e estudar pra exames (apesar do renome da faculdade, akilo era mais estudar pra exames do k apreender com a pratica) e ir pra algum IP pk smp se tinha maior pratica nas coisas.

qto aos dinamos das bicicletas, claro k akilo te resistencia logo precisa de maior pedalada... qto aos discos de imans/bobines a resistencias podia ser meio eliminada com o sistema de volante de inercia e aí ia-se suprimir um maior consumo de energia/combustivel e qdo o vaieculo parasse o volnate continuava a rodar até dissipar a energia cinetica (tipo akeles tampoes ou jantes que continuam a rodar qdo o carro pára).. n digo um gerador maior porque aí a resistencia tb era maior, e qto aos carros com regeneraçao nas rodas akilo é tipo um sistema de molas que comprime qdo se trava e dpx descomprime no acto de inicio de movimento auxialiando o arranque do carro...ha outro sistema, mas ainda n vi bem co era o funcionamento, mas tb existem volantes de inercia que acumulam movimento e tal... mas tb n percebo pk é algo inelogico ir buscar energia às rodas?! afinal a energia dum carro n é exclusivamente proveniente do comsbutivel/aceleraçao! existe energia potencial que é gratuita (ha claro k pra subir o carro uma colina foi preciso gastar combustivel, mas as estradas nao sao direitas e nas descidas ou nos momentos de nao aceleraçao, pode-se reaproveitar energia que seria desperdicio nao reaproveitar! claro k o sistema n é 100% renovavel, mas na vez de desperdiçar 50% de energia, se formos buscar mais 20%, ja só desperdiçamos 30% na vez dos 50%! trata-se de reaproveitar e de n ir buscar energia gratuita! Do digo que um carro devia ter mais sistemas de reaproveitamento de energia...)

..entqo na ford ranger a injeçao é mecanica e logo, é melhor desengatar a embraiagem nas descidas se quero poupar uns mililitros de gasosa?
« Última modificação: 13 de Maio de 2013, 14:50 por Hugu »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Free Energy
« Responder #149 em: 13 de Maio de 2013, 14:57 »
a não ser que tenham um ZPM ;)
Olha que também se esgotam, e encontrar outro dá uma trabalheira...(+1 fan das séries ;))

Para os com "grandes" ideias, dêm uma repassada pela termodinâmica (a net ensina), com leis estabelecidas antes dos conspiradores do petróleo, maçonaria, ETs ou outros que já não me lembro andarem a abafar essas mesmas ideias (ou não ;D).
E se calhar repassar o eletromagnetismo também não era má ideia...