collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB  (Lida 12436 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Gerbers viewer para auxilio na assemblagem de PCB
« Responder #15 em: 03 de Dezembro de 2015, 09:46 »
Olha, outra funcionalidade fixe a implementar no kicad :P
...era preferivel apostar nestas funçoes que em rendering do 3D pra mostar o relevo da fibra de vidro :P
É de muito mau tom inferiorizar o excelente trabalho que o Mário está a fazer para o kicad e para a comunidade mundial que usa este programa e ele é apenas um dos imensos programadores que estão a melhorar constantemente o programa.
falei pro kammu e nao pra outro qq...acho que tenho um à vontade pra falar em tom de brincadeira com ele, e saber que nao vai levar a mal ao contrario de outros em que ja nem me atrevo a falar nem a brincar!.. (mau tom é a constante perseguição ou estar smp a levar para o mal tudo e mais alguma coisa que se diga.)

Hugo,
Já testaste o gerberview do kicad? o que te faz falta no gerberview que seja necessário implementar para o teu trabalho com este programa?
sim já, ainda ontem usei e ainda me vejo grego pra fazer algumas coisas basicas que faço com outros softwares do genero.. tvz nao saiba ou ainda nao percebi co fazê-lo, mas nao consigo gerar um simples layout em pdf a partir dum gerber no kicad... ou gerar a silkscreen da board, ou entao clonar mais pcbs no mesmo gerber file...

O que eu pensei em fazer e no caso do kicad seria simples do que ja andei a ver, era ter um campo de pesquisa e com um leitor de codigo de barras lia o saco e ele dizia-me onde estava o componente.

Teres uma lista e ir percorrendo esta lista para soldar os componentes nao e' muito bom, ja testei e perdes muito tempo atras dos componentes. Para mim a maneira mais facil e' ir pegando saco a saco e ver onde e' esse componente. Faz uma divisao inicial por tamanho de componentes.
isso tb era interessante, mas co se fazia para implementar isso? é que para associares comps da mouser ou doutra loja qq, terias de primeiro criar ou ter uma BD dos comps dessas lojas e associar ao layout dum componente.. esse componente que fosses usar, teria de suportar tb outras referencias/codigos de barras de outros fornecedores e associar 10mil componentes para 4 ou 5 fornecedores é mta BD..
Ou ias metendo o codigo do fornecedor cada vez que usasses um comp no teu projecto? (outra coisa é tb haver comps cujo o layout é igual para varios produtos identicos, mas com ref fornecedor diferente..), mas se permitisse associar na BOM o codigo do componente no fornecedor em que o projectista tivesse escolhido durante o processo de desenho da pcb ja era interessante.

Tu tens a tua BOM, ao leres o codigo de barras tens o part-number e esta feito, nao percebi a tua duvida.