collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Comprar transformador de +/-12Volts  (Lida 4179 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Comprar transformador de +/-12Volts
« em: 09 de Dezembro de 2017, 22:22 »
Boas,

Procuro transformadores simétricos e locais onde posso comprar. Tanto online como físicos. Procuro na zona Norte do país, Porto, Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia, entre outras zonas na periferia.

O que conhecem?
Agradeço a ajuda

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Comprar transformador de +/-12Volts
« Responder #1 em: 09 de Dezembro de 2017, 22:32 »
Já procuraste na Aquário e na Castro (as maiores lojas do Norte e ambas com presença online)?

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Comprar transformador de +/-12Volts
« Responder #2 em: 09 de Dezembro de 2017, 22:51 »
Sorry, Esqueci-me de referir que já conhecia essas. Pretendo saber se existem outras lojas.

Obrigado

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Comprar transformador de +/-12Volts
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2017, 08:56 »
Este produto: https://www.castroelectronica.pt/product/transformador-toroidal-30va-2-x-12v-2-x-125a

Citar
- Transformador toroidal 30VA 5% regulação
- Tensão entrada: 230Vac/50Hz, 2 x 1.25A
- Tensão saída: 2 x 12V
- Conectores PVC 200mm
- Primário: 1672 18AWG Preto 1 x 230V
- Secundário: vermelho-amarelo, azul-cinza
- Categoria de isolamento: classe A, 105ºC

Significa que o transformador é simétrico? Tem +/- 12Volts?

Obrigado

[UPDATE1]
Uma das desvantagens deste tipo de transformador, o toroidal, é que não tem isolamento galvânico, certo?
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2017, 09:10 por edeweld »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Comprar transformador de +/-12Volts
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2017, 09:39 »
Nenhum transformador dá +/-12V, porque o sinal +/- implica DC e todos os transformadores são AC. O que tens é transformadores que te permitem rectificar para os +/-12V.
O que queres é um transformador com 12+12V: dois enrolamentos de secundário de 12V ou um enrolamento de 24V com uma toma central ("centre tapped").
Esse que indicas dá porque tens dois enrolamentos de 12V.

Uma das desvantagens deste tipo de transformador, o toroidal, é que não tem isolamento galvânico, certo?
Errado. Valente invenção, não sei onde foste arranjar essa. Os que não têm isolamento são os auto-transformadores, e são bastante raros, só me lembro de os ver nos antigos estabilizadores que se ligava às TVs e em Variacs.
Os transformadores toroidais tem várias vantagens sobre os transformadores com núcleo EI, a sua única grande desvantagem costuma ser o preço.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2017, 09:46 por jm_araujo »

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Comprar transformador de +/-12Volts
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2017, 10:04 »
Nenhum transformador dá +/-12V, porque o sinal +/- implica DC e todos os transformadores são AC. O que tens é transformadores que te permitem rectificar para os +/-12V.
O que queres é um transformador com 12+12V: dois enrolamentos de secundário de 12V ou um enrolamento de 24V com uma toma central ("centre tapped").
Esse que indicas dá porque tens dois enrolamentos de 12V.

Uma das desvantagens deste tipo de transformador, o toroidal, é que não tem isolamento galvânico, certo?
Errado. Valente invenção, não sei onde foste arranjar essa. Os que não têm isolamento são os auto-transformadores, e são bastante raros, só me lembro de os ver nos antigos estabilizadores que se ligava às TVs e em Variacs.
Os transformadores toroidais tem várias vantagens sobre os transformadores com núcleo EI, a sua única grande desvantagem costuma ser o preço.

Já estou a perceber. Estou a fazer confusão. Pensei que o transformador tivesse alguma influência. Que tem, pois é através da tomada central que consigo fazer os dois tipos de tensões.
Com um transformador com apenas um enrolamento no secundário também consigo fazer os +/- da sua tensão de saída, pois isso é via electrónica, correcto?

A parte da construção galvanica parti do principio que no transformador AC (estes: https://static.lvengine.net/aquario/thumb/&w=555&h=555&src=/Imgs/produtos/product_45013//TA6V05A.jpg) tenho a indução através da parte activa do mesmo. Nos toroidal, que tenho ideia que são duas bobines ligadas fisicamente, já não existe separação por indução. Logo perdemos a protecção galvanica. Também vi este vídeo:

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Comprar transformador de +/-12Volts
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2017, 10:16 »
Por "via eletrónica" nem precisas de transformador. Não faltam por aí fontes comutadas a dar o que se consiga imaginar.


Citar
Nos toroidal, que tenho ideia que são duas bobines ligadas fisicamente, já não existe separação por indução. Logo perdemos a protecção galvanica.

Toroidal ou com core EI, é só o formato do núcleo. Não há nenhuma razão porque num toroidal não se possam isolar os enrolamentos, e é o mais normal.
O vídeo que enviaste está bem claro no título "AUTO TRANSFORMADOR", não é um transformador "normal".