collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Gerador eléctrico DIY  (Lida 7453 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Gerador eléctrico DIY
« em: 21 de Janeiro de 2013, 12:10 »
Boas pessoal,
Moro numa das zonas afectadas pelo "temporal" e estou, até ao presente, sem luz. Veio-me então a ideia de fazer um gerador ou um sistema qualquer que dê para ligar coisas essenciais como arca frigorífica, frigorífico e se possível alguma luz, pc portátil e router.

Tenho uma autocaravana e lá uso uma bateria de chumbo de 110Ah com um inversor de corrente de 300W e dá para alimentar algumas necessidades. É este o setup que tenho usado nestes últimos dias para ligar o PC, carregar telemóveis, etc.

No entanto, como é lógico, a autonomia não é longa e antes que a bateria descarregue muito eu tenho que a ir carregar.
Não é grande coisa, portanto. Ainda para mais, não consigo ligar nem arca frigorífica nem frigorífico.

Pensei no seguinte setup: (um pouco a sonhar alto, mas para já ainda não se paga imposto!):

Um conjunto de baterias de 12V, sempre carregadas e ligadas a um gerador que as possa carregar. Estão também ligadas a um inversor de corrente que está ligado à rede eléctrica da casa.

Vamos supor: a luz vai-se abaixo e o sistema detecta automáticamente. Liga o inversor de corrente e fica a trabalhar, ligado às baterias por cinco minutos. Ao fim de cinco minutos é preciso ligar um sistema que as carregue (gerador). No entanto, isto gera várias questões:

1- Os inversores de corrente são de relativamente pouca potência. Gostava de ter uma potência de 3kW disponível. É possível eu fazer um inversor que dê para estas potências ou é possível adquirir dois inversores de 1500W e liga-los em paralelo?

2- Como gerador, e para minimizar ao máximo o investimento inicial pensei em utilizar um carro a trabalhar ao relantim. É relativamente silencioso (comparado a alguns geradores que conheço). Qual é a potência produzida por um alternador de um carro?

3- Gostava que, após algum tempo, pudesse fazer um sistema mais potente e comprar um motor de um carro só para produzir electricidade. Pensei então em vez de ter apenas um alternador, ter vários. Vamos supor, 4. Isto é exequível? Note-se que gostaria de ter o carro a trabalhar em relantim para não fazer muito barulho.

Aguardo respostas. Se tiverem sugestões, digam!
Quem tiver sem luz, água, telefone e telemóvel: juntem-se ao grupo :P

Cumprimentos!

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2013, 13:45 »
Há inversores de 3KW, mas são um balúrdio, especialmente porque se queres alimentar aparelhos com motores convém o inversor ser de onda sinusoidal pura (um de 3KW de onda modificada, que são muito mais baratos, já custa uns 650€). 3KW parece ser um grande exagero, a não ser que tenhas necessidades muito especificas e invulgares.

Um alternador de um carro gera aí uns 70-90A, só que a eficiência é muito menor do que um gerador desenhado para o efeito, além de que, 3KW a 12V são 250A (sem contar com os 10-15% de perdas no inversor), além dos cabos *grossíssimos* que terias que ter, nem 2 alternadores chegam. Para essa potência tinha que ser um sistema de pelo menos 24V, 48V seria melhor ainda.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #2 em: 21 de Janeiro de 2013, 18:59 »
Pois já ouvi dizer que isso para esses lados anda complicado. E não tive electricidade desde as 8 da manha de sábado ate ás 2 das tarde de domingo, e se não fosse o gerador a gasolina tinha sido complicado
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2013, 00:10 »
Boas pessoal,

Bem, acabamos por comprar um gerador a gasolina no LeroyMerlin. Custou 90€ mas se deixássemos estragar tudo o que está na arca congeladora o prejuízo seria bem pior e não era pago pela EDP.
Produz 720Watts de pico e 650W em "normal"(?). Dá para o gasto, até ver. Tem, no entanto, algumas coisas estranhas: não está sempre a produzir os 220V. Estive a medir com o multímetro e oscila muito: 220, 240, 110, 89, 150, ....  É estranho. Isto é normal em geradores? É que assim as coisas não funcionam muito bem e dúvido que lhes dê muita saúde. Está 30segundos em "normal" e depois 20 a oscilar...

No entanto, isto é barulhento como tudo. Mas, para já lá terá que ser. Entretanto fiz a experiência de "injectar" a electricidade do mesmo na casa e safei-me bem. Tenho electricidade na casa toda e dá perfeitamente para o gasto.

Com isto, apercebi-me que 3000Watts nem é necessário. Algo com 1500W já chega, portanto vou apontar para os 2kW para ter alguma margem de manobra. Continuo, no entanto, a querer pensar noutra solução: o mais low-cost possível. Pensei portanto em 3 alternadores de 75Amperes, ligado a um banco de baterias e ao inversor de corrente. Isto, depois poderia ser ligado a um gerador eólico ou painéis solares de maneira a gastar o mínimo possível. Isto em cenário ideal, claro.

Mas, tenho algumas dúvidas, que apesar de não ser para construir para já, gostava de ver esclarecidas:
-Será que um motor de um carro ao relantim tem força para mover 3 alternadores?
-Quanto é que será que os alternadores produzem ao relantim?
-É muito difícil ser eu a fazer o inverter com onda sinusoidal pura?

Njay: o que mais me desagrada nos geradores é o barulho que fazem. E se eu adquirir ou fizer um gerador 12V, será que fica mais em conta?
Queria ver se tinha a hipótese de armazenar energia porque assim permitia-me a ligação a sistema eólico e durante a noite podia ter as coisas ligadas e sem grande barulho.

dvdt: eu não tenho electricidade desde as 2 da manhã de sábado. As aldeias aqui à volta já têm (EDP tem geradores, segundo o que me disseram da linha de apoio). É um bocado "mau" porque as aldeias são maiores do que esta e podiam também fornecer energia para aqui. Alimentarem todas excepto duas é um bocado (grande) ridículo, a meu ver. Ainda assim, louvo o facto de o fazerem!

Já agora, alguém sabe o tamanho de um gerador destes? Estou curioso, gostava de saber o tamanho e specs de uma coisa feita para alimentar uma aldeia (ou várias) :)


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #4 em: 22 de Janeiro de 2013, 01:06 »
podes montar uma eolica e um sistema de baterias pra ir armazenando, mas elas tb n sao silenciosas (as eolicas), nem baratas... (ha geradores/motores dc no ebay e dpx se montares umas pás de pvc e meteres uns carretos e uma corrente de bicicleta, fazes uma coisa mais ou menos barata e pelo preço duma eolica fazer 3 ou 4 homemade e tvz com melhor potencia (tb queria fazer uma, mas nunca arranjo tempo! LOL))

(ha é uns cataventos do estilo americano/faroeste, e algumas empresas em portugal que fazem e revendem pra puxar agua (ja foi postado algures aqui no forum algumas dessas empresas), mas metendo o sistema de multiplicaçao de movimento e um gerador, transformavas o gaijo num apice!)

qto ao inversor: mais vale comprar um do que andares a construir um de raiz..qdo pra mais, n tens tempo a perder e custas por custas, nunca consegues ter um inversor melhor que os que ha à venda!..
inversora 24v-230VAC - 1200W - onda pura:
http://www.mauser.pt/catalog/product_info.php?products_id=60967

produzir electricidade n é facil...mas a eolica é a mais DIY...
as pás, posso-te arranjar na cnc (ja tenho uns files de pás de pessoal e de empresas, mas nunca calhou fazer uma para testar), pró gerador, sei dum gaijo k ja vendeu pra um amigo que aprova o gerador e que gostou do negocio e k correu tdo bem (leva é um tempo a chegar pk é made from china..)


« Última modificação: 22 de Janeiro de 2013, 01:16 por Hugu »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #5 em: 22 de Janeiro de 2013, 02:30 »
Bem, em minha casa está igual, sem eletricidade desde sexta ás 19h, e estive sem telemoveis até sábado ás 22h, sem água de sábado até hoje de manhã, e telefone volta e meia não havia, a diferença é que tenho á volta de 80 vacas, vitelos, e companhia que não podem de todo estar sem água, e a ordenha, assim como o tanque não podem deixar de funcionar, então temos um gerador a gasóleo de 7kW( por ai assim, talvez uns 8 ), e mesmo assim tem de se racionar a energia muito bem se não dispara o disjuntor do gerador.

O comportamento que falas do gerador é normal porque 600w provavelmente nem para uma arca frigorifica é suficente, para mais os motores quando arrancam consomem mais, para uma casa, provavelmente 3kW será o minimo, temos tambem um gerador a gasolina de uns 4kW, nos autocolantes diz ser de 13cv, mas não acredito, mas é super silencioso, está emprestado aos nossos vizinhos, sim aquilo consome um bocado, quase 4l de gasolina por hora, mas o nosso a gasóleo tambem consome á volta de 4l/hora, desde sexta já foram uns 70-80l de gasóleo, funciona das 7 da manhã até ás 15, e depois das 17 até á meia noite ou quase, porque não dá para ter a ordenha e o tanque a funcionar ao mesmo tempo, então tem de ser á vez, e depois é para ter os termos eletricos a aquecer água, arca ligada, frigorifico e assim, no sábado, quando se acabou a água tive e andar a meter um cabo trifásico para um motor de pressão que normalmente é só usado para os animais terem água, ás 11 da noite á chuva, foi um fim de semana daqueles mesmo interessantes.

Acho que a melhor aposta para uma casa, será um gerador de 3-4Kw trifásico e distribuir muito bem as cargas, tipo arca numa fase, meia duzia de luzes, tv e assim noutra fase e a outra fase para frigorifico ou termos eletricos ou coisa do género, lá por casa é quase tudo trifasico precisamente para não ter sobre-carregar uma fase do gerador enquanto as outras ficariam sem carga, este gerador mais pequeno, custou á volta de 200€ á uns 3-4 anos.

12v é uma voltagem muito baixa como já tinha dito antes, e como o Njay tambem referiu, precisas de correntes massivas, e os inversores, não, não podes fazer em casa, pelo menos nunca abaixo do que o que consegues comprar, para além de que os inversores não vão gostar nada de cargas inductivas, devido ao desfasamento entre a fase da voltagem e a fase da corrente, é quando se está limitado a um gerador que se vê a diferência entre potências reais e aparentes, os nossos contadores da EDP contam apenas a energia real(VA), e não têm em conta o factor de potência, mas com geradores temos de ter capacidade para fornecer na totalidade a energia necessária, e tudo o que não tenha um factor de potência 1 vai precisar de mais energia devido ao desfasamento das fases da voltagem vs corrente.

Um motor de carro é um bocado overkill, porque o nosso gerador é um simples motor mono-cilindrico de 510cc, arrefecido por ar forçado, e o gerador em si penso ter uma turbina para ajudar no arrefecimento, mas não aquece, e o motor em si, o óleo dele deve dar para fritar batatas ao fim de 7-8h ligadas, mas tenho bastante confiança no motor, simplesmente por ser um motor da velha guarda, praticamente todo feito em ferro fundido, e ao ser a gasóleo, não tem uma ponta de eletrónica, tem um governador para lhe manter a rotação estavel, e uma bomba injectora mecânica, para o meter a trabalhar, é preciso andar a puxar uma corda, mas quanto mais simples for, menos coisas existem para falhar.

É claro que maior parte das pessoas não tem necessidade(nem possibilidade no meio desta crise) para investir num gerador, até porque falhas de energia tão prolongadas são raras, e pode ser algo que terá uso meia de duzia de vezes numa decada, mas é sempre bom, sabermos que se for preciso está lá pronto a usar.

Outra coisa, é que quase ninguem tem a instalação eletrica de casa pronta a usar um gerador, e depois ou andam com extensões por todo o lado, ou fazem como pessoas que conheço, ligam uma extensão do gerador a uma tomada de casa para ter luzes e assim, o que é um bocado perigoso na minha opinião porque não se tem qualquer protecção dos disjuntores(só os do gerador), e andar a mexer no quadro eletrico não é de todo muito aconselhavel porque o risco de incendio é algo elevado caso algo fique mal ligado.
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #6 em: 22 de Janeiro de 2013, 17:24 »
Ya, é co diz o senso, eu apostava numa soluçao energética eolica e solar para produççao de energia, nos tempos que tens electricidade, vendes à rede publica e nas alturas de corte, tens um banco de baterias prontas a fornecer energia à casa!

Isso é obra k custa dinheiro, mas smp podes recorrer aos apoios se ainda existem pra este tipo de instalaçoes e pedir a um empresa certificada ou k ja tenha feita mtas instalaçoes do género!

Essas empresas teem simuladores pra calcular as potencias indicadas pra cada situaçao, por isso procura isso nos sites dessas empresas e procura o melhor orçamento! Essas empresascostumam estar listadas no top solar 10 ou la co se chama o site das energias renovaveis!.. :P


Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #7 em: 22 de Janeiro de 2013, 20:00 »
Ya, é co diz o senso, eu apostava numa soluçao energética eolica e solar para produççao de energia, nos tempos que tens electricidade, vendes à rede publica e nas alturas de corte, tens um banco de baterias prontas a fornecer energia à casa!

Isso é obra k custa dinheiro, mas smp podes recorrer aos apoios se ainda existem pra este tipo de instalaçoes e pedir a um empresa certificada ou k ja tenha feita mtas instalaçoes do género!

Essas empresas teem simuladores pra calcular as potencias indicadas pra cada situaçao, por isso procura isso nos sites dessas empresas e procura o melhor orçamento! Essas empresascostumam estar listadas no top solar 10 ou la co se chama o site das energias renovaveis!.. :P

Só há um pequeno problema na microgeração, pelo que sei. Hoje em dia, a microgeração é vista como um negócio, pelo que terás que pagar segurança social (julgo que são 150 euros no mínimo). Tens que ver se realmente compensa. Corrijam-me se estiver errado

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #8 em: 22 de Janeiro de 2013, 21:36 »
Na minha casa foi assim:
http://blogoengenhocas.blogspot.pt/2013/01/iluminacao-improvisada.html

Ou então jantar ás escuras  ;D
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline tgferreira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #9 em: 23 de Janeiro de 2013, 15:06 »
Boas pessoal!

Bem, estive a pensar um pouco sobre o assunto e confesso que fiquei um bocado desiludido: o preço dos inversores de corrente com uma onda sinusoidal pura é absurdo. Como o Hugu disse que, embora por outras palavras, vai dar ao mesmo comprar um ou fazer um, acho que vou deixar de lado esta opção (pelo menos até ver).

Entretanto a luz já veio: puseram um gerador e para já estamos a ser "alimentados" por tal. No entanto, e como falhas deste género estão para aumentar quero arranjar um conjunto se soluções para evitar futuros problemas. Algumas dessas soluções podem-me permitir economizar algum dinheiro também, reduzindo a conta da luz.

Senso, Hugu e DeadLives: não pretendo produzir energia para vender. Apesar de ser uma boa solução porque, regra geral gera lucro, o meu objectivo é produzir apenas energia para mim. Ainda para mais pretendo ser eu a fazer possíveis painéis solares e turbinas eólicas e duvido que a EDP me pagasse alguma coisa por energia gerada através destes meios.

Dave: em minha casa foi semelhante! Do projecto do robot fiquei com 30pilhas recarregáveis (3 blocos de 10, 12V, 2500mAh) e fui buscar as luzes da autocaravana (LEDs, 12V). Funcionou que nem uma maravilha!

Bem, continuando:

Senso: em tua casa foi pior, portanto. Mas esses geradores gastam imenso :P

Sim, se calhar o motor de carro é um bocado overkill. Mas, parece-me que por existirem tantos acabam por ficar mais baratos caso eu tenha de adquirir um.

Estou a pensar no seguinte:
As lâmpadas em minha casa são todas económicas ou LEDs. Ah, excepto as da garagem e cozinha, que são tubos fluorescentes. No entanto, estas últimas são ligadas com menos frequência. Estou a pensar no seguinte:

As luzes de minha casa estão ligadas cada um em sua fase (acho que é assim que se diz. Tenho vários disjuntores no quadro, e dois ou três são apenas para iluminação). Como tal, estimo que as luzes TODAS da casa acesas consumam cerca de 400Watts. Isto a fazer as contas por cima. Claro que nem metade estão acesas ao mesmo tempo. Como tal, era fixe eu conseguir, numa primeira fase, alimentar as luzes através de energias renováveis. Pensei em fazer um gerador eólico: está um no instructables que diz que dá 1000Watts. Um bicho desses ou dois a carregar uma ou duas baterias e com um inversor de corrente (de onda modificada) de 1500Watts (ou mais) era espectacular. O que acham? Isto depois pode ser complementado por painéis solares. Este seria o primeiro ponto.

Em segundo lugar, o gerador que tenho actualmente: tenho de ver se limpo aquilo tudo e se o deixo a brilhar. Tenho de ver também se o consigo pôr a produzir um pouquinho mais (dúvido) ou ver se percebo ao certo como aquilo funciona. Principalmente, tenho de ver se o torno (muito) mais silencioso para ele poder andar na autocaravana. Mas isto é algo para ficar em segundo plano.

Agora, para fazer em paralelo com o gerador eólico estou a pensar num gerador a diesel, gás ou gasolina para aguentar a casa nestas situações. Era fixe algo que produzisse uns 5000Watts. Assim dá para tudo: máquinas, microondas, etc. Claro que não vou estar sempre a usar isso tudo mas era giro ter esta potência. Além de mais, assim podia ligar também as arcas dos vizinhos e de alguns familiares meus. Agora, para isso ou dou uma pipa de massa por um gerador ou então não sei. Reparei que no estrangeiro se vendem com bastante frequência as "generator heads". Talvez tenha sorte com algum gerador estragado ou estupidamente barato. Quanto a motor, é mais fácil mas é mais ou menos a mesma coisa: queria ver se era silencioso e se tinha força!


Agora, era meeesmo fixe ter algo que quando a luz se fosse abaixo que iniciasse logo os "sistemas de emergência". Sim, eu tenho 5 anos nestes aspectos :P

Bem pessoal, opinem!
Cumprimentos!

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #10 em: 23 de Janeiro de 2013, 16:12 »
Boas eu tenho um gerador com 5000w (supostos pela marca) a gasolina dos silenciosos mas aquilo é monofasico e trifasico ao mesmo tempo e cá para mim esses 5000W do monofasico é a soma das tres fases, e o problema é qe tem apenas duas saidas ou seja só dá para usar duas fazes pelo que determinei ao dar uma vista de olhos e aquilo quando a bomba da água liga desliga tudo o que tenho ligado e volta a ligar 2 segundos depois. Alguém sabe com é que posso tirar mais corrente daquilo?
É que eu nao quero ter de desligar a bomba da agua cada vez que ligo o resto para ver se nao mato tudo o que esta ligado, já agora a bomba tem 1,5 CV, A nivel de consumo nao sei ao que é que corresponde.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gerador eléctrico DIY
« Responder #11 em: 23 de Janeiro de 2013, 19:14 »
As fases não se pode juntar, não sem um transformador rotativo, ou então retificando as fases todas e ficares com DC, se tem uma ficha trifasica, o mais simples é da ficha trifasica fazeres um cabo que num lado tens a trifasica, e do outro lado uma ficha monofasica a partir de casa fase, atenção que isso tem de levar um cabo a ligar o gerador á terra por questões de segurança.

Achas que um motor de carro mesmo a relantim não te vai gastar uns 4l á hora?
Possivelmente até mais, tens mais cilindrada, para além de que um motor de carro, só se for para ligar lá um gerador, porque para andar com alternadores não me parece grande ideia.

Não inventes no gerador porque isso tem de rodar a uma rotação certa/constante para teres sempre 50Hz á saida, do gerador, se não começas a queimar coisas ai em casa, tipicamente é o motor a rodar a 3200rpm.

Tornar mais silencioso é ir buscar uma panela de um carro a uma sucata e fazer um colector.
Avr fanboy