collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Aquariofilia  (Lida 14722 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nonnux

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
    • nonnux.com
Re: Aquariofilia
« Responder #15 em: 09 de Outubro de 2012, 11:45 »
eu tb tenho um aquário

o sistema de alimentação foi feito com um arduino e um servo :)

Offline pedroc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
Re: Aquariofilia
« Responder #16 em: 09 de Outubro de 2012, 12:35 »
nonnuz,
posta aí o projecto para o resto do pessoal

Offline nonnux

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
    • nonnux.com
Re: Aquariofilia
« Responder #17 em: 09 de Outubro de 2012, 12:42 »
quero postar sim, mas estou à espera de uns componentes, para fazer a versão 2

na actual versão o intervalo de tempo entre cada dose dada aos peixes está definido no código, bem como a que horas é que a comida é dada.

vou adiccionar um LCD e alguns botões para se poder alterar e ajustar conforme o gosto.

entretanto podem ver um vídeo

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.194
Re: Aquariofilia
« Responder #18 em: 09 de Outubro de 2012, 13:05 »
Tenho um aquário pequeno mas de tartarugas





O maior trabalho era a limpeza em que demorava uma manhã inteira a limpar o filtro, lavar a areia e trocar a água, passado mais de 10 anos tomei uma iniciativa radical, retirei tudo, fiz uma derivação da torneira da máquina de lavar para encher o aquário e coloquei outra torneira lateralmente para esvaziar a água directamente, paralelo com a saída da máquina de lavar. Não fica tão bonito mas as tartarugas são répteis que sujam a água num único dia, e agora perco 5min em vez de 2..3h
A peça que se vê perto do filtro com 2 fios é um eliminador de algas por eletrolise, tem controle de corrente e os elétrodos duram 1 semana, muito eficiente embora já não esteja em funcionamento.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aquariofilia
« Responder #19 em: 09 de Outubro de 2012, 14:09 »
Mas deixei-me disso porque não tenho tempo, tenho um lago com várias raças de peixe, mas eles simplesmente criam para lá, meti lá uns 6 peixes a 2 anos, e já lá foram me buscar bastantes (familiares), e devo ter la a volta de 100 adultos...
que peixoes tens no lago? eu tenho um mega tanque e estava a pensar meter la peixes..este ano ia meter umas sardas, mas acabei por não ir a tempo dir pescar na ria as crias, mas pro ano é certo!..

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Aquariofilia
« Responder #20 em: 09 de Outubro de 2012, 14:16 »
São uns laranjas que me ofereceram na altura...tipo de aquario.... crescem no máximo até 7~10cm...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Aquariofilia
« Responder #21 em: 09 de Outubro de 2012, 14:52 »
Boas,

Citar
Matar para comer é diferente de matar por prazer, como por exemplo a palhaçada da caça(30 pessoas e 300 cães atrás de um coelho ou de uma raposa -.- )

Senso acho que me estas a interpretar mal, ainda pensam que sou algum assassino  ;D ....pensa assim, nenhum desses peixes que comprei foi apanhado do meio natural deles, são criados em viveiros para esse efeito, alias muitas raças que temos hoje são criação do ser humano, se assim não fosse muitos estavam extintos, assim como muito peixe que compras nos hipermercados são de viveiro.

Eu só fazia o que fiz com a intenção reduzir perdas, porque esses armazéns tem de comprar 10000 para depois no final conseguirem venderem 5000 e desses talvez so 25% chegavam ao fim das suas vidas, isto porque muitos passam dias dentro de um contentor ate chegar ao seu destino, os que eu criava tinha um taxa de 10% de perdas ate chegar ao cliente final o que é uma diferença enorme.

Depois tem outra coisa, eu ambiente que dava aos peixes era o mais natural possível, tratava-os como animais de estimação assim como muitos tem cães, gatos, pássaros.... eu tinha peixes.

Citar
Se alguém souber de alguém que trate bem Geckos, eu brevemente vou me mudar de casa e infelizmente vou ter que os dar a alguém que trate deles porque vai me ser impossivel continuar com eles...  >:(
   

Queres vender ou dar? se é para vender quanto queres por eles, porque posso falar a um amigo que tem alguns repteis a ver se ele quer esses.

Citar
E também tive aqui camarões de água doce, daqueles pequeninos de 1,5cm de tamanho maximo....

 ;D ;D ;D tambem tenho alguns

@Dropes hehehehe belas tartarugas, tens de arranjar um espaço maior para elas ;)

Abraço. 
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Aquariofilia
« Responder #22 em: 09 de Outubro de 2012, 17:59 »
eu tb tenho um aquário

o sistema de alimentação foi feito com um arduino e um servo :)


Está uma ideia gira, ficava interessante controlar umas tomadas para iluminação e outros acessórios.
Alfredo Garcia

Offline nonnux

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
    • nonnux.com
Re: Aquariofilia
« Responder #23 em: 10 de Outubro de 2012, 09:34 »
Está uma ideia gira, ficava interessante controlar umas tomadas para iluminação e outros acessórios.
as tomadas de iluminação têm um daqueles aparelhos mecânicos que liga/desliga no intervalo de tempo desejado

mas gostava de colocar uns sensores de temperatura, ph e outros dados que pudesse recolher.

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Aquariofilia
« Responder #24 em: 16 de Outubro de 2012, 09:46 »
Como é pessoal? esses peixinhos estão todos finos?

Aproveito para perguntar ao pessoal se ninguem tem algum agua pequeno, na ordem dos 25L mais ou menos que queira vender, de preferencia zona de LX.

Cumps

Offline nonnux

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 30
    • nonnux.com
Re: Aquariofilia
« Responder #25 em: 16 de Outubro de 2012, 16:37 »
Como é pessoal? esses peixinhos estão todos finos?

Aproveito para perguntar ao pessoal se ninguem tem algum agua pequeno, na ordem dos 25L mais ou menos que queira vender, de preferencia zona de LX.

Cumps

e aproveitando a onda Do It Yourself, fiz um aquário pequeno desses que ficou muito barato. Comprei uma cola de silicone especial para aquários (tem de se ter cuidado com os químicos que possam libertar) e comprei uns rectângulos de vidro cortados à medida. o aquário já tem mais de 10 anos e ainda funciona :)

este mini-aquário foi feito à medida da caixa de iluminação, de forma a que a própria caixa seja a tampa (com uma pequena lâmina de vidro a meio, evita qualquer desatre e até reforça o aquario)

há montes de sites com moldes e medidas diferentes, com as espessuras de vidro recomendadas, etc...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aquariofilia
« Responder #26 em: 16 de Outubro de 2012, 16:44 »
A peça que se vê perto do filtro com 2 fios é um eliminador de algas por eletrolise, tem controle de corrente e os elétrodos duram 1 semana, muito eficiente embora já não esteja em funcionamento.
onde se arranja/compra isso? e co funciona isso?..

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Aquariofilia
« Responder #27 em: 17 de Outubro de 2012, 00:42 »
Boas.
Eu já ha mais de 3 anos que ando com a pancada de montar um aquário, mas sempre que falo com quem tem e me dizem o trabalho que dá, peixes que morrem, despesa...
acho que vou montar um aquário com aquelas amostras de borracha para a pesca. Parecem mesmo peixes verdadeiros e não se corre o risco de morrerem. :D :D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Aquariofilia
« Responder #28 em: 17 de Outubro de 2012, 01:56 »
Boas.
Eu já ha mais de 3 anos que ando com a pancada de montar um aquário, mas sempre que falo com quem tem e me dizem o trabalho que dá, peixes que morrem, despesa...
acho que vou montar um aquário com aquelas amostras de borracha para a pesca. Parecem mesmo peixes verdadeiros e não se corre o risco de morrerem. :D :D

lol pra isso metes um screen saver e ficas com um aquario no computador! :D

claro que dá trabalho, mas ao mm tempo desenvolve-se um gosto e umas novos habitos que mudam ligeiramente a tua monotonia do teu dia-a-dia...trata-se de ir desenvolvendo uma micro-organismo vivo, onde vais ter plantas e peixes a habitarem na tua casa e poderes contemplá-los e crescer e viver conjunto com eles. E é co tudo, é preciso ter condiçoes pra avançar, condiçoes fisicas e mentais e condiçoes monetárias, pk co sao seres vivos é preciso um cuidado constante com eles, n te podes de dar ao luxo, de dar atençao uma semana e dpx andares um mês sem ligares puto a eles.. a n ser que automatizes tudo, mas isso é o k encarece o aquario.

Eu tb ando louco por fazer um aquario, mas ainda me falta conhecimentos e guito.. :P

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Aquariofilia
« Responder #29 em: 17 de Outubro de 2012, 09:23 »
Boas,

Citar
    Boas.
    Eu já ha mais de 3 anos que ando com a pancada de montar um aquário, mas sempre que falo com quem tem e me dizem o trabalho que dá, peixes que morrem, despesa...
    acho que vou montar um aquário com aquelas amostras de borracha para a pesca. Parecem mesmo peixes verdadeiros e não se corre o risco de morrerem. :D :D


lol pra isso metes um screen saver e ficas com um aquario no computador! :D

x2  ;D ;D

Citar
mas ainda me falta conhecimentos e guito..

Conhecimento vais adquirindo o guito é que é pior ....para poupares o melhor é fazer o aqua ;) ....pode custar ate 5x menos....vidro a medida e silicone e esta quase feito ;) .

Abraço.
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte