collapse

* Posts Recentes

JBL partybox On-The-Go por jm_araujo
[Ontem às 11:02]

Alguém arranja motores? por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:42]

Motoserra Stihl 120C por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:29]

Sistema a LASER que será também capaz de matar moscas por brunus
[11 de Fevereiro de 2025, 16:02]

+ LASERs por dropes
[03 de Fevereiro de 2025, 16:02]

Meu novo robô por josecarlos
[30 de Janeiro de 2025, 18:57]

B-52 Bomber Astro Tracker - Part 2 Power up and gyro-stabilization por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2025, 15:23]

Nevadent - Não carrega por almamater
[22 de Novembro de 2024, 21:36]

Classmate Leap T304 não liga por almamater
[19 de Novembro de 2024, 07:13]

Dúvida com fonte de alimentação comutada por filjoa
[28 de Outubro de 2024, 21:57]

Autor Tópico: Alguém arranja motores?  (Lida 1278 vezes)

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
Alguém arranja motores?
« em: 11 de Dezembro de 2024, 16:07 »
O meu aspirador Rainbow de 24 anos resolveu avariar. Há 2 anos paguei 250€ (1ª revisão) na assistência técnica da marca, era para mudar apenas uma borrachita mas fizeram a revisão e mudaram tb escovas do motor e tal..

2 Anos depois o motor começa a cheirar a queimado e agora morreu mesmo.. a marca pede-me 300 e tal € para o arranjar   >:(  não aceitei.

Entretanto está complicado fazer o trabalho cá fora, as lojas que eu conheço que vendem peças e motores 'universais' de aspiradores dizem que não têm nem podem vender nada para isto...

Disseram-me também que existia uma fábrica na Rép. Checa que tinham uns motores equivalentes e que davam mas que entretanto esta empresa faliu e não há mais nada agora.

Sei que pelo OLX há quem venda motores usados\reconstruídos por 160€ mas preferia então arranjar este..

Não faço ideia se eu conseguiria ou não mas parece-me um trabalho para profissionais da área mas... existem empresas\fábricas que façam este trabalho?

Para as 2 para onde liguei (zona Lisboa) disseram logo que não, que não há peças cá fora para isto e que não..  ::)

Mas tem de haver alguém\empresa que faça isto..  caso conheçam indiquem-me sff

O motor é igual a este

Offline speicherspule

• Mini Robot
  • *
Re: Alguém arranja motores?
« Responder #1 em: 18 de Dezembro de 2024, 11:58 »
Já viste o estado das escovas do motor? Parecem-me ser de um tipo comum e facil de arranjar, caso seja preciso trocar.
Se estiverem boas, podes ver se o motor está bom ligando diretamente uma fonte de energia, suponho que sejam 230V AC, e ver se o motor roda..
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2024, 12:00 por speicherspule »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2024, 23:08 »
As escovas estão boas sim.. funcionar acredito que até funcione, mas a última vez que insisti em trabalhar com o aspirador, a casa ficou com um cheiro muito mau (eletrónica queimada) durante várias horas (até ao dia seguinte inclusivé). Portanto sim, o motor parece ter pifado, não sei o quê especificamente (o induzido ou assim..).

O meu problema é: Não consigo arranjar ninguém \ nenhuma casa que faça reparações nestes motores, apenas a rainbow em que me pedem 400€...  ::)

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #3 em: 20 de Dezembro de 2024, 16:31 »
A maioria das vezes a avaria dá-se no pior local: o rotor. É muito provável que seja uma guerra perdida.

A razão é simples: a taxa de bobinagens de pequenos rotores que dão raia é muito alta. Uma das razões tem a ver com o reequilíbrio do rotor (aquilo que se faz às rodas dos carros). Esses motores são feitos por robots e não é fácil chegar-se manualmente a esse nível de qualidade.

No caso do problema estar nas bobinas 'do lado de fora', muito dificilmente encontará quem lhas substitua porque os bobinadores de pequenos motores praticamente desapareceram.

Se fosse um motor de 100 cavalos seria mais fácil, embora eu desconheça onde o pudesse fazer.

Abraço.
SC

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #4 em: 20 de Dezembro de 2024, 16:48 »
 :-[ :-[  e é isso mesmo...

Um dos fios está partido... possa...

Pergunta parva.. será que daria para soldá-los novamente? Parece que foi mesmo só neste ponto que estoirou..

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #5 em: 20 de Dezembro de 2024, 16:50 »

Já agora, quando há bronca nas bobinas do rotor, há resquícios no colector (letra A), nesse caso uma ou mais das estrias aparece com pinta diferente das restantes.

Na minha opinião não há soldadura que lhe valha porque as espiras do bobinado entraram em curto (contacto entre diferentes espiras) e é o fim da viagem.

SC.
« Última modificação: 20 de Dezembro de 2024, 16:53 por SerraCabo »

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #6 em: 20 de Dezembro de 2024, 16:56 »
Não acredito  :-\

O que pode ter causado esse curto? Idade avançada dos materiais ou pode ter estado sob algum tipo de esforço (tipo aquecimento excessivo)?

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #7 em: 20 de Dezembro de 2024, 17:01 »
O negro que aparece no rotor tem pinta de verniz torrado (o verniz que mantém as espiras isoladas umas das outras). Sobreaqueceu porque duas espiras (ou mais) entraram em contacto eléctrico entre elas. É assim que morre tudo o que é bobina, especialmente em transformadores e motores. Quando há bronca numa espira, o aquecimento que resulta da coisa acaba por matar outras espiras e bobinas vizinhas ... até à derrocada final.

SC

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #8 em: 20 de Dezembro de 2024, 17:04 »
Todos os motores e transformadores estão a prazo, mais os motores que os transformadores. A vibração no corpo própria bobina (uma espécie de torção) e que é inerente ao funcionamento do motor acabará, a prazo o matar o motor. O prazo ninguém sabe qual é. Há um vídeo no youtube elucidativo do que se passa. Se o encontrar deixo-o aqui.

Offline almamater

• Mini Robot
  • *
    • GrcByte - Projectos
« Responder #9 em: 20 de Dezembro de 2024, 17:05 »
Bom agradeço todo o esclarecimento! Fiquei a perceber um pouco mais, obrigado!

Vou ver se consigo arranjar esta parte de um outro motor igual pelo OLX ou algo assim, pois dá-me pena mandar isto fora.

Offline SerraCabo

• Mini Robot
  • *
    • Serra Cabo
« Responder #10 em: 20 de Dezembro de 2024, 17:12 »
Repare que, embora pareça que o 'ferro' é que faz funcionar o motor, a origem dessa força está na própria bobina. A bobina está a ser permanente e ciclicamente 'esborrachada' contra o ferro.

Some-lhe agora a força centrífuga que a rotação do rotor aplica ao bobinado.

Para mim é um mistério que durem tanto.

SC

Offline brunus

• Mini Robot
  • *
« Responder #11 em: 11 de Fevereiro de 2025, 16:42 »
Há ou havia uma empresa na Maia (Porto) que faz bobinagem de motores, num projecto universitário levei um motor de um ventilador para bobinar. Já não me lembra o nome da empresa... tenta pesquisar por empresas na zona

https://www.google.com/search?client=firefox-b-e&q=bobinagem+de+motores+maia+porto+contacto

Re-edição: acho que foi mesmo nesta empresa, segundo me lembra o espaço interior da empresa
https://expressorebobinador.pt/
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2025, 16:52 por brunus »