collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Falta massa ou interferencia  (Lida 1477 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Falta massa ou interferencia
« em: 26 de Janeiro de 2019, 14:27 »
Bom dia,
Tenho uma maquina reprogramação carros, e não veio a trabalhar, e o vendedor não chegou a devolver o dinheiro. Concluído tenho um pisa papeis.
Problema: O que acontece é que não acende  o led vermelho quando se liga o cabo USB.

O que fiz: Após trocar o sd card e o socket, ficha usb, troquei o diodo por um nao smd, e passei solda  nos componentes junto ao sd card.

Descoberta: Agora se meter o dedo naquele ponto a vermelho acende o led vermelho e a maquina funciona tenho de estar sempre com o dedo, e esse ponto de solda dá para os condensadores ao lado do sdcard. 
Só não consigo descobrir o que deste efeito, se é falta de massa ou interferência.

agradeço

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Falta massa ou interferencia
« Responder #1 em: 27 de Janeiro de 2019, 22:32 »
RF6 não está devidamente soldada, a massa da porta USB está isolada, e esse componente(á partida um ferrite grandinho) é quem liga a massa da porta USB ao resto da PCB, porque como podes ver o plano de massa que liga ao pino do GND da ficha USB está isolado do resto, e RF6 é quem faz a ligação entre os dois, ou está mal soldado, ou está estragado, mede continuidade entre os dois pads do RF6(do componente em si), se tiver continuidade, fluxo e toca a soldar, e não tiver, remove e mete um jumper(aka bocado de fio) e está a bombar.

Pelo menos PARECE ser o RF6 quem faz essa conexão, mas confirma, mas basicamente, tens ai falta de uma resistencia de 0ohms ou uma ferrite que liga o plano de massa do resto da placa ao plano de massa da ficha USB, se não deres com nenhum sitio óbvio, raspa o soler mask e mete-lhe um jumper a ligar os dois planos de massa que fica a bombar.

A placa funcionar porque estás a servir de massa á mesma.

« Última modificação: 27 de Janeiro de 2019, 22:33 por senso »
Avr fanboy