LusoRobótica - Robótica em Português

Discussão Geral => Off-topic => Tópico iniciado por: almamater em 26 de Junho de 2018, 14:34

Título: Dar IBAN da conta
Enviado por: almamater em 26 de Junho de 2018, 14:34
Desculpem lá.. mas só pensei nisto depois de o fazer  ::)

Dei o IBAN da minha conta a uma pessoa para me fazer uma transferência, aconteceu que não tenho confiança com essa pessoa, nem qualquer ideia se é bem ou mal intencionada. Mas como tinha de me pagar um valor e pediu-me o IBAN eu dei-lhe.

Pelo que andei a ver é possível ativação de débitos directos apenas com o IBAN, o banco não confirma nada..

Têm conhecimento de alguma situação fraudulenta apenas pelo IBAN de alguém? Nomeadamente ativação de débitos directos sem o titular saber.. liguei para o meu banco e confirmaram que sim, que não validam nada.

Portanto, resta-me andar a ver os débitos directos ativos de mês a mês ou cancelar e mudar de conta..
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: senso em 26 de Junho de 2018, 14:51
Para activar débitos directos tinha de ir a um MB e andar por lá nos menus, ou via home banking, mas não uso um débito directo á anos..
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: KammutierSpule em 26 de Junho de 2018, 14:55
É... é isso, é algo que nos temos de habituar.

Não tenho conhecimento de situações fraudulentas, mas confirmo que nos ultimos contratos que fiz com debito directo foi só "dar o IBAN". Claro que tive que assinar papeis e eles tiram fotocopia ao cartao cidadao (esta é outra questão... )

Não conheço a legislação para isso, mas quero acreditar que caso alguem o faça, esteja a praticar um crime. Imagino que as empresas mais serias que usem o debito directo tenham tudo registado quem fez o pedido do debito directo para determinado IBAN para caso haja problemas.

Para mim o maior problema está ainda na falta de opções (legislaçao?) para cancelar debitos directos. Penso que ha bancos que ja permitem bloquear debitos directos.
Muitas empresas (eg: ginasios, etc) aproveitam-se disto, so fazem contractos com debitos directos (ou ate dao descontos) porque uma vez la registado parece que é dificil cancelar as transaçoes.
Mais, ha bancos que não tem maneira (ou é dificil) saber que entidade/empresa é que esta a processar determinado debito directo (eg: no extrato bancario nao aparece o nome dessa entidade, so uma referencia)
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: almamater em 26 de Junho de 2018, 15:08
Perguntei isto porque eu não dou o meu IBAN para nada, apenas dei para uma entidade\empresa e para ter um desconto na fatura mensal. Único débito directo que tenho.

Mas nesta situação nem pensei, ou melhor, assim por alto, dei-o à pessoa que me atendeu numa loja daquelas que arranjam telemóveis (Indianos), e dei porque foi algo que se arrastou há mais de 1 mês sem solução, nem telemóvel, e ele disse que me pagava o equipamento. Pediu o Iban e dei-lhe. Mas depois é que pensei.. é pá.. será que fiz bem. Mesmo que me pague vai ficar com o meu Iban.. mas pronto, quero acreditar que é uma pessoa séria  ::)
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: jm_araujo em 26 de Junho de 2018, 15:19
Sim, é possível a uma entidade aprovada (não é qualquer marmanjo) ativar um débito direto só com o IBAN.

Mas pode-se pedir o reembolso até 8 semanas depois de um pagamento se o mesmo for irregular, com um pedido ao banco. E nos sistemas de homebanking (nos que uso de 2 bancos diferentes) é possível verificar que débitos diretos existem ativos e cancelar os mesmos.

Mas não é só com o IBAN que há problemas. Já me vi há nora em dois casos diferentes com telemóveis, um de "Wap Billing", uma publicidade num site que me subscreveu automaticamente a um serviço de mensagens de valor acrescentado, isto num cartão só de dados!!! Noutro caso com a minha sogra que lhe ligaram a perguntar para confirmar o numero de telefone, e consideraram a confirmação do numero como a subscrição a um serviço de valor acrescentado. Essa empresa apareceu uns meses depois nas notícias: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/euro-da-sorte-com-azar-128-mil-euros-de-multa-por-praticas-comerciais-desleais/

Nesses casos tive de reclamar ao operador para me devolver o dinheiro (que fizeram!) e pedi o bloqueio de serviços e chamadas de valor acrescentados para todos os números (que recomendo a toda a gente fazer!)

Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: edeweld em 26 de Junho de 2018, 16:37
Dou como exemplo o caso do meu ginásio! Para ter acesso a um determinado valor mensal e regalias na utilização do espaço encaminham o cliente para a situação de débito directo. Para isso apenas tive que dar o IBAN!

Mas penso que o melhor seja falares com o teu banco. Algo que desconhecia era o bloqueio do valor máximo que podes colocar num débito directo. Vamos imaginar o caso do meu ginásio. Vamos supor que o valor é de 30€ mensais. E para ter a certeza que não existe "enganos" pretendo bloquear, ou colocar, um tecto máximo no valor que pode ser debitado da minha conta por aquela entidade/empresa/serviço. Penso que isso dê para fazer via ATM, pesquisa neste link: https://www.multibanco.pt/operacoes/debitos-diretos/

Outra situação de retorno/devolução do valor por parte da entidade prestadora de serviços é via talão de pagamento através do cartão. Já me aconteceu devolverem o valor do pagamento através do cartão que utilizei para o pagamento. Na ATM vejo dois registos. Um de debito e outro de crédito. Mas não sei por qual via eles conseguem fazer isso! Se é pelo número do cartão ou se é por algum referência que é gerada no momento em que utilizas o cartão no estabelecimento. Pode ser algo como quando utilizas uma framework. O user apenas utiliza o serviço, o que vai lá dentro é entre bancos!

Outro dica que deixo é no momento em que entregam o cartão à pessoa para pagar! Existem muito empregados que gostam de andar a passar com o cartão! Ou então colocar o cartão numa zona do balcão em que tu o perdes de vista por uns bons segundos! Pelo que sei (digam-me se estou errado) é que os números que estão no cartão podem ser utilizados para fazer pagamentos onlines! Por isso todo o cuidado é pouco! Aliás, acho que no cartão não deveria ser mencionado qualquer tipo de números ou referencias que pudessem ser utilizados por outros!
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: SerraCabo em 26 de Junho de 2018, 21:53
A mim nunca aconteceu mas já aconteceu a minha mulher e por duas vezes. Em ambos os casos coisas referentes a contratos já mortos e enterrados e com entidades em mais lençóis (que faliram daí a dias). Apertada de finanças, a rapaziada de ambas as empresas reenviou aos bancos o "processo" e respectiva cobrança (fraudulenta). Minha mulher deu por isso, foi ao banco e eles devolveram de imediato o graveto. Suponho que quem fica com o buraco é o banco porque as "entidades" estão habitualmente em processo de desaparecer do mapa.

Tontices saídas das caixas de sapatos que os komissários da "europa" têm em cima do pescoço.

Dantes, ou a entidade  que pretendia cobrar dava um código que introduzíamos no multibanco ou o banco verificava o nosso pedido. Hoje não temos direito à opinião.

Nos interfaces web dos bancos há, normalmente, acesso à listagem de débitos directos e, se quisermos, eles podem ser anulados de imediato. Caso apareça algo indevido há que matar a coisa e por acréscimo avisar o banco para que eles bloqueiem o acesso daquela entidade ao nosso processo. Mas há que se estar atento e o processo preta-se a todo o tipo de fraude. Muita malta nem deve dar por isso e alguém se fica a rir.
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: KammutierSpule em 27 de Junho de 2018, 00:01
Pelo que sei (digam-me se estou errado) é que os números que estão no cartão podem ser utilizados para fazer pagamentos onlines!

Só se for um cartao de crédito, o de débito não ha nenhum problema (ate podes dar a ler num leitor qualquer, a nao ser que faça um pagamento de baixo valor, eg portagens que nao peçam PIN )

Nos cartoes de credito podes copiar os numeros da frente (que estao em relevo), os numeros de tras (CVV2) e a data de validade do cartao para fazer os pagamentos.
Ha comerciantes (eg, suponho que amazon) que nem é preciso inserir todos estes dados para verificaçao, basta o numero e talvez validade.

A parte "boa" disto, é que com o aumento da facilidade de tirar dinheiro (eventuais fraudes), os bancos (ou, i.e. gestoras de cartao de credito) tem sempre seguros para isto. Dizes/provas que foi fraude, devolvem logo o dinheiro. Fazem isto para criar confiança a que as pessoas usem estes metodos de pagamento.

Btw, nos USA as fraudes com cartoes (eg: clonagem) sao mais comum porque a maior parte dos cartoes usam tecnologia de banda magnetica, muito simples de copiar e reproduzir.
https://arstechnica.com/information-technology/2016/02/only-37-of-retailers-in-the-us-can-process-chip-embedded-cards-survey-says/

Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: Njay em 27 de Junho de 2018, 00:36
Btw, nos USA as fraudes com cartoes (eg: clonagem) sao mais comum porque a maior parte dos cartoes usam tecnologia de banda magnetica, muito simples de copiar e reproduzir.

Há uma década atrás trabalhei lá e um dia fui ao supermercado, saquei de uma nota para pagar e a mulher da caixa deu um suspiro e disse "você nem imagina há quanto tempo eu não via dinheiro!". O facto de utilizarem cartões de crédito massivamente tb deve ajudar ao grande número de fraudes.
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: jm_araujo em 27 de Junho de 2018, 09:39
Os cartões com chip que tenham banda magnética também são fáceis de clonar por uma falha muito básica: as máquinas so pedem chip quando se passa a banda dependendo de um bit que se altera facilmente ao clonar o cartão.
É por isso que os skimmers nas caixas funcionam: com a banda magnética e o código já tem tudo que precisam.

 Acho que por cá é um crime menos comum por várias razões: porque não há assim tanto crime (ao contrário do que o CM quer fazer parecer);   porque a maior parte dos portugueses é tesa e só tem meia dúzia de euros na conta; e o nível dos criminosos é mais para o bronco (preferrem arrebentar as caixas do que entender como funcionam. Os espertos tiram cursos e vão para a política ou penduram-se nela, onde depois podem roubar milhões praticamente impunes)
Os criminosos que costumam explorar essa área por cá costumam ser grupos organizados internacionais que correm vários países, mas mesmo assim parece-me que são situações pontuais.
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: Hugu em 27 de Junho de 2018, 23:22
https://lusorobotica.com/index.php?action=post;topic=9374.0;last_msg=104898#postmodify
Há uma década atrás trabalhei lá e um dia fui ao supermercado, saquei de uma nota para pagar e a mulher da caixa deu um suspiro e disse "você nem imagina há quanto tempo eu não via dinheiro!". O facto de utilizarem cartões de crédito massivamente tb deve ajudar ao grande número de fraudes.

lol em que zona tiveste para ser tao raro usarem o dinheiro vivo?!
E não pediu à recepção a máquina do ultra-violetas?  ::)

Btw, nos USA as fraudes com cartoes (eg: clonagem) sao mais comum porque a maior parte dos cartoes usam tecnologia de banda magnetica, muito simples de copiar e reproduzir.
https://arstechnica.com/information-technology/2016/02/only-37-of-retailers-in-the-us-can-process-chip-embedded-cards-survey-says/

Se só fosse com as bandas magnéticas! Pior agora é com os contactless, que bastam passar a meio metro de uma pessoa para clonarem o cartão, sem que uma pessoa desconfie.
http://www.dailymail.co.uk/news/article-3637553/New-criminal-gadget-clone-15-contactless-bank-cards-second-victims-simply-standing-nearby.html

Também não precisam de dar o iban, basta dar o nib. As pessoas se forem fazer a transferência a um multibanco, ficam a saber o nome quase completo da pessoa, se for cartão pessoal. Mas acho que dá para pedir ao banco para evitar que apareça o nome todo, mas também convém que apareça parte do nome para que se confirme a pessoa e à pessoa com o comprovativo.

Os débitos directos, dá para consultar os activos, inactivos, dá para cancelar e para colocar limites em cada débito (dá jeito para quem tem débitos directos para pagar por exemplo a electricidade e evitar aqueles meses de acertos astronómicos e de surpresa e fasear nos meses seguintes aquele montante nao previsto. Já deu uma reportagem no contas-poupanças sobre este assunto.)

Hoje em dia já é complicado dar informaçoes pessoas a terceiros, a seriedade e idoneidade da pessoas/empresas é cada vez menor e o roubo de informação continua a crescer.

Qto aos skimmers, quando os ha à venda nos "ebays" (skimmers para clonar cartões prontos a encaixar na atm) e ha videos no "youutbe" a explicar como usá-los, qualquer um pode arriscar e meter numa atm que dificilmente é detectável ou detectado.. o pior é que portugal está na rota de muitas organizações bem organizadas e muito à frente, e portugal nao está preparado. Não sao os limites de levantamentos que os impedem, nem a atms que estão apenas coladas com a tinta das paredes.

E se somos pobres é porque estamos constamente a ser roubados e ninguém vai preso.
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: KammutierSpule em 28 de Junho de 2018, 10:16
Ja agora, na sequencia desta discussao e tema do forum,
há um caso de sucesso de ataque (via man-in-the-middle) a cartoes EMV.

O que fizeram foi roubar alguns cartões, retiraram o chip e colocaram outro chip proprietario "em cima" um do outro para monitorizar a comunicação com o POS (terminal de pagamento) e alterar certos dados na comunicaçao na altura correcta.
A alteração fisica é tão minuciosa que só se consegue ver bem a Raio-X.

https://arstechnica.com/tech-policy/2015/10/how-a-criminal-ring-defeated-the-secure-chip-and-pin-credit-cards/
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: Hugu em 28 de Junho de 2018, 16:19
nada é impossivel de hackar, pode dar mais ou menos trabalho e ser preciso mais ou menos "escola" quando se sabe quando funcionam e são feitas as coisas, acaba-se por descobrir artimanhas. Muitas vezes são os proprios programadores/projectistas que passam para fora aquilo que sao a vulnerabilidades do sistema ou serem desafios muito faceis para quem tem o habito e o goz€ em desvendá-las ou descobrir atalhos..

Sistemas com codigos pessoais podem ser um bom travão ao facilitismo, porque pagamentos sem haver uma confirmaçao previa com um codigo pessoal ou uma chave digital unica é facilitar o trabalho a eles, mas as pessoas também têm de mudar habitos e métodos para evitar que se tornem faceis ao roubo (mudar o pin com alguma regularidade, decorá-lo na cabeça, ir controlando os extractos, colocar a maozinha para esconder as teclas e dpx levar uma toalheta pra limpar as teclas a seguir LOL (diggo isto pq também ha videos de pessoas com camaras termicas instaladas no tlm conseguirem desvendar o codigo que foi previamente digitado num terminal dum hiper.., isto sem espreitar pelo ombro ou por meio de camara oculta directamente posicionada (e a falta de fiscalização, pq mesmo quando sao os proprios donos dos estabelecimentos a colocarem camaras ocultas viradas para os terminais ou para a maquina do euromilhoes...sabendo-se la com que real intençoes))


Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: edeweld em 29 de Junho de 2018, 00:11
É por isso que quando vou a uma caixa de multibanco abano aquilo tudo à procura de peças soltas ou que se soltem com os meus puxões!  8) 8) ;D
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: KammutierSpule em 29 de Junho de 2018, 14:37
Nos dias de hoje, acho que não ha nenhuma razão para encher a cabeça com "estes medos".
O que faço e posso sugerir, é com a quantidade de bancos que felizmente existem com contas e cartões sem custos, não custa nada ter um banco para os cartões e contas correntes.
Deixam lá apenas o valor que esperam gastar e fazem uma gestão mensal ou de x em x tempos.
Na pior das hipoteses ficam sem a "mesada".
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: poliveira1978 em 29 de Junho de 2018, 15:40
Para esse tipo de transferências prefiro de longe o MBWay.
Até com colegas o uso... Vou tomar café e faltam-me os .50€, peço a um dos colegas para pagar por mim e envio-lhe os .50€ por MBWay (só "estou em dívida" durante uns segundos ou minutos) e ele/a não tem acesso a nada da minha informação bancária.
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: Hugu em 29 de Junho de 2018, 16:16
Nos dias de hoje, acho que não ha nenhuma razão para encher a cabeça com "estes medos".
nao é criar medos, é estar atento, porque ainda existe a ideia que só acontece aos outros, e confiamos em demasia no sistema como se tivessemos salvaguardados, e depois ha limites e custas para reclamarmos e os refunds são cada vez mais difíceis de obter ..
Citar
O que faço e posso sugerir, é com a quantidade de bancos que felizmente existem com contas e cartões sem custos, não custa nada ter um banco para os cartões e contas correntes.
Deixam lá apenas o valor que esperam gastar e fazem uma gestão mensal ou de x em x tempos.
Na pior das hipoteses ficam sem a "mesada".
e nos dias de hoje já nao ha cartoes gratis :P e tb já é uma despesa grande ter contas em varios bancos..só em taxas de manutenção e anuidades dos cartões é um roubo...os bancos precisam de tapar os buracos da boa gestão de gestores que só geriram para os bolsos deles e dos compadres..

As coisas acontecem, nao quer dizer que seja em todo o lado, mas convem estar atento porque portugal já nao é aquele cantinho do mundo esquecido e que ninguem sabe onde fica...e se ja ha poucas fronteiras fisicas entao no mundo cibernético as fronteiras são zero.
É por isso que tb ha países a requerem voltar a fechar as fronteiras..

Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: KammutierSpule em 29 de Junho de 2018, 19:22
Nos dias de hoje, acho que não ha nenhuma razão para encher a cabeça com "estes medos".
nao é criar medos, é estar atento, porque ainda existe a ideia que só acontece aos outros, e confiamos em demasia no sistema como se tivessemos salvaguardados, e depois ha limites e custas para reclamarmos e os refunds são cada vez mais difíceis de obter ..

Uma boa pratica é ter na conta corrente um valor minimo para fundo de maneio. Caso fiquem com acesso ao cartão na pior das hipoteses só conseguem mecher nesse valor.

e nos dias de hoje já nao ha cartoes gratis :P

Há contas e com cartões (debito e credito) SEM custos (sem domicialização de ordenados, etc)
As opções mais populares são o Banco CTT, ActivoBanck. Talvez o Bankinter tambem. etc.

e se ja ha poucas fronteiras fisicas entao no mundo cibernético as fronteiras são zero.
É por isso que tb ha países a requerem voltar a fechar as fronteiras..

Que exagero! :S
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: Hugu em 30 de Junho de 2018, 16:56
Que exagero! :S
Pois sim..por isso é que ha hacks globais e quase em simultaneo a milhares de empresas em todo o mundo..
Podemos ver o nosso home banking acedido ou cartao clonado por alguem que está sentado no outro lado do mundo e nem precisa ter acesso directo ou sequer passar a meio metro dele. Tb não é por o site ter lá um selo a confirmar pagamento seguro que ficamos seguro ou salvaguardado ao roubo dos dados, as empresas maiores tb sao as que sao mais alvo dos hackers..
A livre circulação promove o facilitismo a ambos os lados, pois deixa de haver um maior controlo dos prevaricadores...não é só vantagens, tb traz as suas desvantagens.
Meter camaras nao se pode devido ao direito à privacidade, mas depois queriam que houvesse camaras a filmar os actos quando o alvo somos nós.

Claro que as pessoas teem de estar mais atentas, desconfiar muito mais das coisas e mudar as suas rotinas complementado com acçoes que reforçam a segurança e a sua salvaguarda se o azar bater à nossa porta.

Exagero é dizer que só acontece aos outros ou nos nos países mais ricos que o nosso ou a quem não tem o anti-virus actualizado.
Título: Re: Dar IBAN da conta
Enviado por: edeweld em 30 de Junho de 2018, 18:21
Epá é como tudo! Existem coisas boas e más em tudo! No tempo da minha bisavó ninguém se preocupava com as chaves de casa! Uma trave na porta e estava feito! Hoje já tenho que me preocupar com as chaves, alarme e cão e guarda!  :o :P

O avanço traz novos desafios!