collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.  (Lida 19144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #45 em: 27 de Maio de 2014, 12:46 »
De facto o ataque veio de StarRider e seu amigo. Em vez de discutirem as minhas ideias menosprezaram.

Como visado, acho que tenho de responder. Sou tão amigo do StarRider como do Tayeb: Só os conheço da Lusorobótica e as interações que tivemos foram sempre em tópicos do fórum.

Rê-leiam as minhas respostas e por favor digam-me em que momento menosprezei o Tayeb. As minhas respostas foram sempre de cariz técnico suportadas com valores. Só me desviei para fazer uma piada quando afirmou que estava a trabalhar em "tandem" com o StarRider, porque assumi que também estava a brincar.

Para mim esse género de afirmações denotam alguma paranoia, e em nada contribuem para a imagem de alguém que se devia estar mais preocupado com a mesma por ter uma loja aberta ao público

Foi então coincidência que por duas vezes que estiveram em tandem.

É assim: sou licenciado em engenharia eletrónica pela City University, Londres, trabalhei em pesquisa e desenvolvimento na GEC Telecommunications, Coventry. Estou trinta anos no ramo de eletrónica. Fui um dos percursores de Gate Arrays (pai de FPGAs modernos) num projeto de Timex de Portugal em que a empresa onde trabalhava fazia de interface com Thomson CSF. Por isso sou um dinossauro de eletrónica. Portanto, pelo menos conheço a Lei de Ohm!

Em vez de gozar da minha proposta dizia com explicação porque estava errado acerca de correntes.

Usar ponte-H em circuitos de LEDs é inovador e tem lógica embora o objeto de ponte-H é o controle de motores.

Não digo que não escrevo mais rápido do que penso. Todos nós fazemos de vez em quando.

O StarRider é de fato mais moderado na maneira como responde. Você provocou-o a responder-me e ele auto-controlou-se porque pensava que não era momento oportuno.

No passado houve expressões minhas que pareciam ser de cariz religioso. Você foi logo na gozação.

Mude a sua maneira de estar no fórum. Não pense que sabe mais do que outros nem menospreze outros.
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 13:04 por Tayeb »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #46 em: 27 de Maio de 2014, 13:29 »
Caros users,
Vamos lá ter calma, e ser todos amigos uns dos outros, isto é um forum para partilhar experiências e conhecimentos, ensinar e aprender, ter discussões saudáveis, e não para andar a picar-nos uns aos outros.

Isto de se andar  picar uns aos outros, vai levar a a que nos zangamos com users e depois deixam de cá aparecer. E a malta não quer que isso aconteça. 

Vamos deixar-nos de off topic.

On topic: por acaso não aparece  projectos com PWM de Leds feitos a partir de ponte-H.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #47 em: 27 de Maio de 2014, 13:55 »
On topic: por acaso não aparece  projectos com PWM de Leds feitos a partir de ponte-H.

Da minha experiencia, ponte-H com LED é util quando tens dois leds ligados em "anti-paralelo". Enquando um dos transistores funciona como switch ON/OF o outro pode ser usado para controlar a intensidade do LED (através de PWM ou com um DAC) - isto é metade da ponte, a outra metade funciona de igual modo mas para o outro LED. Um exemplo de aplicação (meter no google): "PPG sensor circuit"

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #48 em: 27 de Maio de 2014, 14:43 »
On topic: por acaso não aparece  projectos com PWM de Leds feitos a partir de ponte-H.

Da minha experiencia, ponte-H com LED é util quando tens dois leds ligados em "anti-paralelo". Enquando um dos transistores funciona como switch ON/OF o outro pode ser usado para controlar a intensidade do LED (através de PWM ou com um DAC) - isto é metade da ponte, a outra metade funciona de igual modo mas para o outro LED. Um exemplo de aplicação (meter no google): "PPG sensor circuit"

Não encontro. Pode dar um link por favor?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #49 em: 27 de Maio de 2014, 15:04 »
A ponte H é uma topologia muito versátil. Normalmente fala-se em ponte H no contexto de motores, mas na verdade é apenas um circuito genérico. Se pegarem em 2 pinos de um microcontrolador têm uma ponte H (ou qualquer circuito com saída em totem-pole, incluindo circuitos digitais e ampops), embora de baixa corrente e tensão. Os tipicos circuitos de multiplexing de LEDs (charlieplexing e afins) fazem uso das características da ponte H.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #50 em: 27 de Maio de 2014, 15:23 »
On topic: por acaso não aparece  projectos com PWM de Leds feitos a partir de ponte-H.

Da minha experiencia, ponte-H com LED é util quando tens dois leds ligados em "anti-paralelo". Enquando um dos transistores funciona como switch ON/OF o outro pode ser usado para controlar a intensidade do LED (através de PWM ou com um DAC) - isto é metade da ponte, a outra metade funciona de igual modo mas para o outro LED. Um exemplo de aplicação (meter no google): "PPG sensor circuit"

Não encontro. Pode dar um link por favor?

Sim, referia-me a um circuito destes: http://electronicdesign.com/site-files/electronicdesign.com/files/uploads/2013/07/0905DSTI_FIG5.gif
Nesse caso os transistores PNP servem de switches ON/OFF e os NPN, com um DAC ou PWM, controlam a intensidade do LED.
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 15:25 por msr »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #51 em: 27 de Maio de 2014, 16:27 »
Obrigado. Se poder enviar link do artigo original apreciarei.

Encontrei este tutorial que deve interessar e que desmistifica tudo sobre ponte-H:

http://engispot.blogspot.pt/2012/05/making-h-bridge-motor-driver.html

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Olá, preciso de um PWM para alta potencia.
« Responder #52 em: 27 de Maio de 2014, 18:24 »
On topic: por acaso não aparece  projectos com PWM de Leds feitos a partir de ponte-H.

Da minha experiencia, ponte-H com LED é util quando tens dois leds ligados em "anti-paralelo". Enquando um dos transistores funciona como switch ON/OF o outro pode ser usado para controlar a intensidade do LED (através de PWM ou com um DAC) - isto é metade da ponte, a outra metade funciona de igual modo mas para o outro LED. Um exemplo de aplicação (meter no google): "PPG sensor circuit"

Não encontro. Pode dar um link por favor?

Sim, referia-me a um circuito destes: http://electronicdesign.com/site-files/electronicdesign.com/files/uploads/2013/07/0905DSTI_FIG5.gif
Nesse caso os transistores PNP servem de switches ON/OFF e os NPN, com um DAC ou PWM, controlam a intensidade do LED.

Não creio que o circuito dê para desligar os LEDs pelo que me apercebo. Eles estão permanentemente ON, podendo-se alterar a intensidade. Correcto?

Encontrei o artigo:

http://electronicdesign.com/digital-ics/build-wrist-heart-rate-monitor-using-ultra-low-power-mcu
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 18:37 por Tayeb »