collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: IR Beam  (Lida 4549 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
IR Beam
« em: 28 de Setembro de 2015, 12:36 »
Alguém tem\experimentou uns sensores IR destes ou parecidos? IR-Beam

Sei que, quem souber fazer, há como contornar, no entanto a aplicação disto seria apenas para detectar se alguém está a subir umas escadas. Esses foi os que encontrei em que precisam apenas de 9V (ao contrário de outros que é a 12V), pois eu tenho um tranformador de 9V e podia usá-lo para isto, a minha dúvida é se pelo custo\qualidade será uma coisa muito fake ou não..

Precisava de uns sensores para Outdoor, para o microcontrolador receber sinal se passou algo pelas escadas..
« Última modificação: 28 de Setembro de 2015, 12:40 por almamater »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: IR Beam
« Responder #1 em: 28 de Setembro de 2015, 17:40 »
Alguém tem\experimentou uns sensores IR destes ou parecidos? IR-Beam

Sei que, quem souber fazer, há como contornar, no entanto a aplicação disto seria apenas para detectar se alguém está a subir umas escadas. Esses foi os que encontrei em que precisam apenas de 9V (ao contrário de outros que é a 12V), pois eu tenho um tranformador de 9V e podia usá-lo para isto, a minha dúvida é se pelo custo\qualidade será uma coisa muito fake ou não..

Precisava de uns sensores para Outdoor, para o microcontrolador receber sinal se passou algo pelas escadas..


Este tipo de sensores eh mt suado na industria desde mts anos. Ha-os com RX e TX separados e ha-os com RX+TX na mm caixa e com um reflector na outra ponta.

Nos ultimos anos apareceu uma modalidade de Cortina, que em vez de um beam, tem varios.

Uma pesquisa no Google por esse tipo de sensores vai-te devolver mt coisa. Os precos eh q ja nao se sao como esses do Ebay.


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: IR Beam
« Responder #2 em: 28 de Setembro de 2015, 19:00 »
Pela descrição são barreiras de infravermelho do tipo emissor e receptor separados, terás de colocar um de cada lado da escada alinhados e quando algo interromper o feixe activa o alarme.
Pela tabela de características no fundo da descrição tem uma saída livre de potencial com contacto inversor que aguenta 30V e 0,5A logo á partida é só alimentar o sensor e depois usar essa saída como se fosse um botão de pressão a dar sinal ao microcontrolador.
Podes também tentar pedir ao vendedor o manual dele, caso tenhas sorte pode ser que te mande um PDF em inglês achinesado que esclareça as dúvidas em relação ao modo de ligação