collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ventoinhas  (Lida 2874 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Ventoinhas
« em: 02 de Junho de 2015, 13:00 »
Boas, sempre que vou à loja de electrónica aqui da zona, as ventoinhas que tem lá são extremamente caras, e segundo a compra de um colega meu, bastante ruidosas. Sou o único a achar que as lojas físicas de electrónica (nem serem os componentes, os produtos que estão em contacto com o publico (botões, ventoinhas (ruído), connectores (os de audio são uma miséria), é tudo para o "desenrasca", mas depois quando queremos comprar para o produto final, não pode ser la.

Tendo em conta que pretendo comprar uma ventoinha 40mmx40mm 12V mas que tenha baixa emissão de ruído, onde me aconselham a comprar?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ventoinhas
« Responder #1 em: 02 de Junho de 2015, 13:09 »
Boas, sempre que vou à loja de electrónica aqui da zona, as ventoinhas que tem lá são extremamente caras, e segundo a compra de um colega meu, bastante ruidosas. Sou o único a achar que as lojas físicas de electrónica (nem serem os componentes, os produtos que estão em contacto com o publico (botões, ventoinhas (ruído), connectores (os de audio são uma miséria), é tudo para o "desenrasca", mas depois quando queremos comprar para o produto final, não pode ser la.

Tendo em conta que pretendo comprar uma ventoinha 40mmx40mm 12V mas que tenha baixa emissão de ruído, onde me aconselham a comprar?

lojas de computadores. Acho que o problema das lojas de electronica, por exemplo a aquario, e' que compraram em grandes quantidades ha' 20 anos atras...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ventoinhas
« Responder #2 em: 02 de Junho de 2015, 14:08 »
Jacks de audio feitos de ferrugem e plástico reciclado, do melhor lol.

Uma ventoinha de 40mm vai ser sempre uma máquina de fazer barulho e mover relativamente pouco ar, solução mais simples é meter a ventoinha a funcionar a 5v ou 7v, agora a 12v vai sempre fazer barulho, é uma dimensão muito reduzida, maior parte é motor, tens 4-5mm de pás.
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Ventoinhas
« Responder #3 em: 02 de Junho de 2015, 18:33 »
É a da impressora 3D, parti uma pa, tenho que substituir que está a fazer bue barulho. Mas antes ja fazia, e chegado a trocar queria trocar por uma que não fizesse tanto barulho, Acho que vou ver uma maneira de adaptar uma ventoinha maior com uma peça impreassa

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Ventoinhas
« Responder #4 em: 02 de Junho de 2015, 19:03 »
Uma ventoinha devido a sua especificidade vai ser sempre um componente caro numa loja de eletrônica. Praticamente todas as ventoinhas que uso são "recicladas" de computadores antigos. As ventoinhas até 80mm serão sempre um pouco ruidosas devido à alta rotação necessária para manter um air flow maior. Podes reduzir um bocado a rotação com um controlador barato mas se o problema é mesmo o ruído, investe num qualquer dissipamento passivo (caso tenhas espaço) e complementa com uma ventoinha numa rotação mínima ou ativada por termostato.
Podes também investir nuns apoios para a ventoinha para reduzir o ruído criado pela vibração, embora grande parte da ciência de uma ventoinha silenciosa, esteja no design das pás e no sistema de "rolamentos" do motor. Tenho uma ventoinha de 120 mm da Arctic cooler e notam-se diferenças na qualidade.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ventoinhas
« Responder #5 em: 03 de Junho de 2015, 00:16 »
Arctic cooler são extremamente silenciosas.
Claro que uma ventoinha de maiores dimensões faz muito menos ruído para o mesmo deslocamento de ar.
Faz-me lembrar aquelas ventoinhas das gráficas baratas ou mesmo do chipset, rolamentos, LoL o que é isso, tudo à bruta a 12V que até cortava os dedos, passado pouco tempo tudo o que era de plástico já era.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ventoinhas
« Responder #6 em: 03 de Junho de 2015, 22:00 »
É a da impressora 3D, parti uma pa, tenho que substituir que está a fazer bue barulho. Mas antes ja fazia, e chegado a trocar queria trocar por uma que não fizesse tanto barulho, Acho que vou ver uma maneira de adaptar uma ventoinha maior com uma peça impreassa
nao faz mais barulho os steppers da 3dprinter?! lol

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Ventoinhas
« Responder #7 em: 05 de Junho de 2015, 22:09 »
É a da impressora 3D, parti uma pa, tenho que substituir que está a fazer bue barulho. Mas antes ja fazia, e chegado a trocar queria trocar por uma que não fizesse tanto barulho, Acho que vou ver uma maneira de adaptar uma ventoinha maior com uma peça impreassa
nao faz mais barulho os steppers da 3dprinter?! lol
Neste caso é para quando a impressora está em descanso porque ela esta sempre ligada, uma vez que nós usamos o raspberry pi para mandar imprimir à distancia.


vou então ver as da Artic :D