collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Iniciar-me em ARM  (Lida 33540 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #15 em: 28 de Abril de 2015, 17:07 »
Ha tambem os EFM32 da Silabs, de M0+ a M4F.

O IDE eh em ambiente Eclipse com Peripheral Configurator e Energy Measurements On-the-Fly.
Nao tem limite de codigo.

Os Kits andam ah volta dos ~£30 e tambem permitem programacao de chips externos.

Qual e' o custo do IDE e e' possivel usar o gnu arm ou e' tambem necessario pagar pelo compilador?


O custo do IDE, compilador, e todos os gadjets associados eh gratuito.

Mesmo para fins comerciais?



Sim. E tens apoio do fabricante se necessitares.

Eu confirmo, pois estou a usar em fins comerciais.


StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #16 em: 28 de Abril de 2015, 19:20 »
Por onde devo começar?
Deves começar por ler as datasheets do MCU que estás a usar, neste caso o STM32F407.

Necessito de mais algum hardware?
Não.

Qual o IDE que devo utilizar para programar em C?
Cump
Aquele que gostares mais. Quais conheces ?

Qual é o compilador?
Cump
Depende do IDE.


Offline Addax

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #17 em: 28 de Abril de 2015, 19:24 »

Qual o IDE que devo utilizar para programar em C?
Cump
Aquele que gostares mais. Quais conheces ?

Qual é o compilador?
Cump
Depende do IDE.
Não conheço nenhum IDE para ARM nem compilador.
O que aconselhas?

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #18 em: 28 de Abril de 2015, 19:36 »

Qual o IDE que devo utilizar para programar em C?
Cump
Aquele que gostares mais. Quais conheces ?

Qual é o compilador?
Cump
Depende do IDE.
Não conheço nenhum IDE para ARM nem compilador.
O que aconselhas?

Boas,

A nível pessoal e profissional uso o Keil ... mas tens também o MikroC para ARM.

Não sei qual o teu nível de conhecimentos, mas o Keil não aconselho se estás a começar,
mas tudo depende do teu empenho, só te posso dizer que é possivelmente a melhor
toolchain para ARM ... e a Keil pertence à própria ARM.

Experimenta o MikroC também.

Abraços,
PA

Offline Addax

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 68
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #19 em: 28 de Abril de 2015, 19:59 »
são ambos gratuitos?
em relação a ARM ainda não tenho conhecimentos. estou a iniciar

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #20 em: 28 de Abril de 2015, 22:21 »
O keil nao e' gratuito e ou a versao gratis e' muito fraca ou o keil e' muito fraco, nem atalho para ir para a declaracao de uma variavel ou funcao tem? -.-'

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #21 em: 28 de Abril de 2015, 22:44 »
O keil nao e' gratuito e ou a versao gratis e' muito fraca ou o keil e' muito fraco, nem atalho para ir para a declaracao de uma variavel ou funcao tem? -.-'

Boas,

Fraco ?? Vai lá vai :) ... faz rightclick em cima do nome da var/func no editor e tens duas
opções para esse fim: "Goto Definition" e "Goto Reference"

Não subestimes o poder do Keil e MDK, o IDE pode não ter uns menus todos janotas como
o Eclipse ... mas estão lá todas as funcionalidades, quer e nível do IDE e ainda mais ao nível
do compilador com libs/packs para todos os ARMs do mercado, todos os periféricos, RTOS,
USB classes, File system, LCD Lib, etc, etc.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #22 em: 28 de Abril de 2015, 22:55 »
Para quem detesta arduino de uma certa maneira, e glorifica código enlatado pronto a comer com 2 clicks  ::)

O Atollic True Studio é estupido, no sentido em que é Eclipse e GCC, mas tens de pagar para ter coisas básicas como ver o tamanho do hex e ram usada(uso estático), assim como outras coisas estranhas por assim dizer.

Toolchain baseada em gcc é download gratuito e directo sem registos nem mete cá o mail directamente da ARM:
http://www.arm.com/products/tools/software-tools/ds-5/compiler.php

De resto é como já foi dito, tens vários IDE's, uns mais dedicados, outros com extensões em cima, mas se queres andar pelo open-source, qualquer editor de texto + make funciona.
Com extensões tens logo á cabeça Eclipse e EM:Blocks.
Tens milhentos tutoriais sobre o assunto, desde o compilar toolchain, a fazer download quer da ARM quer do Launchpad, tens várias versões pré-compiladas(só me recordo do velhinho Yagarto), tens IDE's com código enlatado que é o Coocox, e podes sempre procurar por código no Github.

Tens geradores de código pelo menos da TI e da STM, e vários fabricantes começam a entender que vender programadores e ferramentas(ide, compilador, etc) limitados não é o caminho a seguir.

E acima de tudo, tens mil opiniões, cada um a dar vós ao que nos é mais familiar.
Cada micro terá os seus pontos fortes, e pontos menos fortes, cada fabricante terá uma área em que é melhor, outras em que é pior.

Roll the dices.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #23 em: 28 de Abril de 2015, 22:57 »
O keil nao e' gratuito e ou a versao gratis e' muito fraca ou o keil e' muito fraco, nem atalho para ir para a declaracao de uma variavel ou funcao tem? -.-'
nível do IDE e ainda mais ao nível
do compilador com libs/packs para todos os ARMs do mercado, todos os periféricos, RTOS,
USB classes, File system, LCD Lib, etc, etc.

isto sim, e vdd, mas tem que andar com o rato para isso acho um pouco mau demais para um IDE, so' o uso quase por obrigacao...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #24 em: 28 de Abril de 2015, 23:02 »
O keil nao e' gratuito e ou a versao gratis e' muito fraca ou o keil e' muito fraco, nem atalho para ir para a declaracao de uma variavel ou funcao tem? -.-'
nível do IDE e ainda mais ao nível
do compilador com libs/packs para todos os ARMs do mercado, todos os periféricos, RTOS,
USB classes, File system, LCD Lib, etc, etc.

isto sim, e vdd, mas tem que andar com o rato para isso acho um pouco mau demais para um IDE, so' o uso quase por obrigacao...

Wanna buy a nice vim clutch my dear friend?  8)
Avr fanboy

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #25 em: 28 de Abril de 2015, 23:29 »
Para quem detesta arduino de uma certa maneira, e glorifica código enlatado pronto a comer com 2 clicks  ::)

Obrigado pela frase do dia  :)

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #26 em: 28 de Abril de 2015, 23:43 »
Concordo com o senso, cada um dá o que está mais famialirizado.

Eu pessoalmente não gosto do Keil, não me dei bem com ele. Mas olha que tem muito boas ferramentas, olha que grátis só te limita o tamanho do código.

O que te digo que são as ferramentas "profissionais" para ARM é IAR e Keil.
Eclipse é muito porreiro e é completamente gratis como já disse.

Eu digo-te mais vale escolheres um e ires decidido porque em geral dá algum trabalho começar a trabalhar qualquer uma das sugestões acima (Keil, IAR, Eclipse).



Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #27 em: 28 de Abril de 2015, 23:50 »
btw njay, os ARM psoc da Cypress vs os teus da Pionner? Algum comentário?
Humm?? Pioneer é o nome da placa de desenvolvimento da Cypress para PSoC4.

Pioneer (PSoC4)
http://www.cypress.com/?rid=77780

Prototyping kit (PSoC4)
http://www.cypress.com/?rID=92146

PSoC Creator (IDE da Cypress para PSoC, gratuito sem restrições)
http://www.cypress.com/psoccreator/

Aaaaah não sabia que era o nome.

Eu achei interessante quando vi essas placas, que até há umas bem baratas.
Mas tipo achei que usar tipo um STM32 até 180Mhz e depois um CPLD tinha melhor performance.

Mas já que conheces que opinião tens? Em termos de poder de processamento e quanto há parte "tipo fpga"? E a configuração parte FPGA é gráfica? E a programar? (so many questions)
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #28 em: 29 de Abril de 2015, 00:13 »
O PSoC4 é um M0 com uma performance modesta, como referi o top speed são 48MHz, portanto não é para processar video.
Agora, aquilo tem um IDE fenomenal e uns periféricos muito interessantes, embora limitados em tamanho (o PSoC 5 já tem mais coisas mas também é mais caro, a placa de prototipagem equivalente já são uns 10€).

O IDE (PSoC Creator) tem wizards para a configuração inicial dos periféricos, alguns até te mostram graficamente o que estás a configurar (por exemplo se estiveres a configurar uma máquina de PWM ele desenha-te a forma de onda que estás a "fazer"). Cada periférico tem também uma API para controlo por software, e help localizado, isto é, tens no menu local uma entrada que te abre um PDF que descreve só o periférico e a sua API - até dá gosto usar. E tens ainda uma biblioteca de pequenos projectos onde podes procurar por "qualquer coisa que use os contadores" o whatever, acedida a partir do menu local.

Desenhas a configuração de hw como um esquema (vê o meu projecto do gerador de onda triangular na sub-fórum do PSoC). Podes ver graficamente a configuração geral de routing no chip. O chip tem alguma lógica programável embora pouca (não se compara nem a uma FPGA das mais fraquinhas), só que permite-te poupar hw externo. Por exemplo, se precisares de uma porta lógica, um mux digital ou analógico, um contador e outras coisas, em hw, podes fazê-lo "dentro" do chip. É arrastar o componente para o esquema e fazer as ligações. Este hardware é programável, o CPU pode mudar a configuração de tudo quando lhe apetecer.
Existe alguma flexibilidade no routing, isto é, é possível, com algumas restrições, escolher a que pinos ficam ligados os periféricos. Tem um ADC de 12bits (1Msps), 1 DAC de 7 e outro de 8bits (6Msps), 2 ampops, 2 comparadores de tensão, um bloco de "toque capacitivo", 4 contadores (que fazem PWM, contagem, etc), SPI/i2C/UART, uma tensão de referência de 1.024V penso que de 1% de tolerância, vem com clock interno RC mas calibrado com precisão suficiente "over temperature" para poderes usar a UART, e ainda pode ser alimentado a 5V facilitando a interface com muitos módulos e componentes que existem de 5V (a dev board Pioneer tem headers compativeis com Arduino, podes usar os mesmos shields).

Basicamente todos os registos estão documentados, o IDE é gratuito e sem restrições, mesmo para fins comerciais. O protocolo de gravar código na flash é aberto e a Cypress até tem código C mais ou menos genérico para quem quiser fazer o seu programador de PSoC4. O GCC também suporta o chip (e é o que o IDE usa).
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 00:15 por Njay »

StarRider

  • Visitante
Re: Iniciar-me em ARM
« Responder #29 em: 29 de Abril de 2015, 00:14 »
Concordo com o senso, cada um dá o que está mais famialirizado.

O problema é que alguns falam e nem de longe nem de perto estão familiarizados  com
nada do que aqui se esta a debater... falam somente porque leram umas coisas na net,
mas nunca meteram as mãos num ARM e muito menos nas toochains que aqui foram
sugeridas ... enfim, devem ter algum complexo de inferioridade.

edit: correção ortográfica
« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 00:42 por StarRider »