collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Bomba de porão  (Lida 3144 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline sekeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Bomba de porão
« em: 04 de Fevereiro de 2017, 14:13 »
Boa tarde a todos!

Venho aqui, pedir ajuda...estou a tentar iniciar um "projecto", mas começaram a surgir as 1ªs dúvidas!
Queria desenvolver um motor auxiliar;



...a partir desta bomba de porão; http://www.banggood.com/es/1100GPH-12V-Submersible-Marine-Boat-Electric-Bilge-Water-Pump-Low-Pressure-Pump-p-1101850.html?rmmds=mywishlist

...ligada a uma bateria 12v. - 7amp! No entanto, apesar de a sua utilização ser de 3 a 4 horas(não continuas... meia hora aqui...uma hora ali), queria acrescentar um "carregador" solar;  http://www.banggood.com/es/Portable-Solar-Panel-Power-Battery-Charger-Backup-For-Car-Boat-Automobile-12V-5W-p-1019716.html?rmmds=mywishlist para garantir o tempo necessário de utilização.
Desculpem a minha ignorância...mas não pesco nada de electricidade/electrónica e afins, e queria a vossa opinião! Será que vai resultar? O que me aconselham? 
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2017, 12:49 por sekeira »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Bomba de esporão
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2017, 15:30 »
Tens de dar mais detalhes, principalmente de quanto em quanto tempo é que vais ligar essas 3 ou 4 horas, para dar para fazer cálculos se o painel chega.

É muito diferente ligar 4 horas todos os dias ou ligar 4 horas só aos fins de semana, com 5 dias para recarregar ;)

Offline sekeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Bomba de esporão
« Responder #2 em: 04 de Fevereiro de 2017, 17:25 »
Tens de dar mais detalhes, principalmente de quanto em quanto tempo é que vais ligar essas 3 ou 4 horas, para dar para fazer cálculos se o painel chega.

É muito diferente ligar 4 horas todos os dias ou ligar 4 horas só aos fins de semana, com 5 dias para recarregar ;)

É para utilizar uma vez por mês  ;D Também vi este, com mais potência :-[ penso eu!
http://www.gearbest.com/power-banks/pp_557487.html?wid=21

Tenho interesse em algo "barato" e que não seja muito grande  ::)

Quais são a possibilidades, de juntar mais um aparelho?
Power Requirement: 12 V
Voltage Input: 10 – 17 V
Current Drain: 1.1 A
Transmit Power: 500 W (RMS)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Bomba de porão
« Responder #3 em: 04 de Fevereiro de 2017, 21:32 »
Vamos primeiro ver se consegues alimentar o primeiro :D

Primeiro os "enunciado" do problema:
Uma bateria de 7Ah de 12V. Vamos partir do principio que é das "boas" a ver o que nos deixa fazer, por exemplo uma destas: http://www.yuasabatteries.com/pdfs/NP_7_12_DataSheet.pdf (Yuasa, marca de "jeito").
A carga é de 12V a 3A (é o que diz na bomba do site que mandaste, se os valores são reais é outra discussão).
Quantas horas consegue alimentar essa bomba a bateria?

Resolução:
Vamos calcular a fração de carga (chamada de C):
C=3A/7Ah= 0.42
Na datasheet da bateria temos a tabela na página 2 chamada  "NP DISCHARGE CHARACTERISTICS CURVES AT 25º"(olha que jeito dá ;) )  Para 0.4A dá um bocado menos de 2h
Ou seja, com essa bateria a bomba não dura duas horas.

Esse painel é de 5W, idealmente (e são todos longe do ideal), mesmo que esteja a dar o máximo (e estamos a falar de teórico, a realidade é sempre pior), seriam 5W/12V=0.4A
Imaginemos que dá carga ao mesmo tempo que a bomba, estamos a falar de 3A-0.4A=2.6A
Repetindo a conta anterior C=2.6A/7A= 0.37. É quase igual, sacas p'rai mais 15 ou 20 minutos às 2h.

Mas isto é só teoria.
Na realidade desconfio que os 3A da bomba sejam uma treta, mas nem consigo adivinhar para que lado, numa bomba depende do que está a bombear (viscosidade), e das níveis de entrada e saída em relação a bomba. Só mesmo medindo em utilização.


Offline sekeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Bomba de porão
« Responder #4 em: 05 de Fevereiro de 2017, 12:44 »
Aha...ok!

Sendo assim, de pouco me vai servir o painel :-\ melhor, será investir noutra bateria...mais uma de 7Amp, e ligar em série, ou então uma de mais amperagem...18 ou 20 Amp... e carregar bem, para quando for utilizar!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Bomba de porão
« Responder #5 em: 05 de Fevereiro de 2017, 14:34 »
Bateria, pensa antes em 60-80Ah, é que baterias de chumbo têm uma descarga própria(isto é assim em português? estou a traduzir directo o self discharge :/ ) e durante um mês sem uso ficas com ela a zeros..
E painel solar pensa mais em 50-100Watts(aqueles de 80x40cm sensivelmente), qualquer coisa abaixo disso não te vai servir de grande coisa...

Depois é um MPTT ou pelo menos um dc-dc decente, e depois um carregador de baterias de chumbo em condições, porque se lhe estiveres sempre a dar carga com o painel podes ter uma surpresa e veres uma bateria de chumbo rebentada,ou bem pior, ela rebentar ao pé de ti, e uma bomba de ácido a ferver não é coisa bonita...
Avr fanboy

Offline sekeira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: Bomba de porão
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2017, 12:49 »
Bateria de 60-80Ah  :( está fora de questão, derivado ao peso!

Mais alguma solução  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Bomba de porão
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2017, 12:53 »
Meia duzia de Kg's estão fora de questão?
LiPo's então, mas trocas o peso por preço.
Avr fanboy