collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Relé de BUS  (Lida 2879 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Relé de BUS
« em: 25 de Março de 2017, 18:14 »
viva

tenho um video porteiro Videx 2W-VK7, e gostava de ter a informação de quando alguém tocava na botoneira exterior por meio de um relé, ou seja, o objectivo é eu ser informado quando carregam na botoneira quando eu não estou em casa.

o comunicador já tenho falta mesmo o dito contacto.

já contactei a marca e eles dizem que para este modelo não tem relés de BUS, mas estive a pensar e será que não se consegue, por meio de um osciloscopio saber qual o sinal do toque e a partir dai transpor-talo para activar um transístor ou relé?

cumps

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Relé de BUS
« Responder #1 em: 25 de Março de 2017, 23:15 »
já contactei a marca e eles dizem que para este modelo não tem relés de BUS, mas estive a pensar e será que não se consegue, por meio de um osciloscopio saber qual o sinal do toque e a partir dai transpor-talo para activar um transístor ou relé?
Uma vez que é um video porteiro a dois fios apenas vais ter mesmo de descodificar o sinal, se fosse a 7 fios por norma tens um sinal lógico a indicar a chamada.
Osciloscópio para fazer reverse enginnering ao sinal, o ideal será um MSO para que consigas retirar imediatamente os valores lógicos do sinal. Não te posso ajudar muito mas tenta analisar a linha enquanto vais pressionando o botão de chamada para perceber os níveis de tensão presentes e o modo como os sinais são codificados, da pouca experiência que tenho (comunicação e alimentação a duas linhas de comandos de A/C) terás uma tensão provavelmente da ordem dos 12V e sobre esta é codificado o sinal a transmitir, no caso que eu conheço o sinal era modulado fazendo subir a tensão para os 18V no nível lógico 1.
Se conseguires identificar em concreto a mensagem de botão de chamada premido tens de desenvolver um circuito que vá analisando o BUS à espera dessa mensagem.
Sei que provavelmente não ajudei muito mas é o que consigo sem mais informações, se tiveres um osciloscópio à mão tenta ler o sinal do Bus e colocar aqui para tentarmos dar mais ajuda.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Relé de BUS
« Responder #2 em: 25 de Março de 2017, 23:38 »
E não poderás ir buscar o sinal ao besouro de saída?
Colocando ai um rele em paralelo, um micro ou o emissor.
PDI

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Relé de BUS
« Responder #3 em: 26 de Março de 2017, 02:39 »
viva

Artur o que é um MSO?? o processo que mencionas é que eu estou a pensar fazer..

relativamente à possibilidade de ir buscar o sinal ao besouro, não dá, porque o sinal acustico sai da coluna que tb serve para ouvir a voz.

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relé de BUS
« Responder #4 em: 26 de Março de 2017, 02:51 »
Mas sai de lá, logo, abres a caixa, tiras sinal+massa, um micro, atenuação->adc, um pedaço de processamento de sinal e pronto, o tom de chamada vem sempre antes da voz, logo se tens tom de chamada tens o teu sinal, o resto, ignora-se.

MSO é um Mixed Signal Osciloscope, tipicamente são os osciloscópios que têm decoders para serial, i2c, spi e companhia, que neste caso deve ajudar zero..
Avr fanboy

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Relé de BUS
« Responder #5 em: 26 de Março de 2017, 09:23 »
MSO é um Mixed Signal Osciloscope, tipicamente são os osciloscópios que têm decoders para serial, i2c, spi e companhia, que neste caso deve ajudar zero..
O MSO não permite extrair sinais lógicos abstratos? como o caso que conheço é um sinal modulado sobre uma tensão fixa cálculei que de o MSO fosse uma forma mais simples de extrair os bits de sinal e os respectivos timmings.
A única experiência que tenho no reverse enginnering é com um analisador lógico, foi bastante fácil de descodificar no PC (sinal de controlo remoto proprietário de um pequeno robot brinquedo) mas só funciona com sinais lógicos de 5V ou menos.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Relé de BUS
« Responder #6 em: 26 de Março de 2017, 15:12 »
Qualquer osciloscópio serve para o propósito, qualquer um com memória será bem vindo porque podes capturar o sinal e depois usar as "guias" para medir a tensão e os tempos.
Avr fanboy

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Relé de BUS
« Responder #7 em: 26 de Março de 2017, 17:36 »
Senso

"tiras sinal+massa, um micro, atenuação->adc"

podes explicar a parte da "atenuação"?

a ideia será identificar no sinal, a tensão que origina o toque e a duranção do mesmo, para distinguir o toque a restante comunicação, agora nao percebi o que queres dizer com atenuação... tem a ver com os níveis lógicos de comunicação para não queimar o micro?

cumps