collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: O direito a ter que aturar o fabricante  (Lida 5209 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
O direito a ter que aturar o fabricante
« em: 04 de Novembro de 2020, 19:54 »
Olá a todos.

Segundo julgo ter percebido, um grupo de fabricantes de automóveis, recorrendo a técnicas de papão, gastou 26 milhões de dólares para tentar garantir que apenas eles poderiam reparar os pópós.

... e falhou ...




https://ballotpedia.org/Massachusetts_Question_1,_%22Right_to_Repair_Law%22_Vehicle_Data_Access_Requirement_Initiative_(2020)


SC

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #1 em: 04 de Novembro de 2020, 20:41 »
Tenho seguido de leve essa luta (porque se torna maçador), mas a ideia principal é que os fabricantes tem de tornar possível entidades não oficiais efetuar reparações, seja com peças, ferramentas especiais ou procedimentos.
Esse gajo vive de reparar produtos Apple, e a maior luta tem sido arranjar componentes, chegam a açambarcar e fazer contratos restritivos com fornecedores para que componentes 'genericos"(tipo controladores de carga)  não se encontrem no mercado. E ainda ontem vi um vídeo sobre o iPhone 12,  a bateria, ecrã e câmara são serializadas e não podem ser trocadas, o software do telemóvel bloqueia parte das funções. (No vídeo que vi troca componentes entre 2 novos acabados de sair  da caixa, e  só funcionavam bem na combinação original, impressionante  :( )

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #2 em: 05 de Novembro de 2020, 08:15 »
A mim aconteceu-me trocar um LCD+touch de um telemovel e deixou de conseguir entrar no OS.
Liga, dá imagem, mas chega ao boot, dá um erro qualquer, e nao vai mais..


Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #3 em: 17 de Novembro de 2020, 10:38 »
Isso é perca de tempo por parte das empresas, na questão dos iphones por exemplo, já existem boxs que te permitem copiar as info internas do touch para um novo, para que este seja reconhecido pelo sistema da apple e funcione corretamente...

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #4 em: 17 de Novembro de 2020, 12:22 »
Isso é perca de tempo por parte das empresas, na questão dos iphones por exemplo, já existem boxs que te permitem copiar as info internas do touch para um novo, para que este seja reconhecido pelo sistema da apple e funcione corretamente...

Sera esse o meu problema? No meu caso e' um telemovel da marca "Vodafone"
mas so o trablaho que daria a resolver isso...
e' triste este desperdicio.

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #5 em: 22 de Novembro de 2020, 10:30 »
Isso é perca de tempo por parte das empresas, na questão dos iphones por exemplo, já existem boxs que te permitem copiar as info internas do touch para um novo, para que este seja reconhecido pelo sistema da apple e funcione corretamente...

Sera esse o meu problema? No meu caso e' um telemovel da marca "Vodafone"
mas so o trablaho que daria a resolver isso...
e' triste este desperdicio.

eu conheço a questão dos iphones porque já trabalhei na área existe esta por exemplo Qianli Mega-Idea (https://www.aliexpress.com/item/32891044009.html) que para alem das info do touch permite clonar infos de vibradores e camara de reconhecimento facial por exemplo

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #6 em: 22 de Novembro de 2020, 10:32 »
Isso é perca de tempo por parte das empresas, na questão dos iphones por exemplo, já existem boxs que te permitem copiar as info internas do touch para um novo, para que este seja reconhecido pelo sistema da apple e funcione corretamente...

Sera esse o meu problema? No meu caso e' um telemovel da marca "Vodafone"
mas so o trablaho que daria a resolver isso...
e' triste este desperdicio.

A tua questão do vodafone é muito relativa, e não acredito que seja esse o problema: quais as etapas que ja fizeste? já meteste novo firmware? tens box de reprogramação? com o touch antigo arranca? ou só não arranca com o novo? bateria esta carregada?

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #7 em: 22 de Novembro de 2020, 17:44 »
Isso é perca de tempo por parte das empresas, na questão dos iphones por exemplo, já existem boxs que te permitem copiar as info internas do touch para um novo, para que este seja reconhecido pelo sistema da apple e funcione corretamente...

Sera esse o meu problema? No meu caso e' um telemovel da marca "Vodafone"
mas so o trablaho que daria a resolver isso...
e' triste este desperdicio.

A tua questão do vodafone é muito relativa, e não acredito que seja esse o problema: quais as etapas que ja fizeste? já meteste novo firmware? tens box de reprogramação? com o touch antigo arranca? ou só não arranca com o novo? bateria esta carregada?

quais as etapas que ja fizeste? - troquei o LCD+touch
já meteste novo firmware? - nao... nao faço ideia do que se trata :)
tens box de reprogramação? - não.. igual.
com o touch antigo arranca? - sim funcionava normalmente (o problema era fisico no touch)
ou só não arranca com o novo? - arranca com o novo, dá imagem, mas o ecra fica preto com uma mensagem de erro.
bateria esta carregada? - não sei, mas ele liga a funciona, mas não avançar apos a mensagem de erro.

qual a mensagem de erro? - não me lembro neste momento, mas lembro-me que era algo "vago" e procurando pela mensagem no dava para concluir nada.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #8 em: 26 de Novembro de 2020, 12:31 »
Outro caso:

Um adaptador de um portatil pifou.
Comprei 2 adaptadores daqueles que "genericos" ambos conseguem colocar o portatil a funcionar, mas o portatil recusa-se a carregar a bateria.

Aparentemente ele devia ter de detectar um pino / resistencia que diz qual é a tensão que tem ligado, mas não tendo isso ele não se orienta.

Ainda não experimentei, mas uma hipotese poderá ser emendar o cabo original que tem essa resistencia (no adaptador?) e ligar o novo


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #9 em: 26 de Novembro de 2020, 16:58 »
Dell? HP?

Depende do modelo, uns usam uma resistência, outros é uma EEPROM 1-Wire que está no carregador original, desmonta o mesmo, e se calhar a falhar é só o fusivel SMD que pifou, trocar e ver se não funciona.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: O direito a ter que aturar o fabricante
« Responder #10 em: 27 de Novembro de 2020, 10:54 »
Dell? HP?

Depende do modelo, uns usam uma resistência, outros é uma EEPROM 1-Wire que está no carregador original, desmonta o mesmo, e se calhar a falhar é só o fusivel SMD que pifou, trocar e ver se não funciona.

E' um Dell.

Ui EEPROOM .. fusivel SMD.. isso sim seria complicado de arranjar :)