collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Iluminação Led  (Lida 8993 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Iluminação Led
« em: 16 de Janeiro de 2013, 16:37 »
Viva :)

Ando aqui com um projecto novo...

Estou a pensar em transformar o candeeiro do quarto , em que usa aquelas lâmpadas normais economizadoras com um interruptor normal, liga desliga.

Mas estou a pensar em alterar aquilo, meter-lhe um transformador, arduino, e usar aquelas fitas LED SMD 5050 e um sensor de infravermelhos de maneira que possa desligar e ligar a luz por telecomando IR sem ter que me levantar, mas agora aqui surge um problema, como é que eu consigo ter o sistema de IR a funcionar liga/desliga os led's, mas também queria que o mesmo coisa funcionasse com o interruptor normal liga/desliga os led, mas por exemplo se os led forem ligados por IR queria que que desse para desligar pelo interruptor ou ao contrario e é aqui que nao estou a ver como fazer isso. Pois quando desligo o interruptor ira desligar todo o circuito envolvente e nao apenas os LED? e é aqui que nao estou a ver como fazer :S

Alguem pode dar ai umas dicas ?

cumps

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iluminação Led
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2013, 17:22 »
liga o interruptor a um pino do arduino..
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Iluminação Led
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2013, 22:46 »
se as fitas forem dos chineses mete-lhe o fusível para prevenir
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iluminação Led
« Responder #3 em: 17 de Janeiro de 2013, 20:13 »
ja agora quanto a iluminação com leds:

tou a pensar experimentar uns 4 leds de 1W em serie. nem precisam de ser daqueles da philips, podem ser uns baratos no ebay.
posso mete-los simplesmente numa veroboard (com adaptações para dar)?

e como deve ser o modo de lhes dar energia? so encontro informação a dizer que não devia usar uma resistencia pois desperdiça demasiada energia a esta currente. no meu caso seria:

19V de alimentação de um carregador de pc;
Um regulador de tensão de 15V (dissipação de 1,28W)
4 leds em serie que iriam causar uma queda de 12.8
assim a resistencia iria dissipar 0,704W
assim gastaria nestes sistema 5,984W sendo 1,984W.

isso seria muito? como posso melhorar?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iluminação Led
« Responder #4 em: 17 de Janeiro de 2013, 21:55 »
Não podes montar esses leds sem um dissipador, no minimo uma placa de aluminio e epoxy termico para os fixar, para os alimentar o melhor é fazer uma fonte de corrente constante, é basicamente um mosfet e um par de resistências, porque os leds quanto mais aquecem menor a sua resistência, então passa mais corrente, aquecem mais, mais corrente, ou seja, se não tens uma fonte de corrente constante e má dissipação de calor vais queimar os leds.

Vê isto:
http://www.instructables.com/id/Power-LED-s---simplest-light-with-constant-current/
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iluminação Led
« Responder #5 em: 17 de Janeiro de 2013, 22:00 »
tava mesmo a pensar usar esse circuito. tenho estado a tentar entender a eficiência dele mas estava mais interessado na capacidade de conseguir corrente constante.

mesmo a 250mA o led pode aquecer demasiado? nesse tutorial ele tenta usar um led a 200mA por não ter um heatsink mesmo
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iluminação Led
« Responder #6 em: 17 de Janeiro de 2013, 22:16 »
Convem que tenhas, até porque acaba por ajudar na montagem/fixação dos leds.
Avr fanboy

Offline Bony

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 397
Re: Iluminação Led
« Responder #7 em: 17 de Janeiro de 2013, 22:44 »
mas ao candeeiro apenas chegam dois fios que vem do interruptor e é através desses fios que vou alimentar o circuito todo (vou la ligar o transformador) se desligo o interruptor desligo todo o circuito envolvente ! se calhar nao me estou a fazer entender o problema.

tenho um interruptor normal comum que é usado nas salas cozinhas etc etc, que desliga as 2 lampadas do meu candeeiro, e como o candeeiro esta colado ao tecto apenas chega lá a electricidade por esses fios do interruptor, e para la meter um transformador, mas o problema esta mesmo aqui, se depois desligo o interruptor desligo todo o circuito.

Se calhar para bem, era ligar o interruptor e os leds ligarem.se logo desligo o interruptor desliga.se tudo, mas quando o interruptor estiver ligado com o comando IR conseguir controlar na mesma o on/off dos led's .

Mas se formos por este ponto de vista, supondo a seguinte situação, interruptor on leds off, e quero ligar as luzes com o interrutor nao vai dar pois o interrutor já está on, mas os leds estao desligador por IR ...

nao sei se perceberam o problema...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iluminação Led
« Responder #8 em: 17 de Janeiro de 2013, 22:54 »
Se realmente queres desligar o transformador quando desligas os leds, tens algumas opções, se deixares sempre o transformador ligado é simples, é meter o micro em sleep, e desligar tudo, e depois acorda 1x por segundo para ver se está a receber alguma coisa por IR por exemplo.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iluminação Led
« Responder #9 em: 18 de Janeiro de 2013, 12:46 »
alguem me pode explicar algo sobre este circuito?
http://www.instructables.com/id/Power-LED-s---simplest-light-with-constant-current/

posso usar com isso varios leds em paralelo?

e como é que isso regula a voltagem?
entendo como regula a corrente mas se usar 1 led de 3V com 3 pilhas AA (4.5V), tirando os 0.5V do transistor, sobra ainda 1V. o que acontece a esse V? é distribuido no led? ou dissipado no mosfet? ou o sistema de ligar/desligar faz com que a diferença de potencial na serie do led,mosfet,resistencia seja so 3.5V?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Iluminação Led
« Responder #10 em: 18 de Janeiro de 2013, 12:57 »
alguem me pode explicar algo sobre este circuito?
http://www.instructables.com/id/Power-LED-s---simplest-light-with-constant-current/
É uma fonte de corrente. A queda de tensão em R3 mantém o bipolar "aberto" numa certa proporção que regula o quão aberto está o MOSFET. Se a corrente quisesse aumentar, a queda de tensão em R3  aumentaria e isso "ligaria mais" o bipolar, que por seu turno desligaria mais o MOSFET, levando a que a corrente novamente fosse reduzida. O circuito mantém-se estável num ponto de equilibrio, não fica a ligar/desligar.

Citar
posso usar com isso varios leds em paralelo?
Não.

Citar
e como é que isso regula a voltagem?
entendo como regula a corrente mas se usar 1 led de 3V com 3 pilhas AA (4.5V), tirando os 0.5V do transistor, sobra ainda 1V. o que acontece a esse V? é distribuido no led? ou dissipado no mosfet? ou o sistema de ligar/desligar faz com que a diferença de potencial na serie do led,mosfet,resistencia seja so 3.5V?
Aquilo regula a corrente e não a tensão. O "excesso" é sempre dissipado essencialmente no MOSFET (também um bocadinho em R3). A eficiência deste tipo de circuito é muito má, pelo que se fores usar isto deves alimentá-lo com uma tensão o mais baixa possível.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iluminação Led
« Responder #11 em: 18 de Janeiro de 2013, 13:53 »
eu penso usar isto com apenas 1,2 e talvez 3 volts a mais.
a regular a tensão isto será em principio tão eficiente como um regulador de tensão linear tipo LM7805 certo?
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, 14:02 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Iluminação Led
« Responder #12 em: 18 de Janeiro de 2013, 14:07 »
É linear, nunca vai ser muito eficiente.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Iluminação Led
« Responder #13 em: 18 de Janeiro de 2013, 14:08 »
Yap.
A perda em potência é a diferença entre a tensão dos LEDs e a tensão de alimentação a multiplicar pela corrente nos LEDs. Se forem de 350mA e tiveres 1V de "excesso", são 0.35W de dissipação, o que já é bastante (o MOSFET já deve escaldar ao toque), 78% de eficiência (88% se o excesso for 0.5V, 64% se for 2V, 54% se for 3V).

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Iluminação Led
« Responder #14 em: 18 de Janeiro de 2013, 15:55 »
pois é :/ desperdiça bue energia. pena não saber muito de electronica assim não conheço outros processos.

agora tou a ver este tutorial para switching regulator:
http://johnarthur.wordpress.com/2008/06/08/an-efficient-voltage-regulator/

isto tb vai dar jeito porque uso um carregador de pc com reguladores lineares para alimentar as coisas.
so com um led de 80mA desperdiço por volta de 1W
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/