collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda com Máquina Filmar  (Lida 12308 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Ajuda com Máquina Filmar
« em: 16 de Janeiro de 2015, 01:59 »
Olá, tenho aqui uma Canon XL1S que deixou de ligar, ao ligar o botão o Led acende e o LCD chega a ter uns números mas depois vai abaixo, e volta passados uns segundos e fica sempre assim em Loop. A parte de reprodução está Ok, funciona, a parte de ligar e gravar é que não.

Na web encontrei a info de que aparentemente seria o 'Power fuse' que está na PCB principal (vi nesta página)

Comecei a desmontar a câmara e cheguei à tal placa principal, desliguei tudo e tirei-a, tive dificuldades em encontrar os tais fusíveis pq o diagrama indicado no site acima não era bem o desta máquina, pois não encontrava aqueles '3 fuses'. Encontrei depois outro manual técnico da máquina e já consegui identificar os tipos, são 7 fusíveis:






Dizem até isto para despistar problemas:
1) Fuses on the POWER SUPPLY P.C.B.
Check the continuations of fuses FU 3201 to 3207 on MAIN P.C.B. If any fuse is faulty, check if the line of fuse is shortcircuited
with GND or not, and if it is not faulty, replace it. Then, check the current consumption.


O problema é que com um multímetro (na parte de medição de resistência) vi e todos os 7 fusíveis estão Ok, tenho sempre um valor de 0.00. Supostamente nenhum rebentou certo?

Tirando isto não sei que mais possa ser.. tenho isto tudo desmontado e não apetece nada montar de novo e não funcionar.. alguma ideia?
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2015, 02:01 por almamater »

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #1 em: 16 de Janeiro de 2015, 02:20 »
Opa tira fotos á pcb completa sem flatflex a tapar tudo para ver se se ve alguma anomalia
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #2 em: 16 de Janeiro de 2015, 11:01 »
 :-\ Possa.. começo logo bem o dia. Para tirar umas fotos melhores fui buscar a minha Canon DSLR 450D e reparei que tb está com problemas, não foca o objecto ao perto.. mas que raio! Resolveram avariar ao mesmo tempo?!

Quanto à de filmar, tirei umas fotos com uma compacta..:
https://drive.google.com/folderview?id=0B9aCqp2K9k6mUDg5MjZLWDVPc2M&usp=sharing

Mas é difícil perceber o que será  :-\ não sei o que faça, se monte tudo e a leve a uma loja de electrónica, ou se leve apenas esta placa.. mas deve ser difícil ver o problema apenas pela placa..

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #3 em: 16 de Janeiro de 2015, 11:06 »
È assim tu tens muitos reguladores por essa pcb, se a conseguisse ligar e medir o output deles e ver se algum nao esta correcto, é que queimado nao parece haver nada aparentemente por isso.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #4 em: 16 de Janeiro de 2015, 11:16 »
È assim tu tens muitos reguladores por essa pcb, se a conseguisse ligar e medir o output deles e ver se algum nao esta correcto, é que queimado nao parece haver nada aparentemente por isso.

Bom, eu posso (à partida) colocar a bateria, ligar o fio de alimentação à placa e não deve estragar nada.

Quanto aos reguladores, eu identifiquei este como sendo 1 regulador: https://lh6.googleusercontent.com/uIKf038nKHWd4J72B_awdMC5jT2nNhB_c5qexyo_qOXe_kKt65srhF0EEhtYUKwEjcE4HA=w1342-h523

Quando dizes que existem muitos mais, são aqueles chips mais pequenos? Alguma dica para os conseguir identificar melhor?

StarRider

  • Visitante
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #5 em: 16 de Janeiro de 2015, 12:17 »


Tens uma boa solução ... mandas as duas Canon para o lixo e compras uma Nikon  ;D   ;D   ;D   ;D   ;D

PS: Brincadeira  ;)

Abraços,
PA

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #6 em: 17 de Janeiro de 2015, 00:03 »
Bem, é complicado perceber que componente está avariado.. a bateria é de 7.2v, a única coisa de diferente que vi foi medir 8.2v e não os 7.2v mas não deve ser por isso..

O manual até está completo mas é difícil saber o que é.

Acham que monte tudo como estava e tente reparar numa loja? (recomendam alguma..?) não sei qto podem cobrar nem se valerá a pena.. na Canon deve ser muito caro e se for esta placa devem substituir logo e paga-se tudo novo.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #7 em: 17 de Janeiro de 2015, 13:36 »
Bateria fora e confirmar que a voltagem está dentro dos valores esperados, se não estiver, medir a saida do carregador, pode ter sido falha do carregador.

Com uma bateria com limite de corrente, alimentar a camera, e começar a medir pontos de alimentação, garantidamente que isso tem test-points por todo o lado, seguir as várias linhas de alimentação e verificar que está a chegar a todo o lado, ver se o dc-dc está a funcionar.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #8 em: 18 de Janeiro de 2015, 01:41 »
Testei com outra fonte sem ser a bateria mas o comportamento é o mesmo:  ::)


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #9 em: 18 de Janeiro de 2015, 11:11 »
Ai uma bateria com limite de corrente, já estava mesmo a dormir  ::)

Isso semi-funciona, e mexe motores e faz barulhos e tal, diria para trocares os condensadores eletroliticos á saida do regulador comutado.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #10 em: 18 de Janeiro de 2015, 15:22 »
Obrigado senso! Sim de facto aparenta estar a funcionar, tanto que em modo 'Play' funciona bem e consegue-se ver o que está gravado..  vou ver se dá para substituir os condensadores..

« Última modificação: 18 de Janeiro de 2015, 22:51 por almamater »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #11 em: 18 de Janeiro de 2015, 22:51 »
Já agora os condensadores que referes estão junto dos fusíveis? não consigo perceber quais são  :(

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #12 em: 20 de Janeiro de 2015, 11:49 »
Bem, liguei apenas a placa sem a parte mecânica (k7) ligada, sem lente e apenas com o botão On\Off. O resultado é o mesmo, o problema reside mesmo na placa 'Main PCB'. Agora os fusíveis estão bons, existem uns outros espalhados pela placa que parecem ser tb fusíveis mais pequenos, e esses tb estão bem.

Devia de ser necessário testar aquelas bobines 4R7 mas não sei como testar nem tenho osciloscópio.

Contactei o representante Canon para reparações aqui em Lisboa, expliquei detalhamente e pedi alguma info sobre o que poderiam achar que fosse, resposta:

Para podermos apresentar um valor para a reparação do seu equipamento, será necessário que o mesmo dê entrada nos nossos serviços.
Só após verificação técnica, será apresentado um relatório ou orçamento, onde descreveremos a intervenção necessária e o eventual custo para a reposição do bom funcionamento do seu equipamento, pois apesar da descrição que faz da avaria existem várias hipóteses na origem deste sintoma.


Como era de esperar, se lhes levar a Canon sempre posso ver o orçamento que fazem, mas naturalmente fazem apenas a substituição da placa e pedem alguns 200€ ou mais, digo eu..

Se alguém for de Lisboa ou arredores e me quiser ajudar  ;D eu agradeço! (mesmo sendo a pagar, desde que não seja uma fortuna :D )

« Última modificação: 20 de Janeiro de 2015, 12:01 por almamater »

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #13 em: 21 de Janeiro de 2015, 12:18 »
O tipico hje em dia, tiram o estragado e metem tudo novo, e o cliente que pague...
O meu macbook estragou-se à um mes, e para o arranjar tenho de trocar a motherboard toda (com o processador e a grafica incluido que estão soldados), quando que acho que o problema é so a grafica dedicada.

StarRider

  • Visitante
Re: Ajuda com Máquina Filmar
« Responder #14 em: 21 de Janeiro de 2015, 13:19 »
Boas,

Na verdade fica mais barato, para o cliente e para a empresa, substituir o material do que reparar
o mesmo, alem de que no caso de uma MB, por exemplo, perder horas num troubleshooting para
chegar à conclusão que não existe reparação e depois cobrar essas horas e MAIS uma MB nova de
certeza que não era muito agradável para os clientes.

Pessoalmente, e nos casos expostos, prefiro que me seja substituída a board ou whatever por material
novo do que por uma reparação ... ou melhor ainda, e se for em garantia, exijo que me seja trocado o
artigo em si.

Abraços,
PA