collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Fios recomendados  (Lida 23635 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #15 em: 22 de Fevereiro de 2014, 13:21 »
Sim exacto, os 2.5mm até à caixa de facto é bom mesmo só até aí, depois da caixa para o quadro  não está correcto.. sim tenho de substituir mas até lá não deve haver problema.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Fios recomendados
« Responder #16 em: 22 de Fevereiro de 2014, 13:26 »
Só tu sabes como está a instalação da casa feita, se está tudo mal feito , ou não está de acordo com as normas o melhor mesmo é arrancar tudo e colocar tudo de novo.
Aproveita e verifica se tens fio terra em  todas as tomadas, se não, tens de colocar.

Quanto ao teto falso podes aproveitar os fios velhos para fazerem de guias para os fios novos.

O ideal seria colocares os fios por dentro da parede, mas é complicado quando a a casa já está habitada.

Se mudares tudo,  já ficas descansado, pois tens a instalação eléctrica em ordem como manda a lei.

 

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Fios recomendados
« Responder #17 em: 22 de Fevereiro de 2014, 20:59 »
Atenção ao tentar mudar fios em casas antigas, muitas tem tubos vd12 e em certas curvas podes não conseguir passar os novos fios.

Sobre teres fios de 1,5 antes dos de 2,5 não é o mais correto, mas já fica trabalho adiantado, e desde que o disjuntor que protege esse circuito tenha o calibre de acordo com o condutor de 1,5 não tens problemas.
PDI

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #18 em: 22 de Fevereiro de 2014, 22:40 »
Isso mesmo! Nestas divisões os 2 dijuntores são de 6A cada, por isso é que às vezes disparam qdo há muita coisa potente ligada. Na parte da cozinha já meteram um dijuntor de 16A e aí os fios julgo que sejam todos de 2.5mm..

Eu para estar a meter fios de 1.5mm resolvi já meter de 2.5mm depois se um dia alterar os outros estes já n preciso. Mas tb pensei nisso, como os dijuntores estão, a meu ver, correctos para os de 1.5mm não deve haver stress.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #19 em: 15 de Setembro de 2014, 21:57 »
Voltando a este assunto e à pergunta inicial  ;D

Sei que pelas normas as coisas têm de ser diferentes, mas será que faço bem em colocar 2 Disjuntores neste anexo ao lado de casa? Estava a pensar em colocar daqueles quadros pequenos com uma tampinha e meter 2 disjuntores lá dentro, passava o fio Fase pelos mesmos da seguinte maneira:

  • Disjuntor de 20A onde entra a fase com saída para uma tomada (fio 2.5mm) da máquina de Lavar e ao mesmo tempo para a entrada de um Disjuntor de 15A.
  • O Disjuntor de 15A teria a saída ligada à fase que segue para uma caixa de derivação que distribui por 2 tomadas e umas lâmpadas através de fio 1.5mm (daí os 15A).

A ideia é, os fios que vêm da casa e do quadro geral da casa são de 2.5mm, daí meter o disjuntor de 20A e depois o de 15A porque algumas coisas foram ligadas com fio de 1.5mm (iluminação mas também 2 tomadas onde por vezes se liga um microondas), se houver problema o disjuntor de 15A deverá disparar, se tudo ligado for muito para o fio geral que vem do quadro o disjuntor de 20A deverá disparar..

Sei que as normas obrigam a outras coisas, separar iluminação do resto etc., mas desta forma fica um pouco mais 'seguro' ou não? deverei colocar mais alguma proteção para além destes 2 disjuntores?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Fios recomendados
« Responder #20 em: 16 de Setembro de 2014, 00:03 »
O anexo tem ligação de terra?
Deves analisar bem os consumos, pelas normas não sei se 1,5 mm2 dá para um micro-ondas e restantes alimentações, deves ter em atenção também que vais puder eventualmente ter a máquina de lavar a arrancar o motor com o micro-ondas em funcionamento e aí os 20A podem não chegar, deves contar também com "upgrades" futuros.
Se tiveres ligação de terra aconselhava diferencial à entrada e depois disjuntores de 20A e 15A directamente do diferencial, mas isso implicava idealmente fio de 4mm a alimentar o quadro.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #21 em: 16 de Setembro de 2014, 10:44 »
Sim tem ligação terra, se para colocar o diferencial é preciso fios de 4mm o melhor é substituir os fios que vêm do quadro geral, tenho de falar com um electricista para ver a opinião dele e o acha ser necessário e possivelmente fazer as alterações.

Obrigado

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Fios recomendados
« Responder #22 em: 16 de Setembro de 2014, 12:36 »
Sim tem ligação terra, se para colocar o diferencial é preciso fios de 4mm o melhor é substituir os fios que vêm do quadro geral, tenho de falar com um electricista para ver a opinião dele e o acha ser necessário e possivelmente fazer as alterações.

Obrigado
O fio de 4mm não é por causa do diferencial. É para teres os dois disjuntores separados, logo maximo de 35A, o fio de 2,5 à partida aguentava, mas não convém arriscar. Na tua ideia inicial querias um disjuntor à entrada desse circuito de 20A que depois tinha uma protecção adicional de 15A para o circuito de tomadas gerais e iluminação certo? Não vejo grande problema nisso, apenas que o disjuntor de 20A pode não aguentar a instalação toda já que dizes que tens uma máquina de lavar e um microondas pelo menos, mas aí o ideal era veres os consumos desses equipamentos e ver se ainda ficas com alguma folga dos 20A
O diferencial é só por uma questão de melhor protecção do circuito em relação a correntes de fuga.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.920
    • GrcByte - Projectos
Re: Fios recomendados
« Responder #23 em: 16 de Setembro de 2014, 13:12 »
Pois, concordo e segurança acima de tudo. De facto a minha ideia era essa do de 20A a suportar tudo, assim por alto e tendo em conta os valores gerais (http://www.eflul.com.br/consumidores/tabela-de-consumo) o microondas, máq. e mais um frigorifico pequeno e assim no total devem chegar aos ~19A mas teria de confirmar o consumo total para ter a certeza, se fosse abaixo dos 20A podia fazer desta forma e adicionava o diferencial que será sempre melhor.. mas com fio de 2.5mm.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Fios recomendados
« Responder #24 em: 16 de Setembro de 2014, 13:42 »
Não te esqueças de contar com iluminação e afins, além do chamado coeficiente cagaço