collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robot Racing...  (Lida 4938 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Robot Racing...
« em: 23 de Fevereiro de 2010, 00:47 »
Hoje quando esta a voltar da univ a noite lembrei-me de uma coisa que não sei se existe ou não, mas que me pareceu interessante a primeira vista.

Corrida de robots, mas não convencional, ou seja não é corrida em frente nem seguir linhas... a ideia é uma pista com obstaculos fisicos tipo labirinto com uma largura aceitavel em que os robots teriam de percorrer no menor tempo possivel (tipo os micro mouse) mas com o desafio de terem mais 2 robots na pista.

Desta forma no planeamento do robot tinha de se pensar em evitar colisões com robots (variaveis na equação) e evitar voltar para tras (constantes na equação para aquela pista) tambem tinha de ser rapido o que envolvia entre outras coisas processar rapido a informação dos sensores para evitar colisões...

Entretanto, enquanto escrevia o topico reparei que havia isto http://www.eng.uwaterloo.ca/~rracing/  que tambem parece bastante interessante mas bastante mais dispendioso (visto ser ao ar livre gps e motores xpto).

Ha alguem a fazer isto por cá? é uma má ideia? não é sequer exequivel?

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Robot Racing...
« Responder #1 em: 23 de Fevereiro de 2010, 02:04 »
Eu acho muito boa idéia e bastante exeqüível. Agora a criação de competicoes é que já não sei.

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot Racing...
« Responder #2 em: 23 de Fevereiro de 2010, 08:58 »
Pois as competições são sempre coisas complicadas, eventos com regras e chatices, mas a minha ideia era mais um "evento saudavel" tipo um objectivo para a construção de uma serie de robots com um objectivo unico. A competição a principio seria apenas meter esses robots todos na mesma pista e ver o que acontece.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: Robot Racing...
« Responder #3 em: 23 de Fevereiro de 2010, 11:01 »
ora ai esta uma brincadeira a pensar....

ja agr so temos um unico caminho certo? é que um labirinto tem mts caminhos...

corrijam-me se estiver errado:

o robot deve chegar a meta o mais rápido possivel sem que saia de pista ou embata nos adversários, na meta estara algo tipo uma linha no chao ou um farol para que ele saiba que chegou ao fim?

cumps

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot Racing...
« Responder #4 em: 23 de Fevereiro de 2010, 12:24 »
ora ai esta uma brincadeira a pensar....

ja agr so temos um unico caminho certo? é que um labirinto tem mts caminhos...

corrijam-me se estiver errado:

o robot deve chegar a meta o mais rápido possivel sem que saia de pista ou embata nos adversários, na meta estara algo tipo uma linha no chao ou um farol para que ele saiba que chegou ao fim?

cumps

A ideia era um unico caminho, a analogia do labirinto é apenas por ter "paredes" como delimitador.

Eu acho que o robot pode embater nos outros robots, embora isso seja mau para ele, mas n deve de ser "desqualificado" por isso. Isto porque isso vai eventualmente acontecer visto os robots estarem todos em movimento rapido.

A meta não tinha pensado nisso, mas podia-se colocar um beacon qualquer para esse efeito.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline Afonso

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 157
  • Afonso Cunha
Re: Robot Racing...
« Responder #5 em: 08 de Março de 2010, 22:30 »
Adorei aidei e espero que a tornem em realidade cá em portugal!
Têm todo meu apoio para esse tipo de competições. ;) ;D ::)
« Última modificação: 08 de Março de 2010, 22:42 por Afonso »
Dizem que eu sou ninguem , ninguem é perfeito por isso eu sou perfeito

Offline jotlias

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 6
Re: Robot Racing...
« Responder #6 em: 05 de Abril de 2010, 03:55 »
Meus amigos, entrem em contacto com a  sociedade portuguesa de robótica e proponham a vossa ideia...
http://www.spr.ua.pt/ , são pessoas muito abertas e quem sabe, o próximo festival nacional de robótica já contará com mais uma prova...
Abraço
« Última modificação: 05 de Abril de 2010, 11:22 por TigPT »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Robot Racing...
« Responder #7 em: 05 de Abril de 2010, 11:26 »
Então vejam alguns dos vídeos da SparkFun Autonumous





http://www.sparkfun.com/commerce/product_info.php?products_id=9016

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robot Racing...
« Responder #8 em: 20 de Maio de 2010, 00:52 »
Meus amigos, entrem em contacto com a  sociedade portuguesa de robótica e proponham a vossa ideia...
http://www.spr.ua.pt/ , são pessoas muito abertas e quem sabe, o próximo festival nacional de robótica já contará com mais uma prova...
Abraço

Boas!

Tenho andado um bocado fora devido a projectos e univ, mas não esqueci este tema!

Obrigado Jotlias pela dica.

Interessante seria haver um brainstorm colectivo para definir regras e ver se é interessante antes de partir para algo mais oficial.

Pelo que vi dos videos que o TigPT colocou, aquilo na rua é uma confusão pegada, logo a ideia de um circuito mais fechado continuar a fazer sentido.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline OxyGen

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 92
  • ET - UA
    • Curto.D ET Blog
Re: Robot Racing...
« Responder #9 em: 20 de Maio de 2010, 14:51 »
Já existe na universidade de Aveiro:

O concurso Micro-Rato da Universidade de Aveiro é uma competição entre pequenos robots móveis e autónomos, com dimensões não excedendo os 300x300x400mm. No decurso da competição, estes robots devem cumprir dois objectivos em sequência: o primeiro objectivo é ir desde a "área de partida" até à "area de farol"; o segundo objectivo consiste em regressar à área de partida,  ou aproximar-se dessa área o mais possível utilizando, para tal, a informação recolhida durante o cumprimento do primeiro objectivo . Em qualquer dos casos os robots devem evitar todos os obstáculos que se lhes deparem, incluindo outros robots.
OxyGen #