collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas  (Lida 10081 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« em: 04 de Outubro de 2016, 11:39 »
Viva, alguem aqui na area de "fotografia" ?
Sabem me dizer se aquela rosca que as maquinas trazem (para o tripe?) tem um tamanho padrao entre fabricantes?

Se eu quiser aparafusar uma maquina fotografica para ficar sempre na mesma posicao (micrometricamente!) como deverei fazer?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #1 em: 04 de Outubro de 2016, 14:24 »
Olá.

A maioria das máquinas fotográficas usam 1/4" -20tpi UNC. Câmaras maiores, como as câmaras de TV grandes (5Kg) usam 3/8" -16tpi UNC. Se a máquina for muito antiga pode ser diferente.

O número "20" e "16" diz respeito ao número de fios de rosca por polegada (thread per inch).

UNC é o standard dos EUA a que corresponde uma rosca cujos fios têm 60graus de inclinação de parede.

Nalguns casos a rosca pode ser de 3/8" -16 BSW (Standard inglês de 55graus de inclinação) mas as parecenças são tantas relativamente à rosca 3/8" -16tpi UNC que em muitos casos a coisa é permutável (sem garantia :) ).

Tanto quanto sei, as câmaras recentes (de há 20 anos pelo menos) são todas UNC.

Nenhuma destas roscas é parecida com qualquer rosca métrica (o standard hoje em Portugal, europa excepto Inglaterra, Japão, etc.)

Mais informação aqui:

https://en.wikipedia.org/wiki/Tripod_%28photography%29

Abraço
SC

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2016, 15:03 »
Excelente, obrigado serra-cabo, era isso que procurava!

Ja agora, e porque e' a especialidade do SerraCabo,
eu so estou a encontrar destas coisas:
https://www.google.co.uk/search?q=Screw+tripod&num=20&client=firefox-b-ab&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwj51ePip8HPAhVDJh4KHfhIAwkQ_AUICSgC&biw=1680&bih=939

O que eu pretendo fazer, 'e fixar (segurar) a camara num acessorio meu em formato de L
Uma parte do L fixa ao plano (eg: uma mesa..etc) e a outra ah camera.

Mas com esses acessorios, nao estou a ver como adaptar a um L ... alguma sugestao?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #3 em: 04 de Outubro de 2016, 17:08 »
Quando comecei a fazer gravações na oficina tive exactamente esse problema.

Tinha comprado um nível com laser que trazia um tripé. Esse nível tinha um rosca para máquina e eu usei o parafuso do tripé mais a articulação. Uma coisa deste tipo:

http://www.gumptrade.com/media/catalog/product/cache/1/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/3/6/360_degree_rotate_camera_ball_head-6.jpg

Felizmente tinha um macho e abri uma rosca num L em alumínio que aparafusei (parafusos de madeira) a uma moldura que fabriquei para segurar o telemóvel. Nos vídeos, aí a partir do projecto 10 vê-se o zingarelho (ao início depois do genérico).

Felizmente tinha um macho para abrir essa rosca. Não sei se era o macho exacto, mas era, pelo menos, muito parecido e, tratando-se de alumínio, o aço do parafuso faz o resto. É assim que ainda hoje gravo as coisas.

Do lado de baixo da articulação coloquei um naco de nylon com duas roscas: uma para ligar ao lado inferior da articulação, outra para ligar a um tripé de microfone que, salvo erro, usa a mesma rosca que as câmaras muito grandes.

Quando chegar a casa faço umas fotos.

SC
« Última modificação: 04 de Outubro de 2016, 17:09 por SerraCabo »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #4 em: 04 de Outubro de 2016, 17:12 »
Um furo no L ligeiramente maior que o diâmetro da rosca e apertas por baixo do L, ao apertar vai puxar a câmara contra o L mantendo-a assim segura. Se o L não tiver espessura suficiente usas uma fêmea, também de medida ligeiramente superior à da rosca, entre o parafuso e o L para dar altura, mas para funcionar bem o parafuso deverá ter uma cabeça cónica para prender melhor a fêmea.

Enviado do meu VFD 500 através de Tapatalk


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #5 em: 04 de Outubro de 2016, 21:09 »
e apertas por baixo do L, ao apertar vai puxar a câmara contra o L mantendo-a assim segura.

Um dos problemas que ja referi, era que nao queria que a camera podesse ganhar folga. OU seja, uma vez apertada, mexendo e dando-lhe abanoes o parafuso nao folgasse.
Ai nesse caso, temo se o facto de estar contra o L ajuda ou nao (por ser aluminio).

Se calhar podia era colocar um material intermedio que por um lado nao deixasse mover-se/escorregar, por outro, servir como "amortecedor" ao aperto.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #6 em: 04 de Outubro de 2016, 21:40 »


Se calhar podia era colocar um material intermedio que por um lado nao deixasse mover-se/escorregar, por outro, servir como "amortecedor" ao aperto.

Por norma os tripés fotográficos usam um pedaço de borracha ou cortiça por baixo da máquina que ao ser apertado contra a câmara impede qualquer movimento desta mesmo aplicando alguma força, penso que também elimina o problema do desaperto por vibração


Enviado do meu VFD 500 através de Tapatalk


Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #7 em: 04 de Outubro de 2016, 22:11 »
A maquina ao lado do furo com rosca, não tem um outro furo?
PDI

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #8 em: 04 de Outubro de 2016, 22:51 »
A maquina ao lado do furo com rosca, não tem um outro furo?

Pois, nao tem :/
Nao foram pensadas para "precisao"..

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #9 em: 04 de Outubro de 2016, 23:37 »
... essas roscas são de passo um bocado largo, 'gostam' de se desapertar. Algumas têm uma porca de contra-aperto, de rosca mais fina, para se manterem apertadas mas, se houver alguma torção da base em relação a máquina elas tendem a desapertar. O tal furinho ao lado da rosca é bom para evitar que o suporte rode na base da câmara. Não havendo, talvez haja forma de encontrar algo que evite que o suporte possa rodar. Se o suporte rodar é fatal que o parafuso acabe por folgar.

Amanha de manhã faço umas fotos ou gravo um vídeo em jeito de rapidinha. Hoje estou demasiado cansado.

SC

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #10 em: 04 de Outubro de 2016, 23:42 »
Então o melhor seria fazer uma cama onde a base da maquina encaixe para não poder rodar na base.
PDI

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #11 em: 04 de Outubro de 2016, 23:47 »
Não sei de que tipo de câmara se trata, mas em algumas câmaras é necessário remover a base para ligar os cabos, ou trocar as baterias, ou retirar o cartão ...

SC

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #12 em: 05 de Outubro de 2016, 13:01 »
Aqui está uma colecção de fotos do meu "pedestal" e respectiva "cabeça" para suporte da "câmara" cokm que gravo os vídeos na oficina.

http://serra-cabo.blogspot.pt/2016/10/cabeca-de-pedestal-de-camara.html

A última imagem é do meu pedestal para câmaras de TV de até 18 Kg. Tenho duas, de definição standard (8Kg), mais precisamente estas:

http://thumbs1.ebaystatic.com/images/g/KEoAAOSw9NxTvtCo/s-l225.jpg

O manual de operação está aqui:

http://www.adcom.it/public/images/Manual/z1b.pdf

O manual de manutenção tem 1000 páginas.

Qualquer dia faço um vídeo sobre o circuito delas.

SC

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #13 em: 05 de Outubro de 2016, 15:01 »
Obrigado pelas sugestoes. Acho que ja vao ajudar.
A camara seria uma "qualquer".
Mas isto eh para uma coisa unica pessoal por isso eu posso arranjar as coisas ah medida para fazer de modo a que nao oscile.

@SerraCabo: gostei do "pormenor de mecanica" do acessorio (perno/manipolo de aluminio?) para manualmente orientar a posicao da "camara" ;)

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Parafuso/Rosca Maquinas fotograficas
« Responder #14 em: 05 de Outubro de 2016, 15:12 »
Código: [Seleccione]
@SerraCabo: gostei do "pormenor de mecanica" do acessorio (perno/manipolo de aluminio?) para manualmente orientar a posicao da "camara" ;)
É aço 'normal', cold rolled steel, barato. Aquilo a que nas lojas chamam varão "calibrado". :)  Mais barato ainda só hot rolled steel que vem com uma carapaça de corrosão capaz de assustar uma tartaruga.

https://www.metalsupermarkets.com/difference-between-hot-rolled-steel-and-cold-rolled-steel/

SC