collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Sugestão de Curso etc.  (Lida 18371 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline jforum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Sugestão de Curso etc.
« em: 09 de Setembro de 2015, 20:47 »
Olá,

Preciso de mudar de vida\trabalho e por ter andado um pouco adormecido fui-me deixando ficar na atual empresa (que neste momento está um pouco mal) e quero mesmo mudar (sei que a partir de Dezembro irei po fundo de desemprego possivelmente).

Problema: tenho 33 anos, 12º de Informática\Redes e não tirei nenhum curso superior ou qualquer outra 'especialização', fui ficando na atual empresa, algumas formações para a atual função (nada técnica) e basicamente é isso.

Andei para tirar uns cursos Cisco da Galileu e assim mas nunca iniciei, depois vi um amigo meu que tirou uns quantos e tb não conseguiu ainda arranjar emprego nessa área (uma pessoa pensa se valerá mesmo a pena gastar esse €).

Andei a ver uns cursos da ATEC e parecem-me aliciantes, pelo menos pessoas com menos de 40 anos podem-se candidatar, vejo 2 problemas:
Localização (Palmela), sou de Lisboa

Têm alguma sugestão? Sinto-me assim um pouco num beco sem saída, quero mudar de vida mas não sei como..

Offline Sovietico

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 113
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #1 em: 09 de Setembro de 2015, 21:01 »
Qual é a tua profissão actual e que hobbys/skills tens?

StarRider

  • Visitante
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #2 em: 09 de Setembro de 2015, 21:47 »
Tens um bom curso para começar: "Etiqueta e Boas maneiras" ... assim pelo
menos aprendes que antes de pedir conselhos a outros é sempre melhor que
pelo menos tenha a educação de dizer o seu nome ...

Offline jforum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #3 em: 09 de Setembro de 2015, 22:36 »
Desculpa 'StarRider', não era minha intenção ser mal educado ou coisa parecida.. Sou o João, moro em Lisboa.

Gosto de electrónica como hobby, nada profissional e computadores (e fotografia tb). A formação foi o 12º de informática, mais tarde tirei uns módulos à noite de redes aqui numa escola ao pé de casa. Neste momento sei que me falta alguma formação relativamente a informática, nomeadamente um curso que 'chame' à atenção em entrevistas e assim.

A minha profissão não sei muito bem qual é :) acabei por ficar como supervisor de uma equipa (backoffice) e fazer gestão de processos e coisas assim nada interessante. Existia uma possibilidade de integrar a equipa de suporte técnico local (informático), que de alguma forma já seria melhor, mas neste momento não me parece.. a empresa está de pernas para o ar e o objectivo é cortar em tudo.
« Última modificação: 09 de Setembro de 2015, 22:39 por jforum »

Offline Hugo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 121
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #4 em: 09 de Setembro de 2015, 22:39 »
Ha uns quantos cursos profissionais  de programaçao é uma boa aposta exprimenta procurar pela net ,tenho bastantes amigos em empresas pequenas a programar em android com esse tipo de cursos ate fazem aplicaçoes bastante giras e com a quota de mercado que tens para esse tipo de produto ,trabalho nao falta, digo eu...
Qualquer trabalho passa por uma questao de sorte e empenho , nao percas a motivaçao porque outros falharam ou nao se sairam tao bem apesar de estarem empregados , nunca e tarde para te pores a mexer e ainda para mais na area que aqui hoj e todos os dias debatemos a idade nao é um obstaculo  :)
« Última modificação: 09 de Setembro de 2015, 22:45 por Hugo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #5 em: 10 de Setembro de 2015, 16:26 »
Idealmente poderias procurar tirar uma licenciatura (3anos), existem concursos especiais para +23
Claro q terias de continuar a trabalhar e estudar ao mm tempo.

Alternativa seria procurar esses cursos pequenos q referem e tentar alargar o leque de conehcimentos, podias tirar cursos de outras areas (ex relacionado com design ou desenho tecnico, gestao projectos, cenas... ) de modo a melhorar o CV..

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #6 em: 10 de Setembro de 2015, 20:27 »
Olá,

Preciso de mudar de vida\trabalho e por ter andado um pouco adormecido fui-me deixando ficar na atual empresa (que neste momento está um pouco mal) e quero mesmo mudar (sei que a partir de Dezembro irei po fundo de desemprego possivelmente).

Problema: tenho 33 anos, 12º de Informática\Redes e não tirei nenhum curso superior ou qualquer outra 'especialização', fui ficando na atual empresa, algumas formações para a atual função (nada técnica) e basicamente é isso.

Andei para tirar uns cursos Cisco da Galileu e assim mas nunca iniciei, depois vi um amigo meu que tirou uns quantos e tb não conseguiu ainda arranjar emprego nessa área (uma pessoa pensa se valerá mesmo a pena gastar esse €).

Andei a ver uns cursos da ATEC e parecem-me aliciantes, pelo menos pessoas com menos de 40 anos podem-se candidatar, vejo 2 problemas:
Localização (Palmela), sou de Lisboa

Têm alguma sugestão? Sinto-me assim um pouco num beco sem saída, quero mudar de vida mas não sei como..
Desde já bem vindo ao forum.
Atec, é muito rigorosa na candidatura, fica já a saber.

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #7 em: 11 de Setembro de 2015, 11:53 »
Viva, a ATEC é uma boa escolha. Sim, é chato ir de Lisboa para Palmela todos os dias de comboio, mas a longo prazo pode compensar. É uma aposta certa na formação. Tive lá a fazer alguns cursos de curta duração e gostei muito.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #8 em: 11 de Setembro de 2015, 15:14 »
Olá,

Preciso de mudar de vida\trabalho e por ter andado um pouco adormecido fui-me deixando ficar na atual empresa (que neste momento está um pouco mal) e quero mesmo mudar (sei que a partir de Dezembro irei po fundo de desemprego possivelmente).

Problema: tenho 33 anos, 12º de Informática\Redes e não tirei nenhum curso superior ou qualquer outra 'especialização', fui ficando na atual empresa, algumas formações para a atual função (nada técnica) e basicamente é isso.

Andei para tirar uns cursos Cisco da Galileu e assim mas nunca iniciei, depois vi um amigo meu que tirou uns quantos e tb não conseguiu ainda arranjar emprego nessa área (uma pessoa pensa se valerá mesmo a pena gastar esse €).

Andei a ver uns cursos da ATEC e parecem-me aliciantes, pelo menos pessoas com menos de 40 anos podem-se candidatar, vejo 2 problemas:
Localização (Palmela), sou de Lisboa

Têm alguma sugestão? Sinto-me assim um pouco num beco sem saída, quero mudar de vida mas não sei como..


A minha primeira opcao eh a ATEC visto estares tao perto. Estou biased pois fui aluno em 1997 e professor em 2010. Mas sei q a casa continua boa, com boa gestao e bons quadros de professores.
Ha transporte directo p a Autoeuropa e depois um mini-bus ateh ah ATEC.
Se precisares de nomes com quem falar, diz-me.

A minha 2a opcao iria p o CENFIM, mt bom tb. Dependendo da area.

E depois escolheria o CINEL, q tb parece q nao eh mau. Ja lah dei formacao em microcontroladores... talvez por alturas de ~2004...


Offline jforum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #9 em: 11 de Setembro de 2015, 16:37 »
Muito obrigado pelas respostas e sugestões, vou de facto ponderar e verificar o que mais se pode adaptar à mim, ATEC, Cinel e Cenfim já tinha visto tb, o Cinel fiquei na dúvida se os cursos são só para pessoal mais novo e que condições são necessárias (custos e assim), tenho de lá ir possivelmente perguntar que é melhor.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2015, 16:39 por jforum »

Offline jforum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #10 em: 24 de Setembro de 2015, 16:14 »
No Cinel tive a informação\sugestão de um CET, pagando 200€ pelo curso completo. Até seria uma boa mas  apenas está disponível este: Telecomunicações e Redes em horário Laboral  :-\  ainda estou empregado (não sei se por muito tempo mas ainda estou..).

A ATEC ainda não fui lá, o site também tem imensa informação, o que me preocupa mesmo é a distância e custos associados, mas claro que se correr bem é sempre um bom investimento.

Posto isto, o que acham que seria mais vantajoso, gastar por gastar, ir para a ATEC tirar um curso de Informática\electrónica ou tirar uma(s) certicação(ões) numa Rumos\Galileu em Lisboa?

Obrigado.

Offline brunofunchas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #11 em: 24 de Setembro de 2015, 23:12 »
ATEC sem dúvida. Vale o investimento

Offline jforum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #12 em: 25 de Setembro de 2015, 16:00 »
Sabes mais ou menos em que consistem os 'Processos de Selecção' ?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #13 em: 26 de Setembro de 2015, 22:11 »
Estive um tempo desempregado e o que mais vi foi a procura de webdesigners, não é bem a minha área mas ainda é um caso a reflectir.

Offline jforum

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 12
Re: Sugestão de Curso etc.
« Responder #14 em: 15 de Outubro de 2015, 16:00 »
Para já acho que vou tirar no CINEL um CET - Gestão de Redes e Sistemas Informáticos, seria o que iria tirar na ATEC, mas o CINEL é bem mais perto e como ainda estou empregado dá mais jeito, pago é 200€ pelo curso.

Acham que vale a pena pagar os 200 por curso? Sei que um CET é mais para quem pensa depois ingressar na faculdade, mas penso que devem passar bons conhecimentos e certificado.