collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo  (Lida 14588 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« em: 13 de Abril de 2015, 19:23 »
Começo desde já por dizer que os termos que irei utilizar estarão em inglês....

Estou aqui a tentar desenhar as minhas próprias rodas dentadas e, eventualmente, fazer a minha própria gearbox (apenas na desportiva ;) ) e pelo que eu já li e também sei, o circular pitch e por consequência, o diametral pitch dependem da rotação da roda dentada e também do binário que será passado à próxima roda. A questão é, como é que podemos determinar o melhor circular pitch e tamanho dos dentes dependendo da velocidade e do binário?  Fazemos com um valor ao calhas (sei que não pode ser assim...)? O valor do circular pitch é bastante importante para determinar o gasto da roda dentada e, por consequência, a sua durabilidade... Alguns dados sobre a gearbox: binário entrada 15mNm, rpm entrada 11000, rpm saída 60, pelo que a caixa de redução seria de aproximadamente 183:1 (como existem constrangimentos no espaço estava a pensar fazer em 4-5 rodas dentadas - spur duplas).

 Se me pudessem indicar locais onde possa encontrar estas informações...é que já procurei online, já li livros (http://books.google.pt/books?id=kotyj80OMCoC&pg=SA2-PA141&hl=pt-PT&source=gbs_selected_pages&cad=2#v=onepage&q&f=false , http://books.google.pt/books?id=NOqBnpN7ElIC&pg=SA5-PA11&hl=pt-PT&source=gbs_selected_pages&cad=2#v=onepage&q&f=false , https://books.google.pt/books?id=x17JAPZnDvQC&pg=PA149&lpg=PA149&dq=gear+material+strength&source=bl&ots=uDrsyhvmNr&sig=gIRvFnPkkTEcaNPLuU6CrI0MVPA&hl=pt-PT&sa=X&ei=nc8qVZT3CsmRsgGun4CwAw&ved=0CB8Q6AEwAA#v=onepage&q=gear%20material%20strength&f=false , http://www.engineersedge.com/gear_menu.shtml ) e ainda não consegui encontrar esta informação (ou então não sei procurar :p).


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2015, 20:13 »
que tipo de informaçao procuras?
queres saber qual o modulo das rodas dentadas? o tamanho das rodas?..

convinha saber se procuras infos sobre rodas de dentado recto ou obliquo? tipo de material? quantas rodas e qual o tipo de transmissao?

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2015, 20:50 »
que tipo de informaçao procuras?
queres saber qual o modulo das rodas dentadas? o tamanho das rodas?..

convinha saber se procuras infos sobre rodas de dentado recto ou obliquo? tipo de material? quantas rodas e qual o tipo de transmissao?

Eu expliquei no post o que pretendia ;) Rodas dentadas, spur duplas (não sei como traduzir spur, acho que é espora, mas não me parece correcto) e necessito de saber como calcular o circular pitch sabendo o binário da roda e as rpm (sendo que a resistência - duração - deve ser a maior possível)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2015, 20:58 »
Parece-me que o mais importante será o binário máximo que pretendes à saída.
Vai determinar o esforço máximo que vão sofrer os dentes da roldana de saída, e dependendo das dimensões da roda e espessura da mesma se os dentes se aguentam sem deformar e/ou partir. As contas devem-se encontrar na net: procura por resistência ao corte ( "shear strength") dos materiais que usares, é nessa área.
A partir daí as rodas anteriores até à entrada o binário será sempre menor e não deverão ter qualquer problemas. O número de andares depende do espaço que tiveres disponível. E convém que os pares de rodas que engrenam juntas tenham um número de dentes primos entre si (que não tenham fatores comuns), para que o desgaste se distribua de forma uniforme por todos os dentes.

Edit:
Numa olhada por alto apareceu-me o termo "Lewis formula" para calculo dos dentes de acordo com o "bending stress"


« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 21:43 por jm_araujo »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2015, 23:12 »
spur duplas sao rodas dentadas rectas com dois dentados..

a resistencia do dentado, tb depende do material e espessura da roda(n falando na retificaçao do dentado, resistencia ao desgaste, diametros e binarios envolvidos)...assim sem detalhes mais tecnicos, tb é complicado sugerir valores e duvido que encontres uma formula unica (pelo menos qdo estudei rodas dentadas na faculdade, nunca tive acesso a uma formula unica que te dissesse logo duma vez o que pretendes)..

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #5 em: 14 de Abril de 2015, 09:19 »
Dado os valores de binário e rotação, não fica mais barato comprar metal gear motors?
É que quando falares com uma casa para te fazer os carretos vais mudar de ideias.
Avr fanboy

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #6 em: 14 de Abril de 2015, 21:46 »
Dado os valores de binário e rotação, não fica mais barato comprar metal gear motors?
É que quando falares com uma casa para te fazer os carretos vais mudar de ideias.

O objectivo é mesmo inspirar o espiríto DIY e fazer mesmo eu (sendo que tenho acesso a um torno mecânico, pelo que posso ser eu próprio a fazer as rodas).
Citar
a resistencia do dentado, tb depende do material e espessura da roda(n falando na retificaçao do dentado, resistencia ao desgaste, diametros e binarios envolvidos)...assim sem detalhes mais tecnicos, tb é complicado sugerir valores e duvido que encontres uma formula unica (pelo menos qdo estudei rodas dentadas na faculdade, nunca tive acesso a uma formula unica que te dissesse logo duma vez o que pretendes)..

O objectivo não era encontrar uma fórmula única, mas sim o procedimento para fazer os cálculos e, por consequência, determinar o circular pitch das rodas (o mais importante por agora).
Citar
Edit:
Numa olhada por alto apareceu-me o termo "Lewis formula" para calculo dos dentes de acordo com o "bending stress"

Sim, eu já vi a fórmula de Lewis....o problema é que esta depende do circular pitch.....a minha grande questão é como encontrar o circular pitch a partir do binário e das rpm.... (sei como saber a partir do numero de rodas e do diâmetro total....mas como determinar sabendo a sua resistência.....).

Preliminarmente, o desenho que tenho para a gearbox é: 1:13, 29:13, 41:13, 39:13, 32:13, 48:1




Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #7 em: 14 de Abril de 2015, 22:18 »
Uma fresadora, um prato divisor e um escatelador são ferramentas mais indicadas para cortar carretos.
Ou estás a cortar isso com fusos(não sei o nome técnico da coisa  :'( ) á lá produção industrial?
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #8 em: 14 de Abril de 2015, 22:53 »
"o circular pitch" é o raio primitivo da roda dentada. é a partir dele que é calculado o dentado (modulo do dente), bem como as transmissoes, binarios, pois é a linha que define o contacto e o entre-eixos de duas rodas dentadas.

Depois nao sei se estás a considerar a correçao do dentado ou nao (para o calculo do dentado normal, existe uma correçao do dentado com ou sem variaçao do entre-eixos, pra evitar o desgaste dos dentes devido ao atrito/escorregamento entre os dentes de contacto).

Para a resistencia do dente à transmissao do binario, é considerar a resistencia do material do dente que é sujeito ao corte..resistencia dos materiais ao corte vês quais as resistencias às forças. Isso tb depende da largura do dentado e nao apenas ao tamanho do dente (modulo).
Ha um regra no calculo do modulo da roda dentada de dentado recto, de que deve haver smp 3 dentes em contacto iminente, ou seja, qdo um par de dentes estiver a sair, ja estao 2 a engrenar imediantamente atrás...

Agora melhor que rodas de dentado recto para suportar maiores forças de transmissao, sao as rodas de dentado obliquo, que tb sao mais silenciosas.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #9 em: 14 de Abril de 2015, 22:56 »

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #10 em: 16 de Abril de 2015, 20:21 »
Uma fresadora, um prato divisor e um escatelador são ferramentas mais indicadas para cortar carretos.
Ou estás a cortar isso com fusos(não sei o nome técnico da coisa  :'( ) á lá produção industrial?

Iria fazer com uma gear hub, que é uma coisa destas:

Em relação à tua resposta Hugu, o problema é estar a calcular duas rodas individualmente e de seguida testar se são uma opção...para isso precisaria de determinar logo à partida uma lista com todas as opções de conjuntos de rodas que posso utilizar e de seguida testá-las todas....(a lista já criei e não é pequena)

Mas vou ver se faço isso...


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #11 em: 16 de Abril de 2015, 20:22 »
E vais prender essa serra na bucha e depois indexas o carreto na turreta?
Avr fanboy

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Rodas dentadas e fórmulas para cálculo
« Responder #12 em: 16 de Abril de 2015, 21:43 »
entao vais comprar uma fresa diferente para cada modulo? ou vai ser tudo dentado com o mm modulo?
normalmente nos dentados tb se calcula o diam minimo do veio.. (eu tinha um excell com calculos que fiz para dimensionar uma caixa de velocidades...agora onde pára é que n sei :P)