collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Transistores / Relés  (Lida 8378 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Transistores / Relés
« em: 23 de Outubro de 2013, 14:06 »
Ola a todos,

Ando aqui pela net a ver se encontro algumas sugestões giras para brincar mais um bocado com as minhas electronicas, e encontrei alguns projectos interessantes que vou tentra adaptar/alterar.

Mas, concretamente, em alguns deles vi usarem relés, e não transistores..

Alguem me consegue explicar o porque de usar reles e nao transistores? Fazendo exactamente a mesma função, os transistores não são superiores aos reles?

Cumprimentos

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Transistores / Relés
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2013, 14:15 »
Reles tem a vantagem de permitirem a, por exemplo um uControlador , um circuito DC controlar o fluxo de corrente AC. Por exemplo 1 arduino ligar uma lampada incadescende ligada à tomada de casa.

O rele apenas liga um contacto de metal a outro por efeitos magneticos penso eu.

Mais vantagens não sei
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Transistores / Relés
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2013, 14:31 »
Os relés tem várias vantagens: isolamento do circuito de controle, isolamento entre contactos quando aberto, capacidade de carga, resistência a arcos, picos, sobretensões e sobrecargas.

Também tem desvantagens: lentos, volumosos, numero de ciclos limitado, ruidosos, mais caros para correntes pequenas.

E de certeza que me estou a esquecer de mais umas quantas vantagens e desvantagens.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Transistores / Relés
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2013, 02:36 »
os transistores usas em circuitos de comando e os relés em circuitos de potencia..
tb existem diacs, triacs, octoacopladores ..tudo depende da carga que queres controlar,

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Transistores / Relés
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2013, 11:55 »
Percebidissimo :)
Muito obrigado a todos :) :) :)

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Transistores / Relés
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2013, 12:55 »
E de certeza que me estou a esquecer de mais umas quantas vantagens e desvantagens.
Para mim acho que disseste essencialmente tudo o que é preciso saber.

Resumindo as respostas para diferentes aplicações:
Relés- controlo de circuitos independentes, tensão e corrente mais altas, velocidade de comutação baixa
Transístores- tipicamente o inverso

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Transistores / Relés
« Responder #6 em: 24 de Outubro de 2013, 14:41 »
Tens tanto transístores como relés capazes de controlar bastante potência, embora uns com vantagens em relação aos outros.
O relé é intrinsecamente muito lento e tem problemas a interromper corrente, especialmente quando a tensão é alta (por causa da formação de arco eléctrico entre os contactos, que degrada rapidamente os contactos e pode levar que fiquem soldados).
Por outro lado permite o isolamento galvânico ("eléctrico") do circuito de potência em relação ao de comando, coisa que não acontece com um transístor.
A energia necessária para controladar um relé pode ser bastante grande face a um transístor (ou vários), e não é possível ter um relé a ligar e desligar repetidamente (desgaste acelerado dos contactos).
O funcionamento do transístor como interruptor é apenas metade do que ele pode fazer.
Na prática relés e transístores acabam por ser dispositivos bastante distintos e com aplicações bem definidas, em que raramente ou nunca há dúvidas sobre qual dos dispositivos usar em determinada aplicação.