collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: fonte alimentação 0-16v 0-2.5A  (Lida 78495 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #150 em: 10 de Setembro de 2014, 20:22 »
Ohhh dio dio, precisas de dar um jeito no teu código, a indentação tá meio atrapalhada, misturas espaços com tabs, dá lá um jeitinho nisso primeiro sff.


Não, o teu problema não são as resistências, tá bem como tá, eventualmente podes corrigir alguma coisa em sw, não precisas de mudar o hw.

p.s. já agora convém verificar o multimetro que usaste, eles com as pilhas fracas ficam esquisitos.
« Última modificação: 10 de Setembro de 2014, 20:26 por Njay »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #151 em: 11 de Setembro de 2014, 00:16 »
Verifiquei o multimetro, a pilha está ok, meti uma nova mas dá os mesmos valores.

Acrescentei 0.00185 ao factor da resistencia, e na fonte aliemntacao meti 5 volts o atmega lé 5v começei aumentar para 12v  e o atmega le 12.24V.
Acerto mas depois há uma grande descrespancia para os outros valores.

codigo em anexo arrumado. Isto de  estar sempre a mexer no codigo nao consgo manter sempre arrumadinho.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2014, 00:18 por dio123 »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #152 em: 11 de Setembro de 2014, 01:11 »
Essa indentação ainda não está lá muito bem. Código é arte pá, tem que ter bom aspecto. Gostas de ver quadros feios :)?

Calibra o teu sistema da leitura fazendo uma interpolação linear. Metes 1V (v1) e anotas o valor do ADC (c1); depois metes o máximo, faz de conta que é 12V (v2), e anotas o valor do ADC (c2).
A partir daqui, qualquer valor c lido do adc, em Volt é

saida_volt = (c - c1) * (v2 - v1) / (c2 - c1) + v1

O que se está aqui a fazer é, e sabendo que o comportamento é linear (uma variação na tensão de entrada leva a uma variação do valor do ADC em igual proporção), calcular 2 pontos da recta e aí partir daí usar uma equação da recta para calcular qualquer ponto nessa recta. Repare-se que (v2 - v1) / (c2 - c1) é o declive da recta. A subtracção a c está apenas a deslocar a recta para o lado. Talvez nesta forma a equação seja mais reconhecível, embora não capte todos os "parâmetros" que estamos aqui a usar:

y = mx + b

m é o declive e b onde a recta intersecta o eixo do y para x = 0. Isto é matéria do liceu, toca a ir rever aquelas "tretas" de matemática que nunca vos disseram para que é que serviam :p .

Uma forma para verificar que a fórmula está certa é aplicar a fórmula aos pontos da recta que já conhecemos: se entrar c = c1 o resultado tem que ser v1:

saida_volt
= (c - c1) * (v2 - v1) / (c2 - c1) + v1
= (c1 - c1) * (v2 - v1) / (c2 - c1) + v1
= 0 * (v2 - v1) / (c2 - c1) + v1
= 0 + v1
= v1

E é, já sabemos que para v1 o valor lido do ADC é c1. Podemos fazer a mesma coisa com c = c2 e teremos que obter v2. Valores entre c1 e c2 irão dar valores entre v1 e v2.

É importante que os 2 pontos usados na calibração sejam próximos dos extremos do intervalo possível de entrada, para o erro ser o menor possível. Se os pontos forem muito próximos, a resolução dos números no computador, como é finita e "grosseira", introduz erros que depois se notam muito. A usar floats é capaz de não se notar muito (se os 2 pontos medidos não forem muito pertinho), mas se depois quiseres optimizar usando usar inteiros, nota-se mais.

Espero não ter cometido nehuma gafe na explicação, usar é uma coisa e explicar é outra ::)

Faz tudo sentido?


p.s.: Na verdade este caso pode ser calibrado de forma mais simples porque a recta cruza a origem de ambos os eixos, o ponto (0;0) (0V na entrada -> contagem 0 no ADC), pelo que bastava medir 1 ponto, nos 12V, e assumir que o outro é o (0,0), mas nem sempre é assim!
« Última modificação: 11 de Setembro de 2014, 12:37 por Njay »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #153 em: 13 de Setembro de 2014, 11:26 »
Bom dia,

obrigado Njay pela explicação, eu por acaso dei  interpolação linear na escola, mas sinceramente nem me passou pela cabeça que dava para resolver o meu problema.

A interpolação linear funcionou muito bem, consegui ter uma percisão, de uma casa decimal, o que é muito bom. Usei 2 pontos proximos  do extermos, que neste caso foi 1v e 17v.

Agora tentei ler a corrente conforme tinha simulado, mas não funcionou.
liguei o fio que vem depois da resistencia Rshunt  ao op-amp(lm358) para amplificar até 2.48v e liguei output ao pino adc mas aquilo nao deu nada.  Mas se medir com o multimetro tem  voltagem  0.120mv

O atmega está alimentado por 7805 mas a GND vem antes da resistencia.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: fonte alimentação
« Responder #154 em: 13 de Setembro de 2014, 12:31 »
0.12mV é efectivamente nada para o atmega, já que o ADC é de 10 bits, com uma referência de 5v, tens uma resolução de 5/1024 = 4.8mV/LSB
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #155 em: 13 de Setembro de 2014, 14:33 »
Mas se medir com o multimetro tem  voltagem  0.120mv

Se medires, onde?

De qq forma podes mais uma vez aplicar uma interpolação linear.

Queria chamar a atenção para mais um aspecto da interpolação linear aplicada neste contexto. Voltando à fórmula:

saida_volt = (c - c1) * (v2 - v1) / (c2 - c1) + v1

Já repararam que funciona, mas que nem a Vref do ADC nem as resistências do divisor de tensão estão aqui a ser usadas? Hummm...
« Última modificação: 13 de Setembro de 2014, 14:34 por Njay »

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #156 em: 14 de Setembro de 2014, 22:04 »
O esquema da fonte é este http://cl.ly/image/3g0V3g412J1h.
O circuito do atmega é alimentado por um regulador de tensão 7805 onde o Ground vem do lado A da resistencia.
Em paralelo com a resistencia 0.25R tenho um header 2 pinos  onde vou medir o lado A com o lado B da resistencia.

Tenho uma lampada 12V 21W ligada na saida da fonte, o multimetro marca 1.71A de corrente e  medindo a resistencia lado A com lado B tenho 0.212 V.
Estes 212mv vão ao lm358 que amplifica o sinal dando-me uma saida 0.330V daqui vai para o pino adc do atmega.

agora tenho 2 problemas, o primeiro é em relação a voltagem está afinadinho, mas se ligar uma carga, neste caso é uma lampada  a voltagem no adc varia logo 700mv de 12.02v mostra 12.85v  e se afinar com carga fica desafinado sem carga.

O segundo problema está na leitura da corrente até 1A já consegui ler,  o problema a a partir 1.3A o adc começa a oscilar que é uma coisa parva.

Quanto a pergunta da interpolação linear se nao me enganei-me o valor a multiplicar por adc é relativamente proximo  do valor do factor resistencias do divisor de tensão com o v_ref, mas o valor factor das resistencias não se aproxima de todos os casos. como a interpolação linear.






Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #157 em: 15 de Setembro de 2014, 12:36 »
Sem grande análise a 1ª coisa que me salta à vista é que 0.25 Ohm x 1.71 A ~ 428 mV e não 212 mV...

A calibração é independente de haver carga ou não. Se estás a ver esse efeito, é porque estás a medir entre os pontos errados ou porque a tensão de saída de facto tem essa variação.

Offline Oliveiraj

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: fonte alimentação
« Responder #158 em: 06 de Outubro de 2014, 17:19 »
Boas tardes, estou a pensar utilizar uma fonte atx de pc para fazer uma saida regulável, posso utilizar o esquema abaixo utilizando em vez do LM317LZ o LM350T?

O esquema é fiável?




Muito obrigado desde já.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #159 em: 06 de Outubro de 2014, 17:30 »
Dá uma vista de olhos neste topico: http://lusorobotica.com/index.php?topic=6526.msg72985#msg72985

Podes fazer este tem ajuste de voltage e current: http://lusorobotica.com/index.php?topic=6576.msg77784#msg77784

Entre é que o  lm317 suporta corrente ate 1.5A e lm350 até 3A.

Offline Oliveiraj

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5
Re: fonte alimentação
« Responder #160 em: 06 de Outubro de 2014, 17:59 »
O único problema é que para um leigo como eu, num esquema sem os valores ao certo dos componentes não me safo hehe.

Ainda com os valores consigo montar e tal, agora sem é como um burro a olhar para um palácio =)


Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: fonte alimentação
« Responder #161 em: 12 de Outubro de 2014, 18:44 »
Bem já consegui uma grande melhoria no problema estava no condensador c3 removi e já não oscila praticamente nada.
Mas nao irei fazer o voltimetro amperimetro como previsto comprei aqueles lcd que mostra a V e A, o que permite reduzir o comprimento na caixa. 

Já montei 2n3055 no dissipador, com a mica e as buchas plasticas para nao fazer contacto directo. O dissipador é igual a este http://www.johnhearfield.com/Eng/HS_TO-3.gif   Medidas 11.5cm comp 7.5cm larg e 2.5cm altura.

A minha duvida é se coloco a fan junto ao dissipador ficando 2.5cm distancia,  ou deixo mais espaço.  A tensão será 15v 2.5A.

Outra duvida é como posso simular LT SPICE o ripple após a saida da ponte reficadora sem ter de simular transformadores e os diodos?
 

Agradeço.
« Última modificação: 12 de Outubro de 2014, 18:49 por dio123 »

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: fonte alimentação
« Responder #162 em: 13 de Outubro de 2014, 22:29 »
Outra duvida é como posso simular LT SPICE o ripple após a saida da ponte reficadora sem ter de simular transformadores e os diodos?

Para simulares o ripple podes usar uma fonte AC. Defines a tensão pico a pico e uma tensão DC que será o offset. Não sei quais os nomes que la estao no ltspice pq nao o tenho instalado neste pc, mas é por aí! ;)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: fonte alimentação
« Responder #163 em: 14 de Outubro de 2014, 00:47 »
A minha duvida é se coloco a fan junto ao dissipador ficando 2.5cm distancia,  ou deixo mais espaço.  A tensão será 15v 2.5A.

Se é para arrefecer o dissipador, o melhor é mesmo encostar, como se fazem nos CPUs.
A direcção do ar é um pouco relativa quando encostada ao dissipador, mas se a ventoinha for colocada num orifício de numa caixa, a direcção deve ser sempre para o exterior de forma a extrair o ar quente desta.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: fonte alimentação
« Responder #164 em: 14 de Outubro de 2014, 01:58 »
Outra duvida é como posso simular LT SPICE o ripple após a saida da ponte reficadora sem ter de simular transformadores e os diodos?

Para simulares o ripple podes usar uma fonte AC. Defines a tensão pico a pico e uma tensão DC que será o offset.

Isso não dá uma "onda rectificada" como o que ele quer. Certamente dará para fazer uma fonte de tensão com a função que queiras (que neste caso seria algo como abs(Vp * sin( 2*Pi * 50 * t )) ), mas não sei de cor, eu metia uma fonte AC a simular a saída do transformador (Vp de amplitude) e depois a ponte de diodos, assim até fica mais realista com o comportamento dos diodos (tens que escolher um modelo para eles, senão acho que são simulados como se fossem ideais).

(A tensão AC da rede, que dizemos ser 230 V, é 230 Vrms, que equivale a ~325V de pico (amplitude da onda sinusóidal). Vpico ~ Vrms / 0.707)

Update: Tirei a história dos 325V de tensão de pico na simulação, esqueci-me que estava-se aqui a falar da tensão à saída dum transformador e não à entrada :)
« Última modificação: 14 de Outubro de 2014, 11:00 por Njay »