collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda num relógio para termoacumulador  (Lida 13699 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline dennis_boy

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Ajuda num relógio para termoacumulador
« em: 22 de Junho de 2017, 22:48 »
Boa noite pessoal, venho aqui pedir uma grande ajuda.
Eu não estudei engenharia ou programação.
Tenho já algumas coisinhas aprendidas.
Estou a fazer um relógio que consiste em por um termoacumulador a ligar no bio horário entre as 22 e 8 no dia seguinte isto alguns dias da semana.
Já tenho um DS3231, LiquidCrystal, i2c EEPROM e o MenuBackend tudo a funcionar bem.

A minha ideia era utilizar o dt.unixtime para ligar e desligar só não consigo determinar um resultado semanal onde na segunda a 01:00 é 3600 e segunda da próxima semana 00:59 é 604800 (feito por calculadora).

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #1 em: 22 de Junho de 2017, 23:24 »
Tás a complicar (o que às vezes também é uma opção válida)
Eu tenho um destes para a mesma função e funciona 5* há já 8 anos com um termoacumulador de 80l com 1600W:
http://www.ebay.com/itm/281656598744
É o "típico" programador de 6 ciclos on/off semanal, quem usou um sabe usá-los a todos.

A grande vantagem é que fica no quadro e ocupa o mesmo espaço que um disjuntor normal.
Se quiseres também há uns mais baratos e aparentemente mais completos, mas são mais largos:
http://www.ebay.com/itm/131685577638
mas não tenho experiência com ele porque o outro era o mais barato da altura e até agora não precisou de ser subsistido :)

Se queres ajuda na programação, tens de elaborar mais um bocado, não te explicaste muito bem. Descreve o problema de forma mais detalhada, se possível com bocados de código se tiveres.
« Última modificação: 22 de Junho de 2017, 23:29 por jm_araujo »

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #2 em: 23 de Junho de 2017, 04:53 »
Boa noite pessoal, venho aqui pedir uma grande ajuda.
Eu não estudei engenharia ou programação.
Tenho já algumas coisinhas aprendidas.
Estou a fazer um relógio que consiste em por um termoacumulador a ligar no bio horário entre as 22 e 8 no dia seguinte isto alguns dias da semana.
Já tenho um DS3231, LiquidCrystal, i2c EEPROM e o MenuBackend tudo a funcionar bem.

A minha ideia era utilizar o dt.unixtime para ligar e desligar só não consigo determinar um resultado semanal onde na segunda a 01:00 é 3600 e segunda da próxima semana 00:59 é 604800 (feito por calculadora).

Já pensaste usar um Sonoff POW?

Eu estou a usar um para controlar o meu termo-acumulador, liga ás 22h00 e desliga as 8h00 pois também tenho Bi-horário, posso ligar e desligar remotamente e ainda tenho a vantagem de poder consultar o consumo diário que o mesmo tem.
« Última modificação: 23 de Junho de 2017, 05:01 por C. Ramos »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #3 em: 23 de Junho de 2017, 19:51 »
Só para recordar que quem usar águas mornas paradas deve ter cuidado com a legionela.

Offline dennis_boy

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 24
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #4 em: 23 de Junho de 2017, 21:43 »
Boa noite obrigado pelos comentários são todos bem vindos.
O programador era boa opção mas não tenho ligação a net para activar fora de casa.
Sonoff POW tem como diz o amigo Ramos mas não tem sensor de temperatura que me esqueci de mencionar a lista (peço desculpa) que vai ser um DS18B20 sonda que ficara ao lado do termostato.
O SerraCabo mencionou bem mas durante 14horas não tem esse problema porque ai esta o DS18B20, vai fazer essa verificação se baixar para os 60 graus celsius liga.

Meu único Problema é o loop da semana no unixtime.

Hoje estou a ver com este metodo se na no diario
Código: [Seleccione]
lcd.print((dt.unixtime % 86400L));Se ele chega ao 86400 e reinicia de novo.

Abraços a todos.

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #5 em: 24 de Junho de 2017, 00:06 »
Boa noite obrigado pelos comentários são todos bem vindos.
O programador era boa opção mas não tenho ligação a net para activar fora de casa.
Sonoff POW tem como diz o amigo Ramos mas não tem sensor de temperatura que me esqueci de mencionar a lista (peço desculpa) que vai ser um DS18B20 sonda que ficara ao lado do termostato.
O SerraCabo mencionou bem mas durante 14horas não tem esse problema porque ai esta o DS18B20, vai fazer essa verificação se baixar para os 60 graus celsius liga.

Meu único Problema é o loop da semana no unixtime.

Hoje estou a ver com este metodo se na no diario
Código: [Seleccione]
lcd.print((dt.unixtime % 86400L));Se ele chega ao 86400 e reinicia de novo.

Abraços a todos.

Caro dennis_boy, por acaso o Sonoff POW não tem medidor de temperatura, mas pretendo colocar um no meu termo-acumulador, mas como o Sonoff TH16.
Já tenho um na casa de banho a medir a humidade temperatura e humidade da mesma, para ligar e desligar a ventilação forçada.
Já tenho mais um Sonoff TH16 para ligar um DS18B20 (já na minha posse) para montar no termo-acumulador. para registar a temperatura da água do mesmo, só ainda não tive disponibilidade para o montar.

Não tem WiFi em casa?


Caro SerraCabo, não estou minimamente preocupado com a legionella, porque à temperatura que a agua atinge durante a noite (horário em que está ligado), não há legionella que resista.

É preciso ter cuidado é quando o termostato não está regulado para temperaturas superiores a 45ºC, pois nesses casos a agua não atinge temperaturas para eliminar as bactérias. Nos casos em que a temperatura atinge mais de 60ºC diariamente, não dá tempo para a legionella se desenvolver.


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #6 em: 24 de Junho de 2017, 08:29 »
... não tem esse problema porque ai esta o DS18B20, vai fazer essa verificação se baixar para os 60 graus celsius liga.

Se vai ligar sempre que baixar dos 60º para que queres o programador, regulas o termostáto do aparelho para os 60º e tens o funcionamento igual e sem gastar dinheiro.

Além de que a ideia de ligar só de noite não te vai poupar energia pois o sistema terá que de uma vez repor toda a energia perdida durante o dia, num sistema ideal gastaria exactamente a mesma quantidade de energia. O termo-acumulador não está constantemente a gastar energia, ele irá ligar a resistência apenas quando a temperatura baixar do set-point mais histerése, e permanece ligado apenas até atingir o set-point, não tens muito por onde melhorar apenas com um controlo ON\OFF. Além de que se deixares a temperatura baixar muito durante o dia só podes ter àgua quente após as 22H mais o tempo de aquecimento da água.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #7 em: 24 de Junho de 2017, 11:39 »
O ligar de noite é por causa do bi-horário, a mesma quantidade de energia fica mais barato.
Agora qto ao usar o sensor de temperatura só para fazer o trabalho do termostato... só se for para poder regular a temperatura de accionamento tb à distância, ou variá-la do longo da semana/dia por alguma razão em particular. A água não tem que estar sempre a 60ºC por causa da legionela, ela não se desenvolve "instantaneamente" assim que a água baixa dos 60ºC. Levar a água acima dos 60ºC ou 65ºC (não me lembro do valor exacto) 90ºC* é muito falado como um "valor referência" porque mata-a quase instantaneamente (para evitar o desenvolvimento fala-se em evitar manter água entre 20 e 50ºC). Mas para a matar "em toda a rede" é preciso que a água chegue acima dessa temperatura a todas as "torneiras", pelo que também se menciona muito "70ºC à saída do depósito". Há por aí muita leitura sobre o tema, mesmo em Português.


*Update: segundo post do artur36 mais abaixo; a 60ºC é preciso pelo menos meia hora para eliminação
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, 17:24 por Njay »

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #8 em: 24 de Junho de 2017, 14:02 »
O ligar de noite é por causa do bi-horário, a mesma quantidade de energia fica mais barato.
Agora qto ao usar o sensor de temperatura só para fazer o trabalho do termostato... só se for para poder regular a temperatura de accionamento tb à distância, ou variá-la do longo da semana/dia por alguma razão em particular.
O problema é que se o termo-acumulador estiver desligado todo o dia e tentar tomar banho às 21h provavelmente não vai ter água quente, se forem duas pessoas garantidamente que não tem para as duas. Sinceramente quando muito criava um sistema com dois set-points em que durante a noite subia a temperatura para armazenar mais energia na água e durante o dia tinha um set-point tipo 50 graus para garantir água com um mínimo de temperatura para tomar um duche rápido, a medição do consumo pode ser interessante, agora a ligação à internet é no mínimo escusada.
P.S.: Quanto à Legionella, e uma vez que o seu controlo era uma das preocupações no meu antigo emprego, já à uns tempos que tinha feito aqui um "testamento":
https://lusorobotica.com/index.php?topic=8862.msg99533#msg99533
P.S.2: Segundo os regulamentos os 60 graus não são suficientes para uma eliminação "instantânea" da Legionella, isso só acontece acima dos 90 graus, com 60 graus a eliminação só é garantida após meia hora.
« Última modificação: 24 de Junho de 2017, 14:13 por artur36 »

Offline C. Ramos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 21
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #9 em: 24 de Junho de 2017, 16:32 »
O problema é que se o termo-acumulador estiver desligado todo o dia e tentar tomar banho às 21h provavelmente não vai ter água quente, se forem duas pessoas garantidamente que não tem para as duas. Sinceramente quando muito criava um sistema com dois set-points em que durante a noite subia a temperatura para armazenar mais energia na água e durante o dia tinha um set-point tipo 50 graus para garantir água com um mínimo de temperatura para tomar um duche rápido, a medição do consumo pode ser interessante, agora a ligação à internet é no mínimo escusada.

Caro artur36, por experiencial própria, tenho um termo-acumulador de 100L - 2000W, se o deixasse ligado o dia todo e o mesmo ligasse quando quer, a conta da luz seria 3x mais do que a que tenho actualmente, a ligar as 22h00 e a desligar as 8h00, isto para quem tem contadores Bi-horários.
Quanto a ter agua quente as 21h00, se não andarem a abrir e a fechar a torneira da agua quente, a mesma mantens-se a temperatura suficiente para duas pessoas tomarem duche a essa hora.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #10 em: 24 de Junho de 2017, 16:56 »
Caro artur36, por experiencial própria, tenho um termo-acumulador de 100L - 2000W, se o deixasse ligado o dia todo e o mesmo ligasse quando quer, a conta da luz seria 3x mais do que a que tenho actualmente, a ligar as 22h00 e a desligar as 8h00, isto para quem tem contadores Bi-horários.
Quanto a ter agua quente as 21h00, se não andarem a abrir e a fechar a torneira da agua quente, a mesma mantens-se a temperatura suficiente para duas pessoas tomarem duche a essa hora.
Tens a certeza que é o termo-acumulador, pelos preços da tarifa bi-horária do mercado regulado o preço em horas de vazio é ligeiramente acima de metade do normal, logo para teres o dobro do custo terias de não consumir nada durante a noite e o consumo que tens actual ser durante o dia (assumindo só o termo-acumulador que actualmente tens ligado durante a noite apenas) para teres o triplo do consumo terias de ter perdas superiores em 50% durante as 24H.
Não digo que seja mais barato assim, a minha questão prende-se mais com o puder não ter água quente quando necessário, mas se dizes que mesmo assim tens água quente óptimo, poupas dinheiro que é o que se quer.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #11 em: 24 de Junho de 2017, 17:21 »
P.S.2: Segundo os regulamentos os 60 graus não são suficientes para uma eliminação "instantânea" da Legionella, isso só acontece acima dos 90 graus, com 60 graus a eliminação só é garantida após meia hora.
Okapa, tinha a ideia que andava nos 60s.

Eu tenho um termossifão solar e no inverno esticava-me um bocado; mas há um documento da união europeia bastante detalhado sobre este assunto da legionela, e depois passei a estar mais atento e a ligar o aquecedor (uso apoio eléctrico) mais frequentemente do que quando é preciso apenas para ter água quente (acabo por usar tão pouco durante o ano que o relógio está quase sempre desligado e ligo manualmente).

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #12 em: 24 de Junho de 2017, 17:24 »
P.S.2: Segundo os regulamentos os 60 graus não são suficientes para uma eliminação "instantânea" da Legionella, isso só acontece acima dos 90 graus, com 60 graus a eliminação só é garantida após meia hora.
Okapa, tinha a ideia que andava nos 60s.

Eu tenho um termossifão solar e no inverno esticava-me um bocado; mas há um documento da união europeia bastante detalhado sobre este assunto da legionela, e depois passei a estar mais atento e a ligar o aquecedor (uso apoio eléctrico) mais frequentemente do que quando é preciso apenas para ter água quente (acabo por usar tão pouco durante o ano que o relógio está quase sempre desligado e ligo manualmente).

Podes ligar uma vez por semana, penso que é o tempo máximo indicado nas boas práticas, usas o relógio para isso e um comando manual para quando é mesmo necessário para manter a água quente.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #13 em: 24 de Junho de 2017, 17:26 »
Sim, é mais ou menos isso que faço, 1x por semana, mas na maior parte das semanas, mesmo no inverno, não é preciso, conforme os anos. O relógio que me instalaram é diário, e como preciso de lá ir poucas vezes, acabo por fazer manualmente.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Ajuda num relógio para termoacumulador
« Responder #14 em: 24 de Junho de 2017, 17:43 »
Sim, é mais ou menos isso que faço, 1x por semana, mas na maior parte das semanas, mesmo no inverno, não é preciso, conforme os anos. O relógio que me instalaram é diário, e como preciso de lá ir poucas vezes, acabo por fazer manualmente.
Se tiveres dois também podes encadear um no outro, o do nível inferior fica a funcionar como contador, tal como se faz num micro para estender os timers internos  ;)