collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Controlador de Motores  (Lida 110575 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Controlador de Motores
« Responder #180 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:17 »
só mais uma duvida, sempre esta a usar os IRF9640 e IRF640 como esta no esquema ou sempre optou pelos IRF9540 e IRF540 sugeridos por Njay (se não estou em erro)?!
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #181 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:17 »
então e se ele colocar no acoplador, no pino 2 ligado ao gnd e o pino 1 ser usado como pwn, n teria assim melhores resultados? (e sem a resistência nesta forma).
André, se já foram efectuados os testes sem os foto-acopladores, e sem sinais pwm para complicar usando ligações directas nas saídas destes, logo está de parte esse problema.

Frederico, trocando o sinal das suas entradas, o motor roda sempre no mesmo sentido, nas duas placas.

era essa a minha duvida, uma das formas de tentar ver se o circuito funciona é usando a breadboard, porque assim será mais dificil caso se queira retirar algum componente ou acrescentar  uma ligação, mas se esta a rodar no mesmo sentido variando o sinal dos dois lados, será mais difícil assim  :-\ , sei que fizeram o teste sem os os acopladores na placa, nas n reparei como é que ele fez os testes, mas na minha ideia, pondo os 12v num lado e o outra a 0v rodaria para um lado e e se a lgando ao contrario rodaria para o outro, XicoMBD chegaste a fazer isso?

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #182 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:24 »
só mais uma duvida, sempre esta a usar os IRF9640 e IRF640 como esta no esquema ou sempre optou pelos IRF9540 e IRF540 sugeridos por Njay (se não estou em erro)?!
Estou a usar os IRF9540 e IRF540.

então e se ele colocar no acoplador, no pino 2 ligado ao gnd e o pino 1 ser usado como pwn, n teria assim melhores resultados? (e sem a resistência nesta forma).
André, se já foram efectuados os testes sem os foto-acopladores, e sem sinais pwm para complicar usando ligações directas nas saídas destes, logo está de parte esse problema.

Frederico, trocando o sinal das suas entradas, o motor roda sempre no mesmo sentido, nas duas placas.

era essa a minha duvida, uma das formas de tentar ver se o circuito funciona é usando a breadboard, porque assim será mais dificil caso se queira retirar algum componente ou acrescentar  uma ligação, mas se esta a rodar no mesmo sentido variando o sinal dos dois lados, será mais difícil assim  :-\ , sei que fizeram o teste sem os os acopladores na placa, nas n reparei como é que ele fez os testes, mas na minha ideia, pondo os 12v num lado e o outra a 0v rodaria para um lado e e se a lgando ao contrario rodaria para o outro, XicoMBD chegaste a fazer isso?
O problema é que os comps estão soldados e não tenho nenhuns a mais.

O que eu fiz foi o que o dropes mandou fazer aqui:http://lusorobotica.com/index.php?topic=2981.msg33057#msg33057

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlador de Motores
« Responder #183 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:26 »
só mais uma duvida, sempre esta a usar os IRF9640 e IRF640 como esta no esquema ou sempre optou pelos IRF9540 e IRF540 sugeridos por Njay (se não estou em erro)?!

O circuito levou os IRF9540 e IRF540.

Trocar a polarização de entrada nunca chegou a ser feito e não me parece lá muito lógico pq os transistors não funcionavam dessa forma, e desconheço as consequências de inverter a polarização.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlador de Motores
« Responder #184 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:28 »
Xico, tens a possíbilidade então de soldar duas resistências de 10K ou inferiores às de 22k?

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #185 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:33 »
então e se ele colocar no acoplador, no pino 2 ligado ao gnd e o pino 1 ser usado como pwn, n teria assim melhores resultados? (e sem a resistência nesta forma).
André, se já foram efectuados os testes sem os foto-acopladores, e sem sinais pwm para complicar usando ligações directas nas saídas destes, logo está de parte esse problema.

Frederico, trocando o sinal das suas entradas, o motor roda sempre no mesmo sentido, nas duas placas.

Xico
, tens a possíbilidade de colocar uma resistência em paralelo de 10K em cada resistência de 22K?
Tenho umas de 10k mas das mais pequenas, de 0,25W, se não me engano.




Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlador de Motores
« Responder #186 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:34 »
servem perfeitamente
como já tinha referido, todo o circuito pode muito bem funcionar com resistências de 1/4W
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 23:36 por dropes »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #187 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:36 »
Ok, é mesmo necessário soldar logo, ou para testar sempre basta pôr só as pontas em contacto com as das de 22k?


PS: Qq das maneiras só devo conseguir fazer isso amanhã de manhã...
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2010, 23:38 por XicoMBD »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlador de Motores
« Responder #188 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:39 »
Ok, é mesmo necessário soldar logo, ou para testar sempre basta pôr só as pontas em contacto com as das de 22k?


PS: Qq das maneiras só devo conseguir fazer isso amanhã de manhã...

Não é preciso soldar se tiveres cabos com crocodilos :P

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #189 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:46 »
Ter até tenho, mas soldaste-as tão bem juntinhas à placa que acho que vai ser difícil de os agarrar  ;D

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Controlador de Motores
« Responder #190 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:49 »
Ter até tenho, mas soldaste-as tão bem juntinhas à placa que acho que vai ser difícil de os agarrar  ;D
O layout foi realizado para resistências de 1/4W, daí a sua margem até aos furos.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #191 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:51 »
Ok, é mesmo necessário soldar logo, ou para testar sempre basta pôr só as pontas em contacto com as das de 22k?


PS: Qq das maneiras só devo conseguir fazer isso amanhã de manhã...

Não é preciso soldar se tiveres cabos com crocodilos :P
,

um das regras básicas de electrónica é que resistências em serie somam-se e em paralelo divide-se o valor, n me lembro agora qual é  o formula mas assim n vais ter 10k certo

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #192 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:54 »

Ter até tenho, mas soldaste-as tão bem juntinhas à placa que acho que vai ser difícil de os agarrar  ;D
O layout foi realizado para resistências de 1/4W, daí a sua margem até aos furos.
Pois, distraí-me ao fazer a encomenda delas  :-[

Offline fre_deri_co

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 510
Re: Controlador de Motores
« Responder #193 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:57 »
serie soma-se     Rt = r1 + r2
paralelo       1/Rt= 1/r1 + 1/r2

ou seja ~6k9
que sempre se partilhe o conhecimento para que sempre se evolua!!!
Frederico Pereira

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlador de Motores
« Responder #194 em: 21 de Dezembro de 2010, 23:59 »
É impressão minha, ou no PCB, em vez de ficarem ligados os drenos do 9540/540, ficaram ligados os drenos de ambos os 540, e os de ambos os 9540? Isto se estou certo em relação a que MOSFETs são os 540 e quais são os 9540, porque na imagem vê-se isso muito mal.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2010, 13:50 por Njay »