collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Controlador de Motores  (Lida 111413 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Controlador de Motores
« Responder #195 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:00 »
serie soma-se     Rt = r1 + r2
paralelo       1/Rt= 1/r1 + 1/r2

ou seja ~6k9

acho que é isso assim, já lá vai algum tempo

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Controlador de Motores
« Responder #196 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:00 »
um das regras básicas de electrónica é que resistências em serie somam-se e em paralelo divide-se o valor, n me lembro agora qual é  o formula mas assim n vais ter 10k certo

Vai dar um valor inferior, mas é esse o objectivo.

En paralelo:
1/R=1/22 + 1/10
1/R=0,04545 + 0,1
1/R= 0,14545
1/0,14545 = 6,875K

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Controlador de Motores
« Responder #197 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:02 »
É impresão minha, ou no PCB, em vez de ficarem ligados os drenos do 9540/540, ficaram ligados os drenos de ambos os 540, e os de ambos os 9540? Isto se estou certo em relação a que MOSFETs são os 540 e quais são os 9540, porque na imagem vê-se isso muito mal.
Que descoberta, tens bom olho!
Realmente tambem me parece o mesmo, mas eu pouco pesco dessas coisas.
Avr fanboy

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #198 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:04 »
Pois, acho que é mesmo esse o problema.


Afinal o erro sempre foi meu. Como é que é possível ter olhado tantas vezes para os esquemas e nunca ter reparado nisso?  :-[
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:07 por XicoMBD »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlador de Motores
« Responder #199 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:07 »
Vê a dica na ponte do lado direito na imagem:

« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:26 por Njay »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #200 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:08 »
Sim é mesmo isso, obrigado Njay!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Controlador de Motores
« Responder #201 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:12 »
Estás certo Njay, nem sei como isso ocorreu...
A realização do layout foi mal feita, agora basta saber quando.

Já descobri, foi logo na 2ª pág deste tópico, e o Njay já tinha visto o resultado...
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:20 por dropes »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #202 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:19 »
Estás certo Njay, nem sei como isso ocorreu...
A realização do layout foi mal feita, agora basta saber quando.

Já descobri, foi logo na 2ª pág deste tópico, e o Njay já tinha visto o resultado...

Pois, também gostava de saber... Tanta vez a postei aqui, mesmo antes de a mandar fazer, e ninguém encontrou o erro.
Aposto que deve ter sido "azar de principiante" :o


A 1ª placa que desenhei já o tinha:



Quanto à proposta de solução que o Njay colocou na imagem, os "fios" não deviam estar a ligar os dois da esquerda  e os dois da direita em vez de estarem cruzados?
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:23 por XicoMBD »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Controlador de Motores
« Responder #203 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:23 »
O circuito da dta é o correcto, tens de cortar duas pistas com x-acto e soldar uns fios conforme a imagem.
Essa placa tb está errada, foi daí que partiu o engano.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:29 por dropes »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #204 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:28 »
Sim, mas compara lá bem:


Um fio não devia ligar o IRF540 da esquerda ao IRF9540 da esquerda e o outro o IRF540 da direita ao IRF9540 da direita?

Esquece, já está bem.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:46 por XicoMBD »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlador de Motores
« Responder #205 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:31 »
Quanto à proposta de solução que o Njay colocou na imagem, os "fios" não deviam estar a ligar os dois da esquerda  e os dois da direita em vez de estarem cruzados?

Sim Xico, tens razão. Já actualizei a imagem para outra solução.

Quanto ao erro... eu pessoalmente nunca verifico se um desenho de PCB bate certo com um esquema, simplesmente porque é muito dificil e dá trabalho pa caraças (faço essas verificações mas com a ajuda do programa de CAD, não a olhar para desenhos!). Nem para mim faço isso, quanto mais para os outros e de borla. Só verifiquei desta vez porque não é um esquema muito complexo e o meu 6º sentido disse-me que devia haver um erro de layout face à grande discussão que já por aqui ia em torno disto. Nunca se fiem nos outros verificarem os vossos PCBs. Eu não o faço (nem me fio, nem verifico, pela razão já acima indicada). Aliás, é para isso que usamos programas CAD, eles fazem essa verificação por nós... a não ser que os utilizemos mal ou que o pinout do componente esteja mal definido na aplicação.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:40 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Controlador de Motores
« Responder #206 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:32 »
Nesse esquema a alimentação do 12V entra nos dois IRF9540, mas a saída destes dois não vão ligar ao mesmo ponto, mas sim a uma das saídas idependentes para o motor.

O mesmo se passa com os outros 2 transistors

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #207 em: 22 de Dezembro de 2010, 00:43 »
Quanto à proposta de solução que o Njay colocou na imagem, os "fios" não deviam estar a ligar os dois da esquerda  e os dois da direita em vez de estarem cruzados?

Sim Xico, tens razão. Já actualizei a imagem para outra solução.

Quanto ao erro... eu pessoalmente nunca verifico se um desenho de PCB bate certo com um esquema, simplesmente porque é muito dificil e dá trabalho pa caraças. Nem para mim faço isso, quanto mais para os outros e de borla. Só verifiquei desta vez porque não um esquema muito complexo, o meu 6º sentido me disse que devia haver um erro de layout face à grande discussão que já por aqui ia em torno disto. Nunca se fiem nos outros verificarem os vossos PCBs. Eu não o faço. Aliás, é para isso que usamos programas CAD, eles fazem essa verificação por nós... a não ser que os utilizemos mal ou que o pinout do componente esteja mal definido na aplicação.
Mais uma vez obrigado. O meu problema foi mesmo ter utilizado o Eagle mal. Foi a primeira vez que o utilizei e como não percebia muito dele, não consegui passar muito bem do esquema para a placa e por isso inclui o erro anterior, o que veio dar nisto.

Paciência. Amanhã vou então corrigir esta placa e, como vou precisar de outra na mesma, depois vou ver se volto a desenhar a pcb e posto aqui os ficheiros.


Obrigado a todos e desculpem-me o incómodo  :)
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 00:45 por XicoMBD »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Controlador de Motores
« Responder #208 em: 22 de Dezembro de 2010, 01:26 »
Não te sintas mal, isto acontece até aos (muito) profissionais, acredita! Não sei se te lembras que, algumas páginas mais atrás neste tópico, eu disse que só se devia mandar fazer 1 PCB para começar, porque erros acontecem frequentemente. Nunca nos podemos fiar no 1º PCB (aliás, em nenhum PCB, sem o termos fabricado e testado).

Não conheço o Eagle, mas tipicamente estes programas de CAD "conhecem" o esquema e mostram umas linhas a unir as patas dos componentes (os chamados "rats nest", ninho de ratos), que vão desaparecendo à medida que vamos unindo as patas com pistas. Muitos até dão indicações de erro quando ligamos 2 pontos que não era suposto estarem ligados. O Eagle deve estar a dar-te algum erro que tu deves ter ignorado, provavelmente porque não percebeste o que ele te queria dizer por seres novo nisto.
Quando faço os meus PCBs, no final há sempre uma fase em que vou percorrer os nós do circuito 1 a 1 para verificar se todos os pinos ficaram ligados; isto com a ajuda do CAD (KiCAD), claro, que faz um realçamento visual das pistas e pinos que devem ser ligados entre si.
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2010, 01:28 por Njay »

Offline XicoMBD

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 571
    • FranciscoDias.net
Re: Controlador de Motores
« Responder #209 em: 22 de Dezembro de 2010, 01:34 »
Não te sintas mal, isto acontece até aos (muito) profissionais, acredita! Não sei se te lembras que, algumas páginas mais atrás neste tópico, eu disse que só se devia mandar fazer 1 PCB para começar, porque erros acontecem frequentemente.

Não conheço o Eagle, mas tipicamente estes programas de CAD "conhecem" o esquema e mostram umas linhas a unir as patas dos componentes (os chamados "rats nest", ninho de ratos), que vão desaparecendo à medida que vamos unindo as patas com pistas. Muitos até dão indicações de erro quando ligamos 2 pontos que não era suposto estarem ligados. O Eagle deve estar a dar-te algum erro que tu deves ter ignorado, provavelmente porque não percebeste o que ele te queria dizer por seres novo nisto.
Quando faço os meus PCBs, no final há sempre uma fase em que vou percorrer os nós do circuito 1 a 1 para verificar se todos os pinos ficaram ligados; isto com a ajuda do CAD (KiCAD), claro, que faz um realçamento visual das pistas e pinos que devem ser ligados entre si.
Sim, o Eagle faz isso, aliás, estava agora a fazer a placa toda de novo a partir do esquema original para ter a certeza de que fica tudo certo. O Eagle não me deu problema nenhum porque eu fiz o layout da placa de raiz apenas a olhar para o esquema, e por isso não me apareceram essas linhas.