collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mais um  (Lida 6751 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Mais um
« em: 22 de Setembro de 2012, 05:29 »
Boas


Chamo-me Diogo e vivo em Lisboa.
Tenho um curso 12º profissional de informática onde aprendi a programar em algumas linguagens.

Nunca programei nada de electrónica, nem faço a mínima de como se mete os programas dentro dos chips. Estou um pouco a leste de tudo isto.

Inscrevi-me agora nesta comunidade porque, para além de me interessar pela área, vou construir uma CNC. Vai ser o meu 1º projecto.
Quero ver é como me vou safar com a história do mach3...  ;D



Um bem haja ;)

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Mais um
« Responder #1 em: 22 de Setembro de 2012, 07:57 »
Olá Diogo,
Bem-vindo.

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: Mais um
« Responder #2 em: 22 de Setembro de 2012, 08:36 »
Bem-vindo!  :D

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Mais um
« Responder #3 em: 22 de Setembro de 2012, 10:06 »
Bem-Vindo,

Tens de fazer a programação para a arquitectura dele e ao compilar ou "montar" (Assembly) vai te gerar binário, depois tens de flashar o micro.
O micro poderá ter já um bootloader serial, em que tu programas através da porta serial, caso do arduino, mas também podes programar através de programadores.

Para começar muitos dizem que é melhor começar por assembly pois assim percebes o que acontece dentro da máquina, mas se calhar tu que já sabes programar em C, podes começar por Arduino ou mesmo Low Level em microcontroladores.
Basta perceber e no fórum tem bons tutoriais.


Cumps :D

Offline JPCarvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 42
Re: Mais um
« Responder #4 em: 22 de Setembro de 2012, 12:55 »
Bem-vindo diogo, o mais importante desde já é procurares um microcontrolador fácil para começares a dar os primeiros passos. E é ai que entra o arduino...É programado em c++ logo já deves ter uma noção, deves é ler alguns tutoriais para saber quais os métodos mais importantes.

Se não conseguires adquirir o arduino, eu ajudo-te  a simular um através do programa proteus.

A cnc como todos sabemos, entendidos de electrónica não é muito fácil de se fazer. Eu tenho uma e deu-me muito trabalho, mesmo na parte de programação.

A minha ideia era começares a desenvolver alguma coisa mais práctica, para teres uma ideia de como se trabalha na electrónica de interface e depois ai sim desenvolveres a tua cnc.

Se quiseres estou disponivel para qualquer ajuda que te apareça, cumps  ;)

Offline tops72

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 263
  • Robotica é uma Arte
    • MicroTops
Re: Mais um
« Responder #5 em: 22 de Setembro de 2012, 12:57 »
Bem-vindo alguma coisa apita!! :D :D :D
Project com CNC aqui no fórum ja há informações sobre isso.
Nao há impossiveis, na Robotica
http://microtops.allalla.com/index.html
ToPs SaNtoS

Offline JPCarvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 42
Re: Mais um
« Responder #6 em: 22 de Setembro de 2012, 13:00 »
O cedric pode te ajudar...  ;)

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Mais um
« Responder #7 em: 22 de Setembro de 2012, 16:41 »
Muito obrigado a todos.

Eu tive uma "má" base que foi o pascal, por incrível que pareça nunca aprendi c, mas penso que não teria grandes problemas nisso.
Ainda não percebo nada como isto dos micro-controladores funciona, quando programamos linguagens de alto nivel estamos tão por cima disso que nem sabemos o que se passa ;D

Por acaso já tinha andado à procura de um arduino, mas agora estou mesmo fisgado na cnc e é mesmo isso que vou tentar fazer.
O meu primeiro passo vai ser encontrar um bom plano de uma mesa cnc ou eu próprio criar um.


Um bem haja

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Mais um
« Responder #8 em: 22 de Setembro de 2012, 17:21 »
Bem-vindo  ;D

Já somos dois a começar pelo Pascal, faz bastantes anos que me iniciei na programação, 1º com o Qbasic do DOS e de seguida com o Pascal, gosto dessa linguagem embora tenha passado ao esquecimento... incrível o que se poderia programar com ela e depois de saber quase todos os truques é que me deparei não ser uma linguagem com continuidade.
Programar C deve ser intuitivo mas ainda não tive paciência para a compreender, ando mais virado para o Bascom AVR, AVR (assemby) ou 8051, tenho mesmo de pegar em C  :P
Ai ai tanto off-topic
« Última modificação: 22 de Setembro de 2012, 21:05 por dropes »

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Mais um
« Responder #9 em: 22 de Setembro de 2012, 20:21 »
Eu tive uma "má" base que foi o pascal...
Não digas isso - é uma linguagem de programação muito boa.
Tens aqui no fórum muita informação sobre microcontroladores. Tens, por exemplo,  um curso de microcontroladores do asena.

Offline JPCarvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 42
Re: Mais um
« Responder #10 em: 22 de Setembro de 2012, 20:43 »
Não queres optar pelo arduino para controlares a tua cnc?

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Mais um
« Responder #11 em: 22 de Setembro de 2012, 21:08 »
Não queres optar pelo arduino para controlares a tua cnc?
Fiquei curioso, tens algumas fotos da tua CNC?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mais um
« Responder #12 em: 22 de Setembro de 2012, 22:18 »
Não queres optar pelo arduino para controlares a tua cnc?

Porquê re-inventar a roda quadrada, escrever um interpretador de comandos G-Code, com erros, bugs e comandos por interpretar quando basta instalar por exemplo o Linux CNC( http://www.linuxcnc.org/ ), é basicamente Ubuntu com uns extras, ter um pc com porta paralela e tens um controlador para cnc com tudo e mais alguma coisa..
Avr fanboy

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Mais um
« Responder #13 em: 23 de Setembro de 2012, 00:26 »
Não queres optar pelo arduino para controlares a tua cnc?

Porquê re-inventar a roda quadrada, escrever um interpretador de comandos G-Code, com erros, bugs e comandos por interpretar quando basta instalar por exemplo o Linux CNC( http://www.linuxcnc.org/ ), é basicamente Ubuntu com uns extras, ter um pc com porta paralela e tens um controlador para cnc com tudo e mais alguma coisa..


O "linux cnc" substitui o quê? O mach3? Então mas a breakout board que eu estive a ver só é compatível com mach3, acho eu...
A placa que estive a ver é esta
Já agora digam-me a vossa opinião.

Eu estava a pensar ter um pc com windows xp e meter-lhe o mach3, autocad e um software CAM.




offtopic:
Senso? O teu nick não me é estranho... clubdtr? outro forum?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Mais um
« Responder #14 em: 23 de Setembro de 2012, 00:32 »
Reconheço o teu nome do club Dtr sim.

O linux cnc é um sistema operativo gratuito feito especialmente para meter cnc's a funcionar, faz o mesmo que o Mach3, é só uma opção gratuita, o Mach3 é provavel que seja tão bom ou melhor que o linux, e se não tens experiência com linux, talvez não seja a melhor maneira de começar a usar linux.

Essas placas, são compativeis com qualquer software que fale com uma porta paralela, que é para ai 99% dos programas de controlo de cnc's, tens é de proceder á configuração do teu sistema no software, para enviar os comandos certos para cada pino da porta paralela.
Avr fanboy