collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Não contem comigo ...  (Lida 4636 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Não contem comigo ...
« em: 11 de Março de 2013, 11:31 »
Boas caros companheiros de fórum,

Penso que esta é uma questão pertinente, pelo menos para mim, e que é recorrente aqui no fórum.

Volta e não volta, aparecem por aqui pessoas, muitas que nem se identificam, a pedir "ajuda" para a concepção e desenvolvimento de projectos que acabam por ter fins comerciais, e que são por vezes posteriormente comercializados pela pessoa que obteve essa ajuda.

Ora, acontece que uma coisa é ajudar e partilhar conhecimentos, outra coisa é "trabalhar de borla" para alguém que mais tarde vai, directa ou indirectamente, lucrar com o nosso altruísmo.

Logo à partida, alguém que chega ao forum e nem sequer faz a sua apresentação, para mim, é no mínimo falta de educação, depois temos ainda a questão que me levou a escrever este post: Até que ponto se deve ajudar alguém com os nossos conhecimentos e tempo, que oferecemos de forma gratuita e num espírito aberto, quando é notório que esses conhecimentos vão ser usados para que alguém possa lucrar monetariamente com isso.

Não tenho qualquer problema em ajudar, dentro dos meus conhecimentos, mas não contem comigo para contribuir para projectos (mesmo dissimulados de ajuda humanitária) que acabam por não ser mais do que um aproveitamento (que pode ou não vir a ser comercializado) da boa vontade e espírito altruísta que tem feito do LusoRobotica agradável de participar.

Este ultimo caso do "contador de abelhas" é um exemplo típico ...

Abraços,
PA
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 11:35 por StarRider »

Offline helderjsd

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 149
Re: Não contem comigo ...
« Responder #1 em: 11 de Março de 2013, 11:46 »
Caro starrider,
Em primeiro lugar, não sou novo neste forum.
Já aqui andei no passado, coloquei muitos posts, e tive uma quezilia com pessoal aqui do forum (sabes bem com quem), e não me identifiquei com a postura de certos membros, e saí.. Dei o fora...
Entretanto, recebi mensagens de um administrador, ao qual tiro o chapeu, e passados varios meses optei por regressar ao forum.
Tendo feito algusn projectos para mim, brincado com arduinos raspberry, etc etc etc etc etc.
Aprendi muito neste e noutros foruns, e consigo fazer coisas que há 2 anos atras nem sonhava ser possivel serem feitas por um "gajo normal" como eu.

Agora, ao ler este teu topico, parece que a azia não passou. Ok, talvez tenh afeito mal em voltar.. Se for da opinião dos admins, poderei voltar a sair, de cabeça erguida e sem qualquer problema.

Agora, fico atonito e parvo, com algumas insinuações que são feitas.
- Conhece por acaso a pratica apicola? Sabe de que estamos a falar?
- Tem noção do lucro que cada colmeia dá?
- Sabe quantos apicultores profissionais existem no pais?

Se conseguir responder a estas perguntas, rapidamente se apercebe se este projecto nunca, jamais, de forma alguma seria vendavel neste mundo.
As coisas são feitas por carolice, para tentar quebrar barreiras, obter conhecimentos, e ultrapassar desafios pessoais!
Se fosse por questões economicas, nunca me teria dedicado a brincar com arduinos e derivados, nunca teria vindo a este ou outro forum, e muito menos teria abelhas (que me dão lucro ZERO).

Complementarmente, um contador de abelhas no mercado, compra-se por 16 euros.. Taxa de confiança na contagem: 98%

Acha que algum dia, eu conseguiria fazer isso por 16 euros???? Nem o arduino paga!!!!

Lamento que haja gente com este tipo de postura, e estes ataques directos..

Por mim, volto pela porta que entrei...

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Não contem comigo ...
« Responder #2 em: 11 de Março de 2013, 11:49 »
É uma questão pertinente sem dúvida nenhuma, infelizmente qualquer um pode chegar e tentar obter ajuda, a qual felizmente é muita e dada gratuitamente aqui no fórum, par depois ganhar dinheiro com isso sem sequer dar os créditos do trabalho a quem o teve, se no caso de quem pede ajuda para um projecto completo quase do tipo "chave na mão" é fácil de identificar se existe intenção de lucrar ou não com isso, e ajuda dada facilmente pode ser mudada de forma a dar apenas o rumo onde procurar as coisas para obrigar a quem pede ajuda a trabalhar e a procurar a fundo a resposta àquilo que pretende acabando por aprender sempre muito pelo caminho, quando se fala de ajuda a ultrapassar pequenos obstáculos, tipo bocados de código que não funcionam se calhar é muito mais complicado identificar se vão ser usados ou não de forma a obter lucro e muitas vezes pode ser dado logo o código funcional, e se para quem deu não é muito importante para o projecto final pode ser a diferença entre trabalhar ou não acabando por todo ele se basear na ajuda dada pelo fórum, eventualmente nem o fórum ganhando os créditos sobre isso quanto mais a(s) pessoa(s) que deram a ajuda.
Não tenho nada contra que se peça ajuda para projectos comerciais e penso que que habitualmente anda por aqui e dar muita ajuda a todos de forma desinteressada também não terá problemas em continuar a dá-la, mesmo para projectos comerciais, mas penso que sem dúvida nenhuma se se pede ajuda para um projecto comercial isso deveria ser informado logo de inicio no primeiro tópico de forma a que ninguém se sinta depois defraudado, e se for caso disso dar sempre os créditos\recompensa a quem ajudou a colocar o projecto funcional, claro que isto dependerá sempre da boa vontade e "honestidade" de quem pede a ajuda.
P.S.: Sem dúvida nenhuma que a apresentação seria sempre desejável até para nos conhecermos melhor

StarRider

  • Visitante
Re: Não contem comigo ...
« Responder #3 em: 11 de Março de 2013, 11:56 »
Caro caro "helderjsd",

Teria sido uma boa oportunidade para se apresentar, continuo sem saber com tem estamos a falar, e muito menos sobre o que estamos a falar. QUAL AZIA ?  ???

O meu post foi uma declaração de intenções PESSOAL, como disse, não contem comigo, pode possivelmente contar com outros pelo que não percebo o sentido do seu post.

Cumprimentos,
Paulo de Almeida
« Última modificação: 11 de Março de 2013, 11:58 por StarRider »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Não contem comigo ...
« Responder #4 em: 11 de Março de 2013, 12:17 »
Bem....

Calma malta,

Eu concordo com o que aqui foi dito, e obviamente que um fórum está sujeito a isso, virem pessoas aprender para um dia fazer algo comercial, mas é um risco é claro. Nos tempos que correm quem não quer realizar dinheiro?
Agora obviamente que é chato, eu também não gosto sou sincero, andar a passar conhecimentos para depois irem lucrar à minha "pala", mas isso cabe a quem está do lado de lá ser correcto e ao lançar o seu projecto para o fórum dizer "Se isto resulta-se até tentaria tornar isto comercial" algo do género. E aposto que mesmo assim teriam muita gente aqui disposta a dar o seu contributo.

Agora falando em concreto da apicultura, penso que realmente não irá lucrar com isso.

 ;)

Cumprimentos,
André Carvalho.

StarRider

  • Visitante
Re: Não contem comigo ...
« Responder #5 em: 11 de Março de 2013, 12:30 »
... mas isso cabe a quem está do lado de lá ser correcto e ao lançar o seu projecto para o fórum dizer "Se isto resulta-se até tentaria tornar isto comercial" algo do género. E aposto que mesmo assim teriam muita gente aqui disposta a dar o seu contributo.

Boas,

Totalmente de acordo !!!!!!!

Nada melhor do quer honesto logo desde inicio, dai a questão de uma simples apresentação (basta o nome, localidade e pouco mais) para dar logo de inicio a noção de que estamos todos em sintonia.

Tal como acontece em muitos outros locais (amadores ou profissionais), e tal como acontece numa normal relação entre humanos, a questão da apresentação devia ser compulsiva, e a moderação não devia permitir qualquer post sem que o membro se tenha previamente apresentado.

Just my 2 cents.

Abraços,
PA

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Não contem comigo ...
« Responder #6 em: 11 de Março de 2013, 13:21 »
É um bocado complexo este assunto.

Já ajudei imensas vezes pessoal para projectos comerciais da mesma maneira que fui ajudado. Isto é, não fiz nem me fizeram o trabalho, mas indicaram-me o que deveria de fazer ou o que pesquisar. A pessoa em questão chegou e indicações não que lhe fizessem o trabalho.

Concordo no entanto com a questão da apresentação, se perceber o background da pessoa, etc...

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Não contem comigo ...
« Responder #7 em: 11 de Março de 2013, 14:52 »
Em relação ao HelderJsd, ele acho que se apresentou com o 1º utilizador que teve. Falou inclusivé bastante dele.

Em relação a ajudar projectos comerciais, dissimulados ou não, eu pessoalmente como grande parte ja ajudou nos mesmos. Tutoriais que coloquei no meu blog e em foruns estrangeiros já devem de ter sido utilizados comercialmente. Eu tb ja usei ajuda para fazer produtos meus é um ciclo.

Pessoalmente acho que deviam de haver mais projectos comerciais e quem tem ideias boas devia de as meter no mercado para nos tornarmos competitivos como pais.

Na minha opinião se andam a lucrar com o meu conhecimento e eu não, então o problema é meu de não o saber aplicar comercialmente.

O grave para mim é quando o utilizador vem e pede soluções feitas sem sequer querer aprender nada, e isso é a unica coisa que me faz pensar 2x se ajudo ou não, de resto pouco me importa.

Agora outra coisa é tu teres uma ideia e alguem a usar a nivel comercial, isso aí é outra conversa e dava para outro topico.
Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Não contem comigo ...
« Responder #8 em: 11 de Março de 2013, 18:39 »
Concordo com a opinião do StarRider, e penso que em casos em que o projecto é feito para ser comercializado esta informação deve estar logo presente no topico inicial.
Mas á casos como o do xicombd que desenho o controlador de motores para ele próprio mas acabou por disponibilizar o projecto na G7 com alguma percentagem, penso eu pois o Hugu é que sabe disso, esse projecto acabou por ser comercializado mas inicialmente esse nao foi o objectivo principal dai apoiar esse tipo de projectos.
   Agora só nao gostei do simples factos de se andar a apontar nomes pois isso parece mal para um foram deste tipo pessoal, isso parece, peço desculpa, as discussões do miúdos da primaria.
Isto e tudo o que teno a dizer.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Brun

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 45
Re: Não contem comigo ...
« Responder #9 em: 11 de Março de 2013, 23:53 »
Concordo com aquilo que foi dito aqui em cima, não se deveria referir ninguém aqui, e agora eu pergunto, TÊM PROVAS?
Não sei se sabem, mas isso é difamar, uma pessoas...  :-\ O autor do Tópico desceu muito baixo, um golpe muito baixo mesmo...

Eu tenho acompanhado sempre que posso o forum, tenho grande gosto ver estes tópicos, nem que seja pela curiosidade, mas a partir do momento que o o forum é livre, eles têm o total direito de copiar aquilo que vocês metem aqui, é publico, não há direitos, sujeitam-se a perder "ideias"...

Eu tenho aprendido por aqui algumas coisas, e agradeço a quem ensina!!!
Agora vamos seguir o exemplo, vamos pensar que vocês são professores, e dariam nivel "2" a um aluno, porque ele tentou ao pesquisar na net, saber mais que o professor e aprender a fazer algo que nunca tinham feito, tirem as vossas próprias conclusões...

Enfim.
Abraço..

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Não contem comigo ...
« Responder #10 em: 12 de Março de 2013, 11:34 »
são coisas da vida,

Normalmente todo o pessoal que anda nos forums sabem ou deviam saber que este tipo de coisas acontece e vai sempre acontecer, e por muito que se queira evitar, acontece.

É a mesma coisa do que num forum de informatica um user pergunta como recuperar dados do pc. Sabe-se lá se é um user particular ou se é um user que tem uma loja de informatica e tá com dificuldades.

É a mesma coisa de partilhares aqui no forum ou noutro lado qualquer um projecto teu de hobby , e  muitos users fazem, e vem aqui um user pega nos teu projecto copia e começa a vender, sem te dizer nada.

Há um lado mau, mas tambem há um lado bom.

Dá gosto ver pessoas a inspirar-se nos nossos projectos ou não.

Imagina que ninguem partilhava projectos, dicas de forums , tutoriais, etc... para muitos apreendem por aqui falo por mim.


Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Não contem comigo ...
« Responder #11 em: 12 de Março de 2013, 13:23 »
Eu tb não vejo problema em partilhar ideias mesmo que no fim a pessoa que conseguiu fazer o projecto o venda para ganhar algum.. pode ser que com os conhecimento adquiridos possa depois ajudar outros que se inciem no mesmo projecto.

Basicamente o pessoal por aqui dá dicas e sugestões e explicações, pelo que vejo não costumam fazer na íntegra os projectos dos outros, aí tb não concordo pq senão ninguém aprendia e havia sempre alguém que fazia as coisas.

Há muito tempo qdo o pessoal andava pelo #IRC eu estava sempre num canal que era o #Pascal, dava umas dicas sempre que sabia e tentava ajudar a malta, uma vez acabei por fazer um projecto a um tipo que era um simulador de uma máquina de bilhetes de comboio, realmente fiz tudo como ele pediu (estupidez minha) e enviei por mail, no fim nem um obrigado disse. Nunca mais :)


Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Não contem comigo ...
« Responder #12 em: 13 de Março de 2013, 13:43 »
Bom dia.
Bem eu não sou perdido nem achado no forum... mas com o passar do tempo tenho-me vindo a sentir parte integrante do mesmo... e não podia deixar de me sentir INDICADO com este comentário...

Citar
Não tenho qualquer problema em ajudar, dentro dos meus conhecimentos, mas não contem comigo para contribuir para projectos (mesmo dissimulados de ajuda humanitária) que acabam por não ser mais do que um aproveitamento (que pode ou não vir a ser comercializado) da boa vontade e espírito altruísta que tem feito do LusoRobotica agradável de participar

e como é obvio não podia deixar de comentar...
Continuo a agradecer a todos os que deram desde uma simples palavra de recomforto até aqueles que perderam um pouco de tempo e deram os seus conhecimentos para me ajudar... A esses nunca esquecerei tudo o que fizeram e têm feito.
Queria dizer a todos que de facto não percebo praticamente nada de robotica nem de electronica tal como disse na minha apresentação... e que o fim deste projecto tem como obejctivo o que foi dito (ajudar a minha filha e quem sabe outras crianças que sofram do mesmo problema) isto tudo sem qualquer ideia comercial.... não espero fazer dinheiro com as dificuldades das outras pessoas!!!
Quando me inscrevi neste forum foi como tal como disse uma ultima carta na manga pois já não tinha mais caminho para seguir... e voces indicaram-me esse caminho...
Sinto-me triste por haver pessoas que possam sequer pensar que eu poderia usar o problema da minha filha para poder ganhar dinheiro com isso!!!!
E queria dizer também que se alguém quizer basta que mo indique e eu serei o primeiro a sair do forum (sem nunca esquecer esta comunidade e todos aqueles que deram um pouco de si para me ajudar).
e por último espero que eventualmente ninguém (com estas ideias acima ) precise de pedir ajuda para problemas de saúde pois é de facto triste e quando se pede este tipo de ajuda é porque já nada do resto está a correr bem... talvez um dia percebam...
Quanto a todo resto o meu muito obrigado uma vez mais....
« Última modificação: 13 de Março de 2013, 13:46 por DCautosport »