collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Papel para fazer pcb por transferência de tonner  (Lida 7478 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« em: 10 de Março de 2014, 18:37 »
Boas
Preciso de fazer umas pcb por transferência de toner, após pesquisar na net pareceu-me que o melhor papel seria o papel fotográfico\brilhante. acontece que na primeira tentativa não correu lá muito bem, algumas pistas ficaram interrompidas.
Terá sido nabice minha ou existem papeis melhores.
Já agora que tamanhos de pistas costumam usar para pcb's feitas em casa

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #1 em: 10 de Março de 2014, 19:29 »
Já experimentei fazer por transferência de toner de impressora e fotocopiadora, não correu nada bem e desisti.
Agora só com pcbs foto-sensibilizadas, pistas mínimo a 2.54mm para maior segurança embora possam ficar ainda mais finas mas não arrisco.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #2 em: 10 de Março de 2014, 19:35 »
Depois de testar muitos papeis, o que tenho tido melhores resultados é com a revista semanal do LIDL. É um pouco fino e dependendo da impressora pode ser preciso colar a uma folha de papel normal (fita cola que aguente temperatura), mas amolece muito facilmente em água, é fácil de retirar e as pistas ficam impec. Já fiz montagem de superfície (soic) com bons resultados.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #3 em: 10 de Março de 2014, 19:43 »
Eu tive sorte sem fazer grandes testes...
Usei uma revista e a coisa não correu muito bem, a segunda tentativa foi com folhas de papel fotográfico compradas na Worten da marca FullColors, foi algo tipo no range dos 2-4€ x50 folhas, era o mais barato que havia e correu bem. Todas as placas que fiz depois disso foram com esse papel e nunca mais tive problemas.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #4 em: 10 de Março de 2014, 20:22 »
Eu tive sorte sem fazer grandes testes...
Usei uma revista e a coisa não correu muito bem, a segunda tentativa foi com folhas de papel fotográfico compradas na Worten da marca FullColors, foi algo tipo no range dos 2-4€ x50 folhas, era o mais barato que havia e correu bem. Todas as placas que fiz depois disso foram com esse papel e nunca mais tive problemas.

Podes descrever de forma rápida o método usado, quanto tempo devo aquecer o papel, devo lixar a superficie do cobre primeiro?

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #5 em: 10 de Março de 2014, 20:32 »
Eu cheguei a fazer muitas por transferencia de tonner.
O ideal é o papel ser o mais fino possivel, e meter maior tinta possivel , a espessura maxima possivel.
Depois com a pcb bem limpinhas, folha a4 por cima aqueces um pouco a placa e metes o tonner.
Fazer muita persão, e ter em especial atenção as bordas da pcb. (Normalmente era onde falhava mais vezes), no final fazer presao com o bico do ferro nas bordas 2 ou 3 vezes.

Depois deixar repousar 20minutos na agua tirar o papel e remover os restos com uma escova de dentes. Aqueles bocadinhos que nao saires logo metes alcool e vai esfergando ao de leve. A regra é nunca fazer força, mas sim seguir a direcção da pista.


Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #6 em: 10 de Março de 2014, 20:34 »
Impressora sem usar "econo-mode" e afins, placa "lixada" com scotch brite e desengordurada com acetona ou benzina, e mais ou menos 1 minuto com o ferro de passar a ferro na posição 2 de 3 (se o papel ficar castanho de queimar, está quente demais). Ponho sempre a placa por cima de uns panos (para isolar termicamente da bancada) , e um bocado de papel de cozinha por cima do "transfer", para poder mudar o ferro de posição sem medo de ter colado. Mudo a posição do ferro várias vezes pois não confio na uniformidade do calor. Depois é água morna com sabão até o papel começar a desfazer, e com muita delicadeza ir desfazendo-o com as pontas dos dedos ou uma escova de dentes macia até só ficarem as pistas. Se correr mal, scotchbrite e começa de novo.
Normalmente imprimo a folha inteira com várias cópias da pcb caso corra mal.

Para corroer o cobre, detesto o percloreto de ferro, é lento e suja muito. Converti-me a 1 parte de ácido clorídico concentrado (muriático) com 2 partes de água oxigenada normal. Muito rápido, é de um verde muito bonito e vê-se o estado da corrosão por ser quase transparente.

Offline ivanling

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
    • Lingtronic Tecnologia
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #7 em: 11 de Março de 2014, 00:16 »
Só para deixar uma dica sobre a maneira como, e com que materiais o faço e tenho tido optimos resultados.
Vou guardando as folhas de suporte as etiquetas para imprimir em impressoras laser, aquela folha de traz que parece encerada, tipo os papeis das costas dos autocolantes. Depois imprimo como já foi referido com o máximo de deposito de toner que conseguir, as vezes aproveito estar a imprimir outras coisas para  ter os rolos da impressora já bem quentes (normalmente o resultado é melhor do que quando ligo a impressora e imprimo na hora), no fim coloco isso em cima da placa e prendo a folha á placa com fita-cola numa das arestas. Depois passo a placa juntamente com a folha numa maquina que plastificar cartões. O resultado costuma ser 5 estrelas.
Normalmente não utilizo para fazer as pista mas sim o silkscreen da placa, visto que as pistas e furos costumo fazer na CNC desde que tenho CNC, mas antes utilizava este método para corroer a placa.
Não tenho foto de placa para corrosão mas deixo uma do resultado do mesmo processo em silckscreen.
« Última modificação: 11 de Março de 2014, 00:28 por ivanling »
Página pessoal Lingtronic.com

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #8 em: 11 de Março de 2014, 00:29 »
Eu lixo o cobre ao de leve pois fica bem limpo e não usa quimicos. Cobre bem limpo é *essencial*. Eu acho que o facto de lixar até ajuda o tonner a a agarrar, pois ficam umas "micro estrias".

Usar papel o mais fino e glossy possível (acho que uso um que tem umas 100gramas/m^2), muita gente usa papel de revista com óptimos resultados.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #9 em: 11 de Março de 2014, 02:36 »
Boas
Preciso de fazer umas pcb por transferência de toner, após pesquisar na net pareceu-me que o melhor papel seria o papel fotográfico\brilhante. acontece que na primeira tentativa não correu lá muito bem, algumas pistas ficaram interrompidas.
Terá sido nabice minha ou existem papeis melhores.
Já agora que tamanhos de pistas costumam usar para pcb's feitas em casa
http://www.g7electronica.net/pt/diversos/854-tonner-transfer-paper.html

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #10 em: 11 de Março de 2014, 10:08 »
Com a plastificadora nota-se o resultado fica muito melhor. Tem uma transferencia muito mais uniforme que o ferro.
Por exemplo nas minhas pcbs fica sempre microburacos nas pistas e buracos nos groundplane, não é que seja problema, mas é uma questao de estetica, ficar com o cobre lisinho sem falhas.


Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #11 em: 11 de Março de 2014, 12:01 »
HUGU já tinha visto esse papel, mas por 10  folhas é muito caro, e pelo que vi no site do fabricante ainda precisaria de outra folha para proteger antes de ir corroer, sei que é o preço normal desse kit mas por agora está fora de questão, até porque iria desperdiciar muito papel.


Invaling a plastificadora que usas é uma normal ou tiveste que modificar de alguma forma como esta:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=3205.0

Eu tenho uma plastificadora mas a pcb passa muito à justa entre os rolos, é normal?

Offline ivanling

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 13
    • Lingtronic Tecnologia
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #12 em: 11 de Março de 2014, 16:35 »

Invaling a plastificadora que usas é uma normal ou tiveste que modificar de alguma forma como esta:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=3205.0

Eu tenho uma plastificadora mas a pcb passa muito à justa entre os rolos, é normal?

A minha é uma plastificadora comercial normal, a única característica particular é que foi comprada na sucata a cerca de 20 anos e foi só mudar o fusível, pensei em fazer uma laminadora mas como a tinha aqui para plastificar documentos, experimentei e obtive optimos resultados.
Sim a placa passa mesmo bastante apertada no fim de entrar nos rolos não é possível puxa-la com a mão, só sai com os rolos a trabalharem.
Caso seja uma placa muito pequena empurro com uma tira de metal.
Também já tenho utilizado para transferir  letras e desenho para chapas de inox.
Tipo estas,
Página pessoal Lingtronic.com

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Papel para fazer pcb por transferência de tonner
« Responder #13 em: 11 de Março de 2014, 16:51 »

A minha é uma plastificadora comercial normal

Fica bom com uma passagem ou tens de fazer várias