collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Gestão de Stock  (Lida 11729 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gestão de Stock
« Responder #15 em: 23 de Agosto de 2011, 14:06 »
Ou metes alguem a tratar só da gestão de stock ou então tem de ser as pessoas ou a meter uma referência ou então fazes um teclado gigante com simbolos e assim é só carregar no que se leva e depois meter a quantidade.
Avr fanboy

Offline patinhofeio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 73
Re: Gestão de Stock
« Responder #16 em: 23 de Agosto de 2011, 14:33 »
Boas.
Só a titulo de sugestão:
O tal aparelho portátil para ler o código de barras, podia ter memoria interna onde ficavam guardados os dados do produto retirado pelo funcionário. Assim que o leitor fosse deixado na base(à entrada por exemplo) de forma serial RS232 ou USB atualizava os dados em memoria com a base de dados.
Desta forma após a colocação do leitor na base o stock ficava atualizado e evitavam-se as comunicações sem fios.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #17 em: 23 de Agosto de 2011, 18:29 »
Lol, o teclado gigante ta fora de questão...  ;D

As referencias vou ter que ver isso...

Em relação, a essa ideia de andar com algo portatil a guardar as ref é uma ideia porreira...

Mas como o faria? depois por exemplo quando se colocava o aparelho na base, ele teria que descarregar as referencias e limpar a memoria..

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Gestão de Stock
« Responder #18 em: 23 de Agosto de 2011, 19:13 »
e se em vez do lcd e do keypad usasses um modulo touch screen com uma interface básica, tinhas tudo lá listado (a info num ficheiro num SD) e dois simples icons à frente de cada item da lista, um para adicionar uma unidade, o outro para remover...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #19 em: 23 de Agosto de 2011, 20:07 »
Caro CBX explique lá melhor isso, não entendi bem...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gestão de Stock
« Responder #20 em: 23 de Agosto de 2011, 20:31 »
Pois, ja tinha pensado nos rfid caro Marvin mas a questão das tags é complicado, porque são pessoas "leigas" no assunto e nada percebem disso..

Em relação as referencias tambem ja tinha pensado que irão introduzir mal as referencias, mas existe sempre a possibilidade de fazer "Segurança à Windows Vista"  ;D que é depois de introduzir a referência e a quantidade dizer "Tem a certeza que introduziu correctamente os dados?" e depois colocar "Tem a certeza que tem a certeza de que respondeu correctamente a pergunta anterior?" Nah, esta ja estou a brincar  ;D...
isso é só pra complicar e chatear, podias era fazer de modo o sistema tentar detectar se a referencia é valida ou nao da tua base de dados e dpx fazer aparecer um pekeno texto com a descricçao do produto, e dpx um "premir" pra confirmar. Acho k era melhor assim.


Citar
Caro Dvdt, a solução dos xbee tambem tinha pensado nela, mas tem 3 grandes problemas..
1º é dispendioso...
2º tinha que ter um receptor no servidor..
3º Como eu conheço e tenho experiencia de empregados ja a cerca de 15 anos que convivo na serralharia, os empregados não têm cuidado com nada, e se for uma coisa movel, é para mais dia menos dia andar aos tombos, ou levar com alguma coisa em cima...
isso é bem verdade!

Mas tb sou da opiniao do dvdt, pk nao fazer um leitor portátil? na vez do rfid, eu continuava a apostar no leitor de código de barras!
Ha softwares k geram codigos de barras, e dpx é só imprimir em papel autocolante e colar os codigos de barras nas caixas dos produtos! Se se deteorasse o codigo de barras, imprimias outro autocolante e colavas em cima do antigo!
Qto à ideia de haver uma tabela com os codigos de barras associados à referencia e à descriçao do produto tb é uma boa ideia. Mas é mto penoso ter de andar a inserir referencias à mão! :S e se são numeros com mais de 5 digitos, um gaijo ja fica trocado dos olhos! :P pelo menos eu fico! ja estou farto de digitar o nib da G7, e fico com os olhos trocados a meio! :P e já o passei tantas vezes, k nao consegui ainda decorá-lo! só sei k começa por 0036 e 0035, o resto ja n sei! :P LOL Por isso acho tb mto improvavel os empregados viram a decorar alguma refª k seja, pois vao lidar com mtos numeros, mtos produtos!
[/quote]

Eu apostava num leitor de codigo de barras portatil, e comunicaçao sem fios: bluetooth

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gestão de Stock
« Responder #21 em: 23 de Agosto de 2011, 20:39 »
Ou metes alguem a tratar só da gestão de stock ou então tem de ser as pessoas ou a meter uma referência ou então fazes um teclado gigante com simbolos e assim é só carregar no que se leva e depois meter a quantidade.

Se só venderes meia duzia de produtos na tua loja, até era uma boa ideia, n mais de 90 produtos, porque assim até podia-se hackar um teclado de computador e cada tecla representar um produto! :P
tb existem caixas registadoras com botoes pré programados pra representar um produto destinto... tipo isto:


mas se forem mais, mtos mais produtos, teclados maiores tornar-se-iam complicados, pk dpx uma pessoa perdia tempo a procurar o dito produto no meio de tantas teclas! :P

Mas melhor, era tipo um teclado touch-screen, e haver uns botoes pra selecionar categorias, ou seja os mesmos botoes, podiam representar varios produtos distintos mas por categorias diferentes, mas um touchscreen já era dose! :P
(só dpx de ter escrito este post em resposta ao senso, é k vi k o cbx tb tinha feito esta sugestao  8))
« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, 20:41 por Hugu »

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Gestão de Stock
« Responder #22 em: 23 de Agosto de 2011, 21:33 »
Caro CBX explique lá melhor isso, não entendi bem...

Cumprimentos,
André Carvalho.

basicamente é substituir a ideia do lcd e keypad por um modulo tft com touchscreen (http://www.ebay.com/itm/2-4inch-TFT-LCD-module-touch-panel-SD-card-cage-/270569308217?pt=BI_Electrical_Equipment_Tools&hash=item3eff300039), tinhas uma lista dos produtos e quantidades guardados no SD, por exemplo num ficheiro .txt, o tft tinha uma interface gráfica simples a mostrar essa lista, com a imagem do produto para facilitar, quantidades disponíveis e dois icons, um para remover uma unidade e outro para adicionar (caso seja necessário). Quando alguém fosse buscar um produto, chegava ao tft, escolhia esse produto e alterava as quantidades de acordo com o retirava.

Quando fosse preciso fazer inventário pegavas no cartão SD, com um programa no pc pegavas na lista, fazia uns gráficos ou tabelas de modo a facilitar a comparação com o stock do armazém...

Podias no futuro adicionar funcionalidades, por exemplo em que prateleira está o produto, etc.

acho que me fiz entender...

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #23 em: 23 de Agosto de 2011, 21:57 »
Hum, sim é bem pensado pelos dois...

Mas em relação ao touch com o tempo não se iria degradar? maos de empregados, sujas e nao sei que??

O codigo de barras, tipo supondo então que se degradava um autocolante, como é que so a imprimir outro codigo ele sabia que esse codigo pertencia ao produto X na base de dados??

é que ao gerir novos codigos de barras eles tem que ser alterados na base de dados para que sejam comparados quando é retirado ou adicionado um produto..

A ideia de ter botões com categorias num touch screen é valida, mas se calhar não é muito eficaz na rapidez...porque vamos ver a categoria de parafusos...

Parafusos
->Inox
-->Parafuso de chapa
---->Parafuso com medida X
---->Parafuso com medida Y
-->Parafuso de rosca fina
---->Parafuso com medida Z
---->Parafuso com medida K
->Ferro
-->Parafuso de chapa
---->...
-->Parafuso de rosca fina
---->....

Isto implicava tipo sub menus no touch o que por vezes poderia levar a algum tempo a chegar ao item pretendido..

A comunicação sem fios não me parece, porque é a tal situação de andar a levar com coisas em cima ou andar aos tombos mais dia menos dia..

A ideia seria, o mais simples possivel, barato e o que fosse mais facil de introduzir/ler...

Porque é para depois por exemplo quem esta no pc nos escritorios ter acesso ao stock e saber o que encomendar ou não..
Ficar armazenado em SD's sem ligação a um computador esta fora de questão..

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gestão de Stock
« Responder #24 em: 23 de Agosto de 2011, 22:00 »
Tens sistemáticamente recusado todas as ideias propostas, tambem não facilitas lol.
É mais facil meter alguem á porta e o empregrado chega a essa pessoa e pede o que quer.
Ou então uma simples grelha de papel e escreve lá o que levou.
Avr fanboy

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #25 em: 23 de Agosto de 2011, 22:05 »
Lol nada disso caro senso, percebo o que disse e peço desculpa a todos, não o estava a fazer por mal...  :D

Tipo queria era tentar encontrar aquele meio termo que é dificil de encontrar sabem?...

Aquilo que é simplicidade/barato e fácil de implementar...

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Gestão de Stock
« Responder #26 em: 23 de Agosto de 2011, 22:36 »
E á prova de bala para sobreviver no mundo real.
Avr fanboy

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Gestão de Stock
« Responder #27 em: 23 de Agosto de 2011, 22:40 »
olha a solução mais facil é pores um inter-cumunicador na parte de baixo para o escritorio e o pessoal diz as coisas que tirou, assim resolves as coisas todas.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Gestão de Stock
« Responder #28 em: 23 de Agosto de 2011, 23:13 »
Lol...boa ideia...  ;D
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Gestão de Stock
« Responder #29 em: 24 de Agosto de 2011, 00:12 »
Lol...boa ideia...  ;D

LOLOL tantas sugestoes e ideias, e afinal vais mazé comprar uns walky-talkies ao pessoal pra comunicar à central o k tiraram das prateleiras?! LOL :P

É uma ideia!.. mas a meu ver, é uma ideia mto basica e desinteressante de se implementar! Over!  8)