collapse

* Posts Recentes

Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Lusorobótica Motor Board  (Lida 84219 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #30 em: 04 de Fevereiro de 2009, 19:11 »
em relação aos reguladores de voltagem, o 7805 precisa de pelo menos mais 2 volts para fazer uma boa regulação, temos como opção o 2937 que necessita apenas de mais .5v para fazer uma boa regulação.. por isso julgo que o 2937 é mais apropriado

A minha pergunta era mais qual o valor máximo que podes colocar nesse regulador?


Eu acho que podemos utilizar alimentação TTL (lógica) apartir dos 5V regulados do arduno, qualquer microcontrolador que utilizemos terá que ter os 5V estáveis, logo porque repetir mais um regulador? Aproveitamos Esses 5V do micro e colocamos na placa apenas uma ficha 5V-GND que ligamos ao controlador.

Assim só utilizamos a tensão de alimentação dos motores que tanto pode ser uma segunda bateria, ou o Vin do Arduino caso só queiramos utilizar uma bateria.

O que dizem? Assim temos resumidamente, 5V e GND em ficha, Vin para motores e GND em ficha, que tanto pode ser de uma segunda bateria como da principal, e as saídas dos motores.

Concordo com um led a dizer se a tensão dos motores se encontra ligada, e um led que indica o sentido de rotação, on quando motor está num sentido, off quando está no outro. Fica lá o sitio, quem quiser liga o Led para saber, quem não quiser deixa no ar que não faz mal nenhum.

O que dizem?

Não percebi muito bem a tua ideia, estas a dizer usar a bateria para alimentar o arduino e o motor sem regulador? Podia ser se não se usar baterias superiores a 12V embora eu ache que por segurança era melhor usar um regulador.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #31 em: 04 de Fevereiro de 2009, 19:22 »
Pois, sugeria utilizar alimentação lógica fornecida pelo arduino (que tem regulador) para a ponte H para evitar mais um regulador, contudo a alimentação dos motores será à parte, quer pelas baterias próprias, quer pelas baterias do arduino caso se pretenda utilizar só uma bateria.

Fiz-me entender?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #32 em: 04 de Fevereiro de 2009, 19:28 »
Exactamente, mas isso é o que está previsto. O regulador vai ser vir para se obter os 5V para o arduino quando simplesmente se utilziar uma bateria para alimentar tudo. É isto, certo?

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #33 em: 04 de Fevereiro de 2009, 19:36 »
Exactamente, mas isso é o que está previsto. O regulador vai ser vir para se obter os 5V para o arduino quando simplesmente se utilziar uma bateria para alimentar tudo. É isto, certo?
O Arduino já tem regulador, tiramos os 5V do arduino que já os regula, evitando estar a meter um regulador extra.

Também podemos utilizar um regulador para alimentar o Arduino, mas no fundo era para o evitar por já estar um na board do Arduino.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #34 em: 04 de Fevereiro de 2009, 19:45 »
Já percebi a tua ideia. Tem que se decidir isso. Embora se calhar por organização colocava-se o regulador.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #35 em: 04 de Fevereiro de 2009, 20:29 »
Citar
O Arduino já tem regulador, tiramos os 5V do arduino que já os regula, evitando estar a meter um regulador extra.

e neste caso como alimentas o Arduino?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #36 em: 04 de Fevereiro de 2009, 20:32 »
A ideia dele era alimentar o arduino com a bateria, 12V....

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #37 em: 04 de Fevereiro de 2009, 20:36 »
eu entendi, mas através daquela entrada redonda de 5mm?


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #38 em: 04 de Fevereiro de 2009, 20:40 »
Sim, a ideia era essa, o que acham ?

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #39 em: 04 de Fevereiro de 2009, 20:44 »
eu pessoalmente não gosto.. não é lá muito estético  ::)   

convem pensar em outras variantes de Arduino para além do Diecimila / Duemilanove que podem não ter esta posibilidade..  para além de outros microcontroladores

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #40 em: 04 de Fevereiro de 2009, 20:50 »
Ok, metemos então regulador na board, mas assim deixa de ser uma board de motores dc e passa a ser mais específica... não sei, eu estava a partir do principio que para aplicar noutro circuito, este outro já teria os 5V.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #41 em: 04 de Fevereiro de 2009, 22:02 »
alguem mais quer expressar a sua opinião?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #42 em: 04 de Fevereiro de 2009, 22:13 »
Para já parece que estamos todos de acordo em relação a colocar:
 -Um regulardo de tensão para ser possivel com uma só fonte de alimentação alimentar todo o circuito, isto é, motores e arduino(outro micro).
 -Um botão On/Off.
 -Uns Led's para indicar a direcção e um indicador de alimentação.

É necessário começar a pensar quais os conectores que preferem.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #43 em: 04 de Fevereiro de 2009, 22:21 »
tenho usados todos estes à excepção dos IDC sockets, e os mais rápidos e simples de usar são os terminais..

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Lusorobótica Motor Board
« Responder #44 em: 04 de Fevereiro de 2009, 23:09 »
wow! tou a gostar de ver os progressos que estao a fazer :D

Quanto a isto
Concordo com um led a dizer se a tensão dos motores se encontra ligada, e um led que indica o sentido de rotação, on quando motor está num sentido, off quando está no outro. Fica lá o sitio, quem quiser liga o Led para saber, quem não quiser deixa no ar que não faz mal nenhum.

O que dizem?

é util para saber se esta a receber tensao nos motores, etc...no entanto um led RGB ou mesmo um RG seria uma melhor opçao :) podes ver no video do meu "latinhas" que á leds que mudam de cor conforme a rotaçao de cada motor (penso que da para perceber isso no video)

Quanto a alimentação, qualquer das maneiras (alimentar o arduino directamente ou alimentar o arduino pela placa) fazem o serviço igual, por isso é uma questão de escolher.

Relativamente a questão de shield ou board independente, eu prefiro a board, mas dá para fazer isso de maneira que dê ou board, ou shield  mudando apenas os conectores :)