collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito para sensor  (Lida 15142 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Circuito para sensor
« em: 04 de Abril de 2017, 00:57 »
Olá,

Criei este esquema para controlar três leds através de uma NTC. O objectivo é que quando a NTC aquecer os tres leds acendam de maneira progressiva.
Uma vez que já comecei a estudar micros estou a desenhar/actualizar o esquema para que a saída do buffer (que talvez não precise mais) alimente o pic, como uma entrada, e como saída, eliminado assim os pontos 4, 5, 6 e 7 como output, para alimentar os led's!

Pretendo recolher melhorias e opiniões sobre este trabalho e ideias de como fazer isto sem recorrer aos comparadores. Tenho andado a pensar fazer os pontos 4, 5, 6 e 7 com portas lógicas, através de mapas de karnaugh. O que acham da ideia?

Aqui vai o link: https://drive.google.com/open?id=0BzJ2AtyPGEWsOWs2QmZKSDNCLXc

Obrigado



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito para sensor
« Responder #1 em: 04 de Abril de 2017, 03:39 »
Portas lógicas e um sinal analógico é capaz de não funcionar..
Alimentar é uma palavra um bocado errada.
E se é um NTC, para usar com um micro, basta uma resistência algures entre 1k e 10K e siga.
Avr fanboy

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito para sensor
« Responder #2 em: 04 de Abril de 2017, 07:58 »
O que o senso disse: para usar micro, divisor de tensão com o NTC, ADC e meia dúzia de linhas de código.

O teu circuito vai queimar LM324 do andar 6, estás a curto-circuitar as saídas com com os Q1 e Q2, que tal como o Q3 deviam ligar após a resistência.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #3 em: 04 de Abril de 2017, 09:52 »
O que o senso disse: para usar micro, divisor de tensão com o NTC, ADC e meia dúzia de linhas de código.

O teu circuito vai queimar LM324 do andar 6, estás a curto-circuitar as saídas com com os Q1 e Q2, que tal como o Q3 deviam ligar após a resistência.

Quando o Vout do andar 3 for superior a 5V todos os comparadores, no andar 6, vão estar activos. Por isso terei, no Q1 e Q2, duas d.d.p. curto circuitadas, 5V ligado a 5V. No caso do Q3, ele vai curto circuitar 5V com outros 5V mas com uma resistência pelo meio.

A minha dúvida!
Qual é o problema de ligar 5V com 5V. Afinal vem da mesma fonte (sei que é errado aplicar esta terminologia em electrónica mas... estou a ligar fase com fase, que por sinal é a mesma fase).

Acho que é esta a solução

Os 5V de um comparador não são iguais aos 5V do outro comparador. É por isso que se tem que aplicar uma resistência (receptor) pelo meio, para absorver toda a tensão e não gerar corrente?

Obrigado

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #4 em: 04 de Abril de 2017, 10:01 »
Portas lógicas e um sinal analógico é capaz de não funcionar..

Então terei que criar um transdutor para ficar com vários níveis de tensão, e assim converter um sinal analógico para digital. Certo?
Posso substituir o LM324 por três LM741 no andar 6, ficando assim com três LM741 que serão energizados (está mais correcto este termo?) pelo divisor de tensão do andar 5. Fico assim com três sinais digitais, ou discreto (discussão ainda em curso: https://lusorobotica.com/index.php?topic=8973.msg100861#msg100861) de 5V, 2,5V e 1.6V. O que acham?

A ideia de aplicar portas lógicas era para outra matéria que já estudei. Posso anular apenas o andar 8, que será substituído por um 4011, por exemplo. O que acham?

Obrigado

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito para sensor
« Responder #5 em: 04 de Abril de 2017, 10:36 »
Quando o Vout do andar 3 for superior a 5V todos os comparadores, no andar 6, vão estar activos. Por isso terei, no Q1 e Q2, duas d.d.p. curto circuitadas, 5V ligado a 5V. No caso do Q3, ele vai curto circuitar 5V com outros 5V mas com uma resistência pelo meio.

Não é isso que está no esquema. Os emissores dos transístores Q1 Q2 e Q3 estão à massa, quando estiverem activos vão ligar os 5V da saída dos LM324 à massa. Logo curto à massa, só não queima porque nos LM324 a saída está protegida contra curtos à massa, mas é sempre má ideia usar essas proteções como feature, pode dar asneira.

Portas lógicas e um sinal analógico é capaz de não funcionar..

Então terei que criar um transdutor para ficar com vários níveis de tensão, e assim converter um sinal analógico para digital. Certo?

Ein?

1-"transdutores" não se aplica aqui.
2-Um sinal com vários níveis de tensão não é digital (exceto se por vários entenderes só 2, sendo um deles 0V)

A conversão de analógico para digital já está feita pelo andar 6.

Citar
Posso substituir o LM324 por três LM741 no andar 6, ficando assim com três LM741 que serão energizados (está mais correcto este termo?) pelo divisor de tensão do andar 5.
Não entendo porque trocar o tipo de Ampop vai fazer diferença. Podes explicar qual foi a tua lógica?
Não compliques os termos: que tal "ligar a"/"está ligado a"  ;)?

Citar
Fico assim com três sinais digitais, ou discreto (discussão ainda em curso: https://lusorobotica.com/index.php?topic=8973.msg100861#msg100861) de 5V, 2,5V e 1.6V. O que acham?

"Sinais discretos" e "sinais digitais" são termos que não são intercambiáveis, como já foi explicado nesse tópico.

Além disso já tens um sinal "digital" à saída do andar 6 como já disse.

Citar
A ideia de aplicar portas lógicas era para outra matéria que já estudei. Posso anular apenas o andar 8, que será substituído por um 4011, por exemplo. O que acham?

Que deves querer dizer o andar 7, o 8 são só LEDs.

Como já foi dito, se quiseres usa um micro, não precisas de nada disso. A maior parte dos micros hoje em dia tem um ADC que converte a tensão analógica para um valor digital passível de ser processado pelo código do micro. Para ligar o NTC ao ADC basta fazer um divisor resistivo com o mesmo.

Já agora, parece-me que o teu endendimento do circuito é algo deficiente para ter sido criado por tí. Devias tentar perceber melhor o que fazem as várias partes e a razão de ser dos diversos componentes.


Ia-me esquecendo: faltam-te condensadores nas alimentações. O 7805 sem capacidade na saída pode ficar instável, e a entrada de alimentação fica menos imune a ruidos se não os colocares. Acho que já tinhas sido alertado em tempos para isso.
« Última modificação: 04 de Abril de 2017, 10:42 por jm_araujo »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito para sensor
« Responder #6 em: 04 de Abril de 2017, 11:04 »
Não podes dar a mesma referência a mais do que um componente, a referência é suposto identificar um componente inequivocamente. Se puxares o sinal a seguir a RL à massa, já não estás a curto-circuitar a saída do ampop. Nunca meter uma alimentação positiva em baixo e um GND em cima, fica esquisito e difícil de ler.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Circuito para sensor
« Responder #7 em: 05 de Abril de 2017, 00:28 »
As saídas estão mesmo mal, se leva transistors então deveriam ser colocados em posições mais estrategicas e não desta forma a cortar um sinal à terra. No máximo recorreria à realimentação do comparador, modo de ponto, o mesmo faz um lm3914.

Quando a aplicar circuitos incluindo analógica, recomendo fortemente a um simulador.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #8 em: 05 de Abril de 2017, 02:26 »
olá,

Está acontecer uma coisas esquisita. No andar 3, do buffer, entra 600 mV, no pino 12, e no pino 13 e 14, que estão chantados, saí 3,90V!  :o
Este LM324, é o mesmo do que o do andar 6. Este LM324 está a ser alimentado a +5v e GND.

Qual a razão destes valores?

Obrigado

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #9 em: 05 de Abril de 2017, 02:44 »
Quando o Vout do andar 3 for superior a 5V todos os comparadores, no andar 6, vão estar activos. Por isso terei, no Q1 e Q2, duas d.d.p. curto circuitadas, 5V ligado a 5V. No caso do Q3, ele vai curto circuitar 5V com outros 5V mas com uma resistência pelo meio.

Não é isso que está no esquema. Os emissores dos transístores Q1 Q2 e Q3 estão à massa, quando estiverem activos vão ligar os 5V da saída dos LM324 à massa. Logo curto à massa, só não queima porque nos LM324 a saída está protegida contra curtos à massa, mas é sempre má ideia usar essas proteções como feature, pode dar asneira.

Repara que o meu andar 5, está ligado de pernas para o ar. Quando tiver Vout superior a 5V está tudo com curto à massa.
A ideia dos transistor é para que quando uma saída activa, no andar 6, seja a saída 1, 7 ou 8 do LM324, desligue a anterior. Repara que a última, a saída 8, garante que todas ficam desligadas!

Portas lógicas e um sinal analógico é capaz de não funcionar..

Então terei que criar um transdutor para ficar com vários níveis de tensão, e assim converter um sinal analógico para digital. Certo?

Ein?

1-"transdutores" não se aplica aqui.
2-Um sinal com vários níveis de tensão não é digital (exceto se por vários entenderes só 2, sendo um deles 0V)

A conversão de analógico para digital já está feita pelo andar 6.

Ok, já percebi. Antes do andar 6 tenho valores de Vout. Após andar 6 vou ter 0 ou 5V. Por isso já tenho a conversão feita.

Citar
Posso substituir o LM324 por três LM741 no andar 6, ficando assim com três LM741 que serão energizados (está mais correcto este termo?) pelo divisor de tensão do andar 5.
Não entendo porque trocar o tipo de Ampop vai fazer diferença. Podes explicar qual foi a tua lógica?
Não compliques os termos: que tal "ligar a"/"está ligado a"  ;)?
Era para fazer a conversão de analógico para digital.

Citar
Fico assim com três sinais digitais, ou discreto (discussão ainda em curso: https://lusorobotica.com/index.php?topic=8973.msg100861#msg100861) de 5V, 2,5V e 1.6V. O que acham?

"Sinais discretos" e "sinais digitais" são termos que não são intercambiáveis, como já foi explicado nesse tópico.

Além disso já tens um sinal "digital" à saída do andar 6 como já disse.
Percebido. Vou ter que continuar a dissecar as repostas nesse tópico para depois conseguir concluir.

Citar
A ideia de aplicar portas lógicas era para outra matéria que já estudei. Posso anular apenas o andar 8, que será substituído por um 4011, por exemplo. O que acham?

Que deves querer dizer o andar 7, o 8 são só LEDs.

Como já foi dito, se quiseres usa um micro, não precisas de nada disso. A maior parte dos micros hoje em dia tem um ADC que converte a tensão analógica para um valor digital passível de ser processado pelo código do micro. Para ligar o NTC ao ADC basta fazer um divisor resistivo com o mesmo.
O andar 7 é a parte da "tabela da verdade". O andar 8 é a sinalização.

Já agora, parece-me que o teu endendimento do circuito é algo deficiente para ter sido criado por tí. Devias tentar perceber melhor o que fazem as várias partes e a razão de ser dos diversos componentes.
O circuito foi sugerido na aula. Esta é a primeira vez que aplico várias matérias num só "projecto"/exercício. O desafio foi: com uma ntc ligar 3 led's que sinalizam o estado da temperatura.
E aqui estou eu a aplicar o que já estudei e a partir pedra  >:( ;D :D

Ia-me esquecendo: faltam-te condensadores nas alimentações. O 7805 sem capacidade na saída pode ficar instável, e a entrada de alimentação fica menos imune a ruidos se não os colocares. Acho que já tinhas sido alertado em tempos para isso.
Para mim o 7805 fica sozinho  ;D Mas isto sou eu que ainda não percebo puto do assunto  :P
Obrigado pela dica. Vou ler o datasheet e ver projectos com o 7805 para perceber mais sobre o assunto.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #10 em: 05 de Abril de 2017, 02:48 »
Não podes dar a mesma referência a mais do que um componente, a referência é suposto identificar um componente inequivocamente. Se puxares o sinal a seguir a RL à massa, já não estás a curto-circuitar a saída do ampop. Nunca meter uma alimentação positiva em baixo e um GND em cima, fica esquisito e difícil de ler.

Mesmo que os componentes sejam iguais? Por exemplo, RL, como são as 3 iguais acabei por dar a mesma referência.

Ok, no próximo esquema já vai sair melhor. Ainda é o primeiro. Nesse já coloco a massa direita.  8) ;D ;)

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #11 em: 05 de Abril de 2017, 02:51 »
As saídas estão mesmo mal, se leva transistors então deveriam ser colocados em posições mais estrategicas e não desta forma a cortar um sinal à terra. No máximo recorreria à realimentação do comparador, modo de ponto, o mesmo faz um lm3914.

Quando a aplicar circuitos incluindo analógica, recomendo fortemente a um simulador.

Já percebi a ideia. Ao invés de fazer passar pelo colector -> emissor, ou melhor, emissor -> colector  ;) ;) ;) os 5V logo para a massa, Faria com que esses 5V fosse ligado a 5V. Ou então a um d.d.p. maior. Assim anularia-se um ao outro ou então o led ficava inversamente polarizado.

Como fazemos nos micros quando pretendemos anular uma saída, com as pull-up ou pull-down. Certo?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito para sensor
« Responder #12 em: 05 de Abril de 2017, 02:52 »
Está acontecer uma coisas esquisita. No andar 3, do buffer, entra 600 mV, no pino 12, e no pino 13 e 14, que estão chantados, saí 3,90V!  :o
Este LM324, é o mesmo do que o do andar 6. Este LM324 está a ser alimentado a +5v e GND.

Qual a razão destes valores?

Pino 12? Nunca percebi esta mania a dos iniciantes de falarem das coisas pelo nº do pino... o nº do pino não diz nada, a sua função ou nome é que interessa.

"Chantados" não existe.

Tens lá 3,90V... que tensão estavas à espera de ter?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Circuito para sensor
« Responder #13 em: 05 de Abril de 2017, 02:54 »
Mesmo que sejam iguais não podes, porque depois não tens como te referir a 1 delas em particular. "A RL queimou", é ambíguo; qual delas?

Não podes dar a mesma referência a mais do que um componente, a referência é suposto identificar um componente inequivocamente. Se puxares o sinal a seguir a RL à massa, já não estás a curto-circuitar a saída do ampop. Nunca meter uma alimentação positiva em baixo e um GND em cima, fica esquisito e difícil de ler.

Mesmo que os componentes sejam iguais? Por exemplo, RL, como são as 3 iguais acabei por dar a mesma referência.

Ok, no próximo esquema já vai sair melhor. Ainda é o primeiro. Nesse já coloco a massa direita.  8) ;D ;)

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Circuito para sensor
« Responder #14 em: 05 de Abril de 2017, 02:56 »
Está acontecer uma coisas esquisita. No andar 3, do buffer, entra 600 mV, no pino 12, e no pino 13 e 14, que estão chantados, saí 3,90V!  :o
Este LM324, é o mesmo do que o do andar 6. Este LM324 está a ser alimentado a +5v e GND.

Qual a razão destes valores?

Pino 12? Nunca percebi esta mania a dos iniciantes de falarem das coisas pelo nº do pino... o nº do pino não diz nada, a sua função ou nome é que interessa.

"Chantados" não existe.

Tens lá 3,90V... que tensão estavas à espera de ter?

Njay, afinal já fomos todos iniciantes!  ;) ;) ;)

Bem, vamos por partes!
Segundo o que aprendi, posso fazer um buffer com este LM324. O que entra é igual ao que sai! Por isso, o que sai do meu andar 2, entra no pino 12, andar 3, e o pino 13 está ligado (chantado) ao pino 14. Isto tudo no andar 3. Por sua vez no pino 14, saída do andar 3, esperava ter o valor que entra. Os tais 600 mV!

Obrigado