collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Arduino OBD II  (Lida 23426 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Arduino OBD II
« Responder #15 em: 15 de Abril de 2011, 14:23 »
então fica bem mais barato que tar a comprar aquilo todo.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.921
    • GrcByte - Projectos
Re: Arduino OBD II
« Responder #16 em: 15 de Abril de 2011, 16:48 »
Sim.. o problema é que não há nada de documentação sobre isso (esquemas e tal) e o outro tem informação muito porreira.

De qualquer forma, comprando a placa Sparkfun CAN-Bus Shield deve dar para utilizar 1 lcd normal com a ligação de "3 wires" como indica o senso

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Arduino OBD II
« Responder #17 em: 15 de Abril de 2011, 17:06 »
o mais barato é arranjar um micro controlador já com CAN, procura por AT90CAN, se preferires alguma coisa tipo arduino lê este tópico: http://www.arduino.cc/cgi-bin/yabb2/YaBB.pl?num=1268833401

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino OBD II
« Responder #18 em: 15 de Abril de 2011, 22:17 »
A datasheet diz sempre tudo, nem me lembrei dos AT90CAN...
Avr fanboy

Offline pedro22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Arduino OBD II
« Responder #19 em: 16 de Abril de 2011, 00:21 »
voces estao a generalizar o obd como sendo can..

mas a maior parte dos carros nao o sao.... 

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino OBD II
« Responder #20 em: 16 de Abril de 2011, 00:44 »
Mas a norm OBD-II não diz que é por CAN, o pouco que sei sobre OBD diz-me que sim, o OBD (1) podia usar protocolos proprietários, mas penso que OBD-II usa sempre CAN, pode é usar comandos desconhecidos/privados e sub-redes não documentadas ao publico.
Avr fanboy

Offline pedro22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Arduino OBD II
« Responder #21 em: 16 de Abril de 2011, 01:21 »
pois ser obd 2 nao quer dizer que seja uma comunicaçao por can, apenas distribui os pinos e "pouco mais",

como sabes existe esse protocolo can que utilizam os pinos 6 e 14 da obd, mas existem marcas e modelos de carros que nao têm comunicaçao por can e por obrigaçao é claro, utilizam outros pinos, posso te dar o exemplo do meu carro que por exemplo pra comunicar com a ECU usa o pin8, pra comunicar com o radio usa o 3 e por ai fora...

o que quero dizer com isto é que provavelmente usando mesmo um microcontrolador com can nao se vai resolver a situaçao...

fica aqui tb um pekeno excerto pra perceber melhor, ou nao, o que tentei explicar:

"A grosso modo, pode-se dizer:

Automóveis e pequenos caminhões General Motors apresentam SAE J1850 VPW (Variable Pulse Width Modulation)
Automóveis e todos os veículos europeus e asiáticos Chrysler apresentam ISO 9141 com KWP (Key Word Protokoll)
Ford apresentam SAE J1850 PWM (Pulse Width Modulation).

Recentemente utiliza-se para a comunicação em muitos veículos europeus também CAN-Bus. A partir de 2004 existem alguns modelos que restringem fortemente o alcance de aparelhos de controle através de linhas K e L e trabalham principalmente através de CAN-Bus"



« Última modificação: 16 de Abril de 2011, 01:25 por pedro22 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino OBD II
« Responder #22 em: 16 de Abril de 2011, 01:27 »
A wikipédia diz isto:

1. Manufacturer discretion. GM: J2411 GMLAN/SWC/Single-Wire CAN.    
2. Bus positive Line of SAE-J1850 PWM and SAE-1850 VPW    
3. Ford DCL(+) Argentina, Brazil (pre OBD-II) 1997-2000, USA, Europe, etc. Chrysler CCD Bus(+)
4. Chassis ground    
5. Signal ground    
6. CAN high (ISO 15765-4 and SAE-J2284)    
7. K line of ISO 9141-2 and ISO 14230-4    
8. -    
9. -
10. Bus negative Line of SAE-J1850 PWM only (not SAE-1850 VPW)
11. Ford DCL(-) Argentina, Brazil (pre OBD-II) 1997-2000, USA, Europe, etc. Chrysler CCD Bus(-)
12. -
13. -
14. CAN low (ISO 15765-4 and SAE-J2284)
15. L line of ISO 9141-2 and ISO 14230-4
16. Battery voltage

Existe uma norma SAE e umas ISO e não sei que mais para definir estas coisas, pelo menos os dados de diagnóstico base estão no OBD, agora o resto para fabricante é livre de meter tudo no can ali á mão de semear ou não.
Avr fanboy

Offline pedro22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 16
Re: Arduino OBD II
« Responder #23 em: 16 de Abril de 2011, 01:34 »
exatamente! os carritos novos realmente já trazem, mas há muitos outros que nao

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Arduino OBD II
« Responder #24 em: 16 de Abril de 2011, 14:10 »
Vou partilhar aqui a minha ideia que tenho um dia intenções de o fazer.

fazer um modulo que leia os codigos OBD e depois enviar por BT ou WIFI para o telemóvel.

depois criar no WM, android, ou até no IOS criar um aplicativo em que desse para ver o estado do carro etc

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino OBD II
« Responder #25 em: 16 de Abril de 2011, 14:12 »
Assim podes ver a temperatura do radiador no telemovel e sacar uma bela multa por ir a conduzir e a brincar com o telemovel..
Para além de que assim abres um fantástico buraco de segurança no teu carro, depois diz-me a matricula para eu ir brincar com a tua centralina enquanto conduzes.
Avr fanboy

Offline xiserre

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 277
Re: Arduino OBD II
« Responder #26 em: 16 de Abril de 2011, 16:14 »
nao e muito facil andar a mecher na centralina a partir da ficha obd.. senao qualquer artista fazia um repro pra cima de 9000 cv

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Arduino OBD II
« Responder #27 em: 16 de Abril de 2011, 16:35 »
Assim podes ver a temperatura do radiador no telemovel e sacar uma bela multa por ir a conduzir e a brincar com o telemovel..
Para além de que assim abres um fantástico buraco de segurança no teu carro, depois diz-me a matricula para eu ir brincar com a tua centralina enquanto conduzes.

há malta que usa o telemóvel como gps, porque não usar como cb? não tem necessariamente que ir a brincar.
buraco na segurança? hmm não me parece... vais ler valores não escrever...mesmo que escrevas há formas de habilitar só o dispositivo que tu queres a fazer a comunicação. O buraco já está criado!

Já há quem pense em utilizar o telemóvel para tudo no carro, usar como chave, radio, gps, painel de instrumento...todo em um. para tornar o interior do carro o mais limpo possível.

É um conceito.

antigamente não havia leitor de mp3/mp4, radio, câmara fotográfica GPS etc no telemóvel.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Arduino OBD II
« Responder #28 em: 16 de Abril de 2011, 16:42 »
nao e muito facil andar a mecher na centralina a partir da ficha obd.. senão qualquer artista fazia um repro pra cima de 9000 cv


loool se as condições mecânicas derem pós 9000cv é só meter e tá andar. Mexer acredito que não seja difícil. Mas agora se me disseres o "saber o que se está a fazer" a conversa é outra. Anda por aí muito artista a mexer a ir buscar templates de programas a net troca uns valores e tá andar e depois dá asneira.  ;D ;D

Já foi tempo em que os motores vinham bem sobre-dimensionados.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Arduino OBD II
« Responder #29 em: 16 de Abril de 2011, 22:19 »
Assim podes ver a temperatura do radiador no telemovel e sacar uma bela multa por ir a conduzir e a brincar com o telemovel..
Para além de que assim abres um fantástico buraco de segurança no teu carro, depois diz-me a matricula para eu ir brincar com a tua centralina enquanto conduzes.

há malta que usa o telemóvel como gps, porque não usar como cb? não tem necessariamente que ir a brincar.
buraco na segurança? hmm não me parece... vais ler valores não escrever...mesmo que escrevas há formas de habilitar só o dispositivo que tu queres a fazer a comunicação. O buraco já está criado!

Já há quem pense em utilizar o telemóvel para tudo no carro, usar como chave, radio, gps, painel de instrumento...todo em um. para tornar o interior do carro o mais limpo possível.

É um conceito.

antigamente não havia leitor de mp3/mp4, radio, câmara fotográfica GPS etc no telemóvel.

E continuo a achar que há coisas que não se misturam, um bom leitor de mp3 não é um telemóvel, nem nada que se pareça, nem lê só mp3 e pouco mais, assim como uma máquina fotográfica decente não é um telemovel, é uma DSLR, gps nos telemoveis do que já vi até agora são todos uma treta, com chips muito maus em termos de performance.

Depois se perdes o telemóvel ficas a pé, como os telemóveis têm um tempo de vida só um bocadinho mais curto que os carros, podes comprar um telemóvel que depois não suporta essas coisinhas todas, basta uma mudança do software que já não corra o teu programa e depois ficas a pé ou passas dias a portar código se for possível.

Posso parecer um velho a falar, mas para mim á coisas que não se misturam.

Não metes com 9000cv mas metes muitos motores do grupo vag com o dobro da potência, durante meia dúzia de dias, depois rebentas o turbo e cai-te as bielas, isso actualmente já é um pouco limitado ao fazer cabeças que partem com a pressão, blocos mais frágeis, injectores muito mais pequenos, bombas anémicas, intercoolers minúsculos e turbos dos chineses, e as embariagens também já não são o que eram.
Avr fanboy