collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Caixa acrílico  (Lida 11103 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Caixa acrílico
« em: 26 de Novembro de 2015, 14:41 »
Olá, estou com um problema em arranjar uma caixa para meter um pequeno projecto que fiz, é sempre uma coisa difícil..

- Já pensei que desenhar uma para pedir a alguém que fizesse depois na impressora 3D, por acaso conheço quem tenha, mas o tempo que levaria a desenhar\aprender se calhar vale mais mandar fazer uma em acrílico.

Não é nada de especial, seria uma caixa de 21cm X 12cm e profundidade 3.5cm. Com tampa para depois aparafusar.

Alguém costuma mandar fazer coisas assim em casas de acrílico? Estava numa de ir lá pedir orçamento a uma casa que conheço em LX mas gostava de saber antes se ficaria caro ou não.. até 10€ não me importava de pagar mas mais que isso não justifica.

é para levar um LCD 128x64, uns leds, displays de segmentos..

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Caixa acrílico
« Responder #1 em: 26 de Novembro de 2015, 15:56 »
Eu tambem estava interessado em saber mais desta area.
Ja vi empresas "chinesas" que cortam "acrilico" (plastico colorido?) ah medida.
Ja tenho visto projectos com acrilico cortado que sao apenas duas placas com as aberturas. Parece ser cortado a laser? ou CNC?
Tambem ja vi projectos com caixas em acritilo "muito solidas" (todas fechadas) que tem supportes ("cubos") laterais.. e que as pecas parecem encaixar todas etc
Nao sei se ha alguma "forma generica"/procedimento de fazer este tipo de caixas..
Se alguem souber dar algumas indicacoes... agradeco!

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Caixa acrílico
« Responder #2 em: 26 de Novembro de 2015, 17:26 »
eu por acaso tenho me safado nos chineses, normalmente encontro caixas nas medidas +/- que pretendo em madeira.

O acrilico da outro aspecto a coisa, mas da mais trabalho que a madeira.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Caixa acrílico
« Responder #3 em: 26 de Novembro de 2015, 17:31 »
Pois, madeira não dá para isto, fica muito pesada, acrílico\plástico é o ideal. Encontrei uma moldura digital e já estava a montar tudo no plástico da mesma mas fiquei sem espaço.

O acrílico até nem dá muitoo trabalho, mas precisamos é de um pouco de espaço e ferramentas certas.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Caixa acrílico
« Responder #4 em: 26 de Novembro de 2015, 17:50 »
eu por acaso tenho me safado nos chineses, normalmente encontro caixas nas medidas +/- que pretendo em madeira.

O acrilico da outro aspecto a coisa, mas da mais trabalho que a madeira.

Tens exemplos do trabalho que tens feito?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Caixa acrílico
« Responder #5 em: 26 de Novembro de 2015, 19:43 »
cortar acrilico tem de ser a laser, senao o acrilico fica baço no corte de cortado com fresa em cnc.. a nao ser que se ande a lixar, raspar e polir as partes dos cortes, mas isso é trabalho mto caro devido à mao de obra.

Eu corto acrilicos a laser, basta enviarem-me os layouts que depois envio-vos orçamentos.

Mas que tipo de caixa é? levar parafusos, vai implicar rosca no acrilico? é que acrilico nao é bom de levar roscas, qq esforço estala logo e os furos ficam baços... mais vale engendrar encaixes ou engates (muito usuais em caixas de acrilico pra o arduino ou rpi, que sao bons exemplos) e fazer algo do género..mas pelo tamanho dos acrilicos só em material sao mais de 10€, por isso mais o serviço de corte acho que por menos de 20€ nao consegues em nenhuma loja/empresa..


Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Caixa acrílico
« Responder #6 em: 26 de Novembro de 2015, 19:46 »
fotos não tenho, mas só usei ate agora 3.
Uma caixa para sistema colunas 2:1 para caber entre 2 ups.
Uma mini caixa 10*5 por baixo do lcd para ligar e desligar fita de leds.
Uma caixa 10x10 sem destino mas que neste momento tem uma mini fonte de alimentação 5v e 3.3v

A madeira é fina, é só fazer corte e furos necessários passar uma lixa para alisar ,  verniz ou tinta para cima e tá feito.

O acrilico cortei com dremel fiz base e tampa para o arduino, depois lixei os lados, com varias lixas até chegar a lixa de agua e aquilo ficou transparente . Deu foi uma trabalheira até ficar transparente.



 
« Última modificação: 26 de Novembro de 2015, 19:54 por dio123 »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caixa acrílico
« Responder #7 em: 26 de Novembro de 2015, 20:03 »
Flame polish, é segundos em vez de dias a lixar.
Avr fanboy

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Caixa acrílico
« Responder #8 em: 26 de Novembro de 2015, 21:59 »
Nao sei se ha alguma "forma generica"/procedimento de fazer este tipo de caixas..
Penso que ua maneira que o pessoal costuma fazer é no autocad/solidworks.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Caixa acrílico
« Responder #9 em: 26 de Novembro de 2015, 22:02 »
Nao estou a ver fotos :)
Tem de enviar links de fotos online para perceber o que exprimem.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Caixa acrílico
« Responder #10 em: 26 de Novembro de 2015, 22:07 »
Flame polish, é segundos em vez de dias a lixar.
..nunca experimentei, mas ja me tinham indicado, mas dizem que nao pode ser qq chama

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Caixa acrílico
« Responder #11 em: 26 de Novembro de 2015, 23:08 »
Flame polish, é segundos em vez de dias a lixar.
..nunca experimentei, mas ja me tinham indicado, mas dizem que nao pode ser qq chama
Já experimentei e não gostei de um pormenor, fica uma pequena saliência nas pontas que impede que se cole outra placa na perpendicular, a vantagem é que fica com ótimo aspecto e é muito rápido.
Com lixa de água e depois polido não é assim tão trabalhoso.

Desenho em autocad quase tudo, alguns exemplos estão na minha página (3 últimas fotos):
http://pdropes.blogspot.pt/search/label/CNC%20Drill

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Caixa acrílico
« Responder #12 em: 26 de Novembro de 2015, 23:14 »
Isso é calor a mais, estás a derreter o acrilico, é só mesmo na parte laranja da chama.
Avr fanboy

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Caixa acrílico
« Responder #13 em: 26 de Novembro de 2015, 23:40 »
Desenho em autocad quase tudo, alguns exemplos estão na minha página (3 últimas fotos):

Como fazes a colagem entre placas?
"como fica o aspecto" da coisa? (na foto n da para perceber bem.. )

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Caixa acrílico
« Responder #14 em: 27 de Novembro de 2015, 14:33 »
Obtenho o acrílico através dos Akis e afins, mas nas lojas onde vendem vidros e acrílicos fica bastante mais barato, diria 1/4 do preço e também não tem de se levar com a placa inteira quando se quer uma mais pequena, cortada no momento.

Ao aplicar calor nas zonas foscas, tentei de várias formas e nunca consegui bons resultados em relação às esquinas, sendo pouco ou muito faziam sempre a mesma coisa e acabei por desistir da ideia, por isso prefiro perder um pouco mais tempo do que tentar entender a técnica e estragar placas; é para uso caseiro e ocasional.

Na colagem uso super-cola, existem colas especificas para acrílico (cola para plásticos rígidos não funciona) e como nunca encontrei à venda, resolvi desta forma embora a junção não fique tão perfeita e resistente. Há quem use acetona para colar, também tentei e o vapor que cria acaba por ficar baço na periferia, além de demorar uma eternidade a secar e não passa do estado pastoso.

Recomendo testar em pequenas peças até se aplicar no geral, trabalha-se bem e o único problema que vejo no acrílico é ser muito sensível a riscos, basta passar com os dedos para se notarem riscos ligeiros, sei que à outros tipos de polímeros mas é o que se encontra à mão e com algum cuidado até se conseguem uns resultados satisfatórios.  ;)