collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Linguagem VHDL  (Lida 4239 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Linguagem VHDL
« em: 30 de Setembro de 2010, 23:32 »

Boas pessoal,

Estou agora a começar a aprender VHDL e em breve espero meter aqui um mini tutorial sobre isto (apesar de também nao saber muito, estou a ter uma cadeira agora em que abordamos isto)...

Algum costuma usar VHDL? Nos usamos o xilinx e o modelSim..

cumps
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Linguagem VHDL
« Responder #1 em: 30 de Setembro de 2010, 23:42 »
Usei em Sistemas Digitais VHDL para programar um Spartan 3 acho eu... Usei o software da Xilinx.
Mas aquilo é muito mau...

Para teres uma ideia, andei uma tarde inteira a partir pedra, nem compilar conseguia. E afinal o erro não estava no código, mas sim um bug do programa que compilava. A sério, essa deixou-me de rastos.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Linguagem VHDL
« Responder #2 em: 30 de Setembro de 2010, 23:44 »
Eu usei o mesmo no primeiro ano da faculdade, mas já foi à 4 anos e pouco me lembro-me. VHDL normalmente é usado em FPGA se não me engano e o uso de FPGA é para trabalhos quem exigem muita rapidez o que se consegue "facilmente" num FPGA pois no final tudo é processado por hadrware. Isto é a ideia que tenho deste assunto!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Linguagem VHDL
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2010, 00:01 »
É processamento paralelo, e muitas vezes o problema começa logo em deixar-mos de pensar nas linguagens de programação que usamos pois são linguagens lineares ou lá como se chama e as FPGAS são paralelas, podes processar 500 entradas ao mesmo tempo e gerar 500 saidas ao mesmo, é algo muito estranho até se entranhar, por exemplo fazer uma troca de variavel lembro-me que se fazia assim:
a<=b
b<=a, não há nada intermédio, se não fica tudo a zeros, já usei um bocadinho tambem no meu primeiro ano de universidade porque o meu senhorio era estudante do meu curso e tinha uma FPGA em casa.
Recomendo-te passares pelo FPGA4fun.com que tem lá tutoriais e muitas coisas, jogos, emuladores, e assim tudo open source e quase todos usam spartans
Avr fanboy

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Linguagem VHDL
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2010, 00:03 »
Usei em Sistemas Digitais VHDL para programar um Spartan 3 acho eu... Usei o software da Xilinx.
Mas aquilo é muito mau...

Para teres uma ideia, andei uma tarde inteira a partir pedra, nem compilar conseguia. E afinal o erro não estava no código, mas sim um bug do programa que compilava. A sério, essa deixou-me de rastos.

Sim, eu tambem tou a usar a Spartan 3. Tambem usei em SD mas agora vamos desenvolver um projecto "grande" em VHDL... E sim, o xilinx é muito manhoso! mas a ultima versao nem ta tão má, temos é de apanhar os truques para ele nao ter bugs durante o trabalho! :P

Eu usei o mesmo no primeiro ano da faculdade, mas já foi à 4 anos e pouco me lembro-me. VHDL normalmente é usado em FPGA se não me engano e o uso de FPGA é para trabalhos quem exigem muita rapidez o que se consegue "facilmente" num FPGA pois no final tudo é processado por hadrware. Isto é a ideia que tenho deste assunto!

Sim, é isso mesmo. VHDL é uma linguagem concorrencial, e nao sequencial como a C, por exemplo!
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Linguagem VHDL
« Responder #5 em: 01 de Outubro de 2010, 00:04 »
É processamento paralelo, e muitas vezes o problema começa logo em deixar-mos de pensar nas linguagens de programação que usamos pois são linguagens lineares ou lá como se chama e as FPGAS são paralelas, podes processar 500 entradas ao mesmo tempo e gerar 500 saidas ao mesmo, é algo muito estranho até se entranhar, por exemplo fazer uma troca de variavel lembro-me que se fazia assim:
a<=b
b<=a, não há nada intermédio, se não fica tudo a zeros, já usei um bocadinho tambem no meu primeiro ano de universidade porque o meu senhorio era estudante do meu curso e tinha uma FPGA em casa.
Recomendo-te passares pelo FPGA4fun.com que tem lá tutoriais e muitas coisas, jogos, emuladores, e assim tudo open source e quase todos usam spartans

Obrigado pela dica do site! ;)

No outro dia implementamos um programa para uma maquina automatica de venda de chocolates :P
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline vmf91

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1
Re: Linguagem VHDL
« Responder #6 em: 16 de Março de 2011, 22:27 »
Cara, eu passei uns meses estudando VHDL, registrei o domínio e montei um site sobre essa linguagem.
www.vhdl.com.br
O site contém descrições de comandos e códigos exemplo para facilitar o aprendizado.

E quem estiver interessado em ser colaborador, entre em contato: vmf91@hotmail.com