collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por jm_araujo
[Ontem às 18:12]


Circuito Microfone que funcione por almamater
[27 de Abril de 2024, 17:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]

Autor Tópico: [Desenvolvimento] Módulos RFM12-868D (Emissor e Receptor a 866MHz) da HOPERF  (Lida 71299 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
ahh chegaram os megas com bootloader, montei o breduino, e tive a ver o código de teste dos módulos, e reparei que preciso de ligar dois arduinos ao PC, mas o breaduino não pode ser ligado... e agora? lol

No que está ligado ao pc para testar podes enviar "2a" por exemplo na consola do Arduino, se receberes OK quer dizer que o outro recebeu, mas se leres o readme da biblioteca explica melhor.

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
ahh, eu pensei que o outro recebia OK, obrigado por esclareceres :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Mas le o readme porque agora não tenho a certeza se é o "a" ou o "s"

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
falta-me o readme, devo ter apago sem quere :S

então ponho o xmit, no que está ligado ao PC?
e o recv no ''breaduino'' que não está ligado ao PC?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
coloca o RF12demo nos dois, depois ligas um e configuras-me como diz o readme, o readme está no site da biblioteca, ligas o outro configuras e tentas mandar.


Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Não está a ir muito bem  :(

porque não percebi muito do site... outro dia repito, estou ligeiramente desatento hoje.

mais alguem conseguio comunicar?

poderia alguem dizer-me o que se envia a cada um dos módulos, por ordem. Por favor??
obrigado.

EDIT: sei porque não deu... configurei para comunicar a 433Mhz, não é possivel pois não?

depois pensei em muda-los de banda, consegui mudar um para os 866Mhz, mas o outro não me deixa mudar... porque?
« Última modificação: 23 de Julho de 2009, 10:56 por amando96 »

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
A minha linha nIRQ não está a querer baixar no receptor lol O problema pode ser do emissor que não envia logo no receptor não baixa pois não tem nada para sinalizar... vou tentar outro aprouch amanhã que hoje já só vejo fios lol

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
pessoal afinal da para funcionar a 433mhz ou nao?se nao porque q tem essa opção?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
O módulo pode funcionar nas três frequências, no entanto o circuito da antena foi concebido para funcionarem numa determinada frequência e no nosso caso é em 868, há países em que as antenas foram concebidas para outras frequências devido às leis locais.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
O integrado que está no módulo permite trabalhar a 4 frequências diferentes. Contudo, a frequência usada depende dos valores de dois condensadores e duas bobines que estão no módulo. Resumindo.. nesse módulo só podem usar uma frequência, apesar de o integrado ser feito para suportar quatro frequências diferentes: 315, 433, 868 e 915 MHz
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
O módulo pode funcionar nas três frequências, no entanto o circuito da antena foi concebido para funcionarem numa determinada frequência e no nosso caso é em 868, há países em que as antenas foram concebidas para outras frequências devido às leis locais.
ok ja percebi, entao para trabalhar a 433 tinha que para alem de mudar a antena mudar os condensadores e bobines  :-\

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
exactamente :) Já li em alguns blogs pessoal que usando outras frequências consegue mas isso da no máximo para meia dúzia de metros se muito

Offline ghostbuster

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
esta aqui uma tabela com as peças e frequancias quem quiser mudar..

Offline Tyran

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 293
Bem, tá mau isto lol

O receptor recebe sempre zeros lol

Mas é estranho que mesmo tirando o emissor da placa, desligando e voltando a ligar a energia ele tmb recebe, isto é, a linha de irq baixa na mesma :| e tenho os códigos de inicialização etc tal como vejo de projectos já feitos...

Será o módulo que tá marado?? :S

EDIT: que interessante lol, mesmo metendo o SS a alto a linha baixa na mesma lol, só se os valores por defeito estiverem ok, mas acho que por defeito nem tem transmissão nem recepção ligadas...
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 12:47 por Tyran »