collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: PIC18F2550 + Microchip HID Bootloader  (Lida 6240 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dimitri9494

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
PIC18F2550 + Microchip HID Bootloader
« em: 15 de Junho de 2012, 20:15 »
Boas,

Ando aqui com um mini projecto com um pic 18f2550 e de tanto programa e volta a programar sempre que quero testar uma modificação, cansei. Então decidi aplicar no pic um bootloader.

Como já tinha instalado no PC o "Microchip Solutions v2012-04-03" para testar o USB CDC, vi que também lá tinha o HID bootloader, com código exemplo + software windows linux e MAC !!! Bastante bom.

Bem peguei no exemplo do código PIC que tem opção e directivas de compilação para várias pic's e board's.

Bem peguei nisto e modifiquie para funcionar com o meu hardware simples pic18f2550.

Não funcionou.

Pesquisei na net e vi este (http://www.e-shore.com.my/homepage/index.php?option=com_content&view=article&id=59:usb-bootloader-for-pic18f2550-part-1-modify-the-firmware-code&catid=21:projects&Itemid=52) fantastico passo a passo e não funcionou...

Com não funcionou quero sempre dizer que:
- consegui compilar sem erros e com sucesso o meu código
- programei o código de bootloader para a pic e OK
- fiz um pequeno programa com um led a piscar (que está bem testado e tenho a certeza que funciona 5****)
- com o pic programado e com o hid bootloader ok, liguei ao PC e ao mesmo tempo já a carregar na tecla que me inicia o pic em modo bootloader, o software winodws detecta a pic, eu consigo programar o meu código teste do led a piscar, o software winodws dá tudo OK.
- Desligo a pic, o software já não detecta a pic (normal e OK, pois não carrego no botão por isso não entra em modo de bootloader)
- Mas o led não pisca

E mais, entro novamente em modo bootloader, faço "ler" o programa que a pic tem actualmente e export um .HEX, e comparo esse .Hex com o .HEX do código do led a piscar e não tem nada a ver...

Já estou a dar em maluco...

Alguém me pode ajudar ?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: PIC18F2550 + Microchip HID Bootloader
« Responder #1 em: 16 de Junho de 2012, 00:07 »
O compilador sabe que tens um bootloader?
É que ao ter bootloader á algumas diferenças a nivel de compilação e linkagem do código, e a nivel de endereços de inicio das várias secções, o mais certo é o bootloader estar a programar erradamente o programa devido aos erros que acima descrevi.

De certeza que esse código foi mesmo feito para o teu chip?
A microchip tem demasiada fragmentação entre os variados modelos mesmo dentro da mesma familia/gama o que leva a alguns problemas.
Bootloaders para PIC, vê isto:
http://www.etc.ugal.ro/cchiculita/software/picbootloader.htm

Se não, usa os exemplos mesmo da microchip e abre um ticket de suporte no site deles.
Avr fanboy

Offline dimitri9494

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 22
Re: PIC18F2550 + Microchip HID Bootloader
« Responder #2 em: 17 de Junho de 2012, 17:42 »
O compilador sabe que tens um bootloader?
É que ao ter bootloader á algumas diferenças a nivel de compilação e linkagem do código, e a nivel de endereços de inicio das várias secções, o mais certo é o bootloader estar a programar erradamente o programa devido aos erros que acima descrevi.

De certeza que esse código foi mesmo feito para o teu chip?
A microchip tem demasiada fragmentação entre os variados modelos mesmo dentro da mesma familia/gama o que leva a alguns problemas.
Bootloaders para PIC, vê isto:
http://www.etc.ugal.ro/cchiculita/software/picbootloader.htm

Se não, usa os exemplos mesmo da microchip e abre um ticket de suporte no site deles.

Sim, tentei pegar já em código deles.

Em relação ás alterações de que falar, usando o compilador C18 da microchip, apenas redireccionei os endereços do inicio (que deixa de ser o 0x0000), e das interrupções.

Para além disso é preciso fazer mais alguma coisa ? Pelo que andei a ler e os exemplos que vi, não dei conta de mais alterações....