collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ponte H para motor R/C  (Lida 25629 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Ponte H para motor R/C
« em: 11 de Março de 2015, 11:54 »
Num projecto que tenho estava a usar uma ponte H l293d para alimentar uns motores da lego. Contudo esses motores provaram ser demasiado fracos para o que precisava (eram para ser usados para umas hélices num veículo aério).

Arranjei uns motores usados em R/C (Helion HLNA0029), contudo estes parecem precisar de mais corrente do que a ponte H permite. Que ponte H usam nestes casos?
(Infelizmente não consigo encontrar em lado nenhum informação sobre o consumo destes motores, mas segundo me disseram numa loja de modelismo é possivel ser à volta dos 10/20A).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #1 em: 11 de Março de 2015, 12:58 »
O mais fácil deve ser usar um ESC como faz o pessoal do RC: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/RC_PRODUCT_SEARCH.asp?strSearch=brushed+esc


Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #2 em: 11 de Março de 2015, 13:12 »
Pois, também tinha visto essa solução, contudo segundo percebi isso não permite inverter o sentido de rotação. Cheguei a ver um que dizia permitir a inversão de rotação, mas funcionava apenas com lipo de 2 células e já estava na casa dos 50euros por unidade (e neste caso precisaria de um para cada um dos dois motores).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #3 em: 11 de Março de 2015, 13:18 »
Depende do tipo de ESC.
Se for para aviões, não precisa de inverter.
Mas se for para carro ou barco já tem de o fazer.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #4 em: 11 de Março de 2015, 13:55 »
Se for uma ponte H real então tem de suportar a inversão de corrente.
Agora se for só meia ponte H, a corrente só circula num sentido assim como a direcção do motor.

Por norma as pontes H têm 4 mosfets de potência, a confirmar nos ESCs.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #5 em: 11 de Março de 2015, 14:00 »
O motor que indicaste e um brushed dc motor e na hobbyking tens estes ESC's http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_listCategoriesAndProducts.asp?cwhl=XX&idCategory=418&v=&sortlist=P&LiPoConfig=&CatSortOrder=asc

No entanto, nao tens informações do motor por isso ou fazes uns testes para as saber ou então vais estar a comprar um ESC as escuras. Depois se e' para voar acho que e' para esquecer pois 4700rpm parece-me muito pouco tendo em conta que e' um brushed dc. Se e' para voar escolhe um brushless dc. Ou então algo deste genero: http://micro-motor-warehouse.com/

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #6 em: 11 de Março de 2015, 14:15 »
Embora seja para voar, não vai ser para sustentar o veículo (este vai estar preso a um balão, pelo que os motores são usados apenas para controlo no plano horizontal).

Também já estive a ver na hobbyking e os unicos ESC's para brushed que encontrei com a possibilidade de inversão do sentido de rotação não suportam usar baterias de 3 células (que são as que tenho). :/

Não existe algum tipo de ponte H que suporte este tipo de correntes?
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 15:26 por nvoltex »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #7 em: 11 de Março de 2015, 15:57 »
O motor parece-me pequeno para essas correntes mas tens aqui no forum um projecto de uma ponte h ou então ja feitas aqui https://www.pololu.com/category/11/brushed-dc-motor-drivers

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #8 em: 11 de Março de 2015, 16:48 »
Realmente também acho o mesmo, principalmente porque os cabos que vêm provavelmente não aguentam com essas correntes. Diria que o senhor da loja de modelismo estava equivocado.

Estive a fazer um teste rápido com uma fonte e o motor sem hélice e realmente não puxava mais de 1.2A. Mas isto tal como disse sem hélice. Ou seja provavelmente a corrente necessária à de estar entre os 1.2A e os 5A. (Hoje não tenho as hélices comigo, mas amanhã trato de fazer o teste com elas).

Disto isto, estas correntes continuam a ser superiores às que l293d permite. Para este range de correntes já se encontra algo?

No link que deu existem lá alguns drivers que cobrem estes valores. Contudo os que permitem uma maior corrente são para um único motor e os preços já são altos por unidade.
Para este novo range existe algo melhor/mais acessível (preço e facilidade de encontrar por cá)?
« Última modificação: 11 de Março de 2015, 17:03 por nvoltex »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #9 em: 11 de Março de 2015, 17:54 »
Em termos de chips, o L298 permite fazer 3 ou 4 A (o L298 tem 2 pontes H), mas tens que ver se não precisas de ter controlo de corrente.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #10 em: 11 de Março de 2015, 19:11 »
Como assim controlo de corrente? Em que situações é preciso?

O que tinha em mente era usar um circuito semelhante ao que tinha para os antigos motores (com base num l293d) em que o controlo é feito por um sinal PWM.

O l298 permite um total de 4A, ou seja seria um máximo de 2A para cada motor, correcto?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #11 em: 11 de Março de 2015, 20:14 »
Citar
O l298 permite um total de 4A, ou seja seria um máximo de 2A para cada motor, correcto?
Ya, tive a ver na datasheet (http://www.st.com/web/en/resource/technical/document/datasheet/CD00000240.pdf), são 2A continuos por canal.

Como assim controlo de corrente? Em que situações é preciso?
No caso do L298 que suporta até 2A, não deves deixar a corrente no motor ultrapassar esses 2A. O controlo de corrente garante isso, terminando o periodo de ON do ciclo de PWM actual quando a corrente limite é atingida.
Se sabes que o motor nunca vai consumir mais que os 2A (terias que conhecer a carga máxima a que será sujeito e que corrente consome nessas condições) podes não controlar.

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #12 em: 12 de Março de 2015, 09:36 »
Já percebi o que queria dizer por controlo de corrente.
Contudo o limite de 2A por motor do l298 faz com que não seja uma boa escolha para esta aplicação. Depois de fazer uns testes com os motores usando hélices vou ter uma melhor percepção da corrente necessária, mas acho que será necessário algo que permita 5A por motor (a confirmar).

EDIT:
Bem, parece que o meu "educated guess" de 5A estava errado. Fiz um teste com as hélices e com a fonte a 10A, esta fica em CC (ou seja os motores ainda queriam mais corrente).
Agora a questão que levanto é: se eu fizer um controlo de corrente e tensão por forma a os motores terem disponiveis no máximo 9V a 10A, é possivel usar uma ponte-H para controlar os motores por PWM?
« Última modificação: 12 de Março de 2015, 11:08 por nvoltex »

Offline nvoltex

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 211
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #13 em: 12 de Março de 2015, 19:27 »
Para reestruturar melhor as ideias e para facilitar a vida a alguém no futuro numa situação semelhante, aqui vai o ponto de situação:

- Testando os "novos" motores (c/ hélice) numa fonte regulável, a fonte comutava para fonte de corrente e aos 10A ainda se mantinha como fonte CC. Isto indica que os motores consomem mais de 10A.

Posto isto e uma vez que não queria estar a ter consumos tão elevados (> 10A), uma vez que tal se ia traduzir em um autonomia muito baixa, visto estar a usar uma bateria lipo 2200mAh 3s, levanto a seguinte questão:

- Será possível usar um circuito de regulação à saída da bateria para regular para os 9V e deixar passar até 10A (ao contrário do 1A que o 7809 que usava permitia)? Sugestões?

- Tendo este circuito de regulação, seria possível fazer controlo de velocidade dos motores recorrendo a PWM?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ponte H para motor R/C
« Responder #14 em: 12 de Março de 2015, 19:33 »
Ponte H com limite de corrente, a ponte H trata de limitar a corrente..

Tens montes de opções no mercado, para 10A é que não me cheira que vás encontrar algo super compacto.
http://www.ti.com/lsds/ti/motor-drivers/brushed-dc-driver-with-fets-products.page

Eu estou a usar um DRV88 qualquer coisa e funciona perfeitamente bem.
Avr fanboy